Notícias

Força do bem: cirurgia de Maria Vitória foi um sucesso, comemoram médicos do Imip

Por Nill Júnior

20150828044151Acabo de receber ligação da senhora Maria José da Souza Cruz, que reside na zona rural de Afogados da Ingazeira, mãe da  garotinha Maria Vitória, de nove anos, que sensibilizou toda a sociedade com o apelo para  se submeter a uma cirurgia cardíaca da qual dependia sua vida. Ela saiu há pouco do bloco cirúrgico do Imip.

A cirurgia  segundo os médicos informaram foi um sucesso, sem intercorrências. Ela foi levada para a UTI pois é um procedimento padrão, mas os médicos tranquilizaram a mãe e garantiram que tudo, graças a Deus, correu bem.

Chamou a atenção a linda imagem da criança divulgada nas redes sociais, momentos antes do procedimento. Vitória fez o símbolo do coração com as mãos, muito confiante. Continuamos juntos em oração. “Não tenho como agradecer a tanta gente que pediu a Deus por minha filha”, disse emocionada a mãe.

No procedimento, os médicos corrigiram as consequências de uma Tretalogia de Fallot com agenesia pulmonar. O problema é caracterizado pela  diminuição de diâmetro do trato de saída do ventrículo direito. Pode ocorrer na valva pulmonar (estenose valvular) ou abaixo da valva pulmonar (estenose infundibular).

Clique aqui e relembre o drama de Maria Vitória.

 

Outras Notícias

Debate CNBB: Presidenciáveis apresentam propostas para reforma política

Os candidatos à Presidência defenderam, no primeiro bloco do debate da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a realização de uma reforma política e a maioria deles se colocou contra o financiamento privado de campanhas. Os oito presidenciáveis presentes tiveram dois minutos cada para responder à pergunta feita pela presidência da CNBB sobre esse […]

16set2014---candidatos-a-presidencia-da-republica-participam-de-debate-no-centro-de-eventos-padre-vitor-coelho-de-almeida-no-santuario-nacional-em-aparecida-sp-promovido-pela-cnbb-1410918073956_615x300

Os candidatos à Presidência defenderam, no primeiro bloco do debate da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a realização de uma reforma política e a maioria deles se colocou contra o financiamento privado de campanhas. Os oito presidenciáveis presentes tiveram dois minutos cada para responder à pergunta feita pela presidência da CNBB sobre esse tema. Entre as propostas, Dilma Rousseff (PT) defendeu um plebiscito popular para definir a reforma e Aécio Neves (PSDB) falou da importância de implementar o voto distrital misto. Marina Silva (PSB) destacou problemas de representatividade do sistema político atual.

O candidato José Maria Eymael (PSDC), que foi o primeiro a responder por determinação de sorteio, usou o tempo para se apresentar e não comentou o assunto apresentado. Já Aécio disse que política e ética precisam ser compatíveis e que a reforma política é a mãe de todas as reformas. “Minha proposta de governo, que reúne os mais qualificados brasileiros, não é construída no improviso e não se modifica ao sabor dos ventos”, afirmou. O tucano defendeu uma reforma que o institua voto distrital misto e o fim da reeleição, com mandatos de cinco anos para todos os detentores de cargos públicos. “Isso cria condições de maior isonomia”, justificou. “No meu governo, a reforma política começa no primeiro dia.”

A candidata do PSB, Marina Silva, afirmou que “boa parte das instituições políticas não nos representa” e citou as manifestações de junho de 2013. “Fizemos questão de tratar desse tema em nosso programa, não como proposta pronta e acabada, mas para que seja capaz de ajudar o processo político e que volte a fazer uma ligação entre representantes e representados”, disse. “Temos uma proposta de reforma política que melhore a representação.” A candidata defendeu também o financiamento público de campanha.

Dilma, por sua vez, colocou-se a favor dos quatro pontos apresentados pela CNBB para uma reforma política: fim do financiamento empresarial das campanhas, participação proporcional de homens e mulheres, voto em lista partidária em dois turnos e o fim das coligações proporcionais. Segundo ela, é preciso uma reforma política baseada na participação popular por meio de plebiscito. “A reforma tem que renovar os partidos políticos. Quando os partidos não existem, os poderosos mandam por trás das cenas e isso é caminho para a ditadura”, apontou.

Em seguida, o candidato do PV, Eduardo Jorge, e a candidata do PSOL, Luciana Genro, disseram concordar com o fim do financiamento de empresas. “Não só concordo com o fim do financiamento privado como já pratico isso nesta campanha. Já o G3 está recebendo gostosamente”, disse Eduardo Jorge, referindo-se aos três candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto. Ele também defendeu o voto facultativo, assim como Levy Fidélix (PRTB) e Pastor Everaldo (PSC), que disse que seu partido apresentou, em 2011, proposta de fim do voto obrigatório.

Aliados de Raquel Lyra apostam em Priscila Krause como nome ao Senado 

Aliados da governadora Raquel Lyra veem com grande otimismo a possibilidade de a deputada estadual Priscila Krause ser indicada como o segundo nome da chapa ao Senado, ao lado de Miguel Coelho. Segundo interlocutores próximos à governadora, Priscila seria “muito mais leve e fácil de carregar eleitoralmente” do que o atual senador Fernando Dueire, além […]

Aliados da governadora Raquel Lyra veem com grande otimismo a possibilidade de a deputada estadual Priscila Krause ser indicada como o segundo nome da chapa ao Senado, ao lado de Miguel Coelho. Segundo interlocutores próximos à governadora, Priscila seria “muito mais leve e fácil de carregar eleitoralmente” do que o atual senador Fernando Dueire, além de possuir “boa imagem pública e menor rejeição”.

A avaliação interna é que a presença de Priscila Krause na chapa facilitaria o diálogo com diferentes setores do eleitorado, ampliando o potencial de votos e reduzindo desgastes. Sua atuação parlamentar e postura moderada seriam trunfos para “abrir espaço para uma composição para a vice”, tornando o palanque mais equilibrado e competitivo.

Apesar do consenso entre aliados sobre os benefícios da escolha, a decisão final depende da própria Raquel Lyra. “A questão é Raquel querer…”, admitem fontes do entorno da governadora, indicando que, embora o nome de Priscila seja considerado ideal do ponto de vista estratégico, a palavra final será da chefe do Executivo estadual.

O movimento reflete a preocupação do grupo político em montar uma chapa forte para 2026, capaz de dialogar com diferentes regiões do estado e enfrentar a polarização nacional sem perder o apoio local.

Belo Jardim não perde pontos e será apenas multado. Afogados, Araripina e Petrolina reagem

Por Anchieta Santos O artigo 4º que trata da condição de jogo dos atletas no regulamento do Campeonato Pernambucano sub-23/2015 indica que cada clube somente poderá colocar na relação de 22 atletas titulares e reservas quatro jogadores nascidos antes do ano de 1993. O foi artigo ferido pelo Belo Jardim nos jogos contra Petrolina e […]

afogados-bate-araripina-660x330

Por Anchieta Santos

O artigo 4º que trata da condição de jogo dos atletas no regulamento do Campeonato Pernambucano sub-23/2015 indica que cada clube somente poderá colocar na relação de 22 atletas titulares e reservas quatro jogadores nascidos antes do ano de 1993.

O foi artigo ferido pelo Belo Jardim nos jogos contra Petrolina e Afogados, relacionando 5 jogadores. Com isso os representantes do Afogados, Petrolina e Araripina protestaram junto ao Tribunal de Justiça Desportiva cobrando a perda dos pontos do Belo Jardim.

Em contato com a produção do Programa Rádio Vivo ontem, o Presidente do Afogados F C Ênio Amorim, informou que o TJD tirou Belo Jardim do artigo 214 que dava perda de pontos e colocou no artigo 191 que aplica multa em dinheiro. A atitude provocou a insatisfação dos clubes que agora se uniram numa ação coletiva.

Do Sertão do Pajeú aos centros de referência: médico pernambucano atua em transplantes cardíacos em São Paulo

Natural de Sertânia, no Sertão do Pajeú, o médico Álvaro Perazzo construiu uma trajetória que liga a formação no interior de Pernambuco à atuação em alguns dos principais centros de cardiologia do Brasil e do exterior. Atualmente cirurgião cardiovascular e fellow em transplante cardíaco no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade […]

Natural de Sertânia, no Sertão do Pajeú, o médico Álvaro Perazzo construiu uma trajetória que liga a formação no interior de Pernambuco à atuação em alguns dos principais centros de cardiologia do Brasil e do exterior. Atualmente cirurgião cardiovascular e fellow em transplante cardíaco no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, ele integra a equipe do Núcleo de Transplante Cardíaco e Assistência Circulatória Mecânica.

Criado entre Sertânia e Tuparetama, Álvaro teve contato desde cedo com a realidade do sertão e com um ambiente familiar voltado à educação. Filho de Argemiro Perazzo, engenheiro, advogado e teólogo, e de Rosalva Perazzo, farmacêutica com mestrado, recebeu incentivo à formação acadêmica e humanística. A convivência com tios e tias ligados à docência, à engenharia, ao direito e à literatura também marcou sua formação.

A decisão pela medicina surgiu ainda na infância. Um episódio durante uma seca severa, ao presenciar a mãe aplicar soro em um animal doente, e a morte do avô por problemas cardíacos reforçaram o interesse pela área da saúde, especialmente pela cardiologia.

Após concluir o ensino médio em Petrolina, Álvaro ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), após aprovação em quatro instituições. Durante a graduação, realizou estudos na Accademia Italiana de Salerno e, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, cursou parte da formação na Università degli Studi di Padova, na Itália. É fluente em português, espanhol, italiano, inglês e alemão.

A residência em Cirurgia Cardiovascular foi realizada no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), no Recife. Em 2019, participou de um clinical fellowship na Emory University, nos Estados Unidos. Com a pandemia de Covid-19, passou a atuar no InCor, em São Paulo, onde foi aprovado em primeiro lugar para a residência em transplante cardíaco.

Além da atuação assistencial, Álvaro mantém produção acadêmica. É doutorando em Cirurgia Cardíaca pela Maastricht University, na Holanda, e realizou fellowship na Universidade de Viena e, mais recentemente, no Deutsches Herzzentrum der Charité, em Berlim. Também possui MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getulio Vargas.

Na área científica, foi presidente da Associação Brasileira dos Residentes em Cirurgia Cardiovascular, atua como editor e revisor de periódicos internacionais e recebeu o Young Investigator Award em duas edições do EuroELSO. Em 2026, tem trabalhos apresentados em congressos em Toronto e Dublin.

Um dos episódios destacados em sua trajetória foi a participação em um transplante cardíaco realizado no InCor em uma paciente natural de Afogados da Ingazeira, também no Sertão do Pajeú. Segundo pessoas próximas, a coincidência da origem reforçou o vínculo entre médico e paciente.

Casado com a cardiologista Gabriela Montenegro, Álvaro é pai de dois filhos. Mesmo atuando em São Paulo e no exterior, mantém a intenção de aproximar a medicina de alta complexidade das regiões do interior pernambucano, especialmente do sertão, de onde partiu para a carreira médica.

Romeu da Fonte será sepultado hoje em Recife

Está previsto para as 10h desta quarta-feira (1º de junho) no cemitério de Santo Amaro, no Recife, o sepultamento do ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do TCE Romeu da Fonte. Romeu morreu no Hospital Esperança, no Recife, na tarde desta terça-feira (31), dia em que completou 79 anos de idade. Segundo o blog de Inaldo Sampaio, ele […]

romeu-da-fonte

Está previsto para as 10h desta quarta-feira (1º de junho) no cemitério de Santo Amaro, no Recife, o sepultamento do ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do TCE Romeu da Fonte.

Romeu morreu no Hospital Esperança, no Recife, na tarde desta terça-feira (31), dia em que completou 79 anos de idade. Segundo o blog de Inaldo Sampaio, ele sofria do mal de Alzheimer há mais de cinco anos e há pelo menos dois não conhecia mais sequer os seus próprios familiares – a mulher Maria Ângela e os filhos Ciro, Eurico e Luciana.

Romeu da Fonte foi advogado da Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco) durante mais de 25 anos, função que o credenciou para ser escolhido por Miguel Arraes para ser secretário do trabalho do seu segundo governo (1987-1990).

Ele foi indicado para o Tribunal de Contas pela Assembleia Legislativa em julho de 1997 para substituir o então conselheiro Antonio Corrêa de Oliveira (falecido em 2015) que se aposentara pela compulsória (70 anos). Tomou posse na presidência do TCE no dia 2 de janeiro de 2006 e se aposentou compulsoriamente no dia 31 de maio do ano seguinte (por ter completado 70 anos).