Notícias

Morre em São Paulo o Deputado Manoel Santos

Por Nill Júnior

posse-manoel-santos-08-usada-no-site2

Morreu o Deputado Estadual Manoel Santos. Ele vinha se tratando de um câncer de esôfago há alguns anos.  Ele tinha 63 anos. Manoel fazia tratamento especializado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para onde houve indicação de tratamento  após internações anteriores em Pernambuco.

Em 2012, chegou a fazer um autotransplante de medula.  “Só quem esteve em um estado doentio como o meu entende a importância do apoio dos parentes, amigos e colegas de trabalho”, disse na volta a Alepe. O deputado custeou todo o tratamento de saúde para o autotransplante de medula óssea com recursos próprios, através de liminar junto ao plano de saúde. O procedimento foi realizado pelo Hospital Português.

Mas a doença teve maiores complicações. Em 2014 atingiu seu momento mais agressivo. Santos já disputou a campanha com dificuldades. Desde fevereiro, Manoel vinha fazendo o tratamento no hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo, onde veio a falecer.

Natural de Serra Talhada, Manoel da Contag, onde se notabilizou pela defesa dos trabalhadores, credenciado para disputar mandatos em Pernambuco. Foi votado em praticamente todos os municípios do Estado.

Deixa esposa e 4 filhos. Ainda não há detalhes de velório e sepultamento. O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, decretou luto oficial. Duque inclusive estava em São Paulo onde iria visitá-lo. O mesmo deve acontecer com entidades como Fetape, Contag, Alepe e Cimpajeú. Em seu lugar, assume o ex-prefeito de Carpina, Manoel Botafogo.

“Um trabalhador a serviço das lutas”: É assim que se definia Manoel José dos Santos,  natural de Serra Talhada. Aos seis anos, já começou a trabalhar na agricultura, onde, desde então, passou a vivenciar as dificuldades por que passam todas as famílias sem terras no Sertão pernambucano.

Agricultor familiar, casado, pai de seis filhos e avô de três netos, começou sua luta pelo campo em 1972, quando ingressou na Ação Católica Rural e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada. A organização sindical dos trabalhadores e das trabalhadoras, as lutas pela convivência com a seca e pelos direitos dos atingidos pelas barragens foram bandeiras centrais na sua permanência na direção do STR.

Manoel Santos participou do processo de construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Pernambuco, sendo o primeiro secretário rural dessa instituição, em 1983. Desse período, remonta sua relação com o presidente Lula, pela construção do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado.

Em 1990, assumiu a Secretaria Geral da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (Fetape), sendo eleito presidente em 1993. Durante todo esse período, participou das lutas dos assalariados rurais da Zona da Mata e do Sertão do São Francisco, pela sindicalização das mulheres, além de ter contribuído com a construção das reivindicações por políticas de convivência com o semiárido, que teve como momento forte a ocupação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 1993.

Em 1998, é eleito presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), participando ativamente da elaboração do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e da formulação de políticas públicas e sociais, como Previdência Rural; Salário Maternidade; Pronaf; Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Organização do Cooperativismo Solidário; Garantia Safra; Programa Minha Primeira Terra, para a juventude; e da elaboração de leis específicas para a Educação do Campo; e também defendeu a necessidade de construir representações dos trabalhadores/as rurais nos espaços político-partidários, nos níveis estadual, municipal e federal.

Manoel Santos contribuiu ativamente na elaboração do Plano de Governo do Presidente Lula, em 2002, e na elaboração e implantação das principais politicas públicas para o desenvolvimento rural sustentável, nos governos Lula e Dilma.

Manoel Santos foi o primeiro agricultor familiar, eleito na história da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Candidato, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em 2010, recebeu 42.347 votos, em 184 municípios de Pernambuco. Nas eleições de 2014, conquistou 55.310 votos.

Outras Notícias

Leite de Cabra Pajelat começa a ser comercializado no Pajeú

O Leite de Cabra Pasteurizado Integral produzido no Sertão de Pajeú com a marca PAJELAT – Pajeú Laticínio, começa finalmente a chegar à mesa do consumidor da região. A confirmação veio esta semana com o cadastramento e divulgação dos pontos de venda a partir do município de Afogados da Ingazeira, mas com perspectiva de introdução […]

thumbnail_foto-2
Lançamento do Leite Pajelat na II Feira do Empreendedor, em Afogados da Ingazeira, com as “Pajeletes” e o promotor Lúcio Almeida Neto.

O Leite de Cabra Pasteurizado Integral produzido no Sertão de Pajeú com a marca PAJELAT – Pajeú Laticínio, começa finalmente a chegar à mesa do consumidor da região. A confirmação veio esta semana com o cadastramento e divulgação dos pontos de venda a partir do município de Afogados da Ingazeira, mas com perspectiva de introdução gradativa em outras cidades da região.

Na verdade, os últimos dias tem marcado uma revolução na divulgação da marca PAJELAT. Depois de ser lançado em Recife, no último dia 12 de novembro, na Exposição de Animais do Parque do Cordeiro, o produto já foi apresentado ao público no início deste mês na II Feira do Empreendedor, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.

O lançamento fez tanto sucesso que houve necessidade de acelerar a distribuição para pontos de venda na cidade. Hoje já são onze supermercados e cinco panificadoras a contar com o leite de cabra pronto para ser consumido nos lares sertanejos. O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, um dos estimuladores do projeto, destaca que não é apenas uma questão de fortalecimento da economia, mas para saúde pública. “Configura uma verdadeira revolução no semiárido, tendo potencial de proporcionar renda e dignidade à milhares de famílias. Mas também é uma excelente opção para gerar saúde a partir dos inúmeros benefícios do leite”.

Apresentação do Leite de Cabra Pajelat ao governador Paulo Câmara e ao Presidente da AMUPE, Luciano Torres, por ocasião do encontro da AMUPE em Gravatá
Apresentação do Leite de Cabra Pajelat ao governador Paulo Câmara e ao Presidente da AMUPE, Luciano Torres, por ocasião do encontro da AMUPE em Gravatá

Ele tem razão. Inúmeros estudos no Brasil e fora indicam a força do leite de cabra. Ele é o melhor leite de origem animal para o ser humano, sendo indicado como primeiro substituto do leite materno, com digestão seis vezes mais rápida que o leite de vaca. Comprovadamente, é indicado a quem tem intolerância a lactose, não gera alergia, tem elevado teor de cálcio, mais flúor e cloro do que qualquer  outro produto de origem animal, alto teor de potássio ajudando a normalizar a pressão arterial e reduzir o risco de AVC e  outras doenças cardiovasculares.

Ainda é o leite indicado para quem tem diabetes, pois tem menor teor de açúcar e ajuda na produção de insulina, reduz a acidez do estômago, é rico em ferro, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, rico em Ácido Linoleico Conjugado, gordura que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, combate os radicais livres, combate o envelhecimento precoce, ajuda na manutenção da massa magra, no ganho de massa muscular e a perda de peso, tem reconhecido efeito anti-inflamatório, ajuda a prevenir asma e a reduzir o mau colesterol.

32d54b8f-f8d5-4c23-9199-0802b05ea7f2Uma campanha de estímulo à compra do Leite de Cabra Pajelat na Rádio Pajeú foi bastante exitosa, pois, ao invés de simplesmente divulgar o leite e seus benefícios, a emissora passou a receber inúmeros relatos de quem tem casos na família ou pessoalmente já conhece os benefícios do leite de cabra.

Até personalidades estaduais estão gravando depoimentos em vídeo para a campanha. Todos relatam também a qualidade e o sabor do leite produzido a partir da região, sem o “cheiro ou gosto de bode”, resultado de um aprofundamento nas pesquisas para manejo do criatório, ordenha higienizada e beneficiamento dentro das normas sanitárias e com sustentabilidade ambiental.

O produto foi desenvolvido pela Cooperativa dos Caprinocultores e Ovinocultores do Distrito de Jabitacá – CCODJA, do município de Iguaraci, que conseguiu vencer os obstáculos da burocracia, obtendo todas as licenças necessárias para a comercialização, inclusive o Selo de Inspeção Estadual – SIE da ADAGRO.

Em Afogados da Ingazeira, o leite já pode ser encontrado nos seguintes pontos de venda: Mercadão Confiança, C & V, Multibom, Cordeiro, Mercantil Tavares, Mercado Emanoelle, Heleno Salvador, O Barateiro, Pague Menos da Manoel Borba, Mercadinho São Francisco, Mercadinho Silva e nas Panificadoras Samuel, Degustar, Estrela do Norte, ServiBem e Pão de Mel. Maiores informações ou solicitação para representação como ponto de venda: Fone: 87 98164-2997  Site: www.pajelat.com Facebook e Instagram.

Vereador de Tavares é espancado e acusa equipe da prefeitura

Portal Correio O vereador Pablo Dantas, do município de Tavares, Sertão paraibano, divulgou, nesse domingo (20), um vídeo no Facebook acusando a equipe do prefeito Ailton Suassuna, de tentativa de homicídio. Nas imagens, gravadas, segundo ele, nas dependências do Hospital Regional de Princesa Isabel, o parlamentar aparece com o rosto cheio de hematomas. “Quero agradecer […]

Portal Correio

O vereador Pablo Dantas, do município de Tavares, Sertão paraibano, divulgou, nesse domingo (20), um vídeo no Facebook acusando a equipe do prefeito Ailton Suassuna, de tentativa de homicídio. Nas imagens, gravadas, segundo ele, nas dependências do Hospital Regional de Princesa Isabel, o parlamentar aparece com o rosto cheio de hematomas.

“Quero agradecer aos meus vizinhos. Se não fosse por eles, eu estaria morto”, disse o vereador. “Só não morri porque Deus é maior”, complementou, em outro trecho do vídeo.

No vídeo, Pablo Dantas não deu detalhes de como ocorreu a agressão, mas acusou pessoas ligadas à prefeitura de terem cometido o ato. “O chefe do gabinete da Prefeitura de Tavares conjuntamente com um cidadão que tem a esposa dentro da gestão tentaram me matar”, falou o vereador, sem citar nomes.

Ele ainda atribuiu a violência foi tentativa de represália a à sua atuação como parlamentar. “Acredito que fruto de uma fiscalização que a gente fez durante a semana. E essa fiscalização comprovou inúmeras irregularidades”, pontuou. Pablo não especificou quais seriam essas irregularidades. “Independente dessa tentativa de homicídio contra mim, vou manter esse trabalho de fiscalização”, acrescentou.

Pablo Dantas deverá prestar depoimento nesta segunda-feira (21) à Delegacia de Princesa Isabel. De acordo com a Polícia Civil, o vereador esteve na delegacia logo após sofrer as agressões. O caso foi levado à delegacia pela Polícia Militar, primeira instituição acionada pelo parlamentar. Por estar sangrando, Pablo Dantas foi encaminhado ao hospital para fazer o exame de corpo delito e ficou acertado que ele voltaria à delegacia ao longo desta segunda, para relatar o ocorrido. Ainda conforme a Polícia Civil, a PM chegou a fazer buscas por um suspeito apontado por Pablo Dantas, mas não houve prisões.

A redação tentou, por diversas vezes, contato com o prefeito de Tavares, Ailton Nixon, mas o telefone estava na caixa de mensagens. O Portal Correio está aberto à versão da prefeitura em relação aos acontecimentos.

Hospitais do Rio retomam atendimento após ajuda federal e do município

Após a decretação de estado de emergência e da oferta de ajuda federal e do município para a saúde, a rotina de atendimento nos hospitais do Rio começa a retornar hoje (25) à normalidade. Ao todo, a saúde do Rio de Janeiro vai receber, nas próximas semanas, R$ 100 milhões por meio de convênio firmado […]

Hospital-Getúlio-Vargas

Após a decretação de estado de emergência e da oferta de ajuda federal e do município para a saúde, a rotina de atendimento nos hospitais do Rio começa a retornar hoje (25) à normalidade.

Ao todo, a saúde do Rio de Janeiro vai receber, nas próximas semanas, R$ 100 milhões por meio de convênio firmado com a prefeitura da capital, R$ 135 milhões do Ministério da Saúde, divididos em três parcelas, e R$ 152 milhões de receita oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

No Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, zona norte, que chegou a ter a Emergência fechada e interditada por tapumes, as pessoas que chegavam eram logo encaminhadas ao interior da unidade para uma primeira triagem.

A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde informou que, quando não é caso de urgência e emergência, o padrão dos hospitais é encaminhar o paciente para unidade apropriada, no caso de uma criança, uma unidade pediátrica.

No Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, a emergência estava funcionando normalmente, mas a reclamação era quanto à demora no atendimento.

A dona de casa Carmem Lúcia de Andrade levou o pai ao Hospital Federal de Bonsucesso. Ele quebrou o braço após uma queda de bicicleta e foi prontamente atendido.

As verbas liberadas para os hospitais do Rio devem suprir as necessidades imediatas, como pagamento de funcionários e compra de insumos, até a primeira quinzena de janeiro, segundo o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.

O estado do Rio foi afetado pela perda de arrecadação com a crise da indústria petrolífera, que registrou uma baixa histórica no preço do barril de petróleo e ainda sofreu com a interrupção de investimentos da Petrobras, após a deflagração da Operação Lava Jato.

Serra Talhada chega aos 1.242 casos confirmados de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados mais 76 casos positivos de Covid-19 nesta quarta-feira (15), totalizando 1.242 casos no município. Foram 67 testes rápidos e 09 resultados de SWAB. O número de casos suspeitos subiu para 57 e o de casos descartados permanece 3.672. Quanto à evolução dos casos confirmados, […]

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informa que foram registrados mais 76 casos positivos de Covid-19 nesta quarta-feira (15), totalizando 1.242 casos no município. Foram 67 testes rápidos e 09 resultados de SWAB.

O número de casos suspeitos subiu para 57 e o de casos descartados permanece 3.672. Quanto à evolução dos casos confirmados, o município tem 710 pacientes recuperados, 511 em tratamento domiciliar, 06 em leitos de internamento e 15 óbitos. 

Quanto aos profissionais de saúde contaminados, 53 estão recuperados e 18 em isolamento. 

O boletim diário, portanto, fica com 1.242 casos confirmados, 57 casos suspeitos, 710 recuperados, 3.672 descartados e 15 óbitos.

Julio Lossio levou Caravana a Petrolina

O candidato ao governo de Pernambuco Julio Lossio (Rede) foi à sua cidade base, Petrolina,  em um ato, que marcou a primeira parada da Caravana 18 no Sertão do São Francisco. Lossio  foi prefeito da cidade e alega em nota ter sido “o mais bem avaliado da história”. Durante o evento “O Sertão Abraça Julio”, […]

O candidato ao governo de Pernambuco Julio Lossio (Rede) foi à sua cidade base, Petrolina,  em um ato, que marcou a primeira parada da Caravana 18 no Sertão do São Francisco. Lossio  foi prefeito da cidade e alega em nota ter sido “o mais bem avaliado da história”.

Durante o evento “O Sertão Abraça Julio”, o candidato agradeceu o apoio recebido e apresentou suas principais propostas para Pernambuco. Na ocasião, ele esteve ao lado do seu vice-governador, Luciano Bezerra, das candidata ao Senado, Adriana Rocha, e à deputada estadual, Andrea Lossio; todos da Rede.

Pessoas de diversas cidades do sertão estiveram  no ato.  Caravanas vieram de Orocó, Caruaru, Cabrobó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Bodocó e Afrânio, cidade de Aderson Souza.