Notícias

Desemprego sobe para 6,4% em abril, o maior desde março de 2011

Por Nill Júnior
Adriana Araújo Beringuy, técnica de trabalho e rendimento do IBGE.
Adriana Araújo Beringuy, técnica de trabalho e rendimento do IBGE.

Em abril, o mercado de trabalho brasileiro seguiu os mesmos passos do mês anterior. Mais uma vez, a taxa de desemprego subiu, chegando a 6,4%, e a renda média sofreu redução, conforme apontam os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (21).

O índice é o maior para meses de abril desde 2010, quando ficou em 7,3%. Em abril de 2011, o indicador também havia alcançado esse valor. Em março deste ano, a desocupação havia atingido 6,2%.

anualDe acordo com o IBGE, considerando todos os meses, o desemprego em abril também é o mais alto desde março de 2011, quando atingiu 6,5%.

“Significa uma taxa estável em relação a março. No entanto, 6,4%, estatisticamente, representa crescimento da taxa de desocupação em relação abril do ano passado, que foi 4,9%. (…) Nesse mês de abril, na comparação com 2014, o aumento veio do crescimento daqueles que procuram [por trabalho]”, explicou Adriana Araújo Beringuy, técnica de trabalho e rendimento do IBGE.

A pesquisa é feita nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

A população desocupada chegou a 1,6 milhão de pessoas em abril, praticamente o mesmo valor do mês anterior. Já na comparação com abril de 2014, esse número cresceu 32,7%. Segundo o IBGE, esse é o maior crescimento anual da população desocupada desde março de 2002.

mes“A gente percebe que, em relação ao ano passado, a gente está com movimento de crescimento e patamares mais altos. O que ocorre de diferente agora é que a gente vem observando desde janeiro para cá um aumento importante e seguido da desocupação, ou seja, aumento da pressão sobre o mercado de trabalho”, afirma a técnica do IBGE.

Na outra ponta, o IBGE estima que a população ocupada tenha somado 22,8 milhões – “refletindo estabilidade nas análises mensal e anual.”

“O que está acontecendo simultaneamente a essa expansão [de pessoas procurando por trabalho] é uma tendência de redução da população ocupada. E além disso, um menor crescimento da chamada população não economicamente ativa”, diz Adriana Beringuy.

O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado bateu 11,5 milhões – valor 1,9% abaixo do resultado de abril do ano passado. Em relação ao mês anterior, não houve variação, de acordo com a pesquisa. (G1)

Outras Notícias

Imagens do atropelamento de criança indicam contradição em depoimentos

do G1 Caruaru Uma câmera de segurança registrou o momento em que uma menina de 4 anos foi atropelada por um transporte escolar em Arcoverde, no Sertão pernambucano. A partir das imagens, o delegado Antônio Junior, responsável pelo caso, verificou contradições em depoimentos dos responsáveis pelo transporte. “A versão apresentada pelo motorista e pela esposa […]

imagemmm

do G1 Caruaru

Uma câmera de segurança registrou o momento em que uma menina de 4 anos foi atropelada por um transporte escolar em Arcoverde, no Sertão pernambucano. A partir das imagens, o delegado Antônio Junior, responsável pelo caso, verificou contradições em depoimentos dos responsáveis pelo transporte.

“A versão apresentada pelo motorista e pela esposa [cuidadora dos estudantes] é de que a criança teria sido entregue à professora, daí ia até ser questionada a possível da professora em ter negligenciado a saída da criança em busca do carro. E, da forma que se apresenta nas imagens, talvez a criança não tenha nem alcançado a calçada da escola”, relata o delegado, que também destaca que houve “pressa do motorista”. Ele pretende interrogá-los novamente.

A diretora da escola para onde a menina se dirigia acredita que houve uma fatalidade. “A criança não chegou a entrar na escola, como mostra o vídeo. Não estou culpando o motorista, porque ele é uma pessoa muito boa, são pessoas responsáveis ele e a esposa, trabalham com muita seriedade. E não foi culpa nossa da escola, não foi culpa deles”, avalia Luzimere Bezerra.

Paulo Câmara discute ações para fortalecer o comércio com o setor varejista

Governador recebeu presidentes de entidades para reunião e apresentou planos do Estado para 2020 O governador Paulo Câmara reforçou o otimismo em relação ao ano que se inicia, durante reunião com representantes das entidades do comércio varejista do Estado, nesta segunda-feira (20.01), no Palácio do Campo das Princesas. Ele discorreu para os presentes sobre as […]

Foto: Heudes Regis/SEI

Governador recebeu presidentes de entidades para reunião e apresentou planos do Estado para 2020

O governador Paulo Câmara reforçou o otimismo em relação ao ano que se inicia, durante reunião com representantes das entidades do comércio varejista do Estado, nesta segunda-feira (20.01), no Palácio do Campo das Princesas.

Ele discorreu para os presentes sobre as expectativas positivas e as iniciativas de sua gestão para 2020, como o reforço na segurança, os investimentos em abastecimento de água e saneamento, além do foco na recuperação das estradas e da geração de empregos, tanto na capital como nas demais regiões. O governador ouviu ainda as demandas daquele segmento econômico.

“Temos muito que fazer. Vamos ver as questões emergenciais, pensar em uma agenda para ir conversando ao longo deste primeiro trimestre e ver também as questões que estão afligindo o setor. Continuando assim esse processo de discussão junto com as secretarias aqui presentes e envolvendo outras. A gente pode ajudar 2020 a ser um ano positivo”, comentou Paulo Câmara.

O encontro foi articulado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação, comandada pelo secretário Albéres Lopes, que avaliou positivamente a reunião, já que as demandas do setor coincidem com os investimentos governamentais.

“Nós já estamos fazendo um trabalho pela secretaria, junto com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, atuando em relação aos aeroportos (no interior do Estado), por exemplo, que foi um dos pontos citados. O governador está de acordo com as reformas propostas pelos empresários e presidentes de entidades empresariais do Estado”, concluiu.

Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, além de representantes de diversas entidades, como o Sistema Fecomércio (Sesc/Senac), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial de Caruaru, Multi empresa Parque das Feiras de Toritama, Sindlojas de Caruaru e do Recife e Federação das CDLs de Pernambuco (FCDL).

Paulo Câmara se reúne com Márcia Conrado no BNB

Por André Luis A prefeita de Serra Talhada e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado, se reuniu nesta segunda-feira (22) com o ex-governador de Pernambuco e presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara. O encontro aconteceu na Superintendência do BNB, na Avenida Conde da Boa Vista e contou ainda com as […]

Por André Luis

A prefeita de Serra Talhada e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado, se reuniu nesta segunda-feira (22) com o ex-governador de Pernambuco e presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara.

O encontro aconteceu na Superintendência do BNB, na Avenida Conde da Boa Vista e contou ainda com as presenças do prefeito de Angelim, Douglas Duarte e do prefeito de Terezinha, Matheus Martins. 

“Diálogos construtivos em várias frentes com o objetivo de abrir portas para nossa região”, comentou Câmara em suas redes sociais.

Mais cedo, Paulo Câmara esteve na Casa da Indústria, onde participou de um café oferecido pelo Centro das Indústrias de Pernambuco (CIEPE) e pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). 

Em seguida, o presidente do BNB foi recebido no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pelo presidente, Luiz Carlos Figueiredo, e pelos desembargadores Ricardo de Oliveira Paes Barreto e Stênio Neiva.

Ouro Velho: Prefeito garante recursos para construção de Complexo de Assistência Social

O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, garantiu nesta terça-feira (28) em Brasília, onde participa da Marcha dos Prefeitos, recursos no valor de R$ 1 milhão para a construção de um Complexo de Assistência Social para o município. As emendas foram do senador Efrain Filho, do deputado federal, Wilson Santiago e do deputado estadual Wilson […]

O prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares, garantiu nesta terça-feira (28) em Brasília, onde participa da Marcha dos Prefeitos, recursos no valor de R$ 1 milhão para a construção de um Complexo de Assistência Social para o município.

As emendas foram do senador Efrain Filho, do deputado federal, Wilson Santiago e do deputado estadual Wilson Filho.

“Será um complexo que abrigará os equipamentos que fazem parte da rede de assistência social do município. Ele abrigará o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Centro de Convivência, o Bolsa Família e a nova Sede da Secretaria de Ação Social, tudo em um só lugar”, destacou Augusto. 

Questionado sobre o início das obras, o prefeito informou que como o recurso já está garantido e o projeto aprovado, assim que chegar de viagem vai organizar para fazer a planilha e abrir a licitação.

Paraná Pesquisas: Bolsonaro segue favorito para 2022

Poder360 Um levantamento feito pela Paraná Pesquisas e publicado nesta sexta-feira (04), pela revista Veja aponta que o presidente Jair Bolsonaro lidera todos os cenários traçados para a disputa à Presidência em 2022. Para o primeiro turno, o instituto montou três possibilidades de concorrentes com o chefe do Executivo. No primeiro cenário, Bolsonaro aparece 22 […]

Poder360

Um levantamento feito pela Paraná Pesquisas e publicado nesta sexta-feira (04), pela revista Veja aponta que o presidente Jair Bolsonaro lidera todos os cenários traçados para a disputa à Presidência em 2022. Para o primeiro turno, o instituto montou três possibilidades de concorrentes com o chefe do Executivo.

No primeiro cenário, Bolsonaro aparece 22 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Sergio Moro. O presidente tem 33,3% e o ex-ministro da Justiça tem 11,8%. Em seguida, aparecem Ciro (10%), Fernando Haddad (8,8%), Luciano Huck (7,8%) e Guilherme Boulos, do Psol (5,7%). 

Já no segundo cenário, sem Haddad e Luciano Huck, mas com Lula e com a ex-ministra Marina Silva (Rede), Bolsonaro tem 32,9%. O presidente fica 15 pontos percentuais à frente do petista. Em seguida, vêm Moro (11,9%), Ciro (7,7%) e Boulos (4,9%).

A terceira possibilidade inclui os nomes do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Em contrapartida, são retirados da disputa o ex-presidente Lula, Moro e Marina Silva. Nesse cenário, o presidente Jair Bolsonaro apresenta melhor resultado, com 35,8% das intenções dos votos ao Planalto. Em seguida, aparece Ciro Gomes (12,1%), 23 pontos percentuais atrás do chefe do Executivo.

Bolsonaro também bate todos no segundo turno

O instituto Paraná também traçou cinco possibilidades de segundo turno. Bolsonaro também venceria em todas as projeções. A maior diferença alcançada é contra João Doria. O presidente tem 51,1% das intenções de votos, enquanto o tucano chega a 23,8%.

Os maiores adversários de Bolsonaro no 2º turno seriam Moro e Lula. A pesquisa mostra Bolsonaro 10 pontos à frente do ex-ministro da Justiça e com 14 pontos à frente do petista.

Confira todos os cenários montados de segundo turno na disputa pela Presidência em 2022:

Cenário 1 – Bolsonaro: 47%; Lula: 33,4%; não sabe: 4,3%; nenhum: 15,4%.

Cenário 2 – Bolsonaro: 44,9%; Moro: 34,7%; não sabe: 4,5%; nenhum: 16%.

Cenário 3 – Bolsonaro: 48,5%; Ciro Gomes: 31%; não sabe: 4,5%; nenhum: 16,1%.

Cenário 4 – Bolsonaro: 51,1%; Doria: 23,8%; não sabe: 4,9%; nenhum: 20,2%.

Cenário 5 – Bolsonaro: 58,6%; Luciano Huck: 29,7%; não sabe: 4,6%; nenhum: 17,1%.