Notícias

Zeca rebate nota do PT e reforça parceria entre governos no projeto CEU da Cultura

Por André Luis

A Prefeitura de Arcoverde divulgou uma nota oficial em resposta ao comunicado emitido pelo diretório municipal do PT sobre o investimento no CEU da Cultura.

Segundo a nota, é preciso “restabelecer a verdade dos fatos” e esclarecer que o projeto é resultado de uma ação conjunta entre o Governo Federal, o Governo de Pernambuco e o município.

De acordo com o texto, durante o evento realizado no Palácio do Campo das Princesas, no dia 30 de outubro, a governadora Raquel Lyra destacou que a iniciativa é fruto de uma parceria institucional.

“Em nenhum momento houve apropriação de conquistas”, diz a nota, ressaltando que o reconhecimento foi justamente da união de esforços entre as esferas federal, estadual e municipal para que Pernambuco se tornasse o primeiro estado do país a implementar os CEUs da Cultura.

Ainda segundo a nota, o representante do Ministério da Cultura presente ao evento reforçou o caráter colaborativo da ação, que busca ampliar o acesso da população a espaços de arte, educação e convivência.

A gestão municipal também destacou que o avanço do setor cultural em Arcoverde é resultado do trabalho da Secretaria Municipal de Cultura. Além do CEU da Cultura, o município foi contemplado no edital Busca Ativa, integrante da Política Nacional Aldir Blanc — conquista atribuída ao empenho e à eficiência da equipe local.

O prefeito Zeca Cavalcanti concluiu afirmando que é com “diálogo, respeito institucional e união de forças” que a Prefeitura seguirá trabalhando por mais conquistas para o povo de Arcoverde.

Outras Notícias

Em Serra, Paulo Câmara diz que Carlos Evandro e Sebastião Oliveira conduzirão oposição

A presença do Governador Paulo Câmara em Serra Talhada deixou uma certeza: a de que ele e o bloco socialista não tem dúvidas do peso que Sebastião Oliveira e Carlos Evandro terão no processo municipal. Até então, muitos colocavam o ex-prefeito em segundo plano, evidenciando um papel mais protagonista ao Secretário de Transportes. Mas na […]

IMG_3999A presença do Governador Paulo Câmara em Serra Talhada deixou uma certeza: a de que ele e o bloco socialista não tem dúvidas do peso que Sebastião Oliveira e Carlos Evandro terão no processo municipal. Até então, muitos colocavam o ex-prefeito em segundo plano, evidenciando um papel mais protagonista ao Secretário de Transportes.

Mas na entrevista que concedeu ao radialista Francys Maya, na Líder FM, Câmara colocou o ex-prefeito Carlos Evandro em pé de igualdade em importância na discussão do processo. “A gente tem representantes aqui, como Carlos Evandro e Sebastião Oliveira”.

E continuou: “com certeza, vão conduzir o processo aqui negocial, dentro das nossas lideranças políticas que almejam ai disputar as eleições. Vai sair um candidato dentro do nosso campo político competitivo e sintonizado com o futuro de Serra Talhada”, afirmou.

As declarações aguçaram os debates nos grupos de WhattsApp e nos fóruns  politicos da Capital do Xaxado. Há quem diga que as palavras de Câmara nivelaram em peso e importância os dois nomes. Para outros, a leitura é de que as declarações sacramentam que Sebastião Oliveira indicará o candidato a prefeito e Carlos o nome a vice. A conferir…

sebaaa
Carlos Evandro e Sebastião Oliveira: protagonistas

Samu: Paulo Câmara reafirmou o que disse ao blog o Secretário Iran Costa há alguns dias. Garantiu que o Estado não é problema para efetivação do serviço. Câmara voltou a jogar a responsabilidade para os demais entes. “A saúde se faz com estado e municípios. Há uma necessidade de que o Governo Federal credencie para novas unidades”.

Gesto republicano: o prefeito Luciano Duque foi recepcionar o governador no Aeroporto de Serra Talhada onde conversaram antes do beija mão dos oposicionistas. Os dois tem parcerias importantes e neste campo a agenda foi republicana. Os projetos que necessitem de parcerias de Estado e município serão tocados, sucessão a parte.

Capitão Costa Brito: o radialista Francys Maya apelou publicamente para que o Comandante do 16º BPM, em Paulista, Capitão Costa Brito, volte a Serra Talhada para comandar o 14º Batalhão. O Governador deixou claro não ser uma decisão simples, mas discutiria a questão. Retorno de comandantes a batalhões são poucos comuns. Fica a pergunta de como se sentiu o atual comandante.

Patriota retira recurso em debate sobre proposta do Governo do Estado que aumenta tributos   

O deputado estadual José Patriota (PSB) retirou nesta segunda-feira (25) recurso apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para contestar o parecer terminativo às emendas ao PLO do Governo do Estado, que aumenta a carga tributária em Pernambuco.  O destaque era a criação de um fundo que defendia que 0,5% do valor arrecadado com o […]

O deputado estadual José Patriota (PSB) retirou nesta segunda-feira (25) recurso apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para contestar o parecer terminativo às emendas ao PLO do Governo do Estado, que aumenta a carga tributária em Pernambuco. 

O destaque era a criação de um fundo que defendia que 0,5% do valor arrecadado com o ICMS, com o valor não inferior a R$ 500 milhões, fosse dedicado às prefeituras, aumentando a arrecadação e permitindo maiores investimentos nos municípios.

Anteriormente, Patriota fez compromisso público que só retiraria a proposta se a maioria dos gestores assim se manifestassem. “Essa não é uma decisão individual minha, mas da maioria dos prefeitos e prefeitas de Pernambuco, liderados pela Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco) que optaram por retirar de pauta as emendas”, disse.

Serra: Ministro garante que destravar Vanete Almeida será prioridade

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) esteve, nesta terça-feira (09), reunido com os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para tratar de demandas para a habitação e turismo de Serra Talhada. Acompanhado pela prefeita Márcia Conrado e pelo ex-prefeito Luciano Duque, o parlamentar contou com o apoio do ministro […]

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) esteve, nesta terça-feira (09), reunido com os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para tratar de demandas para a habitação e turismo de Serra Talhada.

Acompanhado pela prefeita Márcia Conrado e pelo ex-prefeito Luciano Duque, o parlamentar contou com o apoio do ministro do Turismo para o avanço da proposta de criação de uma rota turística para o Sertão a partir da Capital do Xaxado.

“Nossa meta é incentivar o potencial cultural e histórico de Serra Talhada. Estamos juntos e imbuídos nesta tarefa”, afirmou Fernando Monteiro, apoiado pelo ministro, que mobilizou, de imediato, a equipe da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo para agilizar o projeto.

“O deputado está empenhado neste objetivo e esteve, inclusive, junto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, conversando sobre os estudos técnicos para a execução deste projeto tão importante para o Sertão e, consequentemente, para todo o Estado”, atestou Gilson Machado.

Vanete Almeida: No Ministério do Desenvolvimento Regional, Fernando Monteiro tratou com o ministro Rogério Marinho sobre a conclusão das obras das mais de 900 unidades habitacionais no bairro Vanete Almeida, um compromisso assumido pelo deputado com o município. O parlamentar, que tem se empenhado na entrega das residências à população o mais breve possível, recebeu a garantia do ministro de que a questão será vista como prioridade de sua pasta.

Triunfo: prefeitura realiza capacitação para mototaxistas

Começou nesta segunda-feira (29) e vai até amanhã (31), a primeira capacitação para moto táxi de Triunfo, realizada pela Prefeitura Municipal de Triunfo através da Guarda Municipal e Gerência de Esportes. Na programação, assuntos relativos a legalização do moto taxista na cidade, infrações, orientações de trânsito, manutenção em primeiro escalão e técnicas de pilotagem. As […]

Começou nesta segunda-feira (29) e vai até amanhã (31), a primeira capacitação para moto táxi de Triunfo, realizada pela Prefeitura Municipal de Triunfo através da Guarda Municipal e Gerência de Esportes.

Na programação, assuntos relativos a legalização do moto taxista na cidade, infrações, orientações de trânsito, manutenção em primeiro escalão e técnicas de pilotagem.

As inscrições foram realizadas na Gerência de Esportes (Museu do Cangaço) de 8h às 12h. A ação conta com o apoio da Polícia Militar e Rádio Triunfo FM.

Com o propósito de garantir a segurança dos usuários que utilizam o serviço de moto taxis, a capacitação é gratuita e obrigatória para o cadastramento do moto taxista.

Comissão de vereadores cobra melhorias no HR Emília Câmara e parceria com IFPE ao governador

Paulo Câmara recebeu de uma comissão de vereadores formada por Augusto Martins, José Carlos Silva Santos, Igor Mariano e Luiz Bizorão um documento cobrando medidas em relação à qualidade do atendimento no HR Emília Câmara. “Fizemos um documento pedindo dedicação especial ao Regional Emília Câmara. Já havíamos entregue o mesmo documento ao ex-governador João Lyra”, […]

Augusto Martins, José Carlos, Paulo Câmara, Igor Mariano e Luiz Bizorão
Augusto Martins, José Carlos, Paulo Câmara, Igor Mariano e Luiz Bizorão.

Paulo Câmara recebeu de uma comissão de vereadores formada por Augusto Martins, José Carlos Silva Santos, Igor Mariano e Luiz Bizorão um documento cobrando medidas em relação à qualidade do atendimento no HR Emília Câmara. “Fizemos um documento pedindo dedicação especial ao Regional Emília Câmara. Já havíamos entregue o mesmo documento ao ex-governador João Lyra”, disse Augusto Martins.

O documento cobra o funcionamento do laboratório na unidade (hoje funciona no antigo hospital, ao lado da GRE) e mais recursos humanos, principalmente médicos. Há várias críticas de mal atendimento pela falta de médicos e excesso de transferências de pacientes.

“A unidade precisa de reforma física e recursos humanos, como mais médicos”, disse Augusto. Eles também cobraram parceria com o IFPE para cursos na área de engenharia que tem uma demanda grande.

Roberto Tavares (Compesa), e Paulo Câmara escutam o promotor Lúcio Almeida.
Roberto Tavares (Compesa), e Paulo Câmara escutam o promotor Lúcio Almeida. Foto: Cláudio Gomes.

“Ele nos atendeu bem, ouviu atentamente, assinou o recebimento do documento e disse que daria um retorno”, afirmou Augusto em nome dos vereadores. O Federal Gonzaga Patriota testemunhou a conversa.

Quem também teve um encontro com o governador foi o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto. Como costuma fazer, falou de demandas do Ministério Público no Pajeú e da necessidade do Governo do Estado abraçar e encaminhar o que é de sua alçada.