Notícias

Votação mais lenta na maioria das cidades. Veja ordem e leve “cola”

Por Nill Júnior

A quantidade de votos, ordem de votação e biometria estão causando confusão de eleitores menos esclarecidos ou que não levaram cola para os locais de votação.

O voto biométrico também pode estar atrasando a votação, como em Triunfo. Segundo o radialista Thiago Santos, as filas estão enormes. O mesmo se verifica em cidades como Flores. Em algumas sessões, a demora no reconhecimento biométrico tem atrapalhado.

Importante destacar que, neste ano, a ordem de votação é diferente. Por isso, atenção para a sequência: 1º) deputado federal, 2º) deputado estadual (ou distrital, para quem vive no Distrito Federal), 3º) senador – 1ª vaga, 4º) senador – 2ª vaga, 5º) governador; e 6º) presidente.

Outras Notícias

Lucas Ramos participa de inauguração de comitê da Frente Popular em Petrolina

O candidato a deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou, sábado (26), da inauguração do comitê de Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho em Petrolina. “O Sertão pernambucano quer continuar a construção de um novo Pernambuco. Confirmamos isso nas ruas, com o apoio que as pessoas manifestam às nossas propostas”, pontua Lucas Ramos. Quem primeiro discursou […]

PauloCâmaraeLucasRamos

O candidato a deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou, sábado (26), da inauguração do comitê de Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho em Petrolina. “O Sertão pernambucano quer continuar a construção de um novo Pernambuco. Confirmamos isso nas ruas, com o apoio que as pessoas manifestam às nossas propostas”, pontua Lucas Ramos.

Quem primeiro discursou foi o ex-deputado estadual, Geraldo Coelho, que fez questão de reafirmar o seu apoio ao jovem socialista Lucas Ramos para deputado estadual. “Não posso deixar de citar o nome do filho de Ranilson Ramos”, falou, referindo-se ao ex-secretário de Agricultura e ex-deputado.

Paulo Câmara comprometeu-se com a construção do Hospital da Mulher em Petrolina e com a ampliação dos projetos de irrigação. O candidato a governador também estabeleceu como meta a garantia de vaga para todas as crianças em escolas de referência, mesma proposta defendida por Lucas Ramos. “O nosso discurso é bastante alinhado, já que tanto os meus projetos quanto os de Paulo foram pensados de acordo com as necessidades da população, para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comentou Lucas Ramos.

 Mais de duas mil pessoas participaram da inauguração do comitê da Frente Popular de Pernambuco, que fica na Avenida São Francisco, no bairro da Areia Branca. Além de Paulo Câmara, candidato a governador, e Fernando Bezerra Coelho, candidato a senador, o evento contou com a participação do governador João Lyra e de candidatos a deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores da região.

Glosadoras do Pajeú marcam presença na Festa de Louro 2024

Um dos mais importantes eventos de Pernambuco, repleto de poesia e arte, é realizado em São José do Egito em celebração à memória de Lourival Batista, que em 2024 completaria 109 anos de vida. “Para a gente é a ocupação de um espaço estratégico enquanto mulheres poetisas”, descrevem. Poesia no improviso com coesão e beleza […]

Um dos mais importantes eventos de Pernambuco, repleto de poesia e arte, é realizado em São José do Egito em celebração à memória de Lourival Batista, que em 2024 completaria 109 anos de vida. “Para a gente é a ocupação de um espaço estratégico enquanto mulheres poetisas”, descrevem.

Poesia no improviso com coesão e beleza não é para qualquer um, mas é a especialidade das poetisas Erivoneide Amaral (Afogados da Ingazeira), Elenilda Amaral (Afogados da Ingazeira), Dayane Rocha (Brejinho de Tabira), Milene Augusto (Solidão), Francisca Araújo (Iguaracy) e Thaynnara Queiróz (Carnaíba): as sertanejas comandam o grupo “Mulheres de Repente” e levam para o mundo o incrível talento da poesias originais. 

Junto com a multiartista Luna Vitrolira, poetisa que faz a mediação das apresentações, elas chegam à Festa de Louro inaugurando o projeto “Glosa: nuances da oralidade e da escrita”, ação com oficina mais apresentação, que é desenvolvido com o apoio do Funcultura. A produtora executiva Taciana Enes completa o time de super mulheres de repente!

As oficinas “Nuances da Glosa” serão gratuitas e terão duração de três dias: de 03 a 05 de janeiro de 2024, das 8h às 12h, com direito a certificação. Serão abordados: a origem da Glosa e da Mesa de Glosas e oralidade e identidade pajeúnica; produção literária de mulheres no improviso e declamação e performance; métrica, rima e oração e estratégias e técnicas de criação do improviso.

Quem pretende participar deve se inscrever no link https://forms.gle/ZbgK7TwFgkcqKT4q8 : serão apenas 15 vagas e as aulas ocorrerão no Centro de Cultura Professor Bernardo Jucá.

Também será criada uma “Cartilha da Glosa”, nos formatos impresso e e-book (180 unidades para impressão), sendo a culminância de cada etapa do projeto a realização de uma “Mesa de Glosas” em cada cidade, com intérprete de libras junto ao grupo para fomentar a acessibilidade e integração dos públicos.

“A formação de mulheres na Glosa representa um forte e estratégico movimento como uma forma de fortalecer o cenário da poesia de repente feita por mulheres, fomentando a cultura do improviso da poesia popular. Nesta oficina as poetas glosadoras da nova geração, junto com a coordenadora de Mesa de Glosas, Luna Vitrolira, pesquisadora da modalidade e mestra em Teoria da Literatura, estarão juntas, incentivando o surgimento de novas vozes femininas no improviso, que darão continuidade a essa tradição”, informa o projeto.

Thaynnara Queiróz, uma das poetisas, explica que foi a profissionalização do grupo que fomentou a ampliação da atuação feminina na glosa: “Elenilda e Dayane foram as primeiras a ocupar esses espaços, depois a gente foi chegando junto, e quando criamos o “Mulheres de Repente” a gente passou a ter um espaço muito maior, inclusive fora do Estado. Para além de hobby ou espaço de resistência, esse movimento é estratégico para romper esse pensamento de limitar o espaço da mulher”.

ENTENDENDO A GLOSA

Dentre as centenas de atividades oficiais e paralelas da Festa de Louro, tradicional evento no calendário das artes em Pernambuco, sem dúvida a mesa de glosas é uma das mais prestigiadas: modalidade de poesia de improviso criada no Pajeú Pernambucano, apresenta esquema rígido de funcionamento, a partir de métrica onde os poemas são improvisados em décimas, com motes elaborados pelo mediador da mesa e revelados apenas na hora da glosa para as poetas.

“Essa estrutura de dois versos determina os assuntos, a forma métrica e as rimas a serem usadas no improviso, além de obrigatoriamente encerrar as estrofes”, explica Luna Vitrolira.

Para o evento de Louro, as poetisas pretendem abordar temáticas relacionadas à contemporaneidade, como educação e igualdade, mas sem abrir mão de assuntos mais poéticos que exaltem a resistência e importância da arte. 

“MOTE dado por Dayane Rocha: 

As “Mulheres de Repente” têm a força do Sertão

Nasceu pra mesa de glosa

A primeira poetisa

Elenilda, que é precisa

Foi nossa primeira rosa.

Tem Dayane corajosa

Francisca que é explosão

Milene é só emoção

Thaynnara completa a gente

“As mulheres de repente

Têm a força do Sertão”.

Glosa: Erivoneide Amaral”

UM 2023 ARRETADO

As artistas iniciam 2024 ainda em êxtase pelo sucesso do grupo em 2023, com direito a apresentações em São Paulo, Festa Literária de Paraty (RJ), apresentações em eventos federais em Brasília e matérias na mídia importantes, com destaque para uma matéria gravada pela TV Cultura para o programa Metrópoles.

O grupo possui uma série de conteúdos disponível no instagram  @mulheres_de_repente; e um pouco do resumo dos projetos nos últimos anos estão disponíveis nos links https://www.youtube.com/watch?v=uhJEABdpdNg (mesa de glosa na Flup 2022) e https://www.youtube.com/watch?v=Si4vTb4TXB8 (Mulheres de Repente – Comemoração dos 35 anos do Programa Metrópolis da TV CULTURA).

SERVIÇO: “Mulheres de Repente” em São José do Egito (PE): projeto “Glosa: nuances da oralidade e da escrita”

Oficina: 03 a 05 de janeiro de 2024.

08h às 12h presencial com carga horária extra.

Local: Centro de Cultura

Inscrições: https://forms.gle/ZbgK7TwFgkcqKT4q8 

Apoio: Funcultura

Mesa de Glosa: 05/01/24 15h.

João Paulo não descarta candidatura em 2016

Nesta quarta-feira (24) o candidato ao Senado João Paulo participou da série de entrevistas que o Jornal do Commercio e o JC Online fizeram com os candidatos cujos partidos têm representação na Câmara Federal. João Paulo mesmo com a candidatura ao Senado Federal, não descarta a possibilidade a concorrer as eleições de 2016, para Prefeito […]

d89fb441cca080f54e99f248cb6578e3

Nesta quarta-feira (24) o candidato ao Senado João Paulo participou da série de entrevistas que o Jornal do Commercio e o JC Online fizeram com os candidatos cujos partidos têm representação na Câmara Federal. João Paulo mesmo com a candidatura ao Senado Federal, não descarta a possibilidade a concorrer as eleições de 2016, para Prefeito do Recife.

“Nós não sabemos o que vai acontecer. Primeiro tenho que batalhar para me eleger senador. Quanto ao meu futuro, o meu desejo é de terminar o mandato de senador. Agora, tem o partido que é uma instância maior do que a minha vontade”, afirmou João Paulo.

João Paulo disse, ainda, que voltaria a disputar a PCR apenas em uma situação extrema. “Há um sentimento não só no Recife mas na Região Metropolitana e no interior. Saí com 88% de aprovação, então há uma boa referência da minha gestão como prefeito. Por isso, o desejo de parte do partido e de parte da população. Eu gostaria muito de concluir o mandato de Senador, para disputar a Prefeitura seria um extremo, até por que o partido tem outros nomes e a nossa coligação também”, acrescentou.

O petista também abordou a aliança com Armando Monteiro (PTB), que sempre teve identidade com a classe empresarial. “Armando é empresário, mas foi deputado federal, é senador. Acredito que essa questão está equacionada no PT”, disse. Também criticou Geraldo Julio (PSB). “Não é uma gestão que seja referência em administração”, acrescentou. Por fim, mostrou-se contra a redução da maioridade penal. “Nós entendemos que a legislação é para 18 anos. Os presídios hoje tem se tornado universidades do crime. Nós queremos incluir essas crianças”, explicou.

Os candidatos Fernando Bezerra (PSB) e Albanise Pires (PSOL) foram entrevistados nos dias 1 e 2 deste mês. Na época, João Paulo alegou não ter agenda na mesma semana.

Paulo Câmara janta hoje com prefeitos em Afogados. Amanhã, tem evento em Recife

O Governador Paulo Câmara não acompanha nesta sexta o encontro dos prefeitos promovido pela Amupe em Afogados da Ingazeira. Ele prestigia hoje a noite os prefeitos em jantar oferecido para os que participarão do encontro e segue para Recife. A primeira parada do Governador em Afogados será na Praça Monsenhor  Alfredo de Arruda Câmara, onde conhece […]

_MG_10341RETRATISTAROBERTOPEREIRA

O Governador Paulo Câmara não acompanha nesta sexta o encontro dos prefeitos promovido pela Amupe em Afogados da Ingazeira. Ele prestigia hoje a noite os prefeitos em jantar oferecido para os que participarão do encontro e segue para Recife.

A primeira parada do Governador em Afogados será na Praça Monsenhor  Alfredo de Arruda Câmara, onde conhece a decoração natalina do município, toda feita com material reciclável, em parceria com o IPA. A visita está prevista para ocorrer a partir das 20h.

Só depois é que o Governador se desloca para a Área Integrada de Segurança, onde prestará homenagens aos profissionais que garantiram os excelentes resultados obtidos na redução dos índices de violência.

Após às homenagens, o Governador e sua comitiva se deslocam para para participarem do jantar receptivo oferecido pela AMUPE aos Prefeitos participantes da Assembleia Extraordinária que a entidade realiza em Afogados da Ingazeira.

Nesta sexta pela manhã, ao lado dos membros da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC), o governador lança às 9h, o Caderno Especial “Prêmio Nobel da Paz: A atuação da Ditadura Militar Brasileira contra a indicação de Dom Helder Câmara”. A solenidade acontece no Salão das Bandeiras, no Palácio do Campo das Princesas.

Com 229 páginas, o dossiê traz documentos inéditos que comprovam a perseguição ao arcebispo de Olinda e Recife, à época, e abrange aspectos da atuação diplomática, na distorção de fatos relacionados a Dom Helder Câmara. O caderno é resultado do trabalho de uma das relatorias temáticas da Comissão da Verdade de PE que investiga as  “Violações de Direitos Humanos nos Meios Religiosos”. A frente da relatoria está Manoel Moraes e os sub-relatores são Henrique Mariano e Nadja Brayner.

Hoje  o governador Paulo Câmara empossou os novos membros do Conselho Consultivo da Agência Reguladora de Pernambuco, Arpe. Além de opinar sobre as atividades do órgão, os conselheiros devem examinar críticas e denúncias.

Na cerimônia realizada no auditório da agência, no Recife, o chefe do Executivo estadual também homologou o último concurso público realizado em 2014, viabilizando convocação dos aprovados por um período de dois anos, podendo ser renovado por mais dois.

Brejinho: prefeito faz balanço de catorze meses de gestão

Blog do Marcello Patriota Nesta quinta-feira (24), o prefeito de Brejinho, Gilson Bento, esteve na Rádio Gazeta FM de São José do Egito, participando dos programas Giro pelos Blogs e Café com Politica, apresentados por Marcello Patriota e Carlos Júnior. O gestor fez um balanço dos catorze meses de sua gestão a frente da Prefeitura […]

Blog do Marcello Patriota

Nesta quinta-feira (24), o prefeito de Brejinho, Gilson Bento, esteve na Rádio Gazeta FM de São José do Egito, participando dos programas Giro pelos Blogs e Café com Politica, apresentados por Marcello Patriota e Carlos Júnior.

O gestor fez um balanço dos catorze meses de sua gestão a frente da Prefeitura do município.

Gilson listou as ações desenvolvidas nas áreas de educação, saúde, ação social, obras, agricultura e geração de empregos.

Falou da importância do ramal provisório Ambó/Brejinho, obra emergencial de 6 km feita pela sua gestão, que é ligado a adutora do Pajeú e levou água do Rio São Francisco para a cidade.

Em relação ao momento atual, afirmou que nos próximos meses a cidade vai receber cobertura asfáltica em diversas ruas, além de pavimentação em paralelepípedos em novas ruas e construção de uma escola com 13 salas de aulas padrão FNDE.

Também lembrou do compromisso político com o Deputado Federal Silvio Costa Filho, que o levou a tomar decisão de apoiar o pré-candidato Danilo Cabral, ao Governo de Pernambuco.