Notícias

Vereadores de Tuparetama aprovam repasse de recursos para profissionais da enfermagem

Por André Luis

Por André Luis

Em uma sessão extraordinária marcada pela presença expressiva de vereadores e representantes da categoria, os vereadores da situação de Tuparetama votaram de forma unânime a favor do repasse de recursos destinados aos enfermeiros e técnicos de enfermagem locais. 

O projeto de lei que garantia o repasse desses recursos, enviados pela União, foi amplamente apoiado pelos vereadores Luciana, Arlã Markson, Vandinha da Saúde, Tanta e Valmir.

O evento destacou a unidade da maioria dos vereadores em relação à importância desse repasse de recursos para a comunidade de Tuparetama. Os vereadores reconheceram o papel essencial desempenhado pelos profissionais de enfermagem e a necessidade de fortalecer o sistema de saúde local.

No entanto, foi observada uma divisão política durante a votação, com os quatro vereadores de oposição optando por votar contra o projeto de lei. Essa divergência reflete as diferentes perspectivas políticas presentes no contexto atual, mas não diminui a importância do apoio demonstrado pela maioria dos vereadores.

A aprovação desse repasse de recursos representa um passo significativo para fortalecer o sistema de saúde de Tuparetama e apoiar os profissionais de enfermagem que desempenham um papel vital na comunidade. 

Com o apoio dos vereadores, os recursos destinados aos enfermeiros e técnicos de enfermagem serão utilizados de forma adequada, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho desses profissionais e para a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade.

Outras Notícias

Amupe homenageada em selo por Fundaj e Correios

Na manhã desta segunda (22), a Fundação Joaquim Nabuco e o Museu do Homem do Nordeste, celebraram juntos, 70 e 40 anos, respectivamente, das instituições. Em meio as comemorações, houve o lançamento de selos comemorativos de Joaquim Nabuco e Gilberto Freyre, com o intuito de eternizar pessoas e instituições que contribuíram de maneira significativa para […]

Na manhã desta segunda (22), a Fundação Joaquim Nabuco e o Museu do Homem do Nordeste, celebraram juntos, 70 e 40 anos, respectivamente, das instituições.

Em meio as comemorações, houve o lançamento de selos comemorativos de Joaquim Nabuco e Gilberto Freyre, com o intuito de eternizar pessoas e instituições que contribuíram de maneira significativa para a história do país, em especial para o Nordeste.

Para que esses selos sejam publicados e popularizados, os Correios escolhem algumas instituições que contribuem no desenvolvimento local para assinar a marca postal. A Amupe foi uma das dez escolhidas.

Na pessoa de seu presidente José Patriota, a associação se sente honrada em ser lembrada como uma instituição que contribui ativamente no processo de melhoria de vida do cidadão pernambucano.

Gestores do Agreste e Sertão se reúnem com dirigentes do Escritório de Projetos

Prefeitos e representantes dos municípios do Agreste e Sertão pernambucano participaram, nesta terça-feira (12), de reunião com analistas e técnicos do Escritório de Projetos (EP) da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O evento aconteceu no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe) e foi comandado por Flávio Figueiredo, secretário executivo […]

ep1

Prefeitos e representantes dos municípios do Agreste e Sertão pernambucano participaram, nesta terça-feira (12), de reunião com analistas e técnicos do Escritório de Projetos (EP) da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O evento aconteceu no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe) e foi comandado por Flávio Figueiredo, secretário executivo de Apoio aos Municípios da Seplag. Mais de 60 representantes dos municípios, entre prefeitos, secretários e outros gestores, marcaram presença na reunião que teve como objetivo apresentar os produtos oferecidos pelo EP.

Maria Aparecida da Silva, coordenadora de projetos do município de Solidão, Sertão do Pajeú, elogiou a iniciativa. “Não temos recursos para montar equipes técnicas nem para a realização de projetos de engenharia. O Escritório de Projetos será fundamental para ajudar na melhoria da capacidade do nosso município de responder às necessidades da população”, disse.

Já Deoclécio Barbosa, secretário de Administração de Bom Jardim, Agreste Setentrional, ressalta que muitas oportunidades são perdidas por falta de projetos. “O Escritório de Projetos chegou em boa hora. Não podemos mais perder as chances que aparecem. Cabe aos gestores municipais fazerem sua parte”, opinou o secretário.

Na ocasião, o EP distribuiu uma cartilha aos gestores presentes esclarecendo todas as dúvidas com relação ao Edital de R$ 10 milhões para financiamento dos projetos, tendo em vista que o prazo para entrega das propostas é até o próximo dia 31. O edital está disponível no site da Secretaria de Planejamento e Gestão (www.seplag.pe.gov.br).

Ipespe/Folha: Raquel Lyra tem 44% e João Campos 42%

Ivan Moraes tem 2% dos votos. Na simulação de segundo turno, 45% a 44% pró Raquel. Números indicam empate técnico considerando margem de erro, de 3,2% A primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo de Pernambuco realizada pelo Ipespe, em parceria com a Folha de Pernambuco, mostra um cenário de equilíbrio na corrida […]

Ivan Moraes tem 2% dos votos. Na simulação de segundo turno, 45% a 44% pró Raquel. Números indicam empate técnico considerando margem de erro, de 3,2%

A primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo de Pernambuco realizada pelo Ipespe, em parceria com a Folha de Pernambuco, mostra um cenário de equilíbrio na corrida eleitoral de 2026. No levantamento estimulado de primeiro turno, a governadora Raquel Lyra (PSD) aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) registra 42%. O ex-vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL) soma 2%. Brancos, nulos e eleitores que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos representam 7%, enquanto 5% não souberam ou não responderam. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números revelam diferenças significativas entre os segmentos do eleitorado. Raquel Lyra lidera com folga no Interior do Estado, onde alcança 54% das intenções de voto, contra 35% de João Campos. Já o socialista aparece à frente na Capital, com 51%, enquanto a governadora soma 31%. Na periferia, João também lidera, registrando 50% da preferência dos entrevistados, ante 31% da gestora estadual. No recorte por gênero, Raquel tem vantagem entre os homens, com 49% contra 37%, enquanto João lidera entre as mulheres, com 45% frente aos 40% da governadora.

Na simulação de segundo turno, o cenário permanece apertado. Raquel Lyra aparece com 45% das intenções de voto, enquanto João Campos registra 44%. Brancos, nulos e eleitores que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos somam 6%, mesmo percentual dos que não souberam ou preferiram não responder, indicando uma disputa aberta e sem favorito consolidado a pouco mais de um ano das eleições estaduais.

Para a pesquisa, foram ouvidos 1000 entrevistados pernambucanos entre os dias 11 e 14 de junho de 2026. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95,45%. As entrevistas foram presenciais realizadas por equipe de pesquisadores com ampla experiência nesse tipo de abordagem.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06997/2026 e PE-07168/2026.

Imaculada-PB: Ações na barragem Pedra Lisa são reforçadas

Conforme dados disponíveis no site da Aesa, fortes chuvas que caíram na região desde o início do ano fizeram com que a barragem de Pedra Lisa, em Imaculada-PB, alcançasse a marca de 6.068.069 m³ de água, que correspondem a 123% da capacidade total do reservatório, que é de 5 milhões de m³. Aesa, Corpo de […]

Conforme dados disponíveis no site da Aesa, fortes chuvas que caíram na região desde o início do ano fizeram com que a barragem de Pedra Lisa, em Imaculada-PB, alcançasse a marca de 6.068.069 m³ de água, que correspondem a 123% da capacidade total do reservatório, que é de 5 milhões de m³.

Aesa, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão monitorando o manancial para evitar que ele rompa e alague pontos do município de Olho D’água, também no Sertão do estado da Paraíba.

O coronel Saulo Laurentino, do Corpo de Bombeiros Militar da 3º Regional, que está à frente da operação de combate ao rompimento da Barragem Pedra Lisa, reforçou as ações conjuntas para evitar uma possível tragédia na cidade de Olho d’Água.

Laurentino reafirmou a permanência do monitoramento e dos esforços para conter o rompimento da barragem e para a manutenção da segurança da população de Olho d’água.

“Toda a estrutura montada pelo Corpo de Bombeiros continua ativa como foi dito anteriormente. Nós só desmobilizaremos quando houver a certeza de que não exista mais riscos, afirmados pelos órgãos competentes. Até lá, nossa prontidão é de força máxima com três células ativas, com monitoramento e ponto de apoio para as equipes, e o nosso poder de resposta vindo do quartel temporário montado em Olho D’água”. As informações são do blog do Marcello Patriota.

Petrolina: Simão Durando faz anúncio de obras para marcar seus 100 dias

O prefeito Simão Durando completa 100 dias de gestão na Prefeitura de Petrolina. Segundo nota, o período foi marcado por cerca de 10 ordens de serviço e mais de 16 inaugurações, além da realização do São João. Para marcar a data, nesta segunda-feira (11), o gestor concedeu uma entrevista à imprensa local e assinou uma […]

O prefeito Simão Durando completa 100 dias de gestão na Prefeitura de Petrolina.

Segundo nota, o período foi marcado por cerca de 10 ordens de serviço e mais de 16 inaugurações, além da realização do São João.

Para marcar a data, nesta segunda-feira (11), o gestor concedeu uma entrevista à imprensa local e assinou uma Ordem de Serviço autorizando a pavimentação de mais de 170 ruas.

Com um investimento de R$ 42 milhões, serão beneficiados cerca de 30 bairros em todas as áreas do município, entre elas, a comunidade de Serrote do Urubu, Pedrinhas, Nova Descoberta e Porto da Ilha.

Durante o evento, o gestor ainda anunciou um segundo contrato de R$ 10 milhões também para implantação de pavimento. Além disso, também estão previstas a entrega da Unidade de Saúde do Bebedouro; a feira da Areia Branca e diversas quadras poliesportivas.

O prefeito ainda reforçou a duplicação da Avenida Honorato Viana. Um investimento de R$ 116 milhões e terá uma extensão de 11,3 KM.

“Estamos animados, com a certeza da continuidade do trabalho intenso em nossa Petrolina, mas principalmente com o que vem por aí. Estamos focando na continuidade do trabalho e principalmente, no desenvolvimento da nossa Petrolina. A gente não tem tempo a perder, e sim a trabalhar, para que Petrolina continue ainda com mais força, sendo o Pernambuco que dá certo. Sabemos que fizemos muito, mas temos a certeza que vamos fazer muito mais”, frisou.