Notícias

Prefeitura de Tabira inicia trabalhos para construção de 50 casas populares e moderniza serviços públicos

Por André Luis

Tabira viveu uma manhã de Sextou em dose dupla, com ações voltadas à modernização dos serviços públicos e ao avanço de um importante projeto habitacional. A programação desta sexta-feira (18) contou com o Sextou com Entrega, na sede da Guarda Municipal, e o Sextou com Obras, na sede da Prefeitura.

Na sede da Guarda, o prefeito Flávio Marques realizou a entrega de novos equipamentos, do espaço preparado para o atendimento e a implantação da Identidade Digital no município. Com os novos materiais adquiridos pela gestão, em parceria com a SDS, Tabira passa a oferecer a emissão do RG de forma digital, modernizando um serviço que ainda era realizado manualmente.

Já o Sextou com Obras marcou a assinatura da Ordem de Serviço para o início dos trabalhos no terreno onde serão construídas 50 casas populares, no Bairro Iraci Pires, próximo ao Anel Viário. A primeira etapa contempla a limpeza da área, com retirada de entulhos, vegetação e outros materiais, preparando o espaço para as próximas fases da construção. O projeto conta com a parceria do Governo Federal e do Governo de Pernambuco, por meio da CEHAB.

Para viabilizar o empreendimento, a Prefeitura de Tabira doou uma área de 11.350 metros quadrados ao Governo de Pernambuco. A localização proporcionará às futuras famílias, acesso a equipamentos públicos e à infraestrutura que vem sendo ampliada na região. O terreno fica próximo à EMEI II, à quadra poliesportiva, ao campo de futebol e ao contorno viário, que está com as obras em andamento.

De acordo com o regulamento do Governo do Estado, o cadastramento das famílias será realizado após 50% da obra construída. As orientações e os critérios para participação serão divulgados pela CEHAB, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Mulher.

Outras Notícias

Em Triunfo, Duque retoma Caravana Pernambuco Mais Forte

Após paralisação de fim de ano, o ex-prefeito Luciano Duque retomou as agendas da Caravana Pernambuco Mais Forte. Neste final de semana ele visita a cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú. Ontem (8) ele esteve na feira livre da cidade, conversando com feirantes e população local. “Hoje nossa manhã foi cheia de alegria e […]

Após paralisação de fim de ano, o ex-prefeito Luciano Duque retomou as agendas da Caravana Pernambuco Mais Forte. Neste final de semana ele visita a cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú.

Ontem (8) ele esteve na feira livre da cidade, conversando com feirantes e população local. “Hoje nossa manhã foi cheia de alegria e boas energias retomando a nossa Caravana Pernambuco Mais Forte na tradicional Feira Livre de Triunfo”, informou.

Após visita à feira, Duque visitou a comunidade de Brejinho. “Ainda em Triunfo estivemos na Associação Brejinho da Barragem e Adjacências, ouvindo as pessoas e conhecendo um pouco mais sobre as necessidades das comunidades rurais e também aprendendo com a sabedoria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Agradeço a receptividade de todos, em nome de Adjay, lider comunitário, de Aldione, presidente da Associação, e do ex-vereador Gilberto Serrano”, disse.

A agenda é acompanhada pelo ex-prefeito de Triunfo Dr. Eduardo Melo e lideranças como Wilson Júnior, Dennis de Canaã, Júnior de Luís Pedro e Dr. Antônio Melo (Toninho).

Vice-prefeito por oito anos e prefeito por mais oito anos em Serra Talhada, Luciano Duque é pré-candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Rodrigo Novaes leva a Academia Pernambuco a Floresta

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, anuncia a implantação de uma unidade da Academia Pernambuco no município de Floresta, no Sertão pernambucano. Já em operação em outras sete cidades do Estado, a Academia Pernambuco consiste num complexo esportivo, que reúne no mesmo espaço 25 equipamentos, promovendo modalidades como musculação, crossfit, balance, […]

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, anuncia a implantação de uma unidade da Academia Pernambuco no município de Floresta, no Sertão pernambucano.

Já em operação em outras sete cidades do Estado, a Academia Pernambuco consiste num complexo esportivo, que reúne no mesmo espaço 25 equipamentos, promovendo modalidades como musculação, crossfit, balance, aeróbica, step, hiit, ginástica laboral, entre outras. Floresta será a primeira cidade do Sertão a receber o formato.

O projeto já está em operação nos municípios de Gravatá, Fernando de Noronha, Cabo de Santo Agostinho, Riacho das Almas, Abreu e Lima, Bonito e Ribeirão. Em ofício encaminhado à Prefeitura de Floresta, o secretário solicita que o equipamento seja instalado na Rua 15 de Novembro, em frente à Escola Estadual Júlio de Melo.

“É com grande prazer que anuncio a implementação da primeira Academia Pernambuco em solo sertanejo. O projeto do Governo do Estado, intermediado pela Secretaria de Turismo, beneficiará os milhares de florestanos a cuidar da saúde através da prática esportiva. A intenção dessa entrega será de oferecer melhores condições de vida para a população e orientação de qualidade na prática de exercícios físicos”, destacou o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.

A Secretaria de Turismo e Lazer se responsabilizará pela execução e manutenção de equipamento enquanto o município cuidará da operação da Academia PE. A Academia Pernambuco ocupa uma área de 250 m², sendo operacionalizada por quatro profissionais: três educadores físicos e um recepcionista, no auxílio das atividades.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, anuncia a implantação de uma unidade da Academia Pernambuco no município de Floresta, no Sertão pernambucano. Já em operação em outras oito cidades do Estado, a Academia Pernambuco consiste num complexo esportivo, que reúne no mesmo espaço 25 equipamentos, promovendo modalidades como musculação, crossfit, balance, aeróbica, step, hiit, ginástica laboral, entre outras. Floresta será a oitava cidade a receber o formato.

O projeto já está em operação nos municípios de Gravatá, Fernando de Noronha, Cabo de Santo Agostinho, Riacho das Almas, Abreu e Lima, Bonito e Ribeirão. Em ofício encaminhado à Prefeitura de Floresta, o secretário solicita que o equipamento seja instalado na Rua 15 de Novembro, em frente à Escola Estadual Júlio de Melo.

“É com grande prazer que anuncio a implementação da primeira Academia Pernambuco em solo sertanejo. O projeto do Governo do Estado, intermediado pela Secretaria de Turismo, beneficiará os milhares de florestanos a cuidar da saúde através da prática esportiva. A intenção dessa entrega será de oferecer melhores condições de vida para a população e orientação de qualidade na prática de exercícios físicos”, destacou o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.

A Secretaria de Turismo e Lazer se responsabilizará pela execução e manutenção de equipamento enquanto o município cuidará da operação da Academia PE. A Academia Pernambuco ocupa uma área de 250 m², sendo operacionalizada por quatro profissionais: três educadores físicos e um recepcionista, no auxílio das atividades.

Senado aprova texto-base da PEC que adia eleições

O Senado aprovou, há pouco, em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto, votado em sessão remota, foi aprovado por 67 votos a 8 (duas abstenções). Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno está marcado para […]

O Senado aprovou, há pouco, em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus.

O texto, votado em sessão remota, foi aprovado por 67 votos a 8 (duas abstenções).

Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. A PEC em votação no Senado adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.

Os senadores ainda precisam votar os destaques (propostas de mudança na redação) para concluir a votação da PEC em primeiro turno. Esta etapa não havia sido finalizada até a última atualização desta reportagem.

Por se tratar de emenda constitucional, o texto ainda precisa ser submetido ao segundo turno de votação, o que deve acontecer ainda nesta terça. Se aprovada em segundo turno, a PEC seguirá para a Câmara dos Deputados.

O adiamento das eleições tem sido discutido pelo Congresso Nacional, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por especialistas nos últimos meses.

Condições sanitárias

O texto-base aprovado foi proposto pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator do tema.

Além de transferir as eleições de outubro para novembro, a PEC permite ao plenário do TSE definir novas datas para o pleito em cidades que não tiverem condições sanitárias para votação em novembro.

O texto define que a decisão pode ser de ofício, isto é, por iniciativa do TSE, ou por questionamento dos presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs). As autoridades sanitárias deverão ser consultadas.

Nesses casos, a data-limite para as eleições será 27 de dezembro de 2020. O TSE deverá dar ciência do novo adiamento ao Congresso Nacional.

Caso um estado inteiro não apresente condições sanitárias, o projeto define que o novo adiamento deverá ser definido por meio de decreto legislativo do Congresso. A data-limite também será 27 de dezembro de 2020.

Prefeitura de Carnaíba inaugura pavimentação e saneamento na festa de 64 anos

O município de Carnaíba completou neste sábado, 64 anos de Emancipação Política. Na programação houve a inauguração do saneamento básico e pavimentação em paralelepípedo das Ruas Padre Cícero, no bairro Bela Vista, Chico Compasso e Antônio Justiliano, no bairro de Carnaíba Velha. O prefeito Anchieta Patriota (PSB) esteve acompanhado da equipe de governo, vice-prefeito, Júnior […]

O município de Carnaíba completou neste sábado, 64 anos de Emancipação Política.

Na programação houve a inauguração do saneamento básico e pavimentação em paralelepípedo das Ruas Padre Cícero, no bairro Bela Vista, Chico Compasso e Antônio Justiliano, no bairro de Carnaíba Velha.

O prefeito Anchieta Patriota (PSB) esteve acompanhado da equipe de governo, vice-prefeito, Júnior de Mocinha, e alguns vereadores da base aliada, como Everaldo Patriota (PSB), Cícero Batista (PSB), Victor Patriota (PSB), Vanderbio Quixabeira (PSB), e Irmão Adilson (PSB).

“Essas obras eram um sonho antigo dos moradores dessas ruas, que a partir de hoje terão mais qualidade de vida, longe da poeira, no verão, e da lama, no inverno”, declarou o prefeito, Anchieta Patriota.

Na Rua Padre Cícero foram construídos 514 m² de calçamento, com cerca de 200 metros de rede, fato comemorado pela moradora, Maria do Carmo, de 55 anos de idade.

Já na Rua Antônio Justiliano, que dá acesso a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Carnaíba Velha foram feitos 1.620 metros quadrados de pavimentação, com a implantação de aproximadamente 200 metros de rede.  A última via inaugurada, a Rua Chico Compasso recebeu 1.030 m² de calçamento.

Além dos moradores das ruas contempladas com as obras, as solenidades foram prestigiadas também por secretários municipais, a exemplo Edval Morato (Fafinha) (obras), Lourdes Leite (administração), José Ivan (agricultura), Maria José (educação), Antônio Venâncio (governo) e Kátia Santos (assistência e inclusão social).

A programação do aniversário do município seguiu à tarde e noite com a realização do jogo festivo envolvendo a seleção de Carnaíba e Afogados, com vitória dos afogadenses por 2×0.

Houve ainda missa em ação de graças, shows musicais no pátio de eventos com Pedrinho Pegação e Genailson do Acordeon & Banda. Neste sábado haverá a realização do Dia do Evangélico, com início às 19h, onde na ocasião, o prefeito, Anchieta Patriota, assinará ordem de licitação para a construção Mercado Público, do Pátio de Feira, Praça de Ibitiranga e reforma da praça do Povoado da Itã.

Pizzolato será extraditado para o Brasil semana que vem, confirma PGR

Agência Brasil – O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, será extraditado para o Brasil na quarta-feira (7). Pizzolato foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato, mas, por ter […]

Agência Brasil – O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, será extraditado para o Brasil na quarta-feira (7).

Pizzolato foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato, mas, por ter dupla cidadania, fugiu para a Itália em setembro de 2013, antes do fim do julgamento.

Henrique Pizzolato foi preso em fevereiro do ano passado em Maranello.

Pizzolato fugiu para a Itália em setembro de 2013, antes do fim do julgamento da Ação Penal.
Pizzolato fugiu para a Itália em setembro de 2013, antes do fim do julgamento da Ação Penal.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o governo italiano informou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) que autorizou a Polícia Federal a fazer translado do ex-diretor de Roma para Brasília. Pizzolato cumprirá pena na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.

A extradição foi formalmente autorizada dia 22 de setembro pelo Conselho de Estado da Itália, após várias decisões da Justiça italiana a favor e contra a extradição. A principal questão analisada pelos juízes foi a condição dos presídios brasileiros.

Segundo os juízes que analisaram o caso, existem no Brasil todas as condições para garantir a segurança de Pizzolato em um presídio.

O argumento da falta de respeito aos direitos humanos nas prisões brasileiras foi usado pela defesa para pedir que Pizzolato continuasse na Itália.