Notícias

Vereador solicita ação de MP em caso de famílias abandonadas pela Celpe na Barragem de Ingazeira

Por Nill Júnior

O vereador Joel Gomes (PSB) solicitou ao MPPE em Tuparetama  cobrar informações junto à CELPE, em caráter de urgência, sobre o desligamento de redes de energia que deixaram às escuras, 44 famílias no entorno da Barragem de Ingazeira, inclusive, na área que constitui o município.

“Numa problemática que parece insolúvel, DNOCS e CELPE jogam as responsabilidades para cada um, deixando à comunidade sofrendo o absurdo, diante da construção da Barragem de Ingazeira, pela não retirada de redes energizadas que cortam o lençol d’água do lago, bem como o não atendimento as novas residências construídas pelos expropriados noutras áreas”.

O documento solicita que se estabeleça procedimentos para rápida ação, em razão de que pessoas idosas, crianças e adultos doentes fazem uso de inaladores para suas sobrevivência, além das perdas do material de consumo existentes em geladeiras e freezers.

Outras Notícias

Prefeitura de Tabira anuncia implantação de Centro de Monitoramento

Por Anchieta Santos Objetivando diminuir a violência e oferecer tranquilidade à população, a Prefeitura de Tabira através da Secretaria Municipal de Administração vai implantar de forma pioneira na região o Centro de Monitoramento. O Secretário Flávio Marques anuncia que câmeras serão instaladas nos pontos de maior movimento da cidade. Nas instalações do Centro de Monitoramento, […]

3495

Por Anchieta Santos

Objetivando diminuir a violência e oferecer tranquilidade à população, a Prefeitura de Tabira através da Secretaria Municipal de Administração vai implantar de forma pioneira na região o Centro de Monitoramento.

O Secretário Flávio Marques anuncia que câmeras serão instaladas nos pontos de maior movimento da cidade. Nas instalações do Centro de Monitoramento, vão funcionar também auditório, Procon, Junta Militar, e salas para confecção de RG e CPF.

Flávio adiantou que através da Secretaria de Educação o Governo Sebastião Dias já está trabalhando na instalação de câmeras nas 10 escolas da rede Municipal.

Todas serão interligadas ao Centro de Monitoramento que deverá entrar em funcionamento até novembro de 2015.

Falando às produções dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, Flávio anunciou a conquista junto ao Ministério da Justiça de uma caminhonete Mitsubishi L 200 Triton para a Guarda Municipal de Tabira.

DSC_0892

Prefeito de Tabira recebeu empresário do Armazém Paraíba: o prefeito Sebastião Dias  (PTB), recebeu no Clube de Campo, em Riacho do Gado, a visita do empresário João Claudino Fernandes e sua comitiva.

Nela,  Pedro Mendes Ribeiro, do Armazém Paraíba, vindos diretamente da capital piauiense.

DSC_0980

O prefeito reuniu secretários, comissionados, políticos, amigos, familiares e artistas locais e regionais para prestarem uma homenagem a Claudino, considerado o Patrono dos Poetas do Brasil.

Cine Rio Branco está abandonado em Arcoverde

Por Magno Martins, jornalista O cinema ainda é a maior diversão. Cresci colocando isso em prática na minha Afogados da Ingazeira, a 386 km do Recife. Lá, nosso deleite cultural e de lazer era o Cine São José. Garoto, assistia Tarzan, Mazzaropi e os clássicos faroestes, enlatados americanos, além de Rin-tin-tin. O cinema era uma […]

Por Magno Martins, jornalista

O cinema ainda é a maior diversão. Cresci colocando isso em prática na minha Afogados da Ingazeira, a 386 km do Recife.

Lá, nosso deleite cultural e de lazer era o Cine São José. Garoto, assistia Tarzan, Mazzaropi e os clássicos faroestes, enlatados americanos, além de Rin-tin-tin.

O cinema era uma festa. Aos domingos, Waldecy Menezes, o nosso Chacrinha, comandava manhãs alegres para espantar a solidão e o tédio domingueiro. Vi até peças de teatro, curti serenatas e até atos políticos.

O tempo, sempre o tempo, o senhor da razão, se encarregou de pôr um ponto final no ciclo do cinema. Depois de mais de dez anos fechado, para felicidade geral da nação pajeuzeira, o Cine São José, de incríveis e saudosas memórias, estava de volta num movimento liderado pelo meu irmão Augusto Martins, no qual dei uma colaboração singela.

Foi restaurado com a mesma fachada, o mesmo traçado arquitetônico gótico. Está lindo, funcionando plenamente. Passa filmes, peças de teatro e tem outras serventias, até de manifestações culturais e políticas.

Arcoverde, onde tenho hoje também uma choupana com minha Nayla Valença, viveu igualmente essa paixão pela Sétima Arte com o Cine Rio Branco, instalado na Avenida Antônio Japiassu, no coração econômico e financeiro da cidade.

Belo e formoso, está às traças. Até as paredes estão ruindo, conforme flagrei hoje na minha corrida matinal de 8 km. Como cidadão e novo morador de Arcoverde, proponho que a sociedade desperte para um movimento que leve o prefeito Wellington Maciel (MDB) a colocar em prática um projeto que está em seu poder para a plena reedificação do cinema. O Rio Branco é um patrimônio vivo de todos, símbolo da cultura, da arte e do bom entretenimento da cidade.

História do Cinema Rio Branco: A história do Rio Branco confunde-se com a história do município e até com a do Brasil. Na época de sua inauguração, mais precisamente em 5 de maio de 1917, a cidade de Arcoverde ainda não existia. O que havia era o vilarejo de Rio Branco, pertencente ao município de Pesqueira. Além das casas dos moradores, a cidade possuía apenas dos prédios: o da estação ferroviária e a casa comercial Salve Napoleão. A loja pertencia a Valdemar Napoleão Arcoverde, um dos comerciantes mais importantes do sertão nas décadas de 20, 30. Foi dele a ideia de construir o Cine Rio Branco.

O prédio foi erguido, mas só entrou em funcionamento dois anos depois. “O Cine Rio Branco foi palco dos primeiros debates sobre a emancipação do município”.

Lula sanciona lei que permite uso de multas de trânsito para custear CNH de pessoas de baixa renda

Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei nº 15.153, que autoriza a aplicação de recursos arrecadados com multas de trânsito no custeio da habilitação de condutores de baixa renda. A norma foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União. A legislação estabelece que as receitas provenientes das […]

Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei nº 15.153, que autoriza a aplicação de recursos arrecadados com multas de trânsito no custeio da habilitação de condutores de baixa renda. A norma foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União.

A legislação estabelece que as receitas provenientes das multas podem ser utilizadas em áreas como sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização, policiamento, renovação da frota circulante, educação no trânsito e, agora, também no processo de formação e concessão de habilitação para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A medida prevê o pagamento de taxas e demais despesas relacionadas à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Segundo o autor do projeto, deputado José Guimarães (PT-CE), o alto custo para tirar a carteira de motorista é um dos fatores que limita o acesso a oportunidades de trabalho, como nas áreas de entregas e transporte de passageiros.

Além do novo destino para os recursos de multas, a lei também traz alterações nas regras para a transferência de propriedade de veículos. O contrato de compra e venda poderá ser feito por meio digital, desde que contenha assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas, conforme estabelecido pela Lei nº 14.063 e pelas normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A vistoria veicular também poderá ocorrer em formato eletrônico, seguindo critérios definidos pelos departamentos de trânsito estaduais e do Distrito Federal.

O contrato eletrônico devidamente assinado e formalizado junto ao órgão de trânsito da União terá validade em todo o território nacional e deverá ser reconhecido por todos os Detrans do país.

Meio dia, Duque fala de tudo 

O Deputado Estadual Luciano Duque (DS) voltou a ser assunto por conta da relação com a prefeita Márcia Conrado. Fui convidado a participar da entrevista concedida a Marcelo Patriota na Gazeta FM. Nela, Duque falou de tudo. Comentou a reunião de Waldemar Oliveira com Marília Arraes sobre seu nome como possível candidato a prefeito pela […]

O Deputado Estadual Luciano Duque (DS) voltou a ser assunto por conta da relação com a prefeita Márcia Conrado.

Fui convidado a participar da entrevista concedida a Marcelo Patriota na Gazeta FM. Nela, Duque falou de tudo.

Comentou a reunião de Waldemar Oliveira com Marília Arraes sobre seu nome como possível candidato a prefeito pela oposição.

Ainda as críticas à condução política de Márcia Conrado, algumas vazadas, como uma recente em rede social.

Também sobre o envio de um interlocutor da prefeita para buscar um encontro. Duque foi duro ao tratar da questão. Toda repercussão hoje, a partir de meio dia no blog.

Com bloqueio de recursos, UFPI só funcionará até setembro, afirma reitor

G1 O professor Arimateia Dantas Lopes, reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) afirmou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (7) que a instituição pode fechar as portas até o mês de setembro de 2019 caso sejam mantidos os bloqueios de recursos para a universidade. Segundo ele, o bloqueio de mais de R$ 33 milhões […]

G1

O professor Arimateia Dantas Lopes, reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) afirmou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (7) que a instituição pode fechar as portas até o mês de setembro de 2019 caso sejam mantidos os bloqueios de recursos para a universidade.

Segundo ele, o bloqueio de mais de R$ 33 milhões de reais representa quase 50% do orçamento para o período entre maio e dezembro de 2019.

A coletiva de imprensa foi realizada para confirmar o bloqueio global de 30% no orçamento de custeio anunciado pelo Ministério da Educação no dia 30 de abril.

O reitor detalhou que serão cortados R$ 1,5 milhão de programas de pesquisa, ensino e extensão; R$ 2,8 milhões que serão cortados financiam o funcionamento de três escolas vinculadas, que são os colégios técnicos de Teresina, Floriano e Bom Jesus; e R$ 28,7 milhões bloqueados do recurso de funcionamento do ensino superior.

O reitor Arimateia explicou ainda que devem ser cortados 40% dos funcionários terceirizados, o que vai impactar a área administrativa da universidade. Os setores de limpeza e segurança, segundo o reitor, funcionam atualmente no limite e por isso não deve haver cortes nessas áreas.

Pagamentos de viagens para congressos e eventos dos alunos estão suspensos. Os celulares funcionais dos gestores também não terão seus contratos renovados.