Notícias

Vereador pede desculpas por botar veneno para matar animais em fazenda de promotor

Por André Luis

Com Informações do site Repórter do Pajeú

Durante sessão realizada nesta terça-feira (29), no Plenário Manoel Pinto Torres da Câmara de Vereadores de Iguaracy, o vereador Juciano Gomes, pediu desculpas a população por ter feito armadilhas com veneno para matar animais, na Fazenda Caiçara, do promotor de Justiça Lúcio Luiz de Almeida Neto.

Ele disse que fez apenas os registros com as substâncias, mas que não chegou a colocar as iscas de fato.

Ao blog, o vereador tentou se justificar e admitiu crime ambiental com produção de armadilhas com veneno do tipo chumbinho para matar animais.

Mas tentou transferir responsabilidades. Primeiro, diz que a denúncia provada com vídeos e imagens pelo Repórter do Pajeú foi feita por “blogs politiqueiros”. Criminoso seria por pra baixo do tapete uma confissão de crime ambiental de um representante parlamentar do município em uma propriedade de um representante do MPPE. Esse fato deve ser notícia seja qual for o lado do agente público.

Depois fala que botou veneno porque os cachorros estão matando bodes, e culpa a gestão Zeinha Torres argumentando que “tem muito cachorro na rua”.

Primeiro, excesso de cães,  um problema que a gestão Zeinha tem obrigação de enfrentar, não se combate com armadilhas com veneno tipo chumbinho como fez o vereador em sua confissão de culpa. Há políticas de controle como castração e outras ações que devem ser efetivadas.

Depois, ele esqueceu que a Fazenda Caiçara é muito longe de Jabitacá. Além do que nos áudios divulgados em rede social ele diz que os animais que quer matar são de caçadores, não de rua.

Segundo o site O Repórter do Pajeú,  vídeos, fotos e áudios comprovam o envenenamento. Ele prepara a substância no petisco para dar aos animais.  “Passando para avisar que nós vamos dar uma reforçada aqui no esquema. Esses comprimidos é para teimosia”.

Ele mostra material para produção das iscas com carne, chumbinho,  um conhecido veneno e material para prepará-las.

A prática teria já alguns meses. Envenenar animais é crime e dá cadeia (artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais N° 9.605/98).

Normalmente o veneno conhecido como chumbinho é colocado em petiscos para atrair cães.

Ele alega que é pra cães de caçadores, mas qualquer animal pode comer e morrer, inclusive nativos como raposas onças  que podem viver na região,  com risco de desequilíbrio para o ecossistema.  Não está descartado o risco para pessoas.

O blog tentou ouvir o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto e ainda aguarda um posicionamento.

O Deputado Estadual Romero Albuquerque (União Brasil) buscou em ofício 046/2022 informações da Câmara de Vereadores de Iguaracy acerca do envenenamento de animais assumido pelo vereador.

A comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Iguaracy vai ouvir o Vereador que prometeu falar toda verdade na próxima sexta-feira (1º/4) em reunião na Câmara Municipal.

Outras Notícias

Itapetim: mais de 50 alunos de cursos gratuitos são certificados

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Ação Social, realizou, na manhã de ontem (06/11), a entrega de certificados de conclusão dos cursos de Informática Básica, Manutenção de Computadores e Maquiagem. Segundo Cláudia Patriota, secretária de Ação Social, os cursos foram oferecidos gratuitamente e beneficiaram mais de 50 alunos. “Quero agradecer ao prefeito Arquimedes Machado, que mesmo diante de muitas […]

itapetim

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Ação Social, realizou, na manhã de ontem (06/11), a entrega de certificados de conclusão dos cursos de Informática Básica, Manutenção de Computadores e Maquiagem.

Segundo Cláudia Patriota, secretária de Ação Social, os cursos foram oferecidos gratuitamente e beneficiaram mais de 50 alunos. “Quero agradecer ao prefeito Arquimedes Machado, que mesmo diante de muitas dificuldades não mediu esforços para oferecer vários cursos como estes durante todo o ano, qualificando nossos jovens para o mercado de trabalho”, frisou.

“Parabenizo a todos pela determinação e força de vontade. Continuem sempre buscando se qualificar. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Aqueles que possuem uma qualificação certamente saem na frente na hora de conseguir um emprego”, disse o vereador Ailson Alves.

Os cursos de Informática Básica e Manutenção de Computadores foram oferecidos pela Casa das Juventudes e ministrados pelo instrutor Jones Nunes, enquanto que o curso de maquiagem foi ofertado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e ministrado pela professora Maria da Conceição.

A solenidade de entrega de certificados aconteceu no Auditório da Prefeitura e ainda contou com a participação de secretários e coordenadores municipais.

Duas mulheres e dois novos partidos em Tabira

De olho na sucessão do Prefeito Sebastião Dias (PTB), duas mulheres tem o mês de setembro para trabalharem a criação de dois novos partidos na cidade de Tabira. Um partido para chamar de seu, este é o propósito da vice-Prefeita Genedy Brito e da empresária Lucia Simões. Genedy e Lucia estiveram na reunião de formação do […]

genedy-brito-181x250De olho na sucessão do Prefeito Sebastião Dias (PTB), duas mulheres tem o mês de setembro para trabalharem a criação de dois novos partidos na cidade de Tabira.

Um partido para chamar de seu, este é o propósito da vice-Prefeita Genedy Brito e da empresária Lucia Simões.

Genedy e Lucia estiveram na reunião de formação do novo comando do PSB em Tabira, mas não deverão ingressar na legenda do governador Paulo Câmara.

A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Magno Martins admite possibilidade de disputar cadeira ao Senado

O blogueiro Júnior Finfa conseguiu uma declaração exclusiva do jornalista Magno Martins, no Congresso Pernambucano de Municípios. Magno admitiu a possibilidade de ser candidato ao Senado em 2018. A possibilidade já ventilada nos bastidores fez o jornalista ser cumprimentado por muitos políticos em meio à sua participação no Congresso da AMUPE, quando esteve em uma […]

O blogueiro Júnior Finfa conseguiu uma declaração exclusiva do jornalista Magno Martins, no Congresso Pernambucano de Municípios. Magno admitiu a possibilidade de ser candidato ao Senado em 2018.

A possibilidade já ventilada nos bastidores fez o jornalista ser cumprimentado por muitos políticos em meio à sua participação no Congresso da AMUPE, quando esteve em uma mesa redonda sobre comunicação nos dias de hoje.

Cumprimentado por diversos prefeitos e vereadores como “Senador”, magno foi interpelado pelo blogueiro.

 “Eu sou candidato se o cenário de 2018 continuar mostrando que o povo quer uma renovação. O que é a renovação? Um indicativo de que o eleitorado nacional, e isso não se dá apenas em Pernambuco, não quer votar em político tradicional, principalmente em político envolvido na Operação lava Jato”.

Segundo Magno há um grande número de Senadores, Deputados e pré-candidatos, governadores também, envolvidos na Operação Lava Jato.”O povo está dando sinal que vai reprovar esta gente, e eu não vejo em Pernambuco no cenário hoje com nome natural ao Senado”.

Magno afirmou que acredita existir uma brecha, um vácuo que abre essa possibilidade. “Se houver esta possibilidade eu saio candidato. Agora não com candidato tradicionais na chapa de governador. Eu sou um candidato ao Senado alternativo, para buscar o voto de opinião”, concluiu. Você pode ver declaração na NJTV, a tv do blog.

TCE aprova auditoria nos transportes da Prefeitura de Araripina

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas julgou por unanimidade, em sessão realizada na quinta-feira (28), o objeto de duas Auditorias Especiais do ano de 2020, que aconteceram sob a relatoria do conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior. Os processos são relativos à prefeitura de Araripina, julgado regular com ressalvas, e à Autarquia de Trânsito e […]

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas julgou por unanimidade, em sessão realizada na quinta-feira (28), o objeto de duas Auditorias Especiais do ano de 2020, que aconteceram sob a relatoria do conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior.

Os processos são relativos à prefeitura de Araripina, julgado regular com ressalvas, e à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), com decisão pela regularidade, por parte do colegiado.

No caso de Araripina (processo nº 21100642-7), após denúncia feita ao TCE pela empresa Prime Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda., foi instaurada uma auditoria para analisar o Pregão Eletrônico nº 02/2020 relativo à implantação e operação de um sistema informatizado e integrado de gestão de frota de veículos. O sistema serviria para fornecimento contínuo e ininterrupto de combustíveis, mediante tecnologia de cartão, para os veículos da prefeitura, com rede de estabelecimentos credenciados.

Na ocasião, a equipe da Gerência de Auditoria de Procedimentos Licitatórios do TCE encontrou possíveis desconformidades no certame, a exemplo da condução do procedimento licitatório com critério de julgamento diferente do previsto no edital, e do prazo concedido para manifestação de recurso inferior ao estabelecido pelas normas vigentes.

Em defesa, o presidente da Comissão Permanente de Licitação da cidade, Francisco Emanoel do Vale, alegou ter sido induzido ao erro pela empresa Prime Ltda., que sugeriu a alteração do critério de julgamento e depois efetuou a denúncia. Ele também informou que o erro em relação ao prazo recursal havia sido corrigido.

Diante dos fatos, o relator votou pela regularidade, com ressalvas, do processo, uma vez que não foi identificado sobrepreço na licitação. Entretanto, imputou ao interessado uma multa no valor mínimo previsto pela Lei Orgânica do TCE, que é de R$ 4.591,50. O presidente da CPL poderá ainda recorrer da decisão.

Iguaracy: Zeinha Torres celebra o sucesso da 110ª Festa de Janeiro

No último sábado, 20 de janeiro, o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, participou, ao lado do Padre Antônio Rogério Veríssimo Duarte e da comissão da 110ª Festa de São Sebastião, do encerramento das festividades com uma Celebração Eucarística, presidida por Dom Limacêdo, Bispo Diocesano. Todo o evento foi transmitido pelo YouTube. Após a Procissão e […]

No último sábado, 20 de janeiro, o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, participou, ao lado do Padre Antônio Rogério Veríssimo Duarte e da comissão da 110ª Festa de São Sebastião, do encerramento das festividades com uma Celebração Eucarística, presidida por Dom Limacêdo, Bispo Diocesano. Todo o evento foi transmitido pelo YouTube.

Após a Procissão e a Missa de encerramento da Festa de São Sebastião, o prefeito Zeinha Torres, acompanhado da primeira dama, Mary Delanea, do vice-prefeito, Dr. Pedro Alves, e de sua esposa, Dra. Graça Valadares, teve a honra de compartilhar um jantar com o Bispo Dom Limacêdo e o Padre Rogério Veríssimo, pároco do município.

Durante os oito anos de gestão do prefeito Zeinha Torres, foram quebrados recordes de público, e este ano não foi exceção. Iguaracy mais uma vez se viu pequena para acomodar o número de fãs do cantor Mano Walter, responsável por encerrar a Festa de Janeiro de 2024. Após a parte religiosa do evento, os shows tomaram conta do palco, com a apresentação também dos artistas iguaracienses Paulo Bom de Farra e Galego Stylizado.

A revitalização das festividades tradicionais do município, promovida pelo Governo Municipal de Iguaracy sob a gestão do prefeito Zeinha Torres, é notável mesmo em tempos atípicos, nos quais muitas prefeituras enfrentam crises financeiras. A administração municipal conseguiu manter as dez noites de festa, proporcionando uma programação diversificada que prestigiou tanto os moradores locais quanto os turistas e filhos da terra que visitaram a cidade.

“Iguaracy tem a tradição de realizar algumas das melhores festas de rua da região, como a Festa de Janeiro e a Festa de Agosto de Jabitacá. Desde que assumimos a Prefeitura, buscamos revitalizar todas as festas tradicionais do município, e nossa gestão é reconhecida como a única a garantir, ano após ano, as dez noites de festas com shows em praça pública”, afirmou Zeinha Torres, celebrando o êxito da Festa de Janeiro deste ano.

O evento não apenas proporcionou entretenimento, mas também impulsionou a economia local, atraiu visitantes e fortaleceu os laços comunitários. Além disso, a Festa de Janeiro proporcionou uma oportunidade valiosa para artistas locais e regionais mostrarem seu talento.

No que diz respeito à segurança, tudo foi organizado de forma exemplar. A presença da Polícia Militar e da equipe de segurança da Rovig Serviços garantiu a ordem e a paz dos espectadores, contribuindo para o sucesso do evento. As informações e as fotos são do Blog TV Web Sertão.