Notícias

Vai ter cantoria no céu!

Por Nill Júnior

Fui revisitar alguns encontros com Sebastião Dias, seja com o poeta, ou mesmo por sua atuação política.

Sempre me emocionava e me encantava com o poeta cantador, o genial improvisador, com sua voz melodiosa e canções que só poderiam ser escritas por uma alma como aquela.

Quem convive comigo deve ter ouvido mais de uma vez minha definição para o seu ingresso na vida pública. Eu dizia sempre: “Sebastião Dias é um ser tão bom, de alma tão pura, que não presta pra política”. A política como vemos hoje não o merecia.

Mesmo assim, o povo ainda lhe fez vereador e o primeiro prefeito reeleito da história de Tabira.

Com João Paraibano, em um tempo que ainda alcancei muito novo, fez a maior dupla de cantadores que minha geração pôde acompanhar, fazendo o Encontro com a Poesia, na Rádio Pajeú . O disco “Prelúdios Nordestinos” é para muitos, a maior produção do gênero na história.

Comigo, sempre foi muito generoso, afável, certamente porque foi um dos que acompanhou e torceu por minha trajetória.

Tiro dele também o exemplo de pai, filho, marido incondicionalmente apaixonado pela bela família que construiu.

Tanto que seu principal hino, “Conselho ao Filho Adulto”, emociona gerações até hoje. Não é só uma declaração de amor ao filho, mas sim à toda sua família. A Iêda, Allan, Zé Ivan, Ana Jacy, Zeza e Joyce, meus sentimentos.

Vai ter cantoria no céu! Obrigado Sebastião!!

Outras Notícias

Bolsonaro participa de motociata e Marcha para Jesus no Recife neste sábado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem ao Recife neste sábado (6), onde participará de uma motociata pelas ruas da capital e da Marcha para Jesus, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Bolsonaro deve chegar ao Estado no final da manhã, desembarcando com sua comitiva na Base Aérea do Recife, no Jordão, também na […]

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem ao Recife neste sábado (6), onde participará de uma motociata pelas ruas da capital e da Marcha para Jesus, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.

Bolsonaro deve chegar ao Estado no final da manhã, desembarcando com sua comitiva na Base Aérea do Recife, no Jordão, também na Zona Sul, local de onde partirá a motociata.

A concentração do passeio de moto está marcada para 11h. 

Após a motociata, Bolsonaro almoça com pastores. Em seguida, o chefe do Planalto vai para a Marcha para Jesus.

O evento religioso terá início às 14h, na Avenida Boa Viagem, também na capital. A concentração será em frente à Padaria Boa Viagem, na beira-mar.

Em publicação feita nas redes sociais, ontem, o candidato do Partido Liberal (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, convocou a população de todo o estado para participar da motociata ao lado de Bolsonaro. 

Esse é o primeiro evento público do presidente e candidato a reeleição desde a convenção do PL em Pernambuco que oficializou, no último domingo (31), as candidaturas de Anderson Ferreira ao Governo do Estado; de Izabel Urquiza (PL) ao cargo de vice-governadora; e de Gilson Machado Neto (PL), ex-ministro do Turismo, ao Senado Federal. Com informações do blog de Jamildo.

Álvaro Porto criticou Raquel antes de polêmica

Em entrevista ao 232 Pod, pouco antes da polêmica fala vazada na ALEPE, Álvaro Porto já havia descascado a gestão Raquel Lyra. “O que ela vem falando que pegou uma gestão do PSB de 16 anos, mas essa época já passou. Tá na hora de parar de olhar pelo retrovisor. Ela tem que entregar as […]

Em entrevista ao 232 Pod, pouco antes da polêmica fala vazada na ALEPE, Álvaro Porto já havia descascado a gestão Raquel Lyra.

“O que ela vem falando que pegou uma gestão do PSB de 16 anos, mas essa época já passou. Tá na hora de parar de olhar pelo retrovisor. Ela tem que entregar as coisas, não é só tá botando a culpa nos outros”, disse.

E seguiu: “Pernambuco tem que ter seguraça, tem quer ter saúde, tá na hora de parar de falar no governo passado e começar a gente ver a marca de governo dela. Levantei a bandeira dela, arrisquei meu mandato, fui único deputado que trabalhou por ela, sou do partido dela, mas a gente precisa mostrar as coisas que está precisando em Pernambuco”.

Eleições de 2024: abertura do código-fonte da urna eletrônica será na quarta-feira

Presidente do TSE abre o evento, às 10h, na sede da Corte. Imprensa pode acompanhar a cerimônia, sem a necessidade de credenciamento prévio O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, comanda na próxima quarta-feira (4), às 10h, a abertura do código-fonte da urna eletrônica para inspeção pelas entidades fiscalizadoras. A solenidade […]

Presidente do TSE abre o evento, às 10h, na sede da Corte. Imprensa pode acompanhar a cerimônia, sem a necessidade de credenciamento prévio

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, comanda na próxima quarta-feira (4), às 10h, a abertura do código-fonte da urna eletrônica para inspeção pelas entidades fiscalizadoras. A solenidade deflagra o Ciclo de Transparência – Eleições 2024.

A abertura do código-fonte da urna reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação, bem como com o fortalecimento da democracia. O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Julio Valente, também participará do evento, que ocorrerá no Auditório I na sede do TSE, em Brasília.

A cerimônia é aberta à imprensa, sem a necessidade de credenciamento prévio. O evento será transmitido pelo canal do TSE no YouTube. Após a solenidade, o presidente do TSE e o secretário de Tecnologia responderão a eventuais dúvidas dos representantes das entidades fiscalizadoras e dos profissionais de imprensa que estiverem fazendo a cobertura.

A abertura do código-fonte da urna eletrônica é um procedimento realizado pela Justiça Eleitoral que acontece regularmente, pelo menos um ano antes de cada eleição. A dinâmica inicia a primeira fase do Ciclo de Transparência previsto na Resolução TSE nº 23.673/2021, que trata das ações de fiscalização do sistema eletrônico de votação.

Divulgação do código-fonte

O código-fonte será aberto faltando um ano e dois dias para as Eleições Municipais de 2024 e ficará disponível, em tempo integral, numa sala de vidro no subsolo do TSE até a fase de lacração dos sistemas, nas vésperas do pleito. Ao longo desse período, instituições públicas, órgãos federais, partidos políticos, universidades e a sociedade civil poderão acompanhar e analisar o código, mediante agendamento prévio, inclusive com acesso a todo o conjunto de softwares da urna eletrônica.

A Justiça Eleitoral prepara um ambiente seguro para deixar os sistemas a serem utilizados na eleição à disposição das entidades fiscalizadoras interessadas, que podem utilizar ferramentas automatizadas e solicitar os esclarecimentos que julgarem necessários. Eventuais inconformidades devem ser apresentadas ao TSE, que deverá corrigi-las e demonstrar os ajustes realizados. É importante destacar que todas as alterações realizadas nos sistemas são rastreáveis e ficam disponíveis para verificação das entidades fiscalizadoras.

“Tudo em uma sala clara, iluminada e pública”, afirma o presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, ao ressaltar que nunca houve sala secreta para exame dos sistemas eleitorais desenvolvidos pelo TSE.

Tanto é que, além da disponibilização do código-fonte no ambiente do TSE a todas as entidades fiscalizadoras, três das mais respeitadas universidades brasileiras – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – também inspecionaram o código-fonte das urnas eletrônicas em suas dependências sem a necessidade de deslocamento ao prédio da Corte Eleitoral.

Reforçando os níveis de transparência e confiabilidade da população em geral nos sistemas eleitorais, essas universidades possuem o código-fonte em seus laboratórios para avaliação a qualquer tempo e por cientistas da computação, matemáticos, analistas de sistemas e acadêmicos das áreas de tecnologia. As três instituições não identificaram nenhuma vulnerabilidade ou risco relevante nos sistemas, confirmando a segurança e a integridade do código-fonte.

Sistemas e combate à fraude

Ao todo, 14 classes de entidades legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral poderão comparecer para analisar o conjunto de comandos existentes nas urnas eletrônicas e nos sistemas eleitorais. Durante os próximos 12 meses, todos os sistemas da urna eletrônica ficarão disponíveis para avaliação da sociedade, incluindo: sistema operacional; bibliotecas; programas de criptografia e respectivos compiladores; sistemas utilizados na geração de mídias; sistemas usados na transmissão, no recebimento e no gerenciamento dos arquivos de totalização.

O uso dessas tecnologias nos sistemas eleitorais foi uma resposta efetiva às fraudes que historicamente ocorriam, frequentemente, em diversas etapas do processo eleitoral. As fraudes foram eliminadas com a implantação do processo eletrônico, que trouxe segurança e confiança às eleições no Brasil.

No último Ciclo de Transparência, realizado antes das Eleições 2022, nove entidades estiveram no TSE para examinar a programação desenvolvida pela equipe de Tecnologia de Informação do Tribunal. As visitas ocorreram entre novembro de 2021 e agosto de 2022.

Pernambuco totaliza 166.540 casos positivos de Covid-19

Com mais oito, total de mortes pela doença no estado chega a 8.740. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (09), 207 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 12 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 195 são leves.  Agora, Pernambuco totaliza 166.540 casos confirmados da doença, sendo 27.359 […]

Com mais oito, total de mortes pela doença no estado chega a 8.740.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (09), 207 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 12 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 195 são leves. 

Agora, Pernambuco totaliza 166.540 casos confirmados da doença, sendo 27.359 graves e 139.181 leves.

Também foram confirmados oito novos óbitos, registrados entre os dias 28/04 e 08/11. Com isso, o Estado totaliza 8.740 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Sertânia: Secretária diz que encontrou a Saúde em situação precária

Durante entrevista à Rádio Sertânia FM, n a nova secretária de Saúde do município, Mariana Araújo, relatou a precariedade do serviço que vinha sendo prestado no segmento à população. “Recebemos as Unidades Básicas de Saúde da Família fechadas, sem funcionamento. O Hospital Maria Alice Gomes Lafayette, de uma forma geral, também em mau funcionamento. A […]

thumbnail_mariana-araujoDurante entrevista à Rádio Sertânia FM, n a nova secretária de Saúde do município, Mariana Araújo, relatou a precariedade do serviço que vinha sendo prestado no segmento à população.

“Recebemos as Unidades Básicas de Saúde da Família fechadas, sem funcionamento. O Hospital Maria Alice Gomes Lafayette, de uma forma geral, também em mau funcionamento. A cisterna de lá estava simplesmente aberta, quebrada, com a água para ser utilizada completamente exposta. Uma boa parte dos equipamentos de lá e dos postos de saúde está sucateada”, comentou.

No prédio administrativo da secretaria, a nova gestora da área também encontrou dificuldades. Lá, ela contou com a falta de formulários impressos. O local onde se guarda as vacinas estava com o ar-condicionado quebrado e as medicações encontravam-se em outra cidade, em Arcoverde. A Farmácia Básica é outro retrato do descaso da antiga gestão. Segundo a responsável pela Secretaria, não tem nenhum remédio, contrariando o que era divulgado. “Já estamos vendo a compra de medicação, de imediato, para ver como podemos resolver esse impasse”, alertou.

Algumas medidas na infraestrutura do Hospital precisam ser tomadas, segundo a secretária, mesmo com a reforma anunciada pela gestão anterior, como o Bloco Cirúrgico, que não funciona e a caixa d’água que será suspensa pela equipe de Engenharia. Na Fisioterapia, a piscina, que foi construída e não-finalizada, não poderá ser utilizada do jeito que está. A sala de Raio X não foi revestida com chumbo para evitar a radiação, por isso, ainda não pode ser feito esse tipo de exame.

“Vamos correr com essas providências”, garantiu. Mariana comentou ainda sobre a coleta de materiais perfurocortantes ou mesmo infectados. “O lixo hospitalar não era recolhido pela empresa responsável há cerca de um ano e três meses e ficou tudo dentro de uma sala”, denunciou ainda a secretária.

Sobre as UBSFs, a secretária afirmou que voltaram a funcionar na última segunda-feira (09), pois a organização dessas unidades e suas agendas demandaram a primeira semana de trabalho inteira. “A nova médica cubana do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, já está sendo treinada para atender nos postos de saúde”, finalizou.