Notícias

Tuparetama: Iniciadas as aulas práticas do programa Pernambuco no Batente

Por Nill Júnior

06

Tiveram início na última semana de julho as aulas práticas do Módulo de Qualificação Profissional do Centro de Inclusão Produtiva, do Programa Pernambuco no Batente, parceria da Prefeitura de Tuparetama com o Governo do Estado. Nas aulas práticas os alunos do Programa deram início as atividades de processamento primário de frutas, com a fabricação de polpas frutas, doces, compotas etc. monitorados pelo técnico agroindustrial Paulo Sérgio, contratado do programa.

As aulas estão acontecendo da segunda à quinta-feira na sede do Centro de Inclusão Produtiva em Tuparetama. O espaço conta com toda infraestrutura montada pela Prefeitura para atender às exigências do projeto, como tanque de lavagem de frutas com capacidade para 1500 litros, triturador, despolpadeira, balança, dosador, tanque de inox, seladora e câmara de congelamento. Há também um laboratório com todo instrumental necessário.

37

As aulas práticas são ministradas para as turmas dos quatro pólos atendidos pelo programa desde seu início, em janeiro deste ano. Os pólos são Sede (cidade), Bairro Bom Jesus, Logradouro e Distrito Santa Rita. A prefeitura e o programa disponibilizam transporte para os alunos dos pólos da zona rural.

A produção inicial do Centro de Inclusão Produtiva é de polpa de fruta e doce cremoso, com uma média de 300 quilos semanais. O Coordenador do programa, engenheiro Gilmar Aguiar informa que toda produção é distribuída gratuitamente a instituições sociais (Lar do Idoso, Casa da Juventude, Hospital) e secretarias municipais como Saúde, Assistência Social, Educação entre outros.

04

Gilmar também falou sobre as atividades planejadas para os próximos meses, dentro do programa: “No decorrer do projeto outras ações comunitárias serão desenvolvidas pela coordenação e alunos, com apoio da administração municipal. Dentre as ações previstas estão a visita e distribuição de produtos a famílias de baixa renda da cidade e zona rural, e a realização de uma feira com exposição dos produtos e resultados alcançados”.

Outras Notícias

Força do Sertão: Salgueiro arranca empate com Sport

Superesportes A definição do campeão pernambucano de 2017 ficou em aberto. Na primeira de duas finais do Sport contra o Salgueiro, empate em 1 a 1. Diante de um aplicado Carcará, na Ilha do Retiro, o Leão manteve a vitória pelo placar mínimo até o último lance, quando Jean Carlos converteu um pênalti marcado com […]

Superesportes

A definição do campeão pernambucano de 2017 ficou em aberto. Na primeira de duas finais do Sport contra o Salgueiro, empate em 1 a 1. Diante de um aplicado Carcará, na Ilha do Retiro, o Leão manteve a vitória pelo placar mínimo até o último lance, quando Jean Carlos converteu um pênalti marcado com ajuda da arbitragem de vídeo – tecnologia que estreou no Brasil na partida deste domingo.

Mesmo empurrado por uma torcida que encheu a Ilha em atmosfera de decisão, o Sport começou o jogo bem frio. Desfalcado do machucado Diego Souza, errou muitos passes. Ainda que não se expusesse tanto e, por vezes, apelasse para a “cera”, o Carcará não abdicava de atacar. A medida que o tempo ia passando, no entanto, o Leão foi ganhando o campo de Salgueiro como num jogo de xadrez.

Com um meio-campo sem tanta volúpia, o time do técnico Ney Franco começou a apelar às jogadas pelas laterais. E uma delas logo deu certo. Depois de cruzamento, Rithely cabeceou, Mondragon defendeu e André aproveitou o rebote para fazer 1 a 0, aos 27 minutos do primeiro tempo. Herói na classificação à final da Copa do Nordeste, diante do Santa Cruz o atacante teve uma atuação regular, mas deixou mesmo para trás o jejum de 11 jogos sem marcar que o incomodava.

Aberto o placar na Ilha, o Rubro-negro intensificou as suas idas ao ataque. Sem sucesso. A partir de então, o panorama do duelo se transformou. A equipe da casa conseguiu acuar os sertanejos praticamente até o fim da etapa inicial. O Salgueiro tinha dificuldade até mesmo para deixar o campo defensivo.

Segundo tempo

No começo do segundo tempo, o Sport não teve a mesma desenvoltura do fim do primeiro. Mondragon até salvou uma cabeçada de Durval logo aos seis minutos, porém o Carcará melhorou consideravelmente. Apesar de ainda cauteloso para defender, avançou as linhas na hora e importunou Magrão algumas vezes. Aos 19, por exemplo, William Lira acertou o travessão após uma boa jogada individual tramada por Valdeir.

O alerta do Leão estava ligado. A torcida ficou apreensiva. Um ou outro torcedor já começava a criticar o desempenho do time rubro-negro. O Sport só foi importunar mesmo o Salgueiro só no fim do duelo. Matheus Ferraz chegou a fazer um gol irregular. Rogério também teve a chance de ampliar. Esbarrou em Mondragon.

Pênalti e árbitro de vídeo
A final deste domingo foi marcada pela presença inédita de um árbitro de vídeo. Parecia que a inovação não teria serventia em nenhum lance capital da partida. Até os 48 do segundo tempo, porém, quando árbitro José Woshington marcou pênalti para o Salgueiro, em cima de Toty. Depois de marcar a infração, a imagem foi revista por cerca de seis minutos e a penalidade foi confirmada. Jean Carlos converteu.

Márcia aproveita evento dos 174 anos de Serra para rebater críticos. “Profetas do apocalipse”

A prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  do PT, aproveitou a celebração dos 174 anos de Serra Talhada para rebater críticos de sua gestão. A prefeita tem sido alvo principalmente do ex-prefeito,  Deputado e ex-aliado Luciano Duque,  do Solidariedade,  que tem atacado a gestão. Márcia também foi questionada em editoriais de alguns veículos de imprensa. […]

A prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  do PT, aproveitou a celebração dos 174 anos de Serra Talhada para rebater críticos de sua gestão.

A prefeita tem sido alvo principalmente do ex-prefeito,  Deputado e ex-aliado Luciano Duque,  do Solidariedade,  que tem atacado a gestão. Márcia também foi questionada em editoriais de alguns veículos de imprensa.

No desfile tradicional pelos 174 anos da Capital do Xaxado,  Conrado chamou os críticos de “profetas do apocalipse”.

“Não se deixem pautar por qualquer previsão negativa. Não se deixem levar por alguns profetas do apocalipse. Os mesmos que diziam que Serra Talhada nunca iria resolver os problemas. São os mesmos que se calam quando resolvemos”, disse, sem dizer a quem estava endereçada a crítica.

Márcia elencou ações e projetos de seu governo, afirmando que a duplicação da BR 232 até Serra Talhada vai sair do papel. “Nós temos mais planos para Serra Talhada. Estamos numa cidade que não para de crescer”, concluiu.

O Deputado Estadual Sebastião Oliveira não esteve presente.  Márcia esteve ao lado do marido, Breno Araújo,  do Deputado Federal Fernando Monteiro,  de vereadores e outras autoridades.  No discurso,  ela fez referência ao vice-prefeito Faeca Melo.

Mais um homicídio é registrado no Alto Pajeú

O décimo homicídio do ano na área do 23º BPM foi registrado, mais um no Alto Pajeú. Em Tuparetama, o crime aconteceu na Rua Pedro Souto, nº 42. Foi um crime passional. Segundo a PM, EML, 34 anos, separado, efetuou dois disparos de arma de fogo contra JSS, 59 anos, que vivia com sua ex-esposa, […]

destaque-351077-homicidioO décimo homicídio do ano na área do 23º BPM foi registrado, mais um no Alto Pajeú. Em Tuparetama, o crime aconteceu na Rua Pedro Souto, nº 42.

Foi um crime passional. Segundo a PM, EML, 34 anos, separado, efetuou dois disparos de arma de fogo contra JSS, 59 anos, que vivia com sua ex-esposa, identificada como Adicleide Godê Ramos. Socorrido ao hospital local, ele não resistiu. A PM não informa em nota nomes e sobrenomes de vítimas e acusados, apenas iniciais.

O acusado não foi localizado. Até agora, dos dez registrados na área do 23º BPM, com 11 cidades, oito aconteceram no Alto Pajeú: cinco aconteceram em São José do Egito, dois em Itapetim, um em Tuparetama, outros dois em Quixaba e Tabira.

Real Time Big Data Senado em PE: Humberto Costa tem 22%; Costa Filho, 17%

O senador Humberto Costa (PT) lidera a disputa pela reeleição no Senado em Pernambuco, com 22% das intenções de voto, segundo levantamento do instituto Real Time Big Data. Ele é seguido pelo atual ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), que aparece com 17%. O ex-deputado federal, Anderson Ferreira (PL), surge na terceira […]

O senador Humberto Costa (PT) lidera a disputa pela reeleição no Senado em Pernambuco, com 22% das intenções de voto, segundo levantamento do instituto Real Time Big Data.

Ele é seguido pelo atual ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), que aparece com 17%.

O ex-deputado federal, Anderson Ferreira (PL), surge na terceira posição, com 15%. Logo após, está o senador Fernando Dueire (MDB), com 9%. A deputada Jô Cavalcanti (PSOL) registra 4% das intenções de voto.

Votos nulo e em branco somam 17%, enquanto os que não souberam ou não responderam representam 16%.

Foram entrevistadas 1.200 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Cenário 1

Humberto Costa (PT): 22%

Silvio Costa Filho (Republicanos): 17%

Anderson Ferreira (PL): 15%

Fernando Dueire (MDB): 9%

Jô Cavalcanti (PSOL): 4%

Nulo/branco: 17%

Não sabe/não respondeu: 16%

Cenário 2

Humberto Costa (PT): 21%

Silvio Costa Filho (Republicanos): 15%

Eduardo da Fonte (PP): 15%

Anderson Ferreira (PL): 14%

Jô Cavalcanti (PSOL): 5%

Nulo/branco: 16%

Não sabe/não respondeu: 14%

Cenário 3

Humberto Costa (PT): 19%

Miguel Coelho (União): 18%

Anderson Ferreira (PL): 14%

Silvio Costa Filho (Republicanos): 14%

Jô Cavalcanti (PSOL): 5%

Nulo/branco: 16%

Não sabe/não respondeu: 14%

PSD lança Gustavo Novaes em Floresta 

Na noite do último sábado, 12 de setembro, foi realizada a convenção do PSD em Floresta, no sertão do Estado. O evento contou com a presença do pré-candidato a prefeito Gustavo Novaes, apoiado pelo deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes. Durante toda a convenção, foram respeitadas as normas […]

Na noite do último sábado, 12 de setembro, foi realizada a convenção do PSD em Floresta, no sertão do Estado. O evento contou com a presença do pré-candidato a prefeito Gustavo Novaes, apoiado pelo deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Durante toda a convenção, foram respeitadas as normas de segurança sanitária de prevenção à Covid-19. O encontro contou com a presença apenas dos candidatos e da equipe técnica responsável pela realização do evento.

“Todos os eventos partidários em que atuo e apoio tem respeitado as medidas recomendadas de prevenção ao vírus. Além disso, é importante reiterar que minha participação tem ocorrido sempre fora do horário do expediente na secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. Lançamos Gustavo em Flotesta, um nome novo, com passado limpo e muita disposição para trabalhar e tirar nossa cidade do atraso”, afirmou o secretário Rodrigo Novaes.