Notícias

TSE cassa mandatos de prefeito e vice de Água Preta

Por André Luis

Por unanimidade de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos de Noelino Magalhães de Oliveira Lyra e Teodorino Alves Cavalcanti Neto, eleitos prefeito e vice-prefeito em Água Preta (PE). Eles foram afastados devido a práticas de abuso de poder econômico e compra de votos nas Eleições 2020.

A Corte declarou ambos inelegíveis por oito anos e determinou a imediata comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para a adoção das providências cabíveis para uma nova eleição para os cargos.

O Plenário tomou a decisão nesta quinta-feira (23) ao acolher recurso apresentado por Antônio Marcos de Melo Fragoso Lima, então candidato a prefeito da localidade. O TRE de Pernambuco havia rejeitado o pedido de cassação por entender que não foram apresentadas provas robustas sobre os delitos eleitorais apontados.

Condutas irregulares

No entanto, para o relator do caso no TSE, ministro Raul Araújo, provas documentais e testemunhais atestam diversas práticas irregulares cometidas pela chapa, tais como conexões com grupo empresarial, distribuição gratuita de atendimento médico à população com finalidade eleitoral e uso excessivo de recursos financeiros, entre outras.

“Verificou-se uma conexão indissociável entre o candidato que encabeçou a chapa majoritária e o grupo empresarial que carrega seu nome de urna, objetivando utilizar uma série de ações benéficas para a população local como meio de obter vantagem eleitoral”, concluiu o ministro Raul Araújo.

Outras Notícias

Câmara de Vereadores retoma trabalhos nesta segunda em Serra Talhada

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada retoma os trabalhos legislativos na noite desta segunda-feira (07), no plenário Manoel Andrelino Nogueira, a partir das 20h. Na pauta serão votadas três moções e 4 indicações dos vereadores, além do requerimento 031/2017, de autoria do vereador Antônio de Antenor, que solicita do secretário de Planejamento e Gestão […]

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada retoma os trabalhos legislativos na noite desta segunda-feira (07), no plenário Manoel Andrelino Nogueira, a partir das 20h.

Na pauta serão votadas três moções e 4 indicações dos vereadores, além do requerimento 031/2017, de autoria do vereador Antônio de Antenor, que solicita do secretário de Planejamento e Gestão do município, Josembergues Melo, esclarecimentos sobre a Taxa de Coleta de Resíduos – TCR,  na sessão ordinária do dia 14 de agosto de 2017.

Também serão colocados em primeira votação os Projetos de Lei 038/2017, 039/2017, 040/2017 e 041/2017 do Poder Executivo; os projetos 025/2017, 028/2017,  029/2017,  030/2017,, 031/2017, 032/2017, 033/2017 do Poder Legislativo.

Na oportunidade, a secretária executiva da Mulher de Serra Talhada, Mônica Cabral, fará uso da tribuna para apresentação da nova campanha de enfrentamento à violência contra a mulher no município intitulada “Juntas Pelo Respeito”, além de destacar os 11 anos da Lei Maria da Penha.

Confira a pauta completa:

http://serratalhada.pe.leg.br/institucional/noticias/confira-a-pauta-8

Oposição usa o rádio para questionar gestão Evandro

O grupo de oposição ligado ao empresário e pré-candidato Fredson Brito ligou o que se pode chamar de modo ataque e usou para isso a força do rádio. O bloco esteve na Gazeta FM, em programa apresentado pelo radialista Fabrício Ferreira. no primeiro programa, além de Fredson, os vereadores Maurício do São João, Vicente de […]

O grupo de oposição ligado ao empresário e pré-candidato Fredson Brito ligou o que se pode chamar de modo ataque e usou para isso a força do rádio.

O bloco esteve na Gazeta FM, em programa apresentado pelo radialista Fabrício Ferreira. no primeiro programa, além de Fredson, os vereadores Maurício do São João, Vicente de Vevéi, Albérico Thiago,  Damião de Carminha e Aldo da Clipsi, o advogado Gilberto Costa e o psicólogo Pedro Aragão.

No programa, críticas à gestão Evandro Valadares. Dentre elas, a de haveria pouca efetividade na área da saúde, com uso inadequado de investimentos, uso de transporte escolar para TFD, mais queixas de não valorização de professores e profissionais da educação.

Em boa parte do tempo, Fredson se colocou como uma opção para resolver esses problemas.

Modo ataque também na Câmara: na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São José do Egito realizada nesta sexta (23) a discussão do Requerimento n° 004/2024, de autoria do parlamentar Maurício do São João, impactou os trabalhos legislativos e tornou os debates acalorados.

A matéria propunha a criação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar um post do jornalista Cláudio Soares. Ele acusou o grupo do prefeito Evandro Valadares de condicionar a candidatura de Augusto Valadares sobre espaços políticos em pastas do governo e até uma mesada. No texto do requerimento o vereador ainda pedia o afastamento do gestor até a conclusão dos trabalhos da comissão.

Após ampla discussão entre vereadores de oposição e situação, a matéria foi à votação sendo, consequentemente, rejeitada. O placar foi de seis votos contrários e cinco favoráveis.

Na sessão, o líder do governo Alberto de Zé Loló e o vereador Beto de Marreco informaram que o gestor ingressou na Justiça com uma queixa-crime contra o autor das denúncias.

Na votação foram favoráveis à criação da Comissão Especial de Inquérito os vereadores Albérico Tiago, Aldo da Clipsi, Damião Gomes, Maurício do São João e Vicente de Vevéi. Os contrários foram Alberto de Zé Loló, Beto de Marreco, David Teixeira, Doido de Zé Vicente, Prato de Papa e Tadeu do Hospital. O presidente João de Maria se absteve e o parlamentar Jota Ferreira estava ausente.

Para a próxima reunião Maurício Mendes está requerendo que o jornalista seja convidado para prestar esclarecimentos na tribuna e responder questionamentos dos parlamentares.

Afogados tem empate heróico com Retrô

  Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por Nill Júnior (@nill_jr)   O Afogados Futebol Clube conquistou um bom empate com o Retrô fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série D. O jogo aconteceu na Arena de Pernambuco. O volante Paulista,artilheiro da Coruja com três gols, abriu o placar e Franklin […]

 

O Afogados Futebol Clube conquistou um bom empate com o Retrô fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série D. O jogo aconteceu na Arena de Pernambuco. O volante Paulista,artilheiro da Coruja com três gols, abriu o placar e Franklin Mascote, artilheiro da Fênix e da Série D com quatro gols  deixou tudo igual no primeiro duelo entre pernambucanos na quarta divisão 2022.

Mesmo fora de casa, o Afogados começou o duelo partindo pra cima do Retrô. Após insistir muito, conseguiu marcar aos 13 minutos. Rogerinho roubou bola na direita, tocou para Paulista, que ajeitou e bateu forte de perna esquerda para abrir o placar.

Depois do gol, o Retrô partiu pra cima e dominou as ações ofensivas. Aos 43, Ermel recebeu de Mayk, cruzou rasteiro e Franklin Mascote tocou de primeira para empatar.

Com os resultados da quinta rodada, o Retrô segue na liderança isolada do Grupo 3 com 11 pontos conquistados. Já o Afogados caiu para quinta, com oito pontos ganhos até aqui. Confira a tabela da Série D do Brasileiro. Na sexta rodada, o Retrô encara o Icasa-CE, na Arena de Pernambuco, enquanto o Afogados vai visitar o Sousa-PB, no Marizão. Ambas as partidas serão no próximo sábado, às 16h.

Viva o rádio! Sem estabilidade nas transmissões via net, o bom e velho rádio voltou a salvar o torcedor, com a transmissão da Seleção do Povo, da Rádio Pajeú. A narração foi de Aldo Vidal, com comentários de Augusto Martins, plantão de Júnior Cavalcanti reportagens de Marcony Pereira e suporte técnico de Tito Barbosa. A equipe ainda  acompanhou Náutico 0x1 Cruzeiro pela Série B com Júnior Cavalcanti e Nill Júnior e Jacuipense 2×0 Santa Cruz com o Escrete de Ouro da Rádio Jornal.

Ponto a Ponto discute o mercado econômico para os próximos meses

Muito está se falando sobre como será a economia do Brasil para os próximos meses. E o que se sabe, é que isso será uma consequência direta das possíveis medidas econômicas a serem tomadas no início de 2019. Para discutir sobre “A Aposta do Mercado”, o analista de investimento da Corretora Rico, Roberto Indech, será […]

Muito está se falando sobre como será a economia do Brasil para os próximos meses. E o que se sabe, é que isso será uma consequência direta das possíveis medidas econômicas a serem tomadas no início de 2019.

Para discutir sobre “A Aposta do Mercado”, o analista de investimento da Corretora Rico, Roberto Indech, será o convidado da jornalista Mônica Bergamo e do sociólogo Antonio Lavareda para o Ponto a Ponto deste sábado (8), que vai ao ar à meia noite (Horário de Brasília), na BandNewsTV.

Segundo mostrou a pesquisa XP-Ipespe realizada em novembro deste ano, 60% dos entrevistados acham ruim ou muito ruim a atual situação econômica do país. Já olhando para um cenário daqui a seis meses, 51% responderam que a situação estará muito melhor ou um pouco melhor.

No que diz respeito percepção da chance da perda do emprego nos próximos seis meses, a pesquisa apontou que 58% das pessoas acreditam que há uma grande possibilidade que isso aconteça. O programa Ponto a Ponto ganha reprise no domingo (9), às 17h30 (Horário de Brasília).

Delegados de polícia de Pernambuco prometem entregar cargos

Os Delegados de Polícia de Pernambuco decidiram em Assembleia Geral da categoria entregar os cargos de chefia. A entrega será realizada de forma coletiva no dia 15 de fevereiro. As informações são do Blog do Jamildo. “A medida extrema é uma resposta à falta de proposta por parte do Governo do Estado nas negociações salariais […]

Os Delegados de Polícia de Pernambuco decidiram em Assembleia Geral da categoria entregar os cargos de chefia. A entrega será realizada de forma coletiva no dia 15 de fevereiro. As informações são do Blog do Jamildo.

“A medida extrema é uma resposta à falta de proposta por parte do Governo do Estado nas negociações salariais da categoria”, afirmaram.

A assembleia ocorreu na sede da Adeppe (Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco) em formato híbrido, tanto presencialmente, quanto de forma virtual.

De acordo com a entidade, os Delegados de Polícia de Pernambuco em início de carreira amargam a pior remuneração do Brasil e estão com os vencimentos congelados há cinco anos.

Delegados fazem campanha sobre mortes

Além da entrega dos cargos os Delegados decidiram também por colocar nas ruas uma campanha denunciando os números da violência no Estado de Pernambuco, assim como decidiram priorizar a investigação de inquéritos antigos em detrimento de novas investigações.

“A Adeppe alertou a categoria para não sucumbir à pressão do Governo por grandes quantidades de inquéritos para, segundo os delegados, “gerar estatísticas”. Ao invés disso, fazer inquéritos com qualidade”.

Apesar das ameaças, haverá uma negociação entre Governo e Adeppe no próximo dia 14 de fevereiro, onde será possível se chegar uma negociação satisfatória para a categoria.