Notícias

Triunfo em estado de atenção por conta das fortes chuvas

Por Nill Júnior

Depois de Santa Cruz da Baixa Verde semana passada,  essa noite foi a vez de Triunfo registrar fortes chuvas.

Imagens que chegaram ao blog mostraram um grande volume de água nas ruas da cidade turística.

As imagens que mais impressionaram mostraram a água passando por cima do paredão do Lago João Barbosa,  que fica no centro da cidade.  Ruas viraram rios. O município ficou em estado de alerta.  Não há informações sobre possíveis desabrigados.

As chuvas devem continuar caindo com força em áreas do Sertão do Pajeú, Moxotó e Central.

A exceção de momento é o Médio Pajeú onde chove com menor intensidade que no Baixo, onde ficam Serra Talhada, Triunfo,  Calumbi e Santa Cruz da Baixa Verde.

A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Climas) indicou pancadas de chuvas com intensidade de moderada a forte, principalmente nas regiões do Agreste, Mata Sul e Sertão do Pajeú, podendo se estender também para as regiões Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Sertão do Moxotó.

O período em que as chuvas deverão ocorrer com maior volume foi descrito entre a noite desta quarta (14) e ao longo do dia desta quinta-feira (15).

Segundo a Apac, o sistema meteorológico que está atuando é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), comum de acontecer durante essa época do ano.

A população deve seguir as orientações da Defesa Civil do seu município.

Outras Notícias

Serra: intensificadas ações para reordenamento urbano

O Ministério Público com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Prefeitura de Serra Talhada, está realizando desde a Terça-feira da semana passada, ações para a reeducação urbana e comercial do município. As ações consistem em retirar todos os comerciantes que estão instalados de forma irregular pelas calçadas, ruas e avenidas da cidade, […]

image2

O Ministério Público com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Prefeitura de Serra Talhada, está realizando desde a Terça-feira da semana passada, ações para a reeducação urbana e comercial do município.

As ações consistem em retirar todos os comerciantes que estão instalados de forma irregular pelas calçadas, ruas e avenidas da cidade, e colocá-los dentro do Pátio da Feira Livre para garantir os seus direitos ao comércio regular de suas mercadorias e a continuação do trabalho que é feito para o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores da Capital do Xaxado.

image4

De acordo com o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Rafael Oliveira: “esse é um trabalho diário e mais educativo, pois todos os comerciantes serão beneficiados por essa regularização”.

A ação tem base no TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, e será estendida pelas calçadas da rua Enock Ignácio de Oliveira, também conhecida como Rua 15, arredores do Pátio da Feira Livre e TUPAN, até atingir o entorno do Mercado Público Municipal e posteriormente outras praças e avenidas de Serra Talhada.

image6

Cercas foram instaladas nas adjacências da Feira Livre para evitar que 0 estacionamento de fornecedores em grosso, atrapalhe essas ações de reeducação urbana e comercial, e o seu objetivo principal, que é a inserção e a regularização dos micro e pequenos empreendedores dentro do seu direito de comercializar suas mercadorias de forma legal.

Morre advogado Roberto Bezerra Pinto, aos 84 anos

Faleceu aos 85 anos na manhã desta quinta-feira o advogado carnaibano Roberto Bezerra Pinto, conhecido como Dr. Roberto Pinto. A Prefeitura de Carnaíba decretou luto oficial.  “Em razão de sua notoriedade como cidadão carnaibano, querido por toda a população, o prefeito Anchieta Patriota decretou luto oficial de 3 dias no município. Durante o período, bandeiras devem […]

Faleceu aos 85 anos na manhã desta quinta-feira o advogado carnaibano Roberto Bezerra Pinto, conhecido como Dr. Roberto Pinto.

A Prefeitura de Carnaíba decretou luto oficial.  “Em razão de sua notoriedade como cidadão carnaibano, querido por toda a população, o prefeito Anchieta Patriota decretou luto oficial de 3 dias no município. Durante o período, bandeiras devem ficar a meio mastro nos órgãos municipais”, diz a municipalidade em nota.

Foi professor, advogado e era servidor federal aposentado. Ele  foi vítima de um infarto fulminante. De acordo com o filho, homônimo, Roberto Pinto, o velório será hoje, na sua residência, na Praça Nossa Senhora de Lourdes em Carnaíba.

Nesta sexta às 6 horas, o corpo segue para Afogados da Ingazeira, onde será velado na Rua 15 de Novembro, 286. O sepultamento ocorrerá às 10 horas no Cemitério São Judas Tadeu.

Serra: Prefeitura faz 5ª convocatória dos aprovados no concurso público

A Prefeitura de Serra Talhada publicou a portaria da 5ª convocação de aprovados no Concurso Púbico do Município. Os convocados devem comparecer a Secretaria Municipal de Administração, na sede da Prefeitura, no prazo máximo de 15 dias, contados da data do recebimento da correspondência com Aviso de Recebimento (AR), sob pena de ser considerado desistente, […]

A Prefeitura de Serra Talhada publicou a portaria da 5ª convocação de aprovados no Concurso Púbico do Município. Os convocados devem comparecer a Secretaria Municipal de Administração, na sede da Prefeitura, no prazo máximo de 15 dias, contados da data do recebimento da correspondência com Aviso de Recebimento (AR), sob pena de ser considerado desistente, sendo automaticamente excluídodo concurso.

Confira abaixo os convocados:

Secretária Municipal de Saúde

– NUTRICIONISTA –

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 WANESSA LUANNA LEITE MARTINS 720540 57,50

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – UNIDADE DE BOM JESUS I E II

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 ANDERSON KLEBSON DE OLIVEIRA SOUZA 612225 77,50
2 LETÍCIA TAVARES DOS SANTOS 602543 72,50
3 MARIA APARECIDA SOARES DA SILVA COSTA 615304 72,50

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – UNIDADE DE COHAB/ TANCREDO NEVES

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 FERNANDO NUNES DA SILVA 603728 75,00
2 ISABELLA CRISTINA VALGUEIRO DE CARVALHO 615863 72,50

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – UNIDADE DE CAGEP

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 MARIA DALINE PATRICIA ALVES DA SILVA 607556 65,00
2 ALEXSANDRA MORENO DOS SANTOS 602352 62,50

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – UNIDADE DE MUTIRÃO

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 VINICIUS FERREIRA SATURNINO DO NASCIMENTO 610332 72,50

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – UNIDADE DE IPSEP I E II

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 JOSÉ EVANDRO GOMES DE OLIVEIRA FILHO 601753 80,00
2 ROSANGELA FERREIRA ALVES DA COSTA 606841 77,50
3 FRANCIMAR MARIA DA SILVA 604079 75,00
4 ERLAN WANDERLEY NOGUEIRA DE LIMA 610173 72,50

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO / ALTO DA CONCEICÃO

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 ELIZETE VIANA DE CARVALHO 602756 80,00
2 EDILSON VIANA DE CARVALHO 602764 77,50
3 KALINE KELLI MARIA DA SILVA 611126 75,00

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – UNIDADE DE VARZINHA

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 JOSÉ JAILSON DE SOUZA SILVA 608236 72,50
2 KAMILLA MONIK DE LIMA 615819 72,50
3 AUZENI DA SILVA COSTA SOUZA 602414 72,50

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – UNIDADE DE CAXIXOLA

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 MARIA DAS DORES DA SILVA SOBRINHO 614721 65,00

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE –UNIDADE DE CENTRO I E II

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 ELAINE CRISTINA CAVALCANTE DE SA 604870 77,50
2 GUSTAVO ANTAS DINIZ 602618 75,00
3 ANCILON TORRES NOGUEIRA NETO 606931 70,00
4 LUCIANO MARTINS DE ALMEIDA 606189 67,50

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – UNIDADE DE VILA BELA

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 TATIANA APARECIDA SANTOS FEITOSA 606708 65,00
2 ADRIELE ROSENDO DOS SANTOS 613015 65,00 10º
3 EDCLECIO CLAUDINO LEITE 608999 65,00 11º

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE –UNIDADE DE Faz. Chocalho II, Faz. Escadinha, Faz. Malhadinha, Faz. Barra do Malício, Faz. Barroca, Faz. Tabuleiroe áreas circunvizinhas.

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota Classificação
1 JOSÉ QUINCAS DINIZ FERRAZ 608930 70,00

-AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – UNIDADE DE Faz. Amarrador, Faz. Poldrinho, Faz. Lagoa do Arroz, Faz. Veneza, Faz. Cachoeirinha, Faz. Velho e área circunvizinhas.

Ordem Candidato Nº de inscrição Nota

 

 

Pastor Eurico, o golpista

“Democracia é bom quando serve a mim”. Esse deve ser o lema do Deputado Federal reeleito, Pastor Eurico, do PL. Deputado federal reeleito para o seu quarto mandato consecutivo, tendo em sua história mudado de palanque algumas vezes e triste pelos espaços que perdeu com Bolsonaro indo pra Flórida, falou que existe a possibilidade do […]

“Democracia é bom quando serve a mim”. Esse deve ser o lema do Deputado Federal reeleito, Pastor Eurico, do PL.

Deputado federal reeleito para o seu quarto mandato consecutivo, tendo em sua história mudado de palanque algumas vezes e triste pelos espaços que perdeu com Bolsonaro indo pra Flórida, falou que existe a possibilidade do presidente eleito, Lula (PT), não assumir o cargo em 1º de janeiro do próximo ano.

Em entrevista ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o parlamentar afirmou que até a data prevista para a posse “muitas coisas podem acontecer”.

“Cada mandato tem suas peculiaridades e os seus momentos. Agora, vamos enfrentar uma nova conjuntura política. Esperamos que possamos ter exito. Isso é, se o presidente assumir. Ainda podemos esperar muitas coisas acontecerem. Assumindo, estaremos fazendo o nosso trabalho de oposição”, falou o deputado.

Segundo Eurico, muitos dos parlamentares que apoiaram Bolsonaro e defendiam o projeto do presidente no primeiro ou no segundo turno já “caíram no conto da esquerda, votando o aumento do teto dos gastos”, classificado por ele como o primeiro golpe na economia do país. Ou seja, o suporte que até Bolsonaro garantiu que manteria aos mais necessitados e vítimas da fome, para ele, deveria ser negado.

Ele continuou sua fala chamando os petistas de “ladrões” e “bandidos”. “Eu poderia votar a favor [de tirar o Bolsa Família do teto de gastos] e ficaria de bem. Com isso, meu nome apareceria: ‘votou a favor dos pobres’. Não! Teria votado a favor do esquema do PT, dos ladões, dos bandidos que estão tentando dar o primeiro golpe”, completou.

Nisso, ele até tem direito de criticar,  questionar, bater. É da democracia e que o PT se vire pra responder. Agora, negar o processo democrático e defender golpismo a essa altura pra atender base ideológica? Vai dormir, pastor…

Prefeituras nadam em dinheiro no fim do ano, diz “prefeito fonte”

Lembra de alguns prefeitos falando em dificuldades,  afirmando que foi difícil ajustar as contas, botando culpa em Bolsonaro,  às vezes em Paulo Câmara, no vento ou em Deus e no mundo? Esqueça.  Esses prefeitos não existem mais. Ou se existem,  podem estar enganando você ou sendo péssimos gestores das contas públicas. De acordo com o […]

Lembra de alguns prefeitos falando em dificuldades,  afirmando que foi difícil ajustar as contas, botando culpa em Bolsonaro,  às vezes em Paulo Câmara, no vento ou em Deus e no mundo?

Esqueça.  Esses prefeitos não existem mais. Ou se existem,  podem estar enganando você ou sendo péssimos gestores das contas públicas.

De acordo com o que o blog passou a chamar de “prefeito fonte”, os prefeitos estão nadando em dinheiro. “Fonte” é a expressão usada no jornalismo para definir quem municia com credibilidade,  confiança e dados o jornalismo profissional.

Revelar o nome da fonte é impossível.  Prefeito que conta vantagem sobre os pares na imprensa são acusados de dedo duro, mal vistos. A fonte seria tirada pra Judas.

Na última sexta, ele manteve contato com o blog e relatou o quadro de fartura para os municípios.  Cota 83% maior que a mesma do ano passado.

“Valores já deduzidos FUNDEB E PASEP da segunda parcela do FPM de dezembro enviados  com crédito terça-feira, 20/12”. E acrescentou: “vem o pipoco de dinheiro na terça. É 83% maior que ano passado no dia 20 de dezembro”. E trouxe ainda mais dados.

“O repasse dos dias 8 e 9 foi o maior dos últimos 10 anos. E dia 20 terá 83% maior que não passado. Isso fora o dia 30. Pode dizer aí: prefeitos nadando em dinheiro”. Ou seja, até a manchete foi sugestão dele.

A notícia foi confirmada pela Confederação Nacional dos Municípios,  CNM: os municípios brasileiros vão encerrar o ano com mais dinheiro do que previam. Isso porque o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de dezembro vai distribuir R$ 3,7 bilhões às prefeituras, nesta terça-feira (20). O valor é 83,6% maior do que no mesmo período do ano passado.

Em 2021, os municípios partilharam cerca de R$ 2 bilhões pela segunda parcela de dezembro do FPM. Na comparação entre os dois repasses, mesmo se levada em conta a inflação de 5,9% no período, a transferência representará um aumento real de 77,7%.

Que façam bom uso: o povo agradece.