Notícias

TRE-PE afasta inelegibilidade de Nicinha Melo e restabelece direitos políticos da ex-prefeita de Tabira

Por André Luis

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, nesta quarta-feira (10), dar provimento ao recurso da ex-prefeita de Tabira, Nicinha Melo, e afastar a pena de inelegibilidade aplicada em primeira instância. A decisão, tomada por unanimidade, reformou a sentença do juiz da 50ª Zona Eleitoral.

O recurso foi apresentado pela defesa de Nicinha Melo e de Djalma Nogueira Sales, conduzida pelo advogado Luciclaudio Góis de Oliveira Silva. O Tribunal rejeitou as preliminares levantadas pela parte adversa e, no mérito, entendeu que não estavam configurados os elementos que sustentavam a condenação anterior.

Com o julgamento, Nicinha Melo e Djalma Sales têm seus direitos políticos restabelecidos, permanecendo aptos a participar de futuros processos eleitorais.

Outras Notícias

Ao lado de dom Luiz Pepeu, dom Egídio Bisol fala sobre os dez anos de seu episcopado

Por André Luis Completando nesta quinta-feira (09.01), 10 anos de episcopado, o bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Egídio Bisol, participou do programa Manhã Total da Rádio Pajeú FM desta quinta-feira (09.01). Ele esteve acompanhado do ex-bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Luís Pepeu, que presidiu a Santa Missa na última […]

Por André Luis

Completando nesta quinta-feira (09.01), 10 anos de episcopado, o bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Egídio Bisol, participou do programa Manhã Total da Rádio Pajeú FM desta quinta-feira (09.01).

Ele esteve acompanhado do ex-bispo da diocese de Afogados da Ingazeira, dom Luís Pepeu, que presidiu a Santa Missa na última terça-feira (07.01), na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. Pepeu esteve à frente da diocese no período de 2001 à 2008, sendo nomeado arcebispo e transferido para a Arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia.

O ex-bispo da diocese disse ser com muita alegria que retorna a cidade “ainda mais num momento tão significativo como estes dias que estamos celebrando o trido da festa dos 10 anos de episcopado de dom Egídio. Do início da sua missão pastoral aqui a frente desta querida diocese como o quarto bispo e como meu dileto sucessor. Então é um momento de muita alegria, fé e esperança”, destacou dom Pepeu.

Dom Pepeu disse ainda que voltando a cidade recorda do início de seu episcopado e que guarda os momentos vividos aqui no coração com muita estima, fé e alegria.

Para dom Egídio o dia é muito especial. “Estou dando graças a Deus por esse tempo, pelo bem que conseguimos realizar, mesmo com todas as nossas fragilidades e fraquezas e pelas coisas boas que muitas outras pessoas, os padres os leigos e tantas outras conseguiram realizar.” Disse.

O bispo disse ainda que vê uma diocese animada, viva e participante. “Não estou vendo assim, fraqueza, moleza… tem muita gente se comprometendo e acho que esse é um sinal muito bonito, muito confortador.” Destacou dom Egídio.

Dom Egídio disse ainda saber que ainda se tem muita coisa a fazer, mas que acha que a igreja no Pajeú é “viva, dinâmica, que dá um testemunho dentro de suas fragilidades no empenho e na colaboração para a construção do Reino de Deus aqui neste lugar onde Deus nos chamou a viver”.

Dom Pepeu visita a região do Pajeú onde participa dos 10 anos de episcopado de dom Egídio e da ordenação sacerdotal de Adenildo dos Santos que acontece na Paróquia de São José, em São José do Egito nesta quinta-feira às 19h.

Dom Egidio antecipou a ordenação de Adenildo, já que o mesmo irá em missão com o padre Elton Wilson em Roraima em fevereiro próximo.

Falando sobre a missão em Roraima, dom Egídio relembrou que a mesma teve início há 15 anos, quando o bispo da sua diocese de origem disse que a missão em Afogados havia terminado e deveriam procurar outros cantos mais necessitados. “Então foi escolhido a Amazônia, dom Luiz disse: se vocês aceitarem, a nossa diocese também se associa. Então fomos juntos. Este é um sinal muito bonito para a nossa diocese”, pontuou dom Egídio.

Júlio Lóssio comemora apoios em Salgueiro

O candidato ao Governo de Pernambuco, Julio Lossio (Rede), recebeu apoio de lideranças políticas e da população de Salgueiro, durante visita à cidade neste sábado (8). Em encontro na Câmara de Vereadores, o presidente da instituição, George Arraes (PPS), e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (SISEMSAL), Edvane Moraes, oficializaram a aliança com o […]

O candidato ao Governo de Pernambuco, Julio Lossio (Rede), recebeu apoio de lideranças políticas e da população de Salgueiro, durante visita à cidade neste sábado (8).

Em encontro na Câmara de Vereadores, o presidente da instituição, George Arraes (PPS), e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (SISEMSAL), Edvane Moraes, oficializaram a aliança com o postulante.

Na ocasião, Lossio agradeceu aos apoiadores do município.

“Ser recebido em Salgueiro com todo esse apoio na Câmara de Vereadores tem uma simbologia muito grande para mim, porque aqui é a casa do povo. E isso demonstra que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Miguel Coelho ironiza Plano Retomada do Governo do Estado

Pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo União Brasil, Miguel Coelho ironizou o “Plano Retomada” através de uma peça audiovisual publicada em seu instagram na noite desta quarta-feira (6). No material, Miguel expõe a situação em que o estado se encontra, através de dados e estatísticas, distanciando o “floreado” divulgado pelo Governo Paulo Câmara da realidade […]

Pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo União Brasil, Miguel Coelho ironizou o “Plano Retomada” através de uma peça audiovisual publicada em seu instagram na noite desta quarta-feira (6).

No material, Miguel expõe a situação em que o estado se encontra, através de dados e estatísticas, distanciando o “floreado” divulgado pelo Governo Paulo Câmara da realidade das ruas.

De acordo com Miguel, ao fim do primeiro trimestre de 2022, Pernambuco tinha 17% de sua população desempregada segundo o IBGE. O índice coloca o estado na segunda pior posição do país, atrás somente da Bahia. Os dados divulgados apontam que aproximadamente 724 mil pessoas estavam à procura de vagas no último levantamento.

O desemprego abre margem para outro péssimo índice: o Grande Recife detém o título de metrópole onde os mais pobres têm o pior rendimento nacional, segundo o Observatório das Metrópoles. O levantamento, realizado no quarto trimestre de 2021, demonstra que Pernambuco possui a parcela mais pobre da população em extrema vulnerabilidade.

Outro cenário alarmante apontado por Miguel Coelho é o da violência no estado. Pernambuco teve, no primeiro trimestre de 2022 uma alta de 16,5% no número de assassinatos em comparação ao mesmo período de 2021. “Os pernambucanos estão, em grande parte, desempregados, mais pobres e vulneráveis à criminalidade”, resume o pré-candidato.

O pré-candidato aponta que grandes promessas do “Plano Retomada”, as obras de infraestrutura e estradas se encontram abandonadas por todos os recantos do estado. De acordo com o relatório 2021 do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), são mais de 500 obras paradas aguardando conclusão. Já a Pesquisa Rodoviária da Confederação Nacional de Transportes (CNT) 2021 apontou que três das dez piores rodovias do Brasil se encontram em Pernambuco.

Outro golpe fatal, segundo Miguel, veio em relação aos investimentos privados. O Banco Mundial considerou Pernambuco o pior estado do Brasil para se fazer negócios em 2021. Com um acumulado tão vasto de índices negativos, Miguel Coelho considera “no mínimo, irônico o conceito de ‘retomada’ adotado por Paulo Câmara.”

Afogados começa a vacinar idosos de 65 a 69 anos nesta segunda-feira

Com a chegada de 700 doses de vacina neste final de semana, sendo 600 de Coronavac e 100 da Astrazeneca, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia nesta segunda (29), a vacinação do público-alvo de 65 a 69 anos, priorizando os mais idosos e os que possuem comorbidades. Estão programadas também a aplicação de segunda […]

Com a chegada de 700 doses de vacina neste final de semana, sendo 600 de Coronavac e 100 da Astrazeneca, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia nesta segunda (29), a vacinação do público-alvo de 65 a 69 anos, priorizando os mais idosos e os que possuem comorbidades.

Estão programadas também a aplicação de segunda dose em idosos de 70 anos ou mais, de acordo com a data da primeira dose. A Prefeitura também recebeu um reforço de 1.700 seringas descartáveis.

“A única saída real, tanto para salvar vidas humanas, quanto para poder reabrir o comércio de forma segura, é a vacinação em massa da nossa população. Enquanto isso não acontece, precisamos redobrar os cuidados, usando máscara, álcool em gel, garantindo o distanciamento social. Essa nova variante já está circulando em nosso Estado e é muito mais agressiva e letal,” destacou o Secretário de Saúde de Afogados, Artur Amorim.

Afogados da Ingazeira já vacinou 11,92% da população vacinável, que compreende pessoas com mais de 18 anos. 

“Não foram realizados estudos consistentes sobre a eficácia das vacinas em pessoas menores de 18 anos. Por isso o Ministério da Saúde preconiza vacinação apenas para quem tem dezoito anos ou mais. E nessa faixa etária, já imunizamos quase doze por cento de nossa população. Espero que possamos essa semana ampliar esse número,” finalizou Artur. 

São José do Egito realiza audiência pública para discutir LDO 2025 nesta quarta-feira

A Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 de São José do Egito, será apresentada e discutida em uma audiência pública que acontecerá nesta quarta (31), as 19h no auditório da Secretaria de Educação. No Brasil, a Lei de Diretrizes Orçamentárias tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e […]

A Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025 de São José do Egito, será apresentada e discutida em uma audiência pública que acontecerá nesta quarta (31), as 19h no auditório da Secretaria de Educação.

No Brasil, a Lei de Diretrizes Orçamentárias tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias.

As audiências públicas são momentos para se debater o orçamento do município, e planejar como será feito para o ano seguinte. Qualquer pessoa pode e deve participar desses momentos importantes de discussão.