Notícias

Temer não cometeu crime, diz advogado

Por Nill Júnior

G1

O advogado do presidente Michel Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, declarou nesta quarta-feira (5) que Temer não cometeu crime e que a denúncia da Procuradoria Geral da República por corrupção passiva é baseada em suposições.

Mariz deu a declaração no Salão Verde da Câmara dos Deputados, logo após apresentar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a defesa do presidente.

Na defesa, Mariz de Oliveira diz aguardar com “serenidade” a decisão da Câmara e acredita que a denúncia não terá prosseguimento porque, na opinião dele, “prevalecerá o discernimento, o senso de justiça e o patriotismo” dos deputados.

“O presidente da República não cometeu crime e lanço o desafio para que demonstrem através de um único indício que seja, o mais frágil que seja. […] A defesa está consciente que a denúncia não se funda em prova, é uma peça de ficção baseada em hipótese, em suposições”, disse Mariz.

Questionado sobre se Temer, por ter sido deputado, cogita se defender pessoalmente na Câmara, Antônio Mariz respondeu: “Ele tem advogado. Caso ele deseje vir, ele o fará”.

Temer foi denunciado na semana passada ao Supremo Tribunal Federal pelo chefe do Ministério Público Federal, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base nas delações de executivos da J&F, grupo que controla a JBS.

Para o Supremo Tribunal Federal (STF) analisar a denúncia, contudo, a Câmara precisa autorizar o prosseguimento da acusação.

A denúncia está na CCJ da Câmara. Cabe ao relator, deputado Sergio Zveiter, formular um parecer recomendando a aprovação ou rejeição da denúncia. O parlamentar já disse que com ele “não tem pressão”.

Independentemente do resultado na comissão, o relatório de Zveiter será submetido a votação em plenário e somente seguirá para o STF se pelo menos 342 parlamentares votarem a favor do prosseguimento da denúncia.

Outras Notícias

SP: nove morrem pisoteados após ação da PM em baile funk

Nove pessoas, sendo uma mulher e oito homens, morreram pisoteadas durante um baile funk na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, na madrugada deste domingo (1º), depois de uma perseguição policial seguida de tiros, segundo a Polícia Civil. Outras sete pessoas ficaram feridas. Ainda de acordo com a polícia, agentes do 16º Batalhão […]

Nove pessoas, sendo uma mulher e oito homens, morreram pisoteadas durante um baile funk na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, na madrugada deste domingo (1º), depois de uma perseguição policial seguida de tiros, segundo a Polícia Civil. Outras sete pessoas ficaram feridas.

Ainda de acordo com a polícia, agentes do 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) realizavam uma Operação Pancadão na comunidade – a segunda maior da cidade, com 100 mil habitantes – quando foram alvo de tiros disparados por dois homens em uma motocicleta. A dupla teria fugido em direção ao baile funk ainda atirando, o que provocou tumulto entre os frequentadores do evento, que tinha cerca de 5 mil pessoas.

No entanto, a mãe de uma adolescente de 17 anos que estava no local e que foi agredida com uma garrafa disse que os policiais fizeram uma emboscada para as pessoas que estavam no baile.

A jovem ferida durante a confusão descreveu o momento em que foi atingida. “Eu não sei o que aconteceu, só vi correria, e várias viaturas fecharam a gente. Minha amiga caiu, e eu abaixei pra ajudá-la”, afirmou.

“Quando me levantei, um policial me deu uma garrafada na cabeça. Os policiais falaram que era para colocar a mão na cabeça.”

Segundo a polícia, equipes da Força Tática, ao chegarem para apoiar a ação em Paraisópolis, levaram pedradas e garrafadas. Os policiais, então, teriam respondido com munições químicas para dispersão. Ainda de acordo com informações da polícia, alguém no meio da multidão disparou um tiro, e houve correria.

Durante a confusão, pessoas foram pisoteadas. Elas foram levadas em estado grave ao Pronto Socorro do Campo Limpo. Duas viaturas da PM foram depredadas. O delegado Emiliano da Silva Neto, do 89º DP, afirmou que todas as vítimas morreram pisoteadas e que ninguém foi vítima de disparos (leia mais abaixo).

O governador João Doria (PSDB) lamentou as mortes e pediu “apuração rigorosa” do episódio. O Ouvidor das Polícias, Benedito Mariano, afirmou que “a PM precisa mudar protocolo”.

A diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, afirmou em entrevista à Globo News que a polícia tem de prestar contas do que ocorreu “sem medo de assumir um erro caso tenha havido”.

José Patriota declara apoio a Marília Arraes

Frente Popular de Afogados reafirma compromisso com Lula. Para governo, vai respeitar a decisão de cada integrante. Em nota divulgada à imprensa na tarde desta quarta-feira (12), a Frente Popular de Afogados da Ingazeira reafirma o seu compromisso inegociável com a eleição do presidente Lula, única alternativa para o Brasil retomar o caminho da paz, […]

Frente Popular de Afogados reafirma compromisso com Lula. Para governo, vai respeitar a decisão de cada integrante.

Em nota divulgada à imprensa na tarde desta quarta-feira (12), a Frente Popular de Afogados da Ingazeira reafirma o seu compromisso inegociável com a eleição do presidente Lula, única alternativa para o Brasil retomar o caminho da paz, do bem-estar social e do Estado Democrático de direito.

Na nota, a Frente Popular informa ainda que “as duas principais lideranças da Frente Popular em Afogados, o Deputado Estadual eleito, José Patriota, e o Prefeito Alessandro Palmeira, não ficarão omissos, optando, depois de muito diálogo interno, por caminhos momentaneamente distintos”.

A nota também informa que o prefeito Alessandro Palmeira, como o blog já adiantou, seguirá apoiando incondicionalmente a eleição do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, e para o Governo de Pernambuco em Raquel Lyra,  por enxergar nela melhores condições técnicas e gerenciais para administrar o Estado.

Já o deputado estadual eleito, José Patriota, apoiará a candidatura defendida por Lula ao governo do estado, Marília Arraes.

“Por fim, reafirmamos a unidade política de Patriota e Sandrinho, e a sua luta conjunta por políticas que tragam obras e ações para Afogados, impulsionando ainda mais o seu já pujante desenvolvimento”.

Comunicação institucional e de pré-candidata sofre alterações em ST

Em Serra Talhada, um setor estratégico sofreu grandes alterações nos últimos dias: o da comunicação. Uma delas, a saída de Divonaldo Barbosa da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Serra Talhada, depois de mais de seis anos. Divonaldo passa a estar dedicado à implantação da TV Serra Talhada, primeira TV pública municipal do país. A […]

Divonaldo Barbosa deixa Ascom e está na TV Serra Talhada

Em Serra Talhada, um setor estratégico sofreu grandes alterações nos últimos dias: o da comunicação. Uma delas, a saída de Divonaldo Barbosa da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Serra Talhada, depois de mais de seis anos.

Divonaldo passa a estar dedicado à implantação da TV Serra Talhada, primeira TV pública municipal do país. A TV, com produção digital no CEU da Caxixola já transmitiu a Festa de Setembro. Ela no momento está funcionando em caráter experimental, em parceria com a TV Brasil, no canal 31.

Assim, a comunicação da Prefeitura vai ser tocada pela agência Saminina Comunicação, que atua no Sertão do Estado. Ela já tem se apresentado a veículos da região como porta-voz institucional do governo.

Outra mudança importante, segundo informações ao blog, é que a pré-candidata a prefeita Márcia Conrado estaria contando agora com uma assessoria profissional de imprensa. As informações são de que a jornalista Michelly Nogueira estaria sendo contratada só para assessorar a agenda política da candidata, que vinha pecando por usar “apaixonados” de plantão, sem nenhuma experiência jornalística, com textos que muitas vezes mais atrapalhavam como ajudavam, segundo auxiliares.

Detran atende MP e realiza operação de hoje até sexta-feira em Tabira

Depois de Carnaíba, Itapetim e São José do Egito, chegou a vez de Tabira. A promotora de Justiça Erine Ávila, solicitou ao Detran operação de trânsito na cidade. Antes da operação ostensiva, várias palestras e ações educativas foram realizadas. A informação A argumentação do MP é de que alguns motoristas não estão respeitando a sinalização […]

Depois de Carnaíba, Itapetim e São José do Egito, chegou a vez de Tabira. A promotora de Justiça Erine Ávila, solicitou ao Detran operação de trânsito na cidade. Antes da operação ostensiva, várias palestras e ações educativas foram realizadas. A informação

A argumentação do MP é de que alguns motoristas não estão respeitando a sinalização local, fazendo com que várias queixas chegassem ao conhecimento do órgão. Durante seis meses o Detran promove operações na região com os municípios sendo escolhidos através de sorteio.

O Secretário de Administração Flávio Marques deve estar achando bom.  A cidade trabalha para municipalizar o trânsito. A última notícia foi de que a mudança de comando no Detran atrasou o processo. “Saiu Charles Ribeiro, inclusive Lázaro Medeiros, que é da região e entrou o novo presidente Roberto Fontelle”.

População que paga por ar e não água vira tema de reunião na ARPE

Cristiano Dantas, da oposição de Custódia e Diogo Lemos, vereador de Bezerros se reuniram com Severino Otávio, presidente da Agência Reguladora de Pernambuco, ARPE. Na pauta, os problemas vivenciados pelos consumidores da COMPESA, que pagam pelo ar que circula na tubulação. “Solicitamos uma ação da ARPE para o problema. Citamos a legislação municipal sobre o assunto. […]

Cristiano Dantas, da oposição de Custódia e Diogo Lemos, vereador de Bezerros se reuniram com Severino Otávio, presidente da Agência Reguladora de Pernambuco, ARPE.

Na pauta, os problemas vivenciados pelos consumidores da COMPESA, que pagam pelo ar que circula na tubulação.

“Solicitamos uma ação da ARPE para o problema. Citamos a legislação municipal sobre o assunto. Recebemos toda atenção do Presidente da ARPE,  que prometeu levar a demanda ao conselho técnico e avaliam editar uma resolução”, diz Dantas.

Compete à ARPE a regulação de todos os serviços públicos delegados pelo Estado de Pernambuco, ou por ele diretamente prestados. Nesse caso do ar pelo cano que vira cobrança,  um desafio, já que até hoje ninguém resolveu o problema.