Notícias

TCE disponibiliza pré-lista de gestores com contas irregulares

Por Nill Júnior

O Tribunal de Contas do Estado divulgou, nesta terça-feira (02), uma pré-lista com os nomes dos gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos.

Com base nos dados informados pelo TCE, a Justiça Eleitoral vai definir quais candidatos ficarão inelegíveis, sem poder concorrer às eleições de outubro próximo, seguindo os critérios da Lei da Ficha Limpa.

Na lista, estão os nomes de pessoas cujos processos já transitaram em julgado, ou seja, quando não cabe mais recurso no Tribunal de Contas. O documento também tem o propósito de orientar o cidadão na escolha dos seus candidatos no momento do voto.

A lista definitiva com os nomes dos gestores com contas julgadas irregulares será entregue posteriormente pelo presidente do TCE, Conselheiro Ranilson Ramos e a vice-presidente, conselheira Teresa Duere, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador André Oliveira Guimarães, até o dia 15 de agosto, conforme determina a Lei federal nº 9.504/97, que estabelece aos Tribunais de Contas, em anos de eleição, o envio à Justiça Eleitoral dessas informações.

A disponibilização prévia das informações é uma maneira de otimizar os processos de checagem por parte dos interessados, garantindo a eles o direito de corrigir possíveis erros, caso necessário. “Os gestores devem verificar, durante as próximas duas semanas, se seus nomes estão inseridos na relação e, encontrando alguma divergência, podem solicitar uma reparação ou orientação ao Tribunal de Contas”, explicou o coordenador da vice-presidência do TCE, Gustavo Pimentel.

Veja a lista de prefeitos com contas rejeitadas

Veja lista de gestores com contas reprovadas

Outras Notícias

Deputado William Brigido cumpre agenda no agreste de Pernambuco

O deputado estadual William Brigido esteve na cidade de Saloá, agreste do estado, onde recebeu o apoio de vereadores da região, do pré-candidato a prefeito, Wellington Freitas e do pastor Elizeu. Além de prestar contas do mandato, o parlamentar conversou com os moradores e ouviu novas demandas a serem intermediadas junto ao Governo do Estado. […]

O deputado estadual William Brigido esteve na cidade de Saloá, agreste do estado, onde recebeu o apoio de vereadores da região, do pré-candidato a prefeito, Wellington Freitas e do pastor Elizeu.

Além de prestar contas do mandato, o parlamentar conversou com os moradores e ouviu novas demandas a serem intermediadas junto ao Governo do Estado.

“Política se faz com diálogo, com respeito a divergência, ponderação e muito trabalho. Esse é o nosso objetivo nas agendas de viagens pelo interior, buscar mais qualidade de vida e justiça social à população de todas as regiões de Pernambuco”, explicou o deputado William Brigido.

No segundo mandato, com 36 leis aprovadas na Alepe, mais de 380 projetos apresentados e mais de oito milhões de reais em emendas parlamentares, o deputado William Brigido, do partido Republicanos, tem buscado encurtar a distância entre os municípios e o Estado, contribuindo por meio de um mandato com as demandas individuais apresentadas pelos representantes do povo.

“Quero agradecer ao vereador Zé Cabeleireiro, pela organização do encontro e pelo crescimento desta importante parceira, disse o deputado William Brigido

Maciel Melo canta hoje no encerramento da festa de Iguaracy

Anchieta Santos Depois de atrações com casa cheia do nível de Márcia Felipe e Fulô de Mandacaru, somando-se às atrações locais e regionais, a Festa de Janeiro em Iguaracy, no Sertão do Pajeú, chega hoje (19) a sua última noite de muita música. O Caboclo Sonhador Maciel Melo volta a sua terra para espalhar o […]

Anchieta Santos

Depois de atrações com casa cheia do nível de Márcia Felipe e Fulô de Mandacaru, somando-se às atrações locais e regionais, a Festa de Janeiro em Iguaracy, no Sertão do Pajeú, chega hoje (19) a sua última noite de muita música.

O Caboclo Sonhador Maciel Melo volta a sua terra para espalhar o seu talento outra vez com os seus admiradores. Antes de Maciel o show será de Bedeu Quirino.

Ontem (18), o prefeito Zeinha Torres recebeu o deputado estadual reeleito Waldemar Borges que assistiu ao show da famosa Banda Fulô de Mandacaru. Hoje o prefeito de Iguaracy e o parlamentar inauguram, às 10hs, a barragem do Sabino construída com recursos de emenda de Waldemar.

Iguaracy também tem seu Dicinha – O Folclórico e atrapalhado vereador tabirense Dicinha do Calçamento está fazendo escola. Em Iguaracy o “quase vereador”, já que é suplente, Amaury Torres, comemorou fazendo uso das redes sociais o roubo de celulares durante a festa da cidade na noite da quarta feira durante o show de Márcia Felipe. Copiar o que é ruim é muito negativo. Detalhe: Amaury é adversário da gestão municipal.

Festa de Brejinho – Começou ontem (18) a tradicional Festa de São Sebastião do município de Brejinho. A prefeita Tânia Maria e o ex-prefeito José Vanderley vão receber hoje a visita do deputado Gonzaga Patriota e dos prefeitos Adelmo Moura (Itapetim) e Ângelo Ferreira (Sertânia).

Sai a programação da festa de Ibitiranga – A Diretoria de Cultura e Esportes da Prefeitura de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, divulgou as atrações musicais que animarão a Festa 2019 de São Sebastião, no distrito de Ibitiranga, na zona rural do município.

A programação dos shows será realizada no último final de semana desse mês em praça pública. No dia 26 (sábado) sobem ao palco o cantor carnaibano Júnior Mendes e a banda Brasas do Forró, de Fortaleza. Já no dia 27 (domingo) se apresenta a Banda Encanto de Mulher, de Carnaíba. De acordo com o governo municipal os shows terão início às 21h.

Mototaxistas fazem protesto em Serra Talhada

Dezenas de mototaxistas lotaram as ruas de Serra Talhada, nesta terça-feira (11) e realizam protesto contra o governo de Pernambuco, que ainda não liberou o serviço no estado. Segundo o Portal Nayn Neto, a concentração, chamada “Movimento Juntos Somos Mais Fortes” aconteceu na Academia das Cidades, no bairro IPSEP. Os manifestantes seguiram em uma ‘motocada’ até […]

Dezenas de mototaxistas lotaram as ruas de Serra Talhada, nesta terça-feira (11) e realizam protesto contra o governo de Pernambuco, que ainda não liberou o serviço no estado.

Segundo o Portal Nayn Neto, a concentração, chamada “Movimento Juntos Somos Mais Fortes” aconteceu na Academia das Cidades, no bairro IPSEP. Os manifestantes seguiram em uma ‘motocada’ até a sede da prefeitura, no Centro.

De acordo com notícia de ontem no blog, o Secretário Estadual de Saúde, André Longo, prometeu que até a próxima quinta-feira (13.10) fechará os protocolos de segurança para a atividade ser liberada em todo o estado.

“A retomada precisa ocorrer o mais brevemente possível, mas dentro de uma situação de segurança, que garanta o não agravamento do quadro da pandemia no estado”, disse Waldemar Borges, que levou uma representação de mototaxistas do Agreste.

Humberto cobra prevenção e campanhas de esclarecimento para a população nas áreas afetadas pela febre amarela

Após a confirmação do 23º caso de morte em decorrência do surto de febre amarela em Minas Gerais, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, que é médico e foi ministro da Saúde durante a primeira gestão do ex-presidente Lula, cobrou das autoridades medidas imediatas. “É necessário que se faça um trabalho de isolamento […]

Após a confirmação do 23º caso de morte em decorrência do surto de febre amarela em Minas Gerais, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, que é médico e foi ministro da Saúde durante a primeira gestão do ex-presidente Lula, cobrou das autoridades medidas imediatas. “É necessário que se faça um trabalho de isolamento desses casos e de identificação plena dos riscos para a população de um modo geral”, alertou Humberto.

Ao todo, 54 mortes foram registradas no leste Minas Gerais e estão sendo investigadas por uma possível relação com a doença que não tem registrado nenhum caso em áreas urbanas desde 1942. O Ministério da Saúde está investigando a forma pela qual a febre amarela foi contraída. O órgão quer detectar se as pessoas desenvolveram a doença por meio do inseto transmissor, sendo adquirida no meio rural e conhecida como febre amarela silvestre. A outra possibilidade é de que a aplicação da vacina contra a doença, que contém o vírus atenuado, possa ter causado a enfermidade e, consequentemente, os óbitos.

Até a última quinta-feira (19), o MS listava 206 casos suspeitos da doença em 20 cidades do leste mineiro. Destes, 54 pessoas morreram, incluindo as 23 já confirmadas. Além do surto em Minas Gerais, estão sendo investigados seis casos de morte no Espírito Santo e outros dois óbitos no noroeste de São Paulo.

O senador afirma que a melhor prevenção para conter o surto continua sendo a vacinação. Mas ele diz que o Governo Federal precisa agir urgentemente para que a doença não se alastre. “O ministério deve montar uma ação emergencial em termos de esclarecimento à população sobre a febre amarela e, ao mesmo tempo, adotar ações de precaução nessas áreas onde se tem identificado a epidemia. Não podemos nos descuidar”, ratificou Humberto.

Brasil encerra pior mês da pandemia com novo recorde: 3.950 mortes em 24h

UOL Atualizado às 21h20 Após bater sucessivos recordes ao longo desta semana, o Brasil termina o mês de março com o dia mais letal de toda a pandemia do novo coronavírus. Entre ontem e hoje, foram computadas 3.950 mortes em decorrência da doença. O número supera o recorde anterior, de 3.668 óbitos, atingido ontem. Pela […]

UOL

Atualizado às 21h20

Após bater sucessivos recordes ao longo desta semana, o Brasil termina o mês de março com o dia mais letal de toda a pandemia do novo coronavírus. Entre ontem e hoje, foram computadas 3.950 mortes em decorrência da doença. O número supera o recorde anterior, de 3.668 óbitos, atingido ontem.

Pela primeira vez, num intervalo de sete dias, foram registradas mais de 20 mil mortes. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

E mais: pelo sexto dia seguido, a média de mortes nos últimos sete dias supera os índices anteriores, atingindo o marco de 2.971. O índice é liderado pelo estado de São Paulo, que no período, registrou em média 821 óbitos.

De ontem para hoje, foram registrados 89.200 novos casos pelos estados, elevando o total de infectados a 12.753.258.

Já de acordo com as bases de dados do governo federal, foram 3.869 novas mortes confirmadas últimas 24 horas, o que totaliza 321.515 óbitos desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas, houve 90.638 testes positivos cadastrados em todo o país, elevando o total de infectados para 12.748.747, segundo o ministério. Desse total, 11.169.937 pessoas se recuperaram da covid-19 até o momento, com outras 1.257.295 em acompanhamento.

Os dados não indicam quando as mortes e a confirmação dos casos de fato ocorreram, mas, sim, quando passaram a constar das bases de dados dos estados.

66 mil mortes em um mês

O saldo registrado hoje representa o dobro do que pior mês de 2020. Foram 66.868 óbitos durante os 31 dias do mês. Até então o recorde era de julho, com 32.912.

Antes mesmo de acabar, março já havia superado esse patamar no dia 19. Em julho de 2020, foi registrado o pico da primeira onda. Depois, as mortes começaram a cair, até atingir um pouco mais de 13 mil em novembro. Porém, com o início dos feriados de verão e fim de ano, os números voltaram a crescer e explodiram em março.

Além disso, março também foi o mês em que em que quase todos os estados apresentaram tendência de aceleração na média móvel de mortes por covid-19. A única exceção é o estado do Amazonas, que teve apenas quedas depois de apresentar altas consecutivas em dezembro, janeiro e fevereiro.

A segunda onda também trouxe o arrefecimento de outra estatística: o número de mortes de profissionais de enfermagem por covid-19 voltou a se acelerar, fazendo desse período aquele com mais mortes de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes em decorrência da covid-19.

Em março, o número de mortes no Brasil seria suficiente para “classificar” o país como 10º colocado no ranking de países com maior número de óbitos desde o início da pandemia.

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, apenas EUA (551.863), México (202.633), Índia (162.468), Reino Unido (126.955), Itália (109.346), Rússia (97.219), França (95.798), Alemanha (76.459) e Espanha (75.459) superam a marca que o Brasil obteve só em março.