Notícias

Tabira: Secretária de Educação esclarece vencimentos

Por Nill Júnior

Prezado Nill Jr,

Venho através desta esclarecer um fato relacionado ao meu nome e minha imagem em seu blog.

Primeiramente, gostaria de apresentar meu currículo, sou professora efetiva da rede municipal e da rede estadual de ensino, graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Gestão escolar, Gestão pública municipal e Mestre em linguística e ensino.

Vice-presidente do Fórum de Coordenadores de Polos UAB do Estado de Pernambuco, atuo como avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/CAPES), desse modo, acredito que dispensa a apresentação por familiaridade, uma vez que é legal a função a qual exerço. Estou Secretária de Educação Municipal com o principal intuito de contribuir para a educação do munícipio, não tenho e nunca tive anseio por cargos públicos, o objetivo ao qual me propus a assumir este, está relacionado ao meu papel de cidadã e docente, de contribuir para o desenvolvimento da educação do munícipio.

Acerca dos vencimentos em meu contracheque no mês de janeiro de 2021 informo que está dentro da legalidade, de acordo com a lei nº 509/2009, considera no “Art. 2º III – Unidade Setorial de Controle Interno (USCI) – a unidade organizacional integrante do SCI, composta por no mínimo um servidor efetivo, responsável pelo controle de um grupo de atividades relevantes de um determinado órgão ou entidade.” Onde no capítulo III, Artigo 5º determina os órgãos que integram o setor de Controle interno do município, podendo existir uma unidade em cada órgão administrativo, desse modo, a Secretaria municipal de educação compõe esse sistema, e para que não restem dúvidas, o Artigo 8° da mesma lei diz que: “Os integrantes das unidades setoriais de Controle Interno serão escolhidos dentre os servidores efetivos da própria unidade executora (…), sendo-lhes atribuídas, nesse caso função gratificada, equivalente a 50% dos vencimentos do seu cargo efetivo pelo desempenho da atividade e, devendo ser valorado sempre a escolaridade mínima de segundo grau completo(…). Conclui-se, portanto, que de acordo com a lei não há irregularidade na gratificação a qual me foi concedida, e informo ainda que a minha inclusão para integrar a unidade setorial de controle interno, foi realizada em 21 de janeiro de 2021 através da portaria de nº 0059/2021.

 E reitero a legalidade da gratificação, uma vez que, a secretária municipal da gestão anterior, Srª Lúcia Santos, também fazia jus a gratificação quando estava na função de acordo com portaria de nº 117/2020 de 24 de abril de 2020, onde a mesma no mês de outubro de 2020 teve suas vantagens no valor de 12.781,40  no mês de novembro teve seus vencimentos no valor de 14.324,50 e no mês de dezembro seus vencimentos foram no valor de 27.109,78, onde constam gratificações por transição, por integrar controle unidade setorial do controle interno e por função. Esses dados podem ser consultados através por portal da transparência, uma vez que nossas funções são públicas.

Sem mais para o momento, agradeço o espaço para trazer a realidade dos fatos e reitero que nosso compromisso é, e sempre será pela educação e pelo desenvolvimento, e nossas ações seguem baseadas no que determinam as leis e prezando pelo artigo 37º da constituição Federal que a administração pública deve ser pautada na legalidade, impessoalidade, moralidade publicidade e eficiência.

Atenciosamente,

Lyedja Syméa Ferreira Barros Carvalho

Outras Notícias

Se recuperando da Covid-19, Maciel Júnior deve sair da UTI nesta terça-feira

Em mensagem enviada para a família, Maciel Junior agradeceu as orações e destacou que “venceu isso junto” Estável e consciente, o radialista e comentarista esportivo Maciel Júnior, da Rádio Jornal, deve receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira (12). A informação foi repassada pelo filho do jornalista, que destacou a evolução do […]

Em mensagem enviada para a família, Maciel Junior agradeceu as orações e destacou que “venceu isso junto”

Estável e consciente, o radialista e comentarista esportivo Maciel Júnior, da Rádio Jornal, deve receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira (12).

A informação foi repassada pelo filho do jornalista, que destacou a evolução do radialista por meio de rede social. “Nossa luta agora será pela reabilitação completa”, ressaltou.

Confira a mensagem na íntegra:

Hoje não tem Boletim. Hoje a gente só quer agradecer a Deus, a equipe médica e a todos vocês que acreditaram. Amanhã (12), na terça-feira, Maciel vai ter alta da UTI para o quarto do hospital.

Vamos começar uma luta diferente depois de 20 dias na UTI batalhando pela vida. Nossa luta agora será pela reabilitação completa de Maciel.

Vamos vencer!

Maciel está bem, consciente, e pediu que a gente mandasse esse recado pra vocês. “Avisa que estou bem e estou voltando. Agradeço a todo mundo que orou por mim. Vencemos isso juntos!” Nossa luta continua. Obrigado, Deus!

Maciel Júnior apresentou os sintomas da covid-19 e deu entrada em um hospital particular do Recife no dia 23 de abril. Ele foi intubado no dia 26 de abril e, na última quarta-feira (6), o apresentador saiu do coma induzido e foi extubado.

Humberto Costa convoca mobilização por Lula no 2º turno e mira mais de 33 milhões de ausentes

Em seu primeiro discurso no Senado após ser reeleito por Pernambuco, Humberto Costa (PT) convocou uma mobilização em favor de Lula (PT) para o segundo turno presidencial. O senador destacou como uma das prioridades da campanha a tentativa de levar às urnas parte dos mais de 33 milhões de eleitores que não votaram no primeiro […]

Em seu primeiro discurso no Senado após ser reeleito por Pernambuco, Humberto Costa (PT) convocou uma mobilização em favor de Lula (PT) para o segundo turno presidencial. O senador destacou como uma das prioridades da campanha a tentativa de levar às urnas parte dos mais de 33 milhões de eleitores que não votaram no primeiro turno.

O pronunciamento foi feito nessa terça-feira (6), dois dias depois de Humberto conquistar um terceiro mandato consecutivo no Senado. O petista recebeu cerca de 2,5 milhões de votos em Pernambuco e agradeceu aos eleitores, prefeitos, prefeitas e lideranças que participaram de sua campanha.

Ao tratar da disputa presidencial, Humberto direcionou a fala para o segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro (PL), marcado para 25 de outubro. Segundo dados divulgados pelo Senado, mais de 33 milhões de brasileiros não compareceram às urnas no primeiro turno, o equivalente a 21,08% do eleitorado.

“Vamos mobilizar a população, mobilizar os mais de 33 milhões de brasileiros que se abstiveram e precisam ir às urnas para impedir o avanço de um projeto de terror”, afirmou. A expressão usada para se referir à candidatura adversária representa a avaliação política do senador.

Humberto também disse estar confiante na campanha das próximas semanas. Ao justificar a avaliação, mencionou as cinco eleições presidenciais vencidas pelo PT desde 2002, considerando os mandatos conquistados por Lula e Dilma Rousseff.

O senador informou ainda que participou, na segunda-feira (5), de uma reunião com Lula para discutir a organização da campanha nesta etapa da disputa.

“Não há nenhuma razão para que a gente perca este segundo turno”, declarou.

Durante o pronunciamento, Humberto também afirmou que pretende defender na campanha o que chamou de projeto de um “Brasil soberano”. Na avaliação do parlamentar, a soberania brasileira estaria ameaçada por interferências de potências externas.

Antes de entrar no cenário nacional, o senador agradeceu a votação recebida em Pernambuco. Com pouco mais de 2,5 milhões de votos, Humberto conquistou uma das duas vagas do Estado no Senado e terá mandato até 2035.

Ele mencionou o apoio de gestores municipais e do senador Fernando Dueire (PSD) e disse que pretende continuar atuando pelos 184 municípios pernambucanos e por Fernando de Noronha.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Belo Jardim: Prefeito cassado acredita em reviravolta jurídica para voltar ao poder

Em Belo Jardim, o prefeito cassado pelo TSE João Mendonça ainda tem esperanças em voltar, mesmo depois da eleição suplementar que escolheu Hélio dos Terrenos. Ele usa como argumentação a decisão de 21 de junho, onde Ministro Humberto Martins, em decisão no STJ, entendeu pelo sobrestamento de Recurso Extraordinário em razão da repercussão geral conforme […]

Em Belo Jardim, o prefeito cassado pelo TSE João Mendonça ainda tem esperanças em voltar, mesmo depois da eleição suplementar que escolheu Hélio dos Terrenos.

Ele usa como argumentação a decisão de 21 de junho, onde Ministro Humberto Martins, em decisão no STJ, entendeu pelo sobrestamento de Recurso Extraordinário em razão da repercussão geral conforme Tema n. 576/STF.

“A decisão abre a possibilidade de anulação dos atos anteriores nos processos que ensejaram a cassação de João Mendonça, o que pode refletir na reconsideração da decisão do TSE, Côrte que será provocada para considerar válido o registro de João Mendonça nas eleições de outubro de 2016 na cidade de Belo Jardim”.

Diz que caso semelhante aconteceu na cidade de Brejo da Madre de Deus, quando o prefeito afastado retornou ao posto e terminou seu mandato. “Se o TSE reconsiderar a decisão de cassação de registro, João Mendonça assume a prefeitura de Belo Jardim e a eleição suplementar do último domingo será anulada”, diz a nota. O ex prefeito João Mendonça já disse que todas as providências jurídicas estão sendo tomadas.

Sebastião terá encontro decisivo com Câmara esta semana e oposição pode definir nome

Do Farol de Notícias O deputado federal licenciado e secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, terá um encontro com o governador Paulo Câmara nesta quarta-feira (27) no Palácio do Campo das Princesas. A informação foi confirmada por assessores do deputado que adiantaram alguns pontos da agenda. Na pauta, a inauguração do segundo trecho da […]

sebastiao-oliveiraDo Farol de Notícias

O deputado federal licenciado e secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, terá um encontro com o governador Paulo Câmara nesta quarta-feira (27) no Palácio do Campo das Princesas. A informação foi confirmada por assessores do deputado que adiantaram alguns pontos da agenda. Na pauta, a inauguração do segundo trecho da PE-418 que vai até limites da Paraíba e, claro, a formação do palanque da oposição para disputa com o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque.

É provável, segundo alguns republicanos, que o deputado também trate da tentativa de aproximação do prefeito petista com o governo do PSB. Esta semana, por exemplo, Duque deve se reunir com o secretário Danilo Cabral tendo como foco uma possível união com o PSB em Serra Talhada.

Já na Capital do Xaxado o clima é de expectativa para o encontro entre Sebastião e Paulo Câmara. De acordo com um republicano ouvido pelo Farol, o ideal seria que o bloco de oposição chegasse com o nome definido no Carnaval, agora em fevereiro.

“Dizem que depende de uma palavra do governador Paulo Câmara. Inclusive, a possibilidade do deputado (Sebastião Oliveira) se lançar pré-candidato. Seria muito bom que tudo ficasse definido para acabar com muitas conversas paralelas que só prejudicam a oposição”, revelou o republicano.

Humberto reafirma apoio do PT a ajuste de Dilma‏

Líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa (PE) foi à tribuna nesta terça-feira (3) para assegurar que a bancada de 14 senadores do partido está perfilada com o ajuste fiscal proposto pela presidenta Dilma Rousseff.  O discurso duro do petista teve como alvo as insinuações de que o PT estaria dividido em relação à […]

humberto-costa1Líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa (PE) foi à tribuna nesta terça-feira (3) para assegurar que a bancada de 14 senadores do partido está perfilada com o ajuste fiscal proposto pela presidenta Dilma Rousseff.  O discurso duro do petista teve como alvo as insinuações de que o PT estaria dividido em relação à aprovação das Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665 propostas pelo Governo Federal para ajustar as contas públicas do país.

O parlamentar avalia que há uma visão torta de alguns setores que disseminaram, nos últimos dias, a ideia de que o PT está na oposição ao governo. “Isso é falso. Esse argumento falacioso de que somos oposição ao ajuste fiscal tem o viés de querer nos emparedar e nos constranger e, com isso, enfraquecer tanto o partido, quanto os seus parlamentares e o próprio governo”, declarou.

“Os que pensam que vão colocar o PT contra o governo ou o governo contra o PT podem tirar os respectivos cavalos da chuva. Nossa unidade é o que garante o nosso sucesso e força”, afirmou.

Humberto disse que, em que pese a presidenta Dilma ser do PT, é absolutamente claro e republicano que o partido é uma coisa e o governo é outra. “Mas o partido nunca faltou à presidenta Dilma, do mesmo jeito que jamais faltou ao presidente Lula”, observou.