Notícias

Tabira: Secretaria de Educação emite nota sobre episódio envolvendo criança com TEA na Escola Dona Toinha

Por André Luis

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Tabira divulgou, nesta terça-feira (29), uma nota de esclarecimento sobre um episódio ocorrido na Escola Municipal Dona Toinha envolvendo um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com a nota, assim que a situação foi comunicada à gestão escolar e à Secretaria, providências imediatas foram adotadas. A profissional mencionada foi afastada preventivamente de suas funções enquanto a equipe técnica realiza a apuração dos fatos.

Segundo o comunicado, a secretária de Educação, Aracelis Batista, receberá nesta quarta-feira (30) a mãe do estudante, Vanderleia Simone. A reunião, conforme destaca a nota, será pautada pelo acolhimento, respeito e pela busca de soluções que garantam a segurança e o bem-estar do aluno.

A Secretaria informou ainda que o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) foi acionado, e que o estudante iniciará o acompanhamento com uma psicóloga já nesta quarta-feira. Leia abaixo a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Governo Municipal de Tabira – Secretaria de Educação e Esportes

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Tabira, diante das informações divulgadas sobre um episódio ocorrido na Escola Municipal Dona Toinha, envolvendo uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

Assim que a situação chegou ao conhecimento da gestão escolar e da Secretaria, foram imediatamente adotadas as providências cabíveis. A profissional mencionada foi prontamente afastada de suas funções, de forma preventiva, enquanto a equipe técnica realiza a apuração completa dos fatos.

A senhora Vanderleia Simone, mãe do estudante, será recebida nesta quarta-feira, 30 de abril, pela Secretária de Educação, Aracelis Batista, em um diálogo pautado no acolhimento, respeito e na busca por soluções que garantam a segurança e o bem-estar do aluno. A equipe pedagógica da secretaria de Educação e Esportes também esteve reunida para tratar da situação.

O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) já foi acionado, e o estudante iniciará o acompanhamento com profissional psicóloga também nesta quarta-feira.

Reafirmamos nosso compromisso com a inclusão, o respeito à diversidade e a proteção integral das crianças e adolescentes da nossa rede de ensino. A Secretaria de Educação e Esportes segue acompanhando de perto o caso, com a seriedade e responsabilidade que ele exige.

O Governo Municipal de Tabira permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos e reforça que não tolera práticas que violem os direitos e a dignidade dos nossos estudantes.

Tabira, 29 de abril de 2025

Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Governo Municipal de Tabira

Outras Notícias

Mendonça comemora PEC que amplia recursos do FPM

da Folha de Pernambuco O deputado federal Mendonça Filho (DEM) apoiou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 426/2014) que amplia os recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A proposta foi votada em primeiro turno no plenário da Câmara nesta terça-feira (4) e garante aumento de 23,5% para 24,5% o […]

Mendonça-Filho

da Folha de Pernambuco

O deputado federal Mendonça Filho (DEM) apoiou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 426/2014) que amplia os recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A proposta foi votada em primeiro turno no plenário da Câmara nesta terça-feira (4) e garante aumento de 23,5% para 24,5% o percentual de recursos repassados pela União aos municípios.

Na opinião do democrata, a proposição é vital para as cidades brasileiras que acompanharam nos últimos anos uma concentração cada vez maior dos impostos arrecadados em poder do governo federal. A PEC agora deve ser deliberada em segundo turno na Câmara e seguir para votação em dois turnos no Senado.

“Essa proposta é relevante porque na prática vai ao encontro da necessidade de descentralização dos recursos arrecadados pelo poder público brasileiro. Infelizmente, assistimos nos últimos anos cada vez mais uma concentração de recursos nas mãos do governo central, o que é um absurdo porque a União arrecada cada vez mais, os estados se sacrificam e os municípios ainda mais”, avaliou o líder democrata.

Para o deputado, a União “concentra recursos e amplia responsabilidades das prefeituras”, prejudicando principalmente os municípios mais carentes. “Mais perverso que centralizar e concentrar recursos em torno dos cofres do governo federal está o fato que a prática do governo do PT é repassar encargos para os governos dos municípios, então se levam recursos para o governo central e se impõem responsabilidades, ônus para os governos municipais”, pontuou.

“É um passo importante modesto porque infelizmente o governo do PT ao longo dos últimos anos sacrificou de forma incrível os municípios brasileiros e a gente assiste hoje uma tremenda crise afetando, principalmente os municípios mais pobres”, completou Mendonça.

George Borja volta a falar em autonomia se eleito. “Ouvirei todos, mas a decisão será minha”

O pré-candidato à prefeitura de São José do Egito, voltou a dizer em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que mantém diálogo com Ana Maria e outros nomes para construir a unidade em torno de sua pré-candidatura. Perguntado sobre o alinhamento com nomes como o dela e do ex-prefeito Augusto Valadares, diz estar […]

O pré-candidato à prefeitura de São José do Egito, voltou a dizer em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que mantém diálogo com Ana Maria e outros nomes para construir a unidade em torno de sua pré-candidatura.

Perguntado sobre o alinhamento com nomes como o dela e do ex-prefeito Augusto Valadares, diz estar conversando de forma incansável com Augusto. “Não temos arestas. A gente sabe que existiram problemas familiares que não nos competem resolvê-los”, disse, confiando em um alinhamento.

Destacou a conversa com Júnior de Gilvaney. Da mesma forma, diz estar dialogando com Ana Maria.

Perguntado sobre a gestão Evandro, disse reconhecer problemas e lacunas. “Os probleams existem. Mas ninguem passa 16 anos no poder sem que tenha algum tipo de desgaste. Existem lacunas e me proponho a resolvê-las. Evandro tem trabalhado diuturnamente, sem esconder os problemas. Mas você não pode tirar o mérito de um cara eleito quatro vezes”.

Respondendo Júnior Finfa sobre a escolha do candidato a vice, disse que está conversando com todos os setores. Citou João de Maria, o diálogo com o União Brasil. a Federação PT/PV e PCdoB, citando Rona Leite e a  própria Ana Maria.

“No PSB teremos que ter apenas um pré-candidato. Estamos resolvendo para resolver no diálogo, sem danos nem perdas”. Disse que São José do Egito não pode voltar ao retrocesso.

Respondendo uma pergunta de Pedro Araújo, do PE Notícias, sobre a participação de Paulo Jucá no seu governo, voltou a dizxer que não será comandado. “Um dos pré-requisitos para eu aceitar essa candidatura será autonomia e independência. Ouvirei todos, não apenas Paulo, mas a decidão será de George Borja”.

Armando diz que Senado vota aumento do FPM nesta terça

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) informou, nesta terça-feira (21), ter acertado com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), colocar em votação no plenário, amanhã (22), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em um ponto percentual a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Relator da PEC, Armando fez o anúncio em reunião […]

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) informou, nesta terça-feira (21), ter acertado com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), colocar em votação no plenário, amanhã (22), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em um ponto percentual a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Relator da PEC, Armando fez o anúncio em reunião na Câmara dos Deputados da bancada federal com os prefeitos de Pernambuco.

“Os municípios foram as maiores vítimas da grave crise econômica do país”, assinalou Armando, ao lado do presidente da Associação dos Municípios de Pernambuco (Amupe), José Patriota. O senador ressaltou ter “moderado otimismo” de que não haverá veto presidencial à PEC, porque elaborou um “parecer responsável”, que dilui em quatro anos o aumento de um ponto percentual da receita do Imposto de Renda e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) destinada ao FPM.

Seu parecer determina que a elevação será de 0,25% em 2018 e 2019 e 0,5% em 2020, completando o 1% a partir de 2021, o que resultará em R$ 10,5 bilhões a mais que estarão transferidos às prefeituras em 2021, quando o FPM corresponderá a 25,5% da arrecadação do IR e IPI – atualmente é de 24,5%.

“Conciliamos a necessidade de se ampliar a autonomia financeira dos municípios com a importância do ajuste fiscal em execução”, diz o parecer de Armando Monteiro.

O relatório de Armando Monteiro à PEC será votado nesta quarta (22) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no mesmo dia, por requerimento de urgência, vai à votação do plenário do Senado, em primeiro turno. O senador lembrou que, por “uma felizcoincidência”, foi também o relator da Emenda Constitucional que, em 2014, elevou igualmente em um ponto percentual, em dois anos, os recursos do FPM.

Armando destaca, no seu parecer, que o FPM teve uma redução real (acima da inflação) de 2,1% entre 2014 e 2016, pela queda na receita tributária da União, devido à desaceleração da economia. Paralelamente, salientou ele, as despesas com pessoal dos municípios subiram 19,6%, como reflexo do aumento dos pisos salariais profissionais, principalmente dos professores, e da municipalização de políticas públicas sem a correspondente transferência voluntária de recursos do governo federal.

Lula declara R$ 7,4 milhões em bens ao TSE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou ter um patrimônio de R$ 7,4 milhões no registro de sua candidatura ao Planalto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É uma quantia inferior à informada no pleito de 2018, quando o petista foi barrado pela Lei da Ficha Limpa e substituído por Fernando Haddad, do mesmo partido. À época, Lula declarou R$ 7,98 […]

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou ter um patrimônio de R$ 7,4 milhões no registro de sua candidatura ao Planalto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É uma quantia inferior à informada no pleito de 2018, quando o petista foi barrado pela Lei da Ficha Limpa e substituído por Fernando Haddad, do mesmo partido. À época, Lula declarou R$ 7,98 milhões em bens (em valores corrigidos pela inflação, seriam quase R$ 10,2 milhões).

Nos dados atuais, Lula afirma ser proprietário de: três apartamentos (dois de R$ 19 mil e um de R$ 94,5 mil ), três terrenos (de R$ 2,7 mil, R$ 130 mil e R$ 265 mil) e dois automóveis (R$ 48 mil e R$ 85 mil). Segundo o TSE, o maior valor declarado foi uma aplicação de R$ 5,5 milhões na previdência privada (VGBL – Gerador de Benefício Livre).

Candidato a vice-presidente na chapa com Lula, Geraldo Alckmin (PSB) declarou ao TSE ter um patrimônio de R$ 1 milhão. Seu bem de maior valor é um apartamento de R$ 323.806,02. Há, ainda, R$ 314.863,23 e R$ 1.159,81 em aplicações de um modelo de previdência privada, o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Também foram declarados uma casa (R$ 52.822,98), um Fundo de Longo Prazo e um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (R$ 172.025,83), e dois terrenos (um de R$ 110.959,51 e outro de R$ 30.091,04). Nas eleições de 2020, quando Alckmin foi candidato ao Planalto pelo PSDB, ele informou ter um patrimônio mais alto, de R$ 1.379.131,70. Em valores corrigidos pela inflação, chega a mais de R$ 1,7 milhão. A informação é do portal G1.

Em Floresta, Dilma garante término da Integração do São Francisco em 2016

Do Diário de Pernambuco A presidente Dilma Rousseff (PT) garantiu nesta terça-feira que as obras da transposição do São Francisco serão concluídas até o final de 2016, independentemente das dificuldades orçamentárias. A promessa foi firmada durante discurso na cerimônia de entrega da 2ª Estação de Bombeamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em […]

20151222224202838862e

Do Diário de Pernambuco

A presidente Dilma Rousseff (PT) garantiu nesta terça-feira que as obras da transposição do São Francisco serão concluídas até o final de 2016, independentemente das dificuldades orçamentárias. A promessa foi firmada durante discurso na cerimônia de entrega da 2ª Estação de Bombeamento do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Floresta, no Sertão Pernambucano.

Durante a solenidade, a presidente ressaltou que é possível realizar o ajuste fiscal e, ao mesmo tempo, investir em ações como a Integração do Rio São Francisco e o Minha Casa Minha Vida. “Diminuir a desigualdade social passa por enfrentar o problema da água. Enquanto houver necessidade, o Governo Federal vai ajudar os nordestinos a enfrentar a seca”, afirmou.

A presidente também assinou um termo de cooperação com Pernambuco, Ceará e Paraíba, liberando o orçamento para a construção de redes conectoras de abastecimento das comunidades localizadas no entorno dos canais, em um raio de 5km. Serão R$ 285 milhões no total. Em Pernambuco, as obras custarão R$ 134 milhões e serão executados pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) e pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Segundo o Ministério da Integração, o objetivo da obra de transposição é garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios, onde há estiagem constante. São 477 quilômetros organizados em dois eixos de transferência de água. “São quase 80 km de canais já com água ou prestes a recebê-la”, ressaltou a presidente.

Envergadinha: no evento, que é parte da agenda positiva da presidente, Dilma afirmou que vislumbra em 2016 um “ano melhor” para o Governo Federal. “A gente pode até dar uma envergadinha, mas não quebra, não”, brincou, se referindo à crise política que atingiu o Governo Federal e levou à abertura do seu processo de impeachment, autorizado pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Com seca, vazão do Velho Chico é diminuída: Na sexta-feira passada, a Agência Nacional de Águas (ANA) determinou a redução imediata da vazão do Rio São Francisco para 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL). A resolução foi assinada pelo presidente da agência federal, Vicente Andreu, em reunião colegiada do órgão.

O Comitê da Bacia do São Francisco afirma que a medida foi tomada devido às condições hidrológicas e diante da necessidade de garantir os usos múltiplos das águas do Rio. O Comitê se classifica como “preocupado com a decisão” de redução de vazão, especialmente pelo atual período da piracema, quando os peixes se reproduzem e, para isso, precisam de mais água.