Notícias

Tabira: Secretária de Educação diz que prefeitura não custeou ida total de comitiva à premiação no RJ

Por Nill Júnior

Ida de sete pessoas incluindo prefeito e equipe gestora gerou críticas por crise que vive Tabira

A comitiva que acompanhou o estudante medalha de ouro na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro, gerou críticas de ouvintes de Tabira que falaram ao comunicador Anchieta Santos, no programa Cidade Alerta, da Cidade FM, de hoje.

O grupo que acompanhou o aluno Júlio Cézar na terça-feira (14) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro tinha o prefeito Sebastião Dias, a secretária de Educação Aracélis Batista, Cida Souza, Jacyra Ramos e Lúcia Santos, da equipe gestora e a diretora da Escola Cônego Luiz, Valquíria Silva.

As críticas se deram pelo fato de que a prefeitura tem tido dificuldades para pagar o funcionalismo, contratados, fornecedores e ainda assim teria custeado a ida de seis pessoas com diárias, passagens e hospedagem no Rio de Janeiro. “Enquanto o povo sofre o prefeito e sua equipe foram luxar no Rio”, disse um ouvinte, abrindo a saraivada de críticas.

A Secretária Aracelis explicou como foi organizada a ida da comitiva. “A gente sabe as dificuldades que todos os municípios estão passando. E momento algum iríamos usar desse grande momento para fazer isso. Combinamos que todos da Secretaria que podiam ir para o Rio se responsabilizariam por sua viagem, incluindo passagens, hotel e demais despesas”.

Ela acrescentou que como Secretária tinha direito de ir com todas as despesas pagas, mas isso não ocorreu. “Eu fui com três diárias e a gestora da escola também. Ninguém mais. Pode averiguar os documentos. Três diárias são insuficientes, só cobrindo as três passagens”. Toda a comitiva segundo a Secretária comprou passagens, reservou hotéis com o próprio dinheiro.

“Tabira é uma cidade de muitas polêmicas. Todas as outras prefeituras mandaram seus representantes com tudo pago, entre passagens aéreas, hotel e outras despesas”. Ela apresentou um comprovante de pagamento de passagem aérea com cartão de crédito. Não ficou muito  claro se o prefeito Sebastião Dias recebeu as diárias para a viagem ou se entrou no rateio com as professoras.

Outras Notícias

Vila Bela recebe comício de encerramento de Luciano

O “Movimento 13”, de Luciano Duque e Márcio Oliveira  realizou nesta quinta-feira (29), no Bairro Vila o último comício da campanha de eleitoral de 2016. O ato foi marcado por uma carreata na Avenida principal do Conjunto Residencial. Já no palco do ‘caminhão 13’, Luciano iniciou sua fala  frisando que o Vila Bela está no seu […]

dsc5267-1024x680O “Movimento 13”, de Luciano Duque e Márcio Oliveira  realizou nesta quinta-feira (29), no Bairro Vila o último comício da campanha de eleitoral de 2016. O ato foi marcado por uma carreata na Avenida principal do Conjunto Residencial.

Já no palco do ‘caminhão 13’, Luciano iniciou sua fala  frisando que o Vila Bela está no seu coração. “Pra mim é como se fosse um filho que eu vi nascer, é um lugar que me sinto em casa”.

Luciano ainda destacou a participação do Partido dos Trabalhadores, nos governos de Lula e Dilma, com entrega de creche e Unidade Básica de Saúde, destacando a construção do SEST/SENAT e anunciando reformas de praça e instalação de três novas empresas, entre o Vila Bela e Vanete Almeida.

“Vamos continuar trabalhando e vamos continuar fazendo por esse Bairro, trazendo mais investimentos. Vamos trazer mais equipamentos, vamos melhorar as praças para que vocês possam ter lazer. Vamos trazer mais equipamentos esportivos pra essa comunidade: ginásio coberto e praça moderna” garantiu Luciano e continuou.

E seguiu : “daqui uns dias, nós estaremos vendo surgir uma fábrica de móveis, onde estarão gerando 200 empregos para esta comunidade. Aqui do lado do Vanete Almeida fizemos um acordo a semana passada, com os empresário do Rio Grande do Sul, onde estarão trazendo para Serra Talhada três indústrias e gerando mais 700 empregos” comemorou, segundo nota ao blog.

Palestra “Como potencializar os negócios” Deixou empresários motivados

Ministrada por Erick Penna, a palestra foi promovida pelo SEBRAE e marca a abertura do Movimento Compre do Pequeno Negócio em Serra Talhada A unidade do SEBRAE – Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica promoveu, no dia 19 de setembro, a palestra “Como potencializar os negócios”, com várias ideias para o empreendedor sair da zona […]

Ministrada por Erick Penna, a palestra foi promovida pelo SEBRAE e marca a abertura do Movimento Compre do Pequeno Negócio em Serra Talhada

A unidade do SEBRAE – Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica promoveu, no dia 19 de setembro, a palestra “Como potencializar os negócios”, com várias ideias para o empreendedor sair da zona de conforto e alcançar diversos objetivos.

“Atendendo às expectativas, os empreendedores presentes no evento de abertura do Movimento Compre do Pequeno Negócio, saíram motivados, envolvidos com toda magia da palestra do Erick Penna”, confirma a analista do SEBRAE, Naidjanne Souza. Com conteúdo atualizado e de forma prática, o palestrante deixou todos os envolvidos renovados, com a vontade de fazer acontecer.

O empresário Silberto Fortunato, proprietário da VIA BRASIL, foi um dos que se mostrou bem empolgado com o evento.  “Muito bom. Ele é um dos melhores palestrantes que já assisti, com uma palestra extremamente prática. Onde podemos usar as dicas em nossas empresas sem necessidade de nenhum investimento”, afirma Silberto.  Já a Gregoriana Ferraz, supervisora de Vendas da Finnofarma, parabenizou o SEBRAE e o palestrante pela noite produtiva. “Estou com gás novo para promover mudança”, destaca a supervisora.

 No dia 05 de Outubro é comemorado o Dia das Micro e Pequenas Empresas,  motivo das palestras já se iniciarem, para capacitar a todos a elevar as vendas, principalmente no final do ano.

Um ciclo de palestras que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de setembro, sempre no horário das 19h às 22h, na Academia da Cidade – IPSEP, para 40 pessoas diárias, mediante a inscrição.  Em parceria com o SENAC, Sala do Empreendedor, Secretaria da Mulher, CDL e SINDICOM será mais uma iniciativa para alcançar o objetivo de elevar as vendas com qualidade e Movimentar o comércio local.

Movimento Compre do Pequeno Negócio

Criado em 2015, o Movimento surgiu com o objetivo de estimular os consumidores a comprarem de pequenos negócios, fortalecendo assim a economia e o crescimento desses estabelecimentos, que representam 98% do total de empresas de Pernambuco e geram 48% dos empregos formais. As ações do movimento começam com as palestras do dia 19 deste mês e vão culminar no dia 05 de outubro, quando é celebrado Dia da Micro e Pequena Empresa.  A intenção do Sebrae é usar a data para conscientizar o consumidor a comprar do pequeno negócio, trazendo ganhos para a comunidade.

Funcionário da limpeza de escola em Afogados preso por tentativa de estupro contra estudante de 12 anos

Acusado foi preso  Afogados teve um caso de tentativa de estupro de vulnerável poucos dias depois do estupro coletivo contra uma menor de 12 anos em um motel da cidade. Na tarde de 31 de agosto, compareceu à delegacia especializada da Mulher uma adolescente de 12 anos, acompanhada por sua responsável legal. Ela disse que estava […]

Acusado foi preso 

Afogados teve um caso de tentativa de estupro de vulnerável poucos dias depois do estupro coletivo contra uma menor de 12 anos em um motel da cidade.

Na tarde de 31 de agosto, compareceu à delegacia especializada da Mulher uma adolescente de 12 anos, acompanhada por sua responsável legal.

Ela disse que estava em horário de estudos numa escola da rede municipal,  quando no intervalo do recreio, um homem de 55 anos, funcionário responsável por realizar limpeza, a abordou inicialmente para entregar a quantia de R$ 20,00, afirmando que ela deveria namorar alguém como ele, da idade dele, que seria capaz de dar dinheiro, presentes e fazer sexo.

No momento da saída da escola, novamente o mesmo homem se aproximou da adolescente, a chamou para um local escondido, passou a acariciá-la e tentou beijá-la a força. Ela conseguiu empurrá-lo e correr, pedindo ajuda a outros alunos.

Em escuta especializada, a adolescente relatou que já algum tempo vinha sofrendo com assédios do referido homem, o qual já havia oferecido a ela aparelho celular, fato confirmado por testemunhas e informantes.

Diante dos fatos narrados, agentes de policia da 13ª DEAM saíram em diligências e prenderam o autor, sendo autuado em flagrante delito pelo crime de exploração sexual de adolescente, tipificado no Art. 218-B, do CP.

Em audiência de custódia, foi convertida a prisão em preventiva, em resposta a representação feita pela Delegacia da Mulher,  sendo o autuado encaminhado a cadeia pública local.  Não foi informada a escola,  segundo as autoridades,  como forma de proteger a vítima.

A nota com detalhes sa ocorrência foi assinada pela Delegada Andreza Gregório Lima, Titular da 13ª DEAM e pela Delegada  Fabiana Leandro, Gestora do Departamento de Polícia da Mulher, DPMUL.

Responsável por acidente que matou custodiense no Mato Grosso é julgado

Depois de cinco anos, é julgado nesta quinta-feira (29) Diogo Machado Teixeira, 42 anos. Embriagado, em 2013 ele se envolveu em acidente morte na Avenida Afonso Pena, após sair da Valey em Campo Grande. Em depoimento, Diogo detalhou que saiu de casa por volta da meia noite do dia 11 de fevereiro para ir a […]

Depois de cinco anos, é julgado nesta quinta-feira (29) Diogo Machado Teixeira, 42 anos. Embriagado, em 2013 ele se envolveu em acidente morte na Avenida Afonso Pena, após sair da Valey em Campo Grande.

Em depoimento, Diogo detalhou que saiu de casa por volta da meia noite do dia 11 de fevereiro para ir a um bar. Lá, ele afirma que não consumiu bebidas alcoólicas. Porém, em seguida foi para a Valey onde bebeu três ou quatro cervejas mais um ou dois copos com doses de vodka.

Diogo detalha que ficou no lugar cerca de 2h e depois foi embora dirigindo sua caminhonete. O réu diz que fez uma conversão na Rua Goiás e seguiu pela Avenida Afonso Pena para tentar chegar ao Burger King.

“Sempre olho para os semáforos, mas pelo horário, fiquei com medo de bandidos”, conta Diogo em sua versão, antes de bater em um táxi e provocar a morte do passageiro José Pedro Alves da Silva Júnior, 22 anos. Pedro foi sepultado em 13 de janeiro daquele ano em Quitimbú, distrito de Custódia, sua terra natal.

Além da morte do passageiro, cinco meses depois o motorista do taxi Sebastião Mendes da Rocha, 51 anos, também morreu.

“Esperamos condenação. Desde aquele dia nossa família não foi mais a mesma. Natal e aniversário não são mais os mesmos. A mulher dele não consegue ficar mais em Campo Grande”, desabafou Lourivaldo da Rocha, irmão do taxista.

O promotor José Arturo Iunes pediu o afastamento do dolo eventual. Além disso, ele pede que Diogo responda pelos dois homicídios. Contudo, a defesa do réu tenta desqualificar o pedido alegando que o taxista não morreu em decorrência do acidente.

2013 – Na época do caso, Diogo Machado foi preso em flagrante e solto dois meses depois. Ele pagou fiança de R$ 101.700. Conforme o juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, Carlos Alberto Garcete, que concedeu a liberdade provisória, a quantia de 150 salários mínimos é para resguardar o pagamento de indenização às vítimas em caso de condenação. Um salário equivale a R$ 678.

O administrador de fazenda também vai pagar pensão temporária mensal de R$ 3 mil para os dois sobreviventes. O magistrado ainda determinou que ele tenha a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa até o fim do processo. O documento deve ser entregue ao Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito). As informações são do Campo Grande News.

Carga R$1 milhão em jóias é apreendida em Salgueiro

G1PE Uma carga de joias foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste sábado (8) na BR-116 em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A mercadoria não apresentava nota fiscal e estava sendo transportada em sete malas no interior de um veículo de luxo. A carga foi avaliada em R$ 934.563. De acordo com a PRF, […]

G1PE

Uma carga de joias foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste sábado (8) na BR-116 em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco.

A mercadoria não apresentava nota fiscal e estava sendo transportada em sete malas no interior de um veículo de luxo. A carga foi avaliada em R$ 934.563.

De acordo com a PRF, os agentes encontraram as joias no porta-malas e no banco traseiro de um veículo com placas do Ceará, durante uma abordagem realizada no quilômetro 23 da rodovia. Além da mercadoria sem nota fiscal, foram encontrados R$ 8.400 em espécie com o motorista.

Um homem de 36 anos que conduzia o veículo informou que as joias pertenciam ao seu cunhado e ele havia saído de Recife para fazer a entrega em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Ele foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Salgueiro para apuração criminal