SJE: Prefeitura proíbe abertura do comércio no feriado de Corpus-Christi
Por André Luis
O feriado de Corpus-Christi ocorre nessa quinta-feira (11), em São José do Egito com proibição de abertura do comércio.
A exceção fica com os postos de combustíveis, farmácias e unidades de saúde. Nenhum outro estabelecimento comercial poderá abrir, mas está autorizado às entregas no formato delivery.
A medida tem por objetivo conter a disseminação do coronavírus no município e também vale para padarias, supermercados e comércios de pequeno porte. Em caso de descumprimento o estabelecimento poderá ser autuado e o proprietário poderá ser multado.
O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) acompanha a agenda do Governador Paulo Câmara no Sertão, nesta sexta-feira (01). Tadeu estará em Araripina, na entrega de novas viaturas para a 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que atenderá outros municípios da região. Depois, ele irá a Serra Talhada, onde participa da inauguração da nova sede […]
O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) acompanha a agenda do Governador Paulo Câmara no Sertão, nesta sexta-feira (01). Tadeu estará em Araripina, na entrega de novas viaturas para a 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que atenderá outros municípios da região.
Depois, ele irá a Serra Talhada, onde participa da inauguração da nova sede da 1ª Companhia do 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e também da entrega de novas viaturas para reforçar a segurança na região.
A agenda se estende ainda a Belém do São Francisco para uma visita à Agropecuária Roriz Dantas (AGRODAN), maior exportadora de manga do Brasil. Ainda no Sertão, Alencar participa do anúncio da Escola Técnica Estadual de Belém do São Francisco.
O prefeito Wellington Maciel esteve essa semana em Recife. Ele foi recebido por Andre Teixeira Filho , Presidente da ADEPE. Segundo o gestor em sua rede social, o encontro tratou da aceleração do funcionamento pleno do Polo Industrial de Arcoverde. O prefeito também foi recebido pelo Secretário Carlos Braga (Assistência Social), para tratar de parcerias estratégicas para promover […]
O prefeito Wellington Maciel esteve essa semana em Recife. Ele foi recebido por Andre Teixeira Filho , Presidente da ADEPE.
Segundo o gestor em sua rede social, o encontro tratou da aceleração do funcionamento pleno do Polo Industrial de Arcoverde.
O prefeito também foi recebido pelo Secretário Carlos Braga (Assistência Social), para tratar de parcerias estratégicas para promover avanços nas políticas de apoio, acolhimento e proteção social, e também pela Secretária Simone Benevides (Desenvolvimento Urbano), para falar sobre a liberação de recursos para obras e investimentos importantes nos bairros.
Os Secretários Gibson Siqueira (Desenvolvimento Econômico), Aildo Biserra (Desenvolvimento Urbano) e Rejane Maciel (Assistência Social), além do vereador João Marcos acompanharam o Prefeito Wellington nessas agendas.
Os bastidores da disputa pelo Cimpajeú O fato novo da semana, indiscutivelmente, foi o surgimento de um bate chapa entre o atual presidente do Cimpajeú, Luciano Torres (PSB), que disputa a reeleição, e Diógenes Patriota, do PSDB, que busca o primeiro mandato no consórcio. Os bastidores da disputa que surpreendeu a todos, de fato, como […]
O fato novo da semana, indiscutivelmente, foi o surgimento de um bate chapa entre o atual presidente do Cimpajeú, Luciano Torres (PSB), que disputa a reeleição, e Diógenes Patriota, do PSDB, que busca o primeiro mandato no consórcio.
Os bastidores da disputa que surpreendeu a todos, de fato, como antecipou o blog, revelam um embate no jogo de poder entre os principais blocos políticos de Pernambuco. O PSB, do prefeito do Recife, João Campos, e o PSDB da governadora Raquel Lyra.
Com grande probabilidade de que venham a se enfrentar em 2026, dão a sinalização de que vão brigar por cada metro político em Pernambuco a partir de 2025. A movimentação em torno da escolha da diretoria de um consórcio em uma região com menor densidade populacional, mas com importante peso político, é a prova disso.
Registre-se, quem deu causa ao litígio foi o bloco de Raquel na região, com a benção do staff da governadora, a ponto de a Casa Civil entrar com os dois pés na articulação pró Diógenes Patriota. Desde sexta, o telefone da maioria dos 20 prefeitos eleitos ou reeleitos, das cidades que compõe o consórcio, não para de tocar.
Alguns nomes têm tido protagonismo na articulação. Um deles, além do próprio Diógenes, é o da prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu (PSDB), que tem usado a proximidade com a governadora Raquel Lyra para manter contato com os prefeitos.
Pelo que o blog apurou dentre os nomes sondados por ela está o da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), que inclusive disputa na chapa do prefeito da Ingazeira. Abreu acreditava que a boa relação da petista com a governadora geraria uma guinada de rumo. Entretanto não só em relação à Márcia, como outros gestores, o maior problema da articulação tem um nome: timing. A decisão de lançar uma chapa que confronte a atual veio muito em cima da hora quando já havia composição definida e palavra dada por muitos prefeitos.
Daí porque reverter a tendência pró Luciano não parece fácil. Entretanto, como tudo na política, também não pode se dizer que é impossível. Prova disso é o corre corre de nomes escalados pela Casa Civil para tentar desatar o nó em torno do prefeito da Ingazeira. Nomes como Mário Viana Filho e Yuri Coriolano se dividiram para visitar prefeitos da região.
Mário, por exemplo, visitou nomes como o prefeito de Solidão, Djalma Alves, e o seu sucessor, Mayco da Farmácia (PSB). Já Yuri foi procurar Márcia e Sandrinho Palmeira (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira. Este último inclusive, chegou a ser sondado para ser uma espécie de nome de consenso, para por fim ao bate chapa. Assim como Márcia, avisou estar apalavrado com Torres.
Como em todo jogo onde o vale tudo é regra, tem também puxada de tapete. Circula a informação que, por inadimplência dos municípios de Sertânia e São José do Egito, os prefeitos eleitos dos dois municípios, Pollyanna e Fredson Brito (Republicanos), não estarão aptos a votar, tirando 2 votos certos do candidato Tucano. Socialistas, os atuais gestores, Ângelo Ferreira e Evandro Valadares até estariam dispostos a quitar as dividas, mas por razões óbvias, perderam a vontade. Amanhã (23), o Estado estará olhando para Afogados da Ingazeira, onde acontece a eleição.
O ambiente promete ser de tensão. A dúvida é saber se os prefeitos presentes estariam dispostos a uma discussão em torno do que os une ou acerca do que os divide. Dito isso, do bate chapa a um consenso, passando pela possibilidade de manutenção dos dois projetos, ou retirada de uma das candidaturas para evitar um desgaste, tudo pode acontecer. Para resumir, uma certeza: 2026 é logo ali e começa amanhã, às 9h, na sede do Cimpajéu. Quem viver, verá…
Adelmo no Meio Ambiente
Pelo que o blog apurou, Adelmo Santos será o novo Secretário de Meio Ambiente da gestão Sandrinho Palmeira, restando apenas o anúncio oficial. Outra informação é a de que 80% da equipe, pelo menos, já estaria fechada. Entretanto, pelos 20% que faltam, o anúncio oficial vai esperar até pertinho da virada. Até lá choro e ranger de dentes.
Desejos de Natal
Quem viu o anúncio do secretariado de Flávio Marques em Tabira tem três desejos: que Gildásio Moura tenha aprendido com os erros de quando foi Secretário em Afogados; que Felipe Marques seja um assessor de imprensa que se comunique (é muito pior de telefone que o irmão); e que, até a posse, Pipi da Verdura aprenda o que faz um Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Mais importante: que o seu governo acerte, porque Tabira não aguenta mais.
Perdeu a mão
Que muitos vereadores são fisiologistas e gostam de sombra para abrigar os seus, todo mundo sabe. Entretanto, no pula pula de Claudelino, João Marcos e Luiza Margarida para o grupo de Zeca Cavalcanti, há um outro fator que pesa: Madalena Britto não tinha montada uma estratégia em caso de derrota. O líder, mesmo quando derrotado, mantém uma agenda de interlocução com a sociedade e seu grupo. A ex-prefeita não fez nenhuma aparição pública ou teve qualquer participação na imprensa falando de futuro. A última reunião foi em 8 de outubro, na semana da eleição. É como se não tivesse apenas perdido a eleição, mas também a vontade de seguir na politica.
De volta à cena
Aliados do ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, afirmam que ele recuperou seus direitos políticos após 8 anos de inelegibilidade, por contas rejeitadas quando prefeito. A dúvida é saber se com 74 anos em 2028, o ex-prefeito ainda terá alguma ambição por disputa eleitoral. Para isso, terá que pegar a senha da sucessão de sua aliada, Márcia Conrado. Até lá, a relação de pretendentes promete ser extensa.
Posições cruzadas
Até o fechamento desta Coluna o prefeito eleito de Flores, Giba Ribeiro, do PSB, permanecia na chapa do tucano Diógenes Patriota para eleição do Cimpajéu. E o Tucano Pedro Alves, de Iguaracy, seguia na chapa do socialista Luciano Torres. Até amanhã, a promessa é de muita pressão para que se aliem aos que querem seus partidos. Até o momento, os dois reafirmam que ficam nas chapas de origem, mesmo que o sangue dê na canela.
Aos leitores
Em virtude das minhas férias, as próximas quatro edições da Coluna do Domingão serão assinadas pelo jornalista André Luiz. Até a volta!
Frase da semana:
“Eu não gosto disso”.
Da vereadora Célia Galindo (Podemos) reclamando da possível articulação governista para anular seu desejo de voltar a presidir a Câmara de Vereadores de Arcoverde.
O Pontão de Cultura Cabras de Lampião se esparrama pelos sertões promovendo atividades formativas através de Seminários e Fóruns Dialogando Saberes envolvendo grupos, mestres da cultura popular, gestores públicos e produtores independentes. As pautas aprofundam trocas de experiências atendendo temas como : “O processo criativo e tradições”, “Culturas Populares no Contexto das Mídias Digitais”, “Políticas […]
O Pontão de Cultura Cabras de Lampião se esparrama pelos sertões promovendo atividades formativas através de Seminários e Fóruns Dialogando Saberes envolvendo grupos, mestres da cultura popular, gestores públicos e produtores independentes.
As pautas aprofundam trocas de experiências atendendo temas como : “O processo criativo e tradições”, “Culturas Populares no Contexto das Mídias Digitais”, “Políticas Públicas para Mestres”, entendendo que nossa cultura é um símbolo de sobrevivência, caracterizada pela adaptação ao clima árido e pela manutenção de costumes ancestrais, distanciando-se de visões estereotipadas. É um sertão profundo, com suas raízes em movimento.
“Nesta fase de atividades voltamos nossa atenção para escutar os mestres da cultura do sertão, através dos fóruns e seminários”, é o que relata Cleonice Maria, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião.
Cada RD receberá uma edição das atividades, com mobilização de todas as cidades da região, acompanhando o seguinte cronograma:
FLORESTA, RD Sertão de Itaparica, no dia 23/02/2026, às 14 h, na ETE Dep. Afonso Ferraz.
SERRA TALHADA, RD Sertão do Pajeú, no dia 26/02/2026, às 14 h, na ETE Clovis Nogueira.
SÃO JOSÉ DO BELMONTE, RD Sertão Central, no dia 27/02/2026, às 14:0h, no ETE/Belmonte.
ARCOVERDE, RD Sertão do Moxotó, no dia 02/03/2026, às 14:0h, no EREM senador Vitorino Freire.
EXU, RD Sertão do Araripe, no dia 04/03/2026, às 14:0h, no EREM BARÃO DE EXU.
PETROLINA, RD Sertão do São Francisco, no dia 18/03/2026, manhã, tarde e noite, na FACAPE.
SERRA TALHADA, RD Sertão do Pajeú – FORUM SERTÃO CULTURA VIVA, nos dias 20 e 21 de março de 2026, manhã, tarde e noite, no Museu do Cangaço.
E QUE É O PONTÃO DE CULTURA CABRAS DE LAMPIÃO?
É uma Organização da Sociedade Civil / OSC, de Serra Talhada, chancelada para atuar no desenvolvimento, acompanhamento, capacitação, mapeamento, ações conjuntas e articulação de atividades culturais junto aos Pontos de Cultura, Entidades, estudantes da rede pública de ensino, primeira infância, populações rurais, populações de baixa renda, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, pessoas LGBTQIAPN+, povos e comunidades ligados às culturas populares e tradicionais (de matrizes africanas e povos originários), mestres e mestras, Grupos e Coletivos Culturais de base comunitária do Sertão de Pernambuco.
O Pontão de Cultura Cabras de Lampião tem o INCENTIVO da Fundarpe / SECULT / PNAB / Governo de Pernambuco / Ministério da Cultura / Governo Federal.
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, em parceria com o Sesc Arcoverde, o Polo Pé de Serra acontece na Praça Winston Siqueira e agrega uma programação dedicada inteiramente ao genuíno forró. O espaço visa fomentar a tradição de artistas e bandas, sendo também um dos principais atrativos turísticos, através da valorização da cultura […]
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, em parceria com o Sesc Arcoverde, o Polo Pé de Serra acontece na Praça Winston Siqueira e agrega uma programação dedicada inteiramente ao genuíno forró. O espaço visa fomentar a tradição de artistas e bandas, sendo também um dos principais atrativos turísticos, através da valorização da cultura local.
De acordo com a secretária de Cultura e Comunicação, Teresa Padilha, o polo possui como característica principal oferecer uma variedade de atrações locais e regionais no decorrer da festividade. “Estão sendo contemplados este ano o total de 16 artistas e grupos, entre trios e bandas do segmento, que fortalecem com grande empenho a manutenção do forró pé de serra em nossa cultura”, afirmou.
Você precisa fazer login para comentar.