Sílvio Costa Filho lamenta morte de Josias Albuquerque
Por Nill Júnior
Pernambuco perdeu hoje uma de suas grandes referências do setor de comercio e serviços. Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do presidente do Sistema Fecomércio, Josias Albuquerque.
Em sua trajetória, ele sempre trabalhou em favor da população com iniciativas de inclusão social, além de contribuir com a geração de emprego e renda em nosso Estado, sempre conduzindo com muita maestria e afinco a Fecomercio.
Tenho certeza que seu trabalho à frente da Fecomércio, que era reconhecido nacionalmente, sempre será lembrado e reconhecido.
Neste momento de luto estendo minhas condolências à sua família e a todos os amigos que ele construiu ao longo dos seus 82 anos de vida.
Empresa ocupa a 13ª posição entre as 50 empresas presentes no prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, promovido pelo InfoMoney O Sicoob foi reconhecido como a marca cooperativa mais valiosa do Brasil, ocupando a 13ª posição entre as 50 empresas presentes no prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, realizado pelo InfoMoney em parceria […]
Empresa ocupa a 13ª posição entre as 50 empresas presentes no prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, promovido pelo InfoMoney
O Sicoob foi reconhecido como a marca cooperativa mais valiosa do Brasil, ocupando a 13ª posição entre as 50 empresas presentes no prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, realizado pelo InfoMoney em parceria com a TM20 Branding, consultoria especializada em avaliação e gestão de marcas.
O estudo mede o valor de um dos principais ativos intangíveis das organizações, a marca que se consolida como fator determinante para o sucesso institucional. No caso do Sicoob, o resultado reflete a força coletiva de milhões de cooperados, dirigentes e colaboradores comprometidos com a promoção da justiça financeira e do desenvolvimento sustentável.
“A conquista simboliza o amadurecimento de um modelo de negócio que cresceu sem perder sua essência”, afirma Cláudio Halley, superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob.
A instituição se consolidou entre as principais do país, administrando mais de R$ 398 bilhões em ativos e mantendo um ritmo constante de expansão, mesmo em um ambiente de alta competitividade no setor financeiro.
Valor de marca
O crescimento do valor de marca do Sicoob reflete o fortalecimento do seu brand equity, sustentado por uma combinação equilibrada de desempenho financeiro sólido, força institucional e propósito cooperativo. A valorização é resultado de uma estratégia de longo prazo que une solidez, inovação e coerência na entrega de valor aos cooperados e à sociedade.
Esse avanço se traduz diretamente na valorização do ativo intangível da marca, impulsionado não apenas por resultados econômicos, mas também por atributos intangíveis, como confiança, reputação e reconhecimento do modelo cooperativo como uma forma sustentável de fazer finanças.
“Ser a marca cooperativa mais valiosa do Brasil é também um reconhecimento do cooperativismo como força de transformação social e econômica”, afirma Halley.
O Sicoob ampliou e diversificou seu portfólio de produtos e serviços e fortaleceu sua presença física e digital, com foco na experiência do cooperado como pilar central de diferenciação. Essa estratégia, somada às ações de endosso e visibilidade institucional, contribuiu para consolidar a percepção de uma marca sólida, moderna e próxima das pessoas.
Além da performance operacional, o fortalecimento do brand equity também é resultado de uma comunicação integrada e consistente, que posiciona o Sicoob em diferentes territórios culturais.
Relevância cultural e presença
A consolidação do valor de marca do Sicoob também está relacionada à sua presença em territórios culturais que dialogam com diferentes públicos e reforçam a identidade cooperativista. A instituição estruturou uma estratégia de comunicação 360º, com atuação em música, esporte e dramaturgia, ampliando o alcance da marca e fortalecendo o vínculo com a sociedade.
Essa presença posiciona o Sicoob como uma marca que atua de forma ativa na cultura brasileira, promovendo o cooperativismo financeiro em espaços de grande visibilidade e engajamento. O posicionamento ganha expressão em diversas frentes: do incentivo à música, que conecta comunidades, ao apoio ao esporte, que mobiliza o país, e às narrativas que refletem o cotidiano das pessoas.
O reconhecimento no ranking reforça o compromisso do Sicoob com um crescimento sustentado por propósito e impacto coletivo. A combinação entre relevância cultural e consistência institucional consolida a marca como uma referência de confiança e credibilidade no sistema financeiro nacional.
Força coletiva
Como instituição financeira cooperativa, o Sicoob reúne mais de 9,3 milhões de cooperados, presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Entre os serviços oferecidos, destacam-se conta corrente, crédito, investimentos, cartões, previdência, consórcios, seguros e adquirência, entre outros.
O sistema é formado por 323 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e o Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que inclui uma confederação, um banco cooperativo, uma processadora e bandeira de cartões, uma administradora de consórcios, uma entidade de previdência complementar, uma seguradora e um instituto de investimento social.
Com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, o Sicoob ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no país, sendo, em mais de 415 municípios, a única instituição financeira presente. As informações são da InfoMoney.
Foto: Wellington Júnior Por Rodrigo Barros/Folha de Pernambuco A pandemia da Covid-19 parece que deixou de preocupar algumas pessoas. É comum presenciar que a população está deixando de usar máscara e de respeitar o distanciamento social nas filas de caixas de supermercados, bancos entre outros locais. Diante disso, pesquisadores e médicos da área estão verificando […]
A pandemia da Covid-19 parece que deixou de preocupar algumas pessoas. É comum presenciar que a população está deixando de usar máscara e de respeitar o distanciamento social nas filas de caixas de supermercados, bancos entre outros locais. Diante disso, pesquisadores e médicos da área estão verificando um aumento no número de infecções de casos aqui no Estado. Ora os casos estão em aumento, ora estão em estabilidade. No entanto, mesmo em queda, os cuidados devem permanecer iguais. Ontem, o Estado voltou a bater a marca acima de mil casos de infecção, com precisamente 1.147 novos registros.
Além disso, Pernambuco está investigando dez casos suspeitos de reinfecção da Covid-19. Com necessidade de cautela, alguns lugares estão voltando atrás em alguns aspectos. As aulas presenciais nos colégios municipais de Ipojuca só voltarão em 2021, sinalizou a gestão. Já o município de Jaboatão dos Guararapes resolveu suspender as aulas para os alunos da educação infantil na rede privada. Fernando de Noronha tem 33 casos ativos da doença – o maior valor desde março, início da pandemia e das contagens do caso.
Segundo o infectologista e chefe da Triagem de Doenças Infecciosas do Hospital Oswaldo Cruz (Huoc), Filipe Prohaska, era esperado que na reabertura das atividades houvesse um aumento no número de casos. “Somando a isto, também há uma negligência da parte da população no critério principal, que é o distanciamento social, uso de máscara e sanitização das mãos e ambientes.”
Prohaska ainda ressalta que nesse período de reabertura das atividades, mais do que nunca as pessoas devem voltar a ter cuidados para evitar que haja uma segunda onda. De acordo com o médico, os casos estão aumentando, mas ainda não se assemelha a abril e maio, auge da pandemia. No entanto, em comparação aos últimos meses, Prohaska observa que há sim um aumento no número de infeções. “Em relação ao número de óbitos não está maior porque temos suporte hospitalar adequado, mas se chegar uma segunda onda e lotar hospitais, essas infecções irão se traduzir em óbitos”, pondera.
Segundo o vice-presidente do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), Jones Albuquerque, é preciso ficar atento. Nos últimos dias, países da Europa, que já enfrentam uma segunda onda estão batendo recorde no número de casos e óbitos da Covid-19. Além disso, a OMS alertou para uma possível terceira onda, no continente, para o início de 2021. “Estamos acompanhando os países europeus no aumento de casos. Parece que o mundo está em sincronismo, e nosso Estado não é diferente. Todas as regiões estão em aumento simultâneo, o que é ainda mais preocupante porque vai exigir também uma logística simultânea para lidar com a doença”, diz Albuquerque, que também faz parte do Laboratório de Imunopatologia Keizo-Asami (LIKA/UFPE).
Já em Afogados ainda não se sabe se haverá eleição domingo A promotora Adriana Cecília Lordelo Wludarski requereu ao Juiz da Vara Única de Carnaíba a exclusão das eleições do Conselho Tutelar dos candidatos Erlan Bruno Carlos dos Santos e Anderson Carlos Bezerra Ramos. Segundo ela, eles feriram a regra do processo quando, dia 8 de […]
A promotora com os candidatos: dois romperam regras e fizeram campanha antecipada, diz ela
Já em Afogados ainda não se sabe se haverá eleição domingo
A promotora Adriana Cecília Lordelo Wludarski requereu ao Juiz da Vara Única de Carnaíba a exclusão das eleições do Conselho Tutelar dos candidatos Erlan Bruno Carlos dos Santos e Anderson Carlos Bezerra Ramos.
Segundo ela, eles feriram a regra do processo quando, dia 8 de setembro de 2019, os mencionados candidatos promoveram visita à Associação da Comunidade Quilombola denominada “Comunidade Abelha”, localizada no Sítio Abelha, Zona Rural do Município de Carnaíba/PE, na oportunidade em que, de posse de microfone, ambos se apresentaram como candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar, promovendo campanha eleitoral de forma antecipada, haja vista que a data pactuada e permitida para o início das campanhas era 10 de setembro de 2019.
“Os candidatos tinham pleno conhecimento de que a propaganda eleitoral, bem como que qualquer manifestação acerca de suas candidaturas somente poderiam ser realizadas a partir de 10 de setembro de 2019. Contudo, efetuaram propaganda eleitoral antes da data permitida, ignorando o pacto realizado por todos os candidatos presentes na sessão pública”, argumenta.
Afogados tem ou não eleição? Enquanto em Carnaíba ao menos há campanha, em afogados da Ingazeira a desinformação é geral. Em 10 de setembro, um comunicado da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar de Afogados da Ingazeira informou que o processo de escolha unificada para o cargo de conselheiros tutelares do município estava suspenso.
“A Comissão Eleitoral vem através deste comunicar que, devido a decisão da Juíza da 2ª Vara Cível de Afogados da Ingazeira, o Processo de Escolha em Data Unificada está suspenso. Desta forma, informamos aos candidatos habilitados no certame que estão suspensas até nova decisão todas as atividades de campanha”, diz a nota.
Problema é que a três dias do certame, não há nenhuma informação sobre sua realização de fato ou não. Ontem, várias reuniões aconteceram, inclusive na sede do Judiciário, mas nada oficialmente foi repassado. A Rádio Pajeú tentará hoje, mais uma vez, buscar notícias da realização ou não do processo de escolha.
Atualizado às 14h35 Assessoria informa que não houve óbito, mas há dois casos graves. Suspeita é de que o motorista que é diabético tenha tido um mal súbito. Um grave acidente aconteceu esta manhã na BR 232, próximo a Arcoverde, envolvendo um caminhão e uma van com passageiros da cidade de Flores. Ainda não há detalhes […]
Assessoria informa que não houve óbito, mas há dois casos graves. Suspeita é de que o motorista que é diabético tenha tido um mal súbito.
Um grave acidente aconteceu esta manhã na BR 232, próximo a Arcoverde, envolvendo um caminhão e uma van com passageiros da cidade de Flores. Ainda não há detalhes sobre as pessoas que estavam no carro e sobre eventuais vítimas.
O que se sabe é que a van é do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do Distrito de Fátima. O choque teria sido na altura de um posto a poucos metros do Posto da PRF de Cruzeiro do Nordeste. relatos indicam que o motorista teria invadido a área do posto e batido em um caminhão que estava parado.
A assessoria da Prefeitura de Flores informou que uma ambulância, mais equipe médica e familiares das pessoas que estavam no carro foram encaminhados ao local. O prefeito Marconi Santana está monitorando as informações sobre o acidente. Números preliminares indicam que há cinco pessoas feridas, parte com gravidade.
Falando ao programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú FM, o Secretário de Obras da prefeitura de Flores e blogueiro Júnior Campos, relatou não ter muitas informações a cerca do que poderia ter causado o acidente.
Segundo ele existe a suspeita de que o motorista que é diabético, tenha tido um mal súbito e perdido o controle do veículo, mas as causas ainda estão sendo investigadas. Campos também informou que há apenas dois casos graves: um morador de Sítio dos Nunes que estava sendo encaminhado para fazer o tratamento de hemodiálise e o motorista.
Júnior tranquilizou informando que não houve óbitos e disse ainda não ter a relação de quantas pessoas estavam no carro e a quantidade certa de feridos. A qualquer momento mais informações.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira comunica a saída do Secretário Municipal de Controle Interno, Miguel Góes, anunciado no início do ano para composição da equipe de gestão. A saída de Miguel Góes se dá em decorrência de questões previdenciárias, uma vez que Miguel Góes é servidor público do […]
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira comunica a saída do Secretário Municipal de Controle Interno, Miguel Góes, anunciado no início do ano para composição da equipe de gestão.
A saída de Miguel Góes se dá em decorrência de questões previdenciárias, uma vez que Miguel Góes é servidor público do estado da Paraíba e perderia alguns anos de contagem para sua aposentadoria, caso desempenhasse as funções de secretário.
Mesmo assim, a sua presença na equipe de gestão será assegurada, uma vez que o mesmo assumirá as funções de assessor especial de Governo, que não lhe trará prejuízo previdenciário.
Na função em questão, Miguel Góes ficará responsável pela interlocução, acompanhamento e orientação junto às Secretarias Municipais de Administração e Desenvolvimento Econômico e a de Transportes e Trânsito, com atuação destacada no grupo de trabalho para o ordenamento do trânsito em Afogados da Ingazeira.
Informamos ainda que o atual secretário adjunto de saúde, Lucivaldo Leite, assume, interinamente, a Secretaria de Controle Interno, acumulando ambas as funções, sem prejuízo para o erário municipal.
Você precisa fazer login para comentar.