Notícias

Silvio Costa Filho critica gestão de Raquel Lyra e se projeta como candidato ao Senado em 2026

Por André Luis

Em entrevista ao programa Folha Política desta sexta-feira (27), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, não poupou críticas à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, enquanto delineava seus planos para concorrer ao Senado em 2026. 

O republicano, que já foi secretário no governo Eduardo Campos, afirmou que Pernambuco vem perdendo protagonismo para outros estados do Nordeste sob a atual gestão. “A governadora perdeu uma bela oportunidade de unir o estado”, disparou, acrescentando que não vê grandes obras na área da saúde pública ou um projeto claro de desenvolvimento regional.

Silvio, no entanto, manteve o tom institucional, garantindo que não haverá “gestos de deslealdade” de sua parte em relação ao governo estadual, mas deixou claro que seu “caminho natural” é ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), pré-candidato ao governo em 2026. O ministro revelou que já conversou com mais de 55 prefeitos nos últimos 45 dias e se disse pronto para representar Pernambuco no Senado, destacando sua trajetória política que começou aos 21 anos como vereador do Recife, sendo até hoje o mais jovem a assumir o cargo.

Sobre a disputa pelo Senado, reconheceu a concorrência de nomes como Marília Arraes, Humberto Costa, Miguel Coelho e Fernando Bezerra, mas defendeu que “nada se constrói por imposição” na política. Silvio afirmou que o presidente Lula será peça-chave na construção das chapas pernambucanas e garantiu: “Quem acha que João Campos e Lula não estarão juntos vai errar”.

Ao mesmo tempo que traçava suas ambições políticas, o ministro destacou os investimentos federais em Pernambuco, como os R$ 500 milhões no Aeroporto do Recife e o projeto do Aeroporto de Caruaru, no valor de R$ 50 milhões, com previsão de licitação para julho. 

As declarações de Silvio acendem o debate eleitoral em Pernambuco, onde Raquel Lyra busca a reeleição com apoio de Lula em nível nacional, enquanto João Campos articula uma frente oposicionista.

Outras Notícias

Serra tem mais uma noite difícil com alagamentos

A população de Serra Talhada foi surpreendida, na noite dessa segunda-feira (14), com uma forte pancada de chuva que durou menos de uma hora. Segundo o Farol de Notícias, foi o suficiente para causar estragos em vários bairros. Entre os mais prejudicados, o Ipsep, São Cristóvão e setores do Mutirão. De acordo com o Instituto […]

A população de Serra Talhada foi surpreendida, na noite dessa segunda-feira (14), com uma forte pancada de chuva que durou menos de uma hora.

Segundo o Farol de Notícias, foi o suficiente para causar estragos em vários bairros. Entre os mais prejudicados, o Ipsep, São Cristóvão e setores do Mutirão. De acordo com o Instituto Agronômico de Pesquisa (IPA), choveu 38,1 mm, com um detalhe: a pancada d’água veio acompanhada de raios e trovões.

Como sempre, os problemas de alagamentos se repetiram em alguns pontos, a exemplo da Avenida Custódio Conrado, no bairro Várzea. No Ipsep, os moradores registaram a força das águas e momentos de preocupação para alguns motoristas, que tiveram os veículos inundados. Veja mais no Farol de Notícias.

 

Artista plástico Marcone Melo fará exposição em Iguaraci

De 14 a 19 de janeiro, o artista plástico iguaraciense, Marcone Melo realizará a sua terceira exposição “No berço da arte”, na tenda de seu pai Mercelon Sapateiro na rua Júlio Câmara em Iguaraci-PE. Será uma grande oportunidade para aqueles que apreciam uma boa arte. Veja abaixo alguns dos quadros que estarão expostos:

10801835_608022479309477_1706578685661614099_nDe 14 a 19 de janeiro, o artista plástico iguaraciense, Marcone Melo realizará a sua terceira exposição “No berço da arte”, na tenda de seu pai Mercelon Sapateiro na rua Júlio Câmara em Iguaraci-PE. Será uma grande oportunidade para aqueles que apreciam uma boa arte.

Veja abaixo alguns dos quadros que estarão expostos:

IMG-20160108-WA0049 FB_IMG_1452425556268 FB_IMG_1452425551951

Divulgado ranking atualizado do Previne Brasil

Programa afere aplicação e otimização dos serviços da atenção básica. Veja ranking com cidades sertanejas Foi atualizado o ranking do programa Previne Brasil,  programa que veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde. O programa busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde […]

Programa afere aplicação e otimização dos serviços da atenção básica. Veja ranking com cidades sertanejas

Foi atualizado o ranking do programa Previne Brasil,  programa que veio para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde.

O programa busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde. O ranking mostra quem aplicou melhor e de forma mais otimizada os recursos.

O blog separou um ranking das cidades do Pajeú e de polos importantes do Sertão. Cidades como Ingazeira (no primeiro lugar no estado), Solidão, Serra Talhada e São José do Egito estão bem localizadas. Tabira, Salgueiro e Triunfo, em posições intermediárias. Floresta, Belmonte e Calumbi vão mal:

Município Posição no estado Aproveitamento
Ingazeira 100%
Solidão 91,6%
Serra Talhada 90,1%
São José do Egito 88,5%
Brejinho 13º 86,3%
Tuparetama 14º 84,8%
Iguaracy 17º 83,5%
Itapetim 19º 80,6%
Afogados da Ingazeira 28º 77,7%
Santa Cruz da Baixa Verde 29º 77,4%
Quixaba 35º 76,3%
Tabira 49º 74,7%
Santa Terezinha 54º 72,6%
Carnaíba 57º 72,2%
Custódia 61º 71,8%
Salgueiro 63º 71,5%
Triunfo 67º 70,9%
Araripina 71º 70,3%
Arcoverde 80º 68,6%
Sertânia 85% 68,1%
Flores 95º 65,3%
Petrolina 113º 58,7%
Betânia 124º 54,5%
Floresta 145º 49,3%
São José do Belmonte 148º 48,3%
Calumbi 177º 36,5%

 

Luciano Duque participa de inauguração da UPMR em Serra Talhada

O deputado estadual Luciano Duque participou, nesta terça-feira (7), da inauguração da Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR) de Serra Talhada. Foi na gestão de Duque como prefeito, que foi implantada a política ambiental e de resíduos sólidos no município.  “O mais importante dessa política é a conscientização da população para que separe seu […]

O deputado estadual Luciano Duque participou, nesta terça-feira (7), da inauguração da Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR) de Serra Talhada. Foi na gestão de Duque como prefeito, que foi implantada a política ambiental e de resíduos sólidos no município. 

“O mais importante dessa política é a conscientização da população para que separe seu lixo e esse material possa chegar até a cooperativa. Tirando dos aterros: riqueza, recursos e dinheiro que seriam jogados fora”, disse.

A proposta da unidade de processamento é gerar redução de custos na região com a coleta, melhorar o transbordo de resíduos e a limpeza da cidade, além de contribuir com a diminuição do uso de aterros sanitários e evitar a poluição ambiental. 

“Estou muito orgulhoso de ver Serra Talhada avançando na gestão de política ambiental e resíduos sólidos. Fico feliz de ter feito parte dessa história, e parabenizo a prefeita Márcia Conrado e o vice-prefeito Márcio Oliveira por estarem aprimorando a coleta seletiva”, falou. Também na sua gestão, Duque criou a Secretaria de Meio Ambiente, a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), o Plano de Arborização de Árvores Nativas e a Sementeira.

Sobre os Recicleiros

Organização da sociedade civil (OSC), qualificada como OSCIP e reconhecida como entidade ambientalista, que atua como agente integrador entre prefeituras, empresas e catadores, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e ao Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020).

DER intensifica melhorias na PE-015

Seguem em ritmo acelerado os serviços de conservação que estão sendo realizados na PE-15 pela Secretaria Estadual de Transportes, por meio do seu Departamento de Estradas de Rodagem. Na noite desta terça-feira (14) será iniciada a segunda etapa dos trabalhos, que consiste na requalificação asfáltica – implantação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente ( CBUQ) […]

transito_arthurmotaSeguem em ritmo acelerado os serviços de conservação que estão sendo realizados na PE-15 pela Secretaria Estadual de Transportes, por meio do seu Departamento de Estradas de Rodagem.

Na noite desta terça-feira (14) será iniciada a segunda etapa dos trabalhos, que consiste na requalificação asfáltica – implantação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente ( CBUQ) -, material utilizado nas  estradas e rodovias.

Desde o último sábado 80 homens do DER estão trabalhando na PE-15, que recebe diariamente um fluxo de aproximadamente 30 mil veículos.   A primeira fase dos trabalhos consistiu na limpeza dos dispositivos de drenagem e dos acostamentos, eliminando os pontos de acúmulo de água provocado pelas  chuvas.