Sileno Guedes é reconduzido à presidência do PSB de Pernambuco
Por André Luis
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizou neste domingo (12), o 15º Congresso Estadual do partido. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, no Recife.
Por aclamação, o atual presidente da sigla, Sileno Guedes, foi reeleito para presidir o partido.
Na ocasião, ainda foram escolhidos os demais membros titulares e suplentes da Executiva e do diretório estaduais e também dos segmentos do partido, além dos delegados que representarão Pernambuco no Congresso Nacional do PSB, que ocorrerá em abril do próximo ano, em Brasília.
A mesa política do evento contou com a participação do governador Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB Nacional 40, e do prefeito do Recife, João Campos, eleito 1° vice-presidente estadual do PSB.
Nas redes sociais, Paulo Câmara comemorou a recondução de Sileno ao cargo. “Muito feliz com a recondução de Sileno Guedes à presidência do PSB-PE. Nosso partido segue firme, trabalhando integrado para o fortalecimento da democracia em Pernambuco e no Brasil”, afirmou o governador.
Taxa do Esgoto já será cobrada, vote Câmara ou não O prefeito José Patriota enviou em março à Câmara o projeto 02/2017, que trata do convênio entre Prefeitura e Governo do Estado para cobrança da chamada Taxa de Resíduos Sólidos, ou Taxa de Esgoto. Os vereadores tem cozinhado o galo, sem pressa para votar porque […]
Taxa do Esgoto já será cobrada, vote Câmara ou não
O prefeito José Patriota enviou em março à Câmara o projeto 02/2017, que trata do convênio entre Prefeitura e Governo do Estado para cobrança da chamada Taxa de Resíduos Sólidos, ou Taxa de Esgoto.
Os vereadores tem cozinhado o galo, sem pressa para votar porque querem tempo para evitar o mesmo desgaste que uma outra geração teve com a aprovação da Contribuição de Iluminação Pública, que até hoje rende críticas pela forma como aconteceu.
O problema é que a dosimetria da taxa é salgada. Como confirmou Washington Jordão ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, o percentual médio é de 80% sobre o valor da conta, uma cacetada.
O Presidente da Câmara, Igor Mariano, diz que o projeto ainda tramita nas Comissões porque só o Plano Municipal de Saneamento Básico tem oito volumes, cada um com 200 páginas e precisa ser avaliado. Também garante que vai promover uma audiência pública para discutir o tributo.
Uma coisa que pouca gente sabe é que, independente da aprovação da Câmara agora, a COMPESA já está autorizada a realizar a cobrança, com base em uma concessão feita em 1972, pelo então prefeito João Alves Filho, com validade de 50 anos, indo até 2022. Assim, bairros que começarem a ter o saneamento funcionando já pagarão o imposto, com amparo legal. Vai ser o caso de bairros como São Francisco, Planalto e Padre Pedro Pereira.
Não se discute a importância e o salto de qualidade que terá Afogados com saneamento global, uma conquista almejada há anos por formadores de opinião, ambientalistas e parte da população que compreende o impacto da conquista. O que gera o debate, além de mais um tributo em si, é o tamanho da taxa. O presidente da Câmara a considera “acima da normalidade”.
O debate em Afogados é parâmetro para cidades que lutam pela implementação do saneamento global no Pajeú. Em Petrolina já deu zoada. A próxima é Itapetim. Feita a apresentação da realidade, duas perguntas em uma: dos três entes envolvidos no debate da renovação da concessão, quem vai ficar com o crédito pelo legado da obra e com o desgaste com a cobrança da taxa entre Câmara, Prefeitura e Compesa?
Inaugura, mas não funciona
Nos bastidores, circula a informação de que o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, estará em Pernambuco nesta segunda para inaugurar em Itamaracá uma Agência da Previdência Social que ainda não tem condições de funcionamento. Tem prédio, equipamento, mas falta gente. Inaugura e segue fechado. A conferir.
É prisão
O Deputado Federal Tadeu Alencar também entende que a detenção noturna de Aécio Neves é privação de liberdade e configura prisão domiciliar. Assim, teria que ser decidida apenas pelo Senado e não pelo Supremo, mesmo que não coma pirão no mesmo prato do tucano.
Piada pronta
Na nota oficial em que diz ter sido alvo de boatos em meio à ação contra carro-forte esta semana, a prefeitura de Brejinho, da gestora Tânia Maria, esclareceu que os PMs envolvidos na ação fizeram refeições custeadas pela Prefeitura no restaurante “O Bom Ladrão”.
Reunião
O governador Paulo Câmara se reúne nesta segunda-feira (02) com os integrantes das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa de Pernambuco contra a privatização da Companhia Hidroelétrica do São Francisco e em defesa do “Velho Chico”. O encontro será no Palácio do Campo das Princesas.
Sobrando…
Vida boa para os desembargadores do TJPE: foi divulgado um Edital de licitação para adquirir smarthfones com início da disputa para o próximo dia 5, às 11h. O valor dos mimos aos ilustres Desembargadores: R$ 258.749,00. Que beleza…
Fidel do Pajeú
Só uma brincadeira do vereador Sinezio Rodrigues conseguiu segurar o longo discurso do empolgado prefeito Luciano Duque no evento em que era discutido o plano plurianual. Já beirava os 30 minutos de fala – tudo isso – quando Rodrigues bradou: “É o Fidel Castro do Sertão”!
SAMU esquecido
Nem governo do Estado, nem prefeituras, muito menos Governo Federal discutem mais a implantação do SAMU na região do Pajeú e municípios do entorno. Uma pena que depois de tanta pompa, tanto oba oba com a chegada das ambulâncias e tanto tempo gasto com o tema em campanhas eleitorais, o projeto tenha sido esquecido, deixando de salvar vidas na região.
80 anos
Os 80 anos que o ex-prefeito e ex-deputado Orisvaldo Inácio completaria este ano motivaram a edição de um livro com vários depoimentos de nomes das mais diversas áreas a ser lançado no fim deste ano. Orisvaldo foi prefeito de Afogados da Ingazeira, Deputado e responsável pelo início de um ciclo de gestões que teve Giza (sua esposa), Totonho e agora Patriota.
Frase da semana:“Qro comunica a Cecretaria de E duca são que cancele ais aulas até resouve rem esa situaçao enbrejinho por causa de risco de bala perdida”.
Do vereador Antônio de Souza Lima, o Neném da Foveira (PTB), atirando na língua pátria.
A Prefeitura de Sertânia iniciou a vacinação contra a Covid-19 em crianças com idade a partir de 3 anos. Para esse público, está disponível a vacina Coronavac, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de Pernambuco. O esquema vacinal será com duas doses com intervalo de […]
A Prefeitura de Sertânia iniciou a vacinação contra a Covid-19 em crianças com idade a partir de 3 anos. Para esse público, está disponível a vacina Coronavac, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de Pernambuco. O esquema vacinal será com duas doses com intervalo de 28 dias entre elas.
A vacinação acontece na tenda que fica em frente ao Centro de Saúde da Mulher e da Criança, das 8h às 11h e das 14h às 15h. A prefeitura informa que não é preciso fazer agendamento. Para tomar a vacina, basta apresentar o CPF ou certidão de nascimento, cartão do SUS e cartão de vacina de rotina.
Os pais ou responsáveis devem estar presentes na hora da vacinação, manifestando sua concordância. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de autorização por escrito.
A vacinação contra a Covid-19 segue também para as demais idades.
Reunindo profissionais de diversas áreas da comunicação e do Direito Eleitoral do país, o 1º Curso de Capacitação – Eleições 2020 contou com a presença de mais de 50 prefeitos pernambucanos, nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, no Recife. Cerca de 200 pessoas, entre pré-candidatos majoritários e proporcionais, participaram da atividade, que foi pioneira no […]
Reunindo profissionais de diversas áreas da comunicação e do Direito Eleitoral do país, o 1º Curso de Capacitação – Eleições 2020 contou com a presença de mais de 50 prefeitos pernambucanos, nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, no Recife. Cerca de 200 pessoas, entre pré-candidatos majoritários e proporcionais, participaram da atividade, que foi pioneira no Estado. Uma das principais palestras foi a promovida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.
O representante do TSE veio ao Estado para falar aos prefeitos pernambucanos e candidatos na próxima eleição sobre as condutas vedadas a agentes políticos. Ele destacou a importância da atividade realizada pelo Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco em parceria com a Amupe. “Essa é uma iniciativa pioneira dos organizadores em trabalharem esses temas no primeiro curso de capacitação para candidatos para que os destinatários tenham conhecimento das regras”, afirmou o ministro.
Em entrevista, Tarcísio Vieira explicou o objetivo da sua palestra. “Todos os agentes públicos estão obrigados a observar o regramento legal que impede o uso da máquina em favor de candidaturas e candidatos. Há uma série de preocupações nesse âmbito. É um assunto muito caro a prefeitos e vereadores e que podem ter risco resultando em cassações e multas”, comentou.
A atividade contou com as palestras do jornalista Magno Martins, sobre a relação dos políticos com a imprensa, de Marcela Montenegro, que abordou a influência das pesquisas nas eleições.
Por outro lado, as questões de âmbito do Direito Eleitoral foram abordadas pela advogada Diana Câmara, que falou sobre os aspectos da última minirreforma eleitoral. Prestação de contas ficou a cargo do servidor do TRE Marcos José, além da participação de Orson Lemos, que destacou as inovações da Justiça Eleitoral, Fake News e propaganda, e da advogada Gabriela Rollemberg, que palestrou sobre Publicidade Institucional e seus riscos durante a eleição. O advogado Diogo Rais falou sobre mídias sociais e eleições pelo prisma do Direito Eleitoral Digital.
“O evento cumpriu seu objetivo: capacitar os prefeitos pernambucanos que vêm para a reeleição e os pré-candidatos que almejam disputar a eleição e precisam estar atentos sobre as novas diretrizes da Justiça Eleitoral. Costumo dizer que informação é poder esse, sem dúvida, foi um momento para ouvir importantes especialistas com atuação na esfera nacional”, destacou a advogada Diana Câmara, organizadora do evento.
Em reunião com o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, o Senador Humberto Costa anunciou recursos da ordem de R$ 1,3 milhão para investimentos no município. São R$ 1 milhão em transferência direta, e R$ 300 mil em emenda oriunda do Ministério do Desenvolvimento Social. Os recursos serão utilizados na melhoria e modernização dos […]
Em reunião com o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, o Senador Humberto Costa anunciou recursos da ordem de R$ 1,3 milhão para investimentos no município.
São R$ 1 milhão em transferência direta, e R$ 300 mil em emenda oriunda do Ministério do Desenvolvimento Social. Os recursos serão utilizados na melhoria e modernização dos equipamentos públicos da secretaria municipal de assistência social.
A reunião aconteceu nesta sexta (18), no gabinete do Prefeito Sandrinho Palmeira e contou com a participação dos Deputados José Patriota e Carlos Veras.
“Afogados é um importante polo de desenvolvimento regional, que vem ao longo dos anos se notabilizando por gestores que trabalham com seriedade, competência, e eu não poderia jamais deixar de destinar emendas para a cidade e para o seu povo, sempre tão acolhedor,” destacou o Senador Humberto Costa.
“Quero agradecer ao Senador Humberto Costa pela excelência de sua atuação parlamentar, e por sempre ter estado ao nosso lado, trazendo recursos para a nossa terra,” avaliou o Prefeito Sandrinho.
Além dos recursos anunciados nesta sexta, entre 2015 e 2021 o Senador já havia destinado para Afogados R$ 566 mil para calçamentos, R$ 112 mil para horas-máquina, R$ 100 mil para custeio da saúde e R$ 200 mil para custeio da educação.
Algumas cidades dependiam de carros pipa e em uma noite viram reservatórios encher. Águas devem chegar a Barragens como Brotas Como o blog noticiou mais cedo, choveu em todo o Pajeú na noite desta terça-feira, nesta que já é a maior precipitação registrada nos últimos seis anos na região. Segundo o colaborador e blogueiro Marcelo […]
Algumas cidades dependiam de carros pipa e em uma noite viram reservatórios encher. Águas devem chegar a Barragens como Brotas
Como o blog noticiou mais cedo, choveu em todo o Pajeú na noite desta terça-feira, nesta que já é a maior precipitação registrada nos últimos seis anos na região.
Segundo o colaborador e blogueiro Marcelo Patriota ao blog, as chuvas no Alto Pajeú onde o recorde foi registrado encheram barragem que estavam em colapso total. O Rio Pajeú encheu em vários pontos de sua extensão. A expectativa é de que o volume de água tenha repercussão em barragens como a de Brotas , em Afogados da Ingazeira.
Parte das cidades que viviam drama com colapso total, abastecidas por carros pipa, tiveram seus principais reservatórios ganhando grande volume de água e devem sair da lata dágua na cabeça.
Pela ordem de precipitação, choveu em São José do Egito (215 mm), Brejinho (213 mm), Santa Terezinha (205 mm), Itapetim (180 mm), Triunfo (123,1 mm), Serra Talhada (117,1 mm), Tuparetama (90 mm), Flores (87,4 mm), Quixaba (81 mm), Afogados da Ingazeira (55 mm), Solidão (52,7 mm), Ingazeira (50 mm), Carnaíba (45 mm), Tabira (40 mm), Santa Cruz da Baixa Verde (19 mm), Iguaracy (16,2 mm), e Calumbi (9 mm).
Veja registros da incrível chuva no Alto Pajeú, cedidas ao blog por Marcelo Patriota:
Passagem molhada – Barragem de CaramucuquiDistrito de Piedade, ItapetimCuriosos observam cheia em TuparetamaMacambira, São José do EgitoAçude São José IIPonte em área de Loteamento, em São José do EgitoRio Pajeú em ItapetimSerraria, em Brejinho, tomando água
Rio Pajeú, em Tuparetama
Você precisa fazer login para comentar.