Notícias

Sétima edição do Xerém Cultural ocorre em Afogados da Ingazeira 

Por André Luis

Integrado ao projeto In-formação, o festival reunirá diferentes linguagens artísticas, como teatro, cinema e música, e ocupará a Estação Ferroviária da Cidade; atividades são todas gratuitas e a ação tem Incentivo do Funcultura

De 4 a 7 de julho a cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, receberá a sétima edição do projeto Xerém Cultural. Tradicionalmente feito no bairro Borges, periferia da cidade, na edição de 2024 o evento será realizado, também, na Estação Ferroviária da cidade, numa tentativa de ocupar o espaço até então semi-abandonado com cultura e arte. 

Espetáculos teatrais, shows, oficinas e bate papos / formações compõem as atividades desse ano – atividades essas que integram os projetos In-formação e Cineclube Cinecultural. A realização do festival tem assinatura do produtor cultural Lucio Vinicius, através da Xerém Produções e Sagaz Produções, além de apoio da Pajeú Filmes, HidroEletro Energia Solar e Prefeitura de Afogados da Ingazeira. O incentivo é do Funcultura / Governo do Estado através dos projetos  In-formação e Cinecultural.

“Para 2024 imaginamos um Xerém grande e diverso, daí ocupar o bairro Borges em três localidades: próximo à capela, na associação de moradores e na antiga estação ferroviária. Graças à integração dos projetos, conseguimos uma programação diversa, de atividades formativas a shows, além de cinema e teatro. É a maior edição da história”, detalha Lúciio Vinicius.

A programação, completamente gratuita, começa na noite da quinta, 4/7, na Associação de Moradores do Borges (Rua Antonio Simao do Nascimento, 15), com as exibições do filmes que compõem o Cinecultural a partir das 19h.

Já na sexta, 5/7, as ações se concentram na Rua Antônio Simão, próximo à capela do Borges: espetáculos “Trovoada vem aí” às 16h (teatro) e “Arte em movimento” às 17h (dança). As apresentações serão ao ar livre mas haverá cadeiras para os espectadores.

No sábado, 6/7, estão previstos shows e oficinas: às 14h na Associação de Moradores (Rua Antonio Simao do Nascimento, 15) tem início a Oficina de teatro com o ator Yan Vinicius (ainda há vagas para alunos que queiram se inscrever durante a oficina); e às 19h, na Estação Ferroviária, shows dos grupos de cultura popular “Samba de Coco Cachoeira da Onça” e “Banda de Pífano Cultura do Meu Saber”, ambos de Custódia (PE). Às 20h a música eletrônica com elementos regionais tomam conta da pista com as apresentações de Gleidson Nascimento (PB), Txalira (PE) e Luana Flores (PB).

Domingo, 7/7, encerrando o Festival, terá início às 8h a Oficina de Teatro com o ator Yan Vinicius (na Associação de Moradores / Rua Antonio Simao do Nascimento, 15). Depois, na Estação Ferroviária, terá Roda de Diálogo com a produtora e cineasta Bruna Tavares a partir das 16h e às 19h shows com o Grupo de Coco Negras e Negros do Leitão, Bella Brito discotecando e a noite sendo encerrada com o forró de Carla Sertão.

ARTES INTEGRADAS E FUTURO DA CULTURA

“A gente está vivendo um momento de efervescência e valorização na cultura, depois de grandes ameaças nos últimos anos. Acho que esse é um momento de ampliar o espaço às artes, dar voz a Mestras e Mestres que estão ao nosso redor mas nem sempre ouvimos a eles. É tempo de fortalecer a cultura, porque sem cultura não somos nada”, sentencia Luciio, produtor do evento.

Todos as ações do Xerem Cultural são gratuitas e podem ser acessadas por qualquer pessoa, basta comparecer aos locais das ações: Cineclube e Oficina de teatro na Associação de Moradores, espetáculos de teatro e dança na Rua Antônio Simão, próximo à capela do Borges; e bate papo com Bruna Tavares e shows na Estação Ferroviária da Cidade.

Mais informações e opções de contato estão disponíveis no instagram @xerem.cultural ou @in_formacaoo.  

O Festival Xerém Cultural, Cineclube Cinecultural e In-Formação têm incentivo do Funcultura e Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura. Sagaz Produções, HidroEletro Energia Solar, Pajeú Filmes e Prefeitura de Afogados da Ingazeira completam o apoio. Realização: Xerém Produções.

Outras Notícias

Defesa de fisioterapeuta vai questionar conjunto probatório e rito processual

O advogado Ricardo Siqueira, que defende Cleyton Leite, disse hoje ao programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú,  que vários procedimentos desde a prisão até a instrução do processo, serão alvo de questionamentos. O primeiro deles, o da divulgação de um caso em segredo de justiça.  “Toda a imprensa tem noticiado expondo o nome do profissional”. […]

O advogado Ricardo Siqueira, que defende Cleyton Leite, disse hoje ao programa Manhã Total,  da Rádio Pajeú,  que vários procedimentos desde a prisão até a instrução do processo, serão alvo de questionamentos.

O primeiro deles, o da divulgação de um caso em segredo de justiça.  “Toda a imprensa tem noticiado expondo o nome do profissional”.

Ainda diz que mesmo o laudo tanatoscópico não garante a tese de feminicídio.

“Não há nenhuma marca de defesa da vítima, o que indica suicídio. O que queremos é que a família também tenha acesso à verdade”.  Disse também que há relatos com provas de que ela teria tentado se matar antes. Outra queixa é do rito processual.

“A reconstituição aconteceu dia 29 de dezembro e fomos apenas comunicados de que, com ou sem nossa presença, ela seria realizada, em pleno recesso judiciário”, reclamou.

Paulo reúne secretariado para debater momento da pandemia

O governador Paulo Câmara reuniu todo o seu secretariado, neste sábado (22), por videoconferência, para um detalhamento sobre os números da Covid-19 em Pernambuco. No encontro, que contou também com a presença da vice-governadora Luciana Santos, foram abordados os números de casos confirmados, óbitos, leitos de enfermaria e UTI disponíveis e ocupados, medidas restritivas que […]

O governador Paulo Câmara reuniu todo o seu secretariado, neste sábado (22), por videoconferência, para um detalhamento sobre os números da Covid-19 em Pernambuco.

No encontro, que contou também com a presença da vice-governadora Luciana Santos, foram abordados os números de casos confirmados, óbitos, leitos de enfermaria e UTI disponíveis e ocupados, medidas restritivas que estão em vigor, além de apresentar dados sobre a vacinação no Estado.

Durante a reunião, também foram renovadas as informações sobre as restrições em diversos setores adotadas para todo o Estado, que valem até o dia 06 de junho.

“É muito importante que toda a equipe do Governo conheça a realidade, os números, e saiba que as dificuldades continuam. Estamos com restrições em todo o Estado, sendo mais rígidas na região do Agreste”, destacou Paulo Câmara.

O governador pontuou ainda que, é fundamental a cooperação de todas as Secretarias, e cobrou ao secretariado para que todos possam conscientizar a população de que o vírus continua presente.

“Os secretários estão totalmente engajados em trabalhar incansavelmente para cuidar das suas pastas, mas ao mesmo tempo, também ajudar Pernambuco no enfrentamento à pandemia da Covid-19”, finalizou.

Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e Ciro aparece à frente de Moro

Divulgada nesta sexta-feira (12) a nova rodada da pesquisa do Instituto Ideia para a revista Exame mostra aumento na vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, sobre o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição.  Se as eleições fossem hoje, Lula teria 48% das intenções de voto e Bolsonaro 31%, uma vantagem de […]

Divulgada nesta sexta-feira (12) a nova rodada da pesquisa do Instituto Ideia para a revista Exame mostra aumento na vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, sobre o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição. 

Se as eleições fossem hoje, Lula teria 48% das intenções de voto e Bolsonaro 31%, uma vantagem de 17 pontos percentuais. Em julho, na rodada anterior, essa vantagem era de 12 pontos.

Na simulação de primeiro turno estimulada, Lula tem 35% e Bolsonaro 25%.

Enquanto isso, Ciro Gomes, do PDT, aparece com 7% e Sergio Moro, do Podemos, com 5%.

A simulação também colocou o governador de São Paulo, João Doria, e o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como opções pelo PSDB. Ambos obtiveram 2%.

Aparecem ainda na lista, todos com 1%, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), Alessandro Vieira (Cidadania), Rodrigo Pacheco (PSD) e Cabo Daciolo (Patriota). Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.

A pesquisa avaliou ainda o índice de aprovação do governo Bolsonaro e 54% consideram a gestão ruim ou péssima.

Ibope: Doria e França empatados; em MG e RJ, Zema e Witzel lideram

O Ibope divulgou nesta quarta-feira 17 novas pesquisas sobre os confrontos entre candidatos a governador em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. De acordo com o instituto, João Doria, do PSDB, e Márcio França, do PSB, estão tecnicamente empatados na disputa ao governo paulista. O tucano tem 52% dos votos válidos, contra 48% […]

O Ibope divulgou nesta quarta-feira 17 novas pesquisas sobre os confrontos entre candidatos a governador em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

De acordo com o instituto, João Doria, do PSDB, e Márcio França, do PSB, estão tecnicamente empatados na disputa ao governo paulista. O tucano tem 52% dos votos válidos, contra 48% do pessebista. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos.

Se considerados os votos totais, Doria tem 46% e França, 42%. Eleitores que declaram ter a intenção de votar nulo ou branco são 10%. Apenas 2% preferiam não responder. O tucano tem rejeição maior, de 32%, enquanto 20% afirmam que não votariam de forma alguma no pessebista.

No Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do PSC, tem 60% dos votos válidos, contra 40% do ex-prefeito carioca Eduardo Paes, do DEM. Em relação ao eleitorado total, Witzel tem 51%, contra 34% de Paes. A porcentagem de brancos e nulos é de 9%, enquanto 5% não responderam.

Em Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo, tem 66% das intenções de votos válidos, contra 34% do ex-governador Antonio Anastasia, do PSDB. Nos valores totais, o resultado seria de 57% a 29%.   Não souberam ou não responderam e disseram votar em branco ou nulo, 14% dos eleitores.

Falecimento da PM Lourdinha é confirmado após protocolo de morte encefálica

O protocolo de morte cerebral da PM Lourdes Angelo Liberal Silva, Lourdinha, foi concluído, com a confirmação do seu falecimento. Ela tinha 46 anos e era casada com Cleidson Leite. Tinha dois filhos de outro relacionamento.  Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. A família providencia o traslado do corpo do Hospital da Restauração.  […]

O protocolo de morte cerebral da PM Lourdes Angelo Liberal Silva, Lourdinha, foi concluído, com a confirmação do seu falecimento.

Ela tinha 46 anos e era casada com Cleidson Leite. Tinha dois filhos de outro relacionamento. 

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. A família providencia o traslado do corpo do Hospital da Restauração. 

Lourdinha teve um AVC quando jogava handebol com as amigas no Centro Desportivo. Foi levada às pressas pra Serra Talhada e de lá,  para o Hospital da Restauração, onde acabou falecendo. A informação foi passada à família na quinta, mas era necessário cumprir o protocolo de morte encefálica. 

O 23º BPM está providenciando homenagens fúnebres.