Notícias

Sertão do Pajeú está com menos de 500 casos ativos de Covid-19

Por André Luis

Região voltou a registrar nas últimas 24h mais curas do que casos positivados.

Afogados da Ingazeira, Santa Terezinha e Serra Talhada confirmaram novos óbitos pela doença

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta quarta-feira (14.07), nas últimas 24h, foram notificados 56 novos casos positivos, 82 recuperados e 3 novos óbitos.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 32.135 casos confirmados, 31.027 recuperados (96,55%), 614 óbitos e 494 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 72 horas:

Afogados da Ingazeira registrou 9 novos casos positivos, 13 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 5.397 casos confirmados, 5.275 recuperados, 72 óbitos e 50 casos ativos. 

Óbito 72 – Paciente do sexo masculino, 47 anos, apontador de obras. Não chegou a se vacinar e era portador de insuficiência renal grave (realizava diálise). O mesmo faleceu em um hospital do Recife, no dia 11/07. A informação do óbito nos foi repassada hoje pela Secretaria Estadual de Saúde. 

Brejinho não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 744 casos confirmados, 717 recuperados, 21 óbitos e 6 casos ativos. 

Calumbi  registrou 2 novos casos positivos e 7 recuperados. O município conta com 703 casos confirmados, 693 recuperados, 5 óbitos e 5 casos ativos da doença. 

Carnaíba  registrou 5 novos casos positivos. O município conta com 2.108 casos confirmados, 1.959 recuperados, 35 óbitos e 114 casos ativos da doença. 

Flores registrou 7 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 1.010 casos confirmados, 933 recuperados, 38 óbitos e 39 casos ativos. 

Iguaracy registrou 1 novo caso positivo e 4 recuperados. O município conta com 807 casos confirmados, 763 recuperados, 27 óbitos e 17 casos ativos. 

Ingazeira registrou 3 casos recuperados. O município conta com 444 casos confirmados, 435 recuperados, 6 óbitos e 3 casos ativos. 

Itapetim registrou 10 casos recuperados. O município conta com 1.332 casos confirmados, 1.265 recuperados, 30 óbitos e 37 casos ativos. 

Quixaba não divulgou boletim epidemiológico. O município conta com 506 casos confirmados, 472 recuperados, 14 óbitos e 20 casos ativos. 

Santa Cruz da Baixa Verde não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 615 casos confirmados, 593 recuperados, 18 óbitos e 4 casos ativos. 

Santa Terezinha registrou 1 novo caso positivo 1 novo óbito. O município conta com 1.011 casos confirmados, 977 recuperados, 27 óbitos e 7 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o óbito ocorrido.

São José do Egito registrou 3 novos casos positivos e 7 recuperados. O município conta com 2.489 casos confirmados, 2.416 recuperados, 53 óbitos e 20 casos ativos.

Serra Talhada registrou 20 novos casos positivos, 33 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 9.947 casos confirmados, 9.686 recuperados, 167 óbitos e 94 casos ativos da doença. 

Óbito 167 – Paciente do sexo masculino, 67 anos, diabético, morador da AABB. Faleceu no dia 25/06/21, em Petrolina.

Solidão não registrou alterações no boletim epidemiológico. O município conta com 673 casos confirmados, 661 recuperados, 3 óbitos e 9 casos ativos. 

Tabira registrou 4 novos casos positivos. O município conta com 2.848 casos confirmados, 2.759 recuperados, 46 óbitos e 43 casos ativos. 

Triunfo registrou 4 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 924 casos confirmados, 888 recuperados, 26 óbitos e 10 casos ativos. 

Tuparetama registrou 1 caso recuperado. O município conta com 577 casos confirmados, 535 recuperados, 26 óbitos e 16 casos ativos da doença.

Outras Notícias

Empresas de transporte interestadual interditadas em Afogados da Ingazeira

Uma ação conjunta envolvendo o Ministério Público, 23º BPM e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, interditou cinco empresas que faziam o transporte interestadual de passageiros. Na ação, foram lacrados para efeitos de interdição onze ônibus. A maioria das viagens ocorria para São Paulo. A ação aconteceu neste final de semana. E neste Domingo (26), […]

Uma ação conjunta envolvendo o Ministério Público, 23º BPM e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, interditou cinco empresas que faziam o transporte interestadual de passageiros.

Na ação, foram lacrados para efeitos de interdição onze ônibus. A maioria das viagens ocorria para São Paulo. A ação aconteceu neste final de semana.

E neste Domingo (26), a operação interceptou um veículo D20, com quinze pessoas oriundas de São Paulo, na altura do município de Quixaba. Nem todos os passageiros se dirigiam para Afogados, muitos seguiam para outros municípios da região.

O condutor foi autuado na Delegacia de Polícia e teve o veículo apreendido. Os passageiros residentes em Afogados foram orientados a manter o isolamento social e serão monitorados pela equipe de vigilância em saúde do município.

MPPE confirma falha em ferramenta que monitora isolamento social em PE

Entidade formalmente reiterou o que havia sido divulgado por promotores ao blog ontem.  MPPE analisa outras opções para manter monitoramento Após tomar conhecimento da informação da empresa In Loco, quanto à redução da base de dados de que dispõe a empresa, para fins de cálculo e divulgação dos dados de isolamento social, em todo o Brasil, […]

Entidade formalmente reiterou o que havia sido divulgado por promotores ao blog ontem.  MPPE analisa outras opções para manter monitoramento

Após tomar conhecimento da informação da empresa In Loco, quanto à redução da base de dados de que dispõe a empresa, para fins de cálculo e divulgação dos dados de isolamento social, em todo o Brasil, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se manifestou em nota.

Ele informou que foi realizada reunião de urgência, no dia 26 de março, com a referida empresa (parte do convênio), na qual ficou deliberado que seria mantida a divulgação dos dados de isolamento em Pernambuco, mas apenas em relação aos municípios em que, segundo a empresa, a base de dados seria confiável para fins de levantamento dos dados estatísticos de isolamento social.

“Ocorre que a divulgação parcial dos dados tem levado a análises distorcidas destes, razão pela qual na data de 29 de março de 2021 o MPPE decidiu que deixará de divulgar os dados fornecidos pela In Loco, mantidos os dados históricos até o dia 18 de março de 2021”.

E segue: “Paralelamente, o MPPE está trabalhando junto ao Governo do Estado para que sejam buscadas outras soluções similares, adotadas em outros estados, através de empresas parceiras, para manter o serviço de monitoramento, com a devida coleta e divulgação das informações indicativas do cumprimento das medidas restritivas para o combate à COVID-19”.

A informação reforça o que o blog já havia divulgado.  Ontem, houve divulgação dos dados distorcidos e questionamento ao esforço de treze municípios que aderiram a medidas mais restritivas por cinco dias.

Pastor ataca nordestinos após vitória de Lula: ‘são preguiçosos. Gostam de migalhas’

Por André Luis O pastor Luiz Antônio Rodrigues Vieira da Primeira Igreja Batista de Piabetá, em Magé, no interior do Rio de Janeiro, usou do seu espaço de fala na quinta-feira (3), para atacar o povo nordestino pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições no último domingo (30/10). […]

Por André Luis

O pastor Luiz Antônio Rodrigues Vieira da Primeira Igreja Batista de Piabetá, em Magé, no interior do Rio de Janeiro, usou do seu espaço de fala na quinta-feira (3), para atacar o povo nordestino pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições no último domingo (30/10).

Um vídeo que começou a circular neste sábado (5), mostra o pastor proferindo ataques ao povo do Nordeste a quem ele disse serem “preguiçosos” (assista ao vídeo no final da reportagem). 

“Não tenho nada contra nenhum irmão que nasceu no Nordeste, mas deixa eu dizer uma coisa pra vocês aqui: nunca mais eu gasto um centavo no Nordeste, nunca mais eu vou ao Nordeste. No domingo eu falei aqui que eu iria à convenção da Assembleia da Ordem dos Pastores, pra falar… eu vou esperar quando a Assembleia for em outro lugar, não vou gastar nenhum centavo com hotel do Nordeste, não vou comer em nenhum restaurante do Nordeste, não vou comprar nada do Nordeste”, atacou o pastor.

Não satisfeito, o pastor Luiz Antônio Rodrigues Vieira, subiu o tom dos ataques e começou a ofender o povo nordestino.

“O povo lá são preguiçosos. Porque os que não são, vieram pra cá, trabalhar. Nordestino é preguiçoso e gostam de viver da migalha”, afirmou.

Luiz Vieira ainda disse que a sua fala não era incitando o ódio contra os nordestinos e que o que a sua ação não se tratava do que ele chamou de “nordestenofobia”. 

“Mas a grande verdade é essa. É um povo que gosta de migalhas”, atacou o pastor.

Veja abaixo o vídeo do pastor Luiz Antônio Rodrigues Vieira:

Aulas presenciais retomadas na Escola de música Bernardo Delvanir Ferreira

A Escola Municipal de Música Bernardo Delvanir Ferreira retornou esta semana as aulas presenciais, seguindo todos os protocolos exigidos para prevenção a COVID.  A escola também recebeu o material que será usado na manutenção e reparos dos instrumentos de corda e sopro.  A manutenção será realizada pelo aluno João Vinícius Silva Carlos, que já vem […]

A Escola Municipal de Música Bernardo Delvanir Ferreira retornou esta semana as aulas presenciais, seguindo todos os protocolos exigidos para prevenção a COVID. 

A escola também recebeu o material que será usado na manutenção e reparos dos instrumentos de corda e sopro. 

A manutenção será realizada pelo aluno João Vinícius Silva Carlos, que já vem fazendo a recuperação de alguns instrumentos como saxofone. 

Os materiais foram adquiridos com recursos próprios, no valor de mais de R$3.500.

TCE emite parecer pela rejeição das contas do prefeito de Verdejante

Por Juliana Lima  A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco emitiu parecer prévio recomendando a rejeição das das contas de governo de Haroldo Silva Tavares (PSB),  atual prefeito de Verdejante, no Sertão Central. As contas são relativas ao exercício financeiro de 2017. A corte de contas identificou no período déficit de execução orçamentária, […]

Por Juliana Lima 

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco emitiu parecer prévio recomendando a rejeição das das contas de governo de Haroldo Silva Tavares (PSB),  atual prefeito de Verdejante, no Sertão Central. As contas são relativas ao exercício financeiro de 2017.

A corte de contas identificou no período déficit de execução orçamentária, no montante de R$ 7.391.032,42, assim como de déficit financeiro da ordem de R$ 13.641.878,88; despesa com pessoal acima do limite da LRF; descumprimento do limite mínimo 25% de aplicação de recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino e não aplicação do mínimo de 60% dos recursos do FUNDEB na remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

Houve ainda recolhimento parcial das contribuições devidas ao RGPS, no valor total de R$ 284.000,72, deixando a gestão de repassar dos segurados INSS o valor de R$ 88.167,12, representando 23% do montante devido no exercício, além da gestão não quitar o valor de R$ 195.833,60, correspondendo a 20,37% da contribuição patronal total devida no exercício.

Haroldo Tavares foi reeleito em 2020 com 3.976 votos. Em 2021, o juiz eleitoral de Salgueiro, Neider Moreira Reis Júnior, acatou pedido da Coligação “Mudança Já”, e cassou o mandato de Haroldo Tavares, do vice, Dorival Gondim, o Dorinho e do vereador João Ubaldo, o João de Santinha, além de determinar a inelegibilidade por oito anos.

A acusação foi de abuso do poder econômico e uso indevido de meio de comunicação social. Sustentaram que Haroldo e Dorinho subornaram o então candidato a vereador João de Santinha, por R$ 50 mil e dois poços artesianos, para conseguir o seu apoio na eleição e apresentação de projeto do executivo. Apesar do pedido de cassação, Haroldo permanece no cargo.