Notícias

PSDB precisa buscar sucessor para Tasso após programa, dizem tucanos

Por Nill Júnior

Andréia Sadi

Na maior crise desde a sua fundação em 1988, o PSDB busca juntar os cacos e construir um sucessor tampão para o senador Tasso Jereissati (CE), presidente interino da legenda.

Para tucanos, Tasso está inviabilizado de seguir no comando do partido após questionar práticas de todos os caciques da sigla no programa do PSDB que foi ao ar nesta quinta-feira.

O programa do PSDB irritou os diferentes grupos do partido, além de provocar a ira dos deputados do “Centrão” por criticar o “presidencialismo de cooptação”.

Mas, no tucanato, o programa elevou a pressão para que o senador deixe a presidência da legenda. Desde ontem, as principais lideranças do PSDB discutem soluções para a crise na cúpula.

Em conversas reservadas, uma ala de tucanos defende que Aécio Neves (MG) reassuma o comando do partido – mas, antes, os principais líderes vão consultar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o tema.

O prefeito de São Paulo, João Doria, não quis comentar o programa. Mas, questionado pelo blog sobre a crise no partido, disse nesta sexta-feira que o ex-presidente FHC pode ajudar a buscar soluções.

“FHC pode ajudar a serenar a crise do PSDB. Tem autoridade pra isso”, afirmou o prefeito. Aécio Neves está afastado do comando do partido desde que foi delatado pela JBS, em maio. Ele foi flagrado pedindo R$ 2 milhões para o empresário Joesley Batista.

Uma outra hipótese em estudo no PSDB é antecipar a convenção nacional, prevista para dezembro. Neste caso, o nome mais forte é o do governador de Goiás, Marconi Perillo. Para isso, a Executiva precisa se reunir novamente.

Tucanos ouvidos pelo blog admitem que a convenção possa ser antecipada para outubro. Mas, antes, o partido precisaria fazer as convenções estaduais – e há tempo hábil para isso.

Afago a tucanos

O presidente Michel Temer vai aproveitar a crise dos tucanos para afagar os ministros do PSDB. Nesta sexta, Temer chamou para almoçar todos os ministro tucanos e o senador Aécio Neves.

Na quinta-feira à noite, os ministros Aloysio Nunes e Antonio Imbassahy, ambos do PSDB, vieram à público para o programa do partido. Além disso, os dois e o também ministro Bruno Araújo saíram em defesa do governo Temer.

Outras Notícias

Marília Arraes e bancada do PT na Câmara propõem criação da CPI do Apagão de Dados

A deputada federal Marília Arraes propôs, conjuntamente com a bancada do PT na Câmara, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar o apagão de dados do Ministério da Saúde em relação à pandemia da Covid-19.  O requerimento de criação da CPI foi assinado por toda a bancada petista […]

A deputada federal Marília Arraes propôs, conjuntamente com a bancada do PT na Câmara, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar o apagão de dados do Ministério da Saúde em relação à pandemia da Covid-19. 

O requerimento de criação da CPI foi assinado por toda a bancada petista da Casa e é mais um instrumento para investigar as ações negacionistas, duvidosas e omissas do Governo Federal. 

O apagão de dados do Ministério da Saúde compromete gravemente informações sobre o andamento da vacinação no Brasil, o número de internações e óbitos, dentre outros indicadores fundamentais à gestão e combate à pandemia.  

“A CPI do apagão de dados é fundamental para sabermos a real dimensão da transmissão da Covid e suas variantes pelo país. Pesquisadores não estão conseguindo acessar o sistema de notificação do governo por conta do apagão. Sem essas informações, fica difícil prever os impactos da doença nos hospitais, por exemplo”, afirma Marília. 

Vale lembrar que desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde não mantem a divulgação das estatísticas da doença de maneira constante. Esses dados são coletados e divulgados pelos órgãos de imprensa.

Raquel Lyra acompanha a 1° Sala Lilás da PMPE

Espaço reforça a rede de proteção já existente no Estado, que conta com Salas Lilás em delegacias da Polícia Civil e no Instituto de Medicina Legal A governadora Raquel Lyra visitou, nesta terça-feira (17), o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), em Santo Amaro, área central do Recife, onde acompanhou o funcionamento da […]

Espaço reforça a rede de proteção já existente no Estado, que conta com Salas Lilás em delegacias da Polícia Civil e no Instituto de Medicina Legal

A governadora Raquel Lyra visitou, nesta terça-feira (17), o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), em Santo Amaro, área central do Recife, onde acompanhou o funcionamento da primeira Sala Lilás da Polícia Militar de Pernambuco (PM), voltada ao atendimento de ocorrências de violência contra a mulher registradas por meio do 190. O espaço, instalado no equipamento da secretaria de Defesa Social (SDS), amplia o atendimento especializado desde o primeiro contato da vítima com as forças de segurança. O Estado já conta com salas do tipo em delegacias da Polícia Civil e no Instituto de Medicina Legal (IML), por exemplo.

“A Sala Lilás foi criada para garantir um atendimento mais ágil, humanizado e especializado às mulheres em situação de violência. Uma agente atua exclusivamente na filtragem dessas ocorrências, mantém contato direto com a vítima e aciona rapidamente a viatura mais próxima. Com iniciativas como essa, fortalecemos a rede de proteção e damos uma resposta mais rápida a quem precisa de acolhimento e cuidado”, afirmou a governadora.

Iniciativa do Centro de Operações da Polícia Militar de Pernambuco (COPOM), com foco no aprimoramento do atendimento às vítimas e na garantia de suporte adequado, seguro e acolhedor desde o primeiro contato com as forças de segurança, a Sala Lilás foi inaugurada em 30 de janeiro pela PM, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

“O objetivo é garantir que cada mulher seja atendida com respeito, sensibilidade e segurança desde o primeiro contato com as forças de segurança. A Sala Lilás representa um avanço no cuidado e na proteção às vítimas, fortalecendo a rede de atendimento e o encaminhamento adequado de cada caso”, destacou a secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti.

O serviço atua em articulação com a rede de proteção e apoio às vítimas, promovendo o encaminhamento de casos de violência doméstica, intrafamiliar e sexual aos órgãos competentes. Ao todo, 35 despachantes, todas mulheres, atuam no serviço, com jornada diária de oito horas, dedicando-se exclusivamente ao atendimento de casos de violência doméstica.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia, reforçou que a Sala Lilás representa um passo fundamental para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres no Estado. “Mais do que o espaço físico, ela simboliza o compromisso do Governo do Estado em garantir que cada mulher seja atendida com respeito e agilidade. Para romper o ciclo de violência, é essencial assegurar que a mulher se sinta protegida, orientada e amparada. O enfrentamento à violência contra as mulheres começa pelo reconhecimento da dor e pela oferta de um atendimento digno e especializado”, pontuou.

Sicoob e Lotérica chegam ao Shopping Serra Talhada

No primeiro dia de fevereiro, o Shopping Serra Talhada abriu com duas grandes novidades: a lotérica e o banco Sicoob, que a partir de agora, operam no equipamento para oferecer mais conforto e comodidade aos clientes. A lotérica vai funcionar na alameda de serviços, das 8h às 21h, diariamente, exceto aos domingos. Já o banco […]

No primeiro dia de fevereiro, o Shopping Serra Talhada abriu com duas grandes novidades: a lotérica e o banco Sicoob, que a partir de agora, operam no equipamento para oferecer mais conforto e comodidade aos clientes.

A lotérica vai funcionar na alameda de serviços, das 8h às 21h, diariamente, exceto aos domingos. Já o banco Sicoob, vai funcionar no primeiro piso, ao lado da MJ Soluções Empresariais com a proposta de oferecer mais uma opção de serviços aos associados.

De acordo com a supervisora de produtos, serviços e marketing do banco, Lisandra Lucena, a unidade do centro vai permanecer oferecendo os mesmos serviços. Já a unidade do Sicoob no Shopping, será uma agência com um novo direcionamento estratégico voltado para transações digitais com foco em negócios.

“Somos uma cooperativa financeira que presta os mesmos serviços que uma instituição financeira convencional, no entanto, com um diferencial: Conectamos pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. Trabalhamos com o dono do negócio: o nosso associado, com taxas e tarifas justas e onde o associado participa dos resultados”, disse Lisandra. Ainda de acordo com a supervisora, o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil – Sicoob reúne centenas de cooperativas financeiras em todos os estados brasileiros.

“Quem faz parte do Sicoob conta com mais de 3 mil pontos de atendimento, milhares de caixas eletrônicos e uma diversidade de canais digitais que permitem o acesso a um portfólio completo de produtos e serviços financeiros – como conta corrente, investimentos, crédito, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança e muito mais –, com preços bem mais justos que os encontrados no mercado financeiro convencional”, informa. O atendimento interno do banco vai funcionar das 11h às 16h, de segunda a sexta, enquanto que os caixas rápidos funcionarão junto do funcionamento do shopping.

Sertanejos participam de ato pró Marília no Recife

A confraternização da vereadora do Recife e pré-candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes (PT), contou com as presenças de petistas da região do Pajeú. Destacadamente o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, o ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães e o petista e candidato às últimas eleições em Afogados, Emídio Vasconcelos. O evento […]

Duque, Vasconcelos e Guimarães no ato: sertanejos apoiam petista

A confraternização da vereadora do Recife e pré-candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes (PT), contou com as presenças de petistas da região do Pajeú.

Destacadamente o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, o ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães e o petista e candidato às últimas eleições em Afogados, Emídio Vasconcelos.

O evento contou com a presença de lideranças sociais de entidades como CUT e FETAPE, a exemplo de Carlos Veras e Doriel Barros. O evento coincidiu com a data de aniversário de Miguel Arraes, não por acaso. O ex-governador foi bastante lembrado pela neta. Pode-se dizer foi mais um dos atos de afirmação da candidatura petista. Partidários expunham o adesivo “Tô com Marília”.

Chamou a atenção do Deputado Federal, Silvio Costa (Avante). Sílvio não escondeu a insatisfação com Armando Monteiro pelo alinhamento com os ministros e nome ligados a Temer, como FBC e Mendonça Filho. Ele convidou Marília para mudar de legenda, caso não tenha abrigo no PT. Ela voltou a defender candidatura própria da legenda.

Foi um dia importante para a petista. Também, ontem, sete correntes da juventude petista defenderam candidatura própria, tendo a vereadora como protogonista.

Sílvio Costa no ato ontem

Eles ressaltaram que o partido não pode andar de mãos dadas com lideranças que defenderam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

“Em Pernambuco, os atores do golpe estão representados pelo PSB de Paulo Câmara, por Armando Monteiro, que apoiou no Congresso a agenda anti-povo de Temer, por Mendonça Filho, Bruno Araújo e Fernando Bezerra Coelho. Todos aliados ao Palácio do Campo das Princesas e protagonistas do golpe associado a projetos de retirada de direitos, do desmonte do estado e ataque à soberania popular”, destaca a nota da Juventude petista.

Bancada federal quer tirar dúvidas e ser ouvida de novo pela governadora

Os líderes da bancada pernambucana na Câmara Federal, deputados Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), se reuniram e listaram assuntos importantes e delicados para serem discutidos com a governadora Raquel Lyra (PSDB).  A Transnordestina, a Escola de Formação de Sargentos e as emendas parlamentares são os principais.  O grupo de 25 deputados e deputadas […]

Os líderes da bancada pernambucana na Câmara Federal, deputados Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT), se reuniram e listaram assuntos importantes e delicados para serem discutidos com a governadora Raquel Lyra (PSDB). 

A Transnordestina, a Escola de Formação de Sargentos e as emendas parlamentares são os principais. 

O grupo de 25 deputados e deputadas quer ser novamente recebido pela chefe do Executivo. O primeiro encontro, convocado pela governadora, aconteceu no dia 10 de fevereiro, especialmente para debater a volta do ramal Suape-Salgueiro ao projeto da ferrovia e recursos para concluir a obra. Houve fatos novos e o assunto precisa ser atualizado. 

Em março, a governadora ignorou o convite para conhecer em detalhes o projeto da Escola de Sargentos. Uma semana depois, se reuniu em Brasília com o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro. Mas sem os deputados, com quem até agora não voltou a falar sobre o assunto. 

A unidade deve ser instalada na Região Metropolitana do Recife e vai custar R$ 1,8 bilhão. Outro ponto da pauta é o destino de cerca de R$ 40 milhões que a bancada conseguiu para o Estado através da liberação de emendas.

Reconduzido à liderança na última quarta-feira, Coutinho deve contactar a governadora na próxima segunda.

“A gente quer sentar com ela também para saber o andamento das coisas, se ela já definiu as ações e quais serão realizadas (com a verba das emendas)”, contextualizou o deputado. “A bancada toda está à disposição da governadora e tem total interesse de ajudá-la na sua gestão”, assegurou. As informações são do blog da Folha.