Sertânia: prefeitura decreta luto e diz que apura morte de professora
Por Nill Júnior
Profissional foi atingida por telão
O prefeito de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, Ângelo Ferreira, decretou na tarde desta quinta-feira, dia 15, luto de 3 dias no município pela morte de Aldenice Lúcio.
A professora Alda, como era conhecida, prestou serviço na Educação do município nas Escolas Municipais José Sérgio Veras e Francisco Nunes da Silva.
A educadora estava na manhã de hoje na formação para os professores da Rede Municipal, quando foi atingida na queda de um telão, após forte ventania . A prefeitura acrescentou que os órgãos responsáveis estão investigando e apurando as causas do fato.
O blog conversou esta tarde com Tácio Henrique, que estava no evento e ficou ferido. Tácio lida com a comunicação do governo.
Ele relatou que está sentindo fortes dores, mas diz não ser nada comparado ao sentimento com a morte da profissional. “Estou arrasado”.
O blog apurou que a professora teve múltiplas lesões. Ela estava na primeira fila quando o corpo foi atingido pelo telão. O peso da estrutura somada à força do impacto pelo vento que a deslocou causou as lesões e ela não resistiu.
A unidade, que será administrada pela Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer, oferecerá serviços de alta complexidade O Hospital da Mulher do Agreste (HMA) está mais perto de entrar em funcionamento. A governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (21), o contrato de gestão com a organização social de saúde (OSS) que será responsável pela administração […]
A unidade, que será administrada pela Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer, oferecerá serviços de alta complexidade
O Hospital da Mulher do Agreste (HMA) está mais perto de entrar em funcionamento. A governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (21), o contrato de gestão com a organização social de saúde (OSS) que será responsável pela administração da unidade de alta complexidade assistencial, localizada em Caruaru. A gestão ficará sob responsabilidade da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), que tornará uma referência em atendimento materno-infantil para os municípios do Agreste de Pernambuco, fortalecendo a rede de saúde e garantindo assistência especializada para a população. Serão disponibilizados 190 leitos no total.
“O Hospital da Mulher do Agreste é a primeira das nossas cinco grandes maternidades que nos comprometemos a entregar no nosso governo. Uma obra paralisada há muito tempo, andou a ritmo lento, e a gente chegou, acelerou a obra, comprou os equipamentos, lançou o edital para a OSS e hoje a Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer assume a gestão do hospital. Vamos abrir o edital para a contratação dos profissionais, para que possamos, no mês de abril, começar o funcionamento para atender a demanda de quem vive no Agreste pernambucano”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Além do HMA, outras quatro unidades serão construídas em Garanhuns, Ouricuri, Igarassu e Serra Talhada, reforçando o compromisso do Estado com a ampliação e qualificação da assistência às mulheres e aos recém-nascidos.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a importância do hospital para a região. “Será um grande avanço para a segunda macrorregião de saúde, ampliando o número de leitos e oferecendo serviços de alta complexidade, como UTI neonatal, centro de imagem e ambulatórios especializados. Estamos entregando uma unidade moderna e totalmente equipada para garantir um atendimento qualificado e seguro às mães e bebês”, afirmou.
O HMA contará com uma estrutura de alta complexidade para internações, disponibilizando de leitos de obstetrícia clínica, obstetrícia cirúrgica (alojamento conjunto), ginecologia, centro de parto intra-hospitalar, além de leitos na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), na Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e Serviço de Acolhimento à Pessoa Vítima de Violência. O hospital ainda terá a Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Além disso, também contará com a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.
O presidente do Conselho de Administração da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer, Ricardo de Almeida, enfatizou que esta é a sétima unidade de saúde do Estado a ser administrada pela organização. “É um dia muito especial para todos nós. O hospital vai atender toda aquela macrorregião, oferecendo os serviços mais modernos, a que todas as mulheres têm direito”, pontuou.
Serão oferecidos, ainda, serviços ambulatoriais especializados, abrangendo ginecologia/obstetrícia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, psiquiatria, nutrição, fonoaudiologia, serviço social, enfermagem, psicologia e odontologia. A produção mensal estimada do ambulatório passará de 3,8 mil consultas médicas por mês na primeira fase para 5 mil na segunda.
Também estiveram presentes as secretárias executivas de Atenção à Saúde, Domany Cavalcanti; de Administração e Finanças, Andréa Costa; a gerente de Monitoramento dos Contratos de Gestão, Rebecca Dauer; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira; o superintendente da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer, Filipe Bitu; e o superintendente do Hospital de Câncer de Pernambuco, Sidney Neves.
O Poder Legislativo de Tabira perdeu dois dos seus ex-vereadores que atuaram na Casa Eduardo Domingos de Lima, em meados da década de 80 e 90. Na terça-feira (7), foi noticiado o falecimento de João Marques Ferreira, popularmente conhecido por “Joãozinho Germano”. Antes do sepultamento, o corpo do ex-vereador foi levado à Câmara Municipal, onde […]
O Poder Legislativo de Tabira perdeu dois dos seus ex-vereadores que atuaram na Casa Eduardo Domingos de Lima, em meados da década de 80 e 90. Na terça-feira (7), foi noticiado o falecimento de João Marques Ferreira, popularmente conhecido por “Joãozinho Germano”.
Antes do sepultamento, o corpo do ex-vereador foi levado à Câmara Municipal, onde recebeu as homenagens póstumas durante a Sessão Solene que foi convocada pelo Presidente Djalma Nogueira. Familiares, amigos e correligionários acompanharam as homenagens no plenário da casa.
João Marques Ferreira foi 1º suplente em 1989, exercendo o cargo de vereador no período de 1990 a 1991. Ele foi empossado no lugar de Ricardo Menezes, que na época se ausentou do cargo para assumir a Secretaria de Obras, na gestão do ex-prefeito Mano Sampaio.
“Seu Joãozinho Germano, deixa um legado marcado pelo respeito, amor e dedicação aos seus familiares, bem como, ao município de Tabira, com os seus relevantes serviços prestados no desenvolvimento da sua terra”, disse o Presidente Djalma, durante o discurso.
Após a Sessão, o corpo do ex-vereador seguiu em cortejo ao cemitério municipal.
Morreu aos 98 anos, o Ex-Presidente da Câmara, João Severo da Silva
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, João Severo da Silva, morreu na última sexta-feira (11), aos 98 anos, na cidade do Recife, onde estava internado por complicações de saúde.
O corpo do ex-vereador chegou em Tabira ainda na sexta-feira, onde foi velado na casa dos seus familiares. No sábado (12), antes do sepultamento, uma Sessão Solene em Homenagem Póstuma aconteceu no Plenário da Casa Eduardo Domingo de Lima, com a presença de familiares, autoridades, amigos e correligionários.
Durante as homenagens, o Presidente da Câmara, Djalma Nogueira, destacou a trajetória de João Severo, que foi vereador por dois mandatos de 1970 a 1973 e de 1978 a 1982, assumindo a presidência no último mandato.
“Homem íntegro, ético, honesto e leal aos seus princípios, pautou sua vida defendendo os interesses dos seus conterrâneos, com olhar especial aos moradores da Zona Rural. Assim era João Severo da Silva, um amante da política e da verdade”, afirmou Djalma.
Após as homenagens, o corpo do Ex-Presidente foi levado ao cemitério municipal.
Serra Talhada registrou o óbito 60 neste sábado (10) por Covid-19. O Farol de Notícias confirmou o dado junto à XI Geres (Gerência Regional em Saúde). A vítima, um homem de 54 anos, morava no bairro Nossa Senhora da Penha. Havia realizado teste de swab no Hospam e o resultado havia positivado nessa sexta-feira (9). A XI […]
O prefeito em exercício de São José do Egito, Eclérinston Ramos, mostrou confiança na conquista de uma Companhia Independente da Polícia Militar para o município, atendendo toda a região do Alto Pajeú. Ele falou ao Debate do Sábado, na Gazeta FM. Ele diz que o próximo passo será a reunião na próxima quinta-feira entre o […]
O prefeito em exercício de São José do Egito, Eclérinston Ramos, mostrou confiança na conquista de uma Companhia Independente da Polícia Militar para o município, atendendo toda a região do Alto Pajeú. Ele falou ao Debate do Sábado, na Gazeta FM.
Ele diz que o próximo passo será a reunião na próxima quinta-feira entre o Secretário de Planejamento, Paulo Jucá, e a gestão Raquel Lyra, para buscar viabilizar a demanda. “Temos tido o apoio nessa demanda de todos os cinco prefeitos dessa região”, citando Tuparetama, Itapetim, Brejinho e Santa Terezinha.
O prefeito aproveitou para fazer uma avaliação positiva desse seu ciclo de interinidade. “Fizemos e atuamos em todos os setores. Ontem mesmo me reuni com a CDL. O comercio é de suma importância, gera empregos e impostos que trazem a melhoria pra gente”.
Também destacou a busca por liberação de recursos do FNDE e outras ações. “Busquei ser justo com os funcionários, paguei antes do carnaval, paguei os aposentados dia dez e dia 28, vamos pagar os que recebem mais de um salário. Vou entregar com tudo em dia”, adiantou.
E seguiu: “Fiz o máximo pela limpeza pública. Pagamos impostos em dia. Fui atrás de recursos pra saúde. O hospital precisa melhorar. Conseguimos recursos que vão levar de R$ 350 mil para quase 700 mil o aporte mensal. Vai dar pra dar uma melhorada”.
Sobre a agenda em Brasília. “Fui recebido por dois ministros, inclusive a da Cultura que prometeu vir a São José do Egito. Apresentamos projetos”. falou também da melhoria em praças. A gente vai inaugurar praça quarta em Riacho do Meio. Hoje a tarde estaremos inaugurando uma em Bonfim”.
Avaliou a relação política. “Conversei com situação e oposição. O importante é o melhor pra São José do Egito. Buscamos os deputados votados aqui, a Senadora Teresa Leitão. A gente é prefeito de todos. Devolvo a gestão quinta a Evandro com a gestão equilibrada”, afirmou.
O Prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), confirmou falando ao programa institucional da Prefeitura nas Rádios Pajeú e Cidade FM que autorizou o pagamento da primeira parcela do 13º salário para hoje. Foi depositado na conta dos servidores o valor de R$ 443.704,00. A iniciativa teve por base os festejos juninos do município. Iguaracy vive […]
O Prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres (PSB), confirmou falando ao programa institucional da Prefeitura nas Rádios Pajeú e Cidade FM que autorizou o pagamento da primeira parcela do 13º salário para hoje.
Foi depositado na conta dos servidores o valor de R$ 443.704,00. A iniciativa teve por base os festejos juninos do município. Iguaracy vive o São João do Gonzagão.
Neste dia 21, a programação terá Fábio e Léo no Bairro São Sebastião. A partir do dia 22 a festa chega à Praça Antonio Rabelo, com o Palhoção do Gonzagão. Às 9h, começa com o jogo do Brasil. Depois, Júnior Mendes, Rimas e Canto, Leandro do Acordeon e Vaqueiro Matuto farão 18 horas de forró.
Dia 23, na Caatingueira, tem Leandro do Acordeon. No Palhoção, Forro do Bom e Clássicos do Forró. Dia 24, em Jabitacá, Chiquinho de Belém. Dia 29, tem arraial nas casinhas populares.
O prefeito ainda comemorou emenda do Deputado João Fernando Coutinho para estruturar unidades básicas de saúde, as UBSs. “Foram R$ 400 mil para equipar as unidades. Já tivemos a chegada de parte deles, depois da licitação e compra. As empresas estão entregando”.
Você precisa fazer login para comentar.