Notícias

Sertanejos na Marcha

Por Nill Júnior
Marconi Santana, Luciano duque e Josembergues Melo. foto: Júnior Campos
José Patriota. Foto: ASCOM/Divulgação
Júnior Finfa e Sebastião Dias. Foto: Jr Finfa Instagram

Vários prefeitos sertanejos já estão em Brasília, onde permanecem até a quinta (25), para participarem da XXI da Marcha em defesa dos Municípios, promovida pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios.

Do Pajeú, nomes como José Patriota, de Afogados e Presidente da AMUPE, Marconi Santana, Prefeito de Flores e Coordenador do Cimpajeú, Luciano Duque, Prefeito de Serra Talhada, Sebastião Dias, de Tabira e Sávio Torres, de Tuparetama, participam do encontro.

 “Vamos na marcha para encontrarmos melhorias para os municípios”, disse Sávio Torres. Entre outros, está previsto na programação desta marcha acontecer o Encontro Mulheres Municipalistas e o Encontro Nacional de Agentes Municipalistas. Esta marcha vai acontecer no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

O evento deste ano reserva dois momentos para receber os presidenciáveis e debater as prioridades dos governos locais e as necessidades de mudanças estruturais da federação brasileira. Os painéis ocorrem nos dias 22 e 23, a partir das 14h.

Na programação do evento, promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), estão previstos quatro candidatos por dia. Na terça-feira, 22, os municipalistas receberão, em painéis individuais, Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), e Manuela D’Ávila (PCdoB). Já no dia 23, confirmaram presença Jair Bolsonaro (PSL), Afif Domingos (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB). Ainda na quarta-feira, está programada a leitura de uma carta de Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT.

Após exposição, os presidenciáveis responderão questionamentos sobre os principais problemas enfrentados atualmente nos Municípios, de Norte a Sul do País, inclusive em relação à partilha de competências e dos recursos entre os Entes federados. Além de conhecer as propostas de governo, a expectativa do movimento municipalista é obter do futuro presidente da República o compromisso com a causa municipalista.

Outras Notícias

LWCast debate cultura junina e Caminhada do Forró nesta quinta-feira

O clima de São João toma conta do LWCast desta quinta-feira (19) com um debate especial sobre a cultura junina e os preparativos para a tradicional Caminhada do Forró. O programa vai ao ar às 19h no canal TV LW On Line, no YouTube, com retransmissão pela rádio Itapuama FM 92,7. O episódio contará com […]

O clima de São João toma conta do LWCast desta quinta-feira (19) com um debate especial sobre a cultura junina e os preparativos para a tradicional Caminhada do Forró. O programa vai ao ar às 19h no canal TV LW On Line, no YouTube, com retransmissão pela rádio Itapuama FM 92,7.

O episódio contará com a participação de Albérico Pacheco, George Silva e do cantor Kleber Araújo, que vão discutir as raízes, os desafios e a importância da Caminhada do Forró no calendário cultural da região.

Realizado em clima descontraído, o programa promete reflexões sobre a preservação das tradições populares, os bastidores do evento e o papel da música na identidade nordestina.

A Caminhada do Forró, que atrai público de várias cidades, será abordada pelos convidados como expressão de resistência cultural e valorização dos artistas locais. Acompoanhe:

Governadora visita área de deslizamento em Olinda

Raquel Lyra afirmou que o Estado está trabalhando para apoiar municípios na Defesa Civil A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, visitou nesta segunda-feira (6), o local do deslizamento de uma barreira, no bairro de Águas Compridas, em Olinda, A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a agenda.  “Vamos agir de maneira coordenada com as prefeituras para […]

Raquel Lyra afirmou que o Estado está trabalhando para apoiar municípios na Defesa Civil

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, visitou nesta segunda-feira (6), o local do deslizamento de uma barreira, no bairro de Águas Compridas, em Olinda, A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a agenda. 

“Vamos agir de maneira coordenada com as prefeituras para que elas possam atuar nessas áreas de extremo risco. Nós vamos trabalhar junto com elas para construir um momento melhor para o nosso estado”, afirmou Raquel.

A governadora conversou com a população e se solidarizou com a família do jovem de 19 anos, Israel Campelo dos Santos, que faleceu na tragédia. “E aqui, nós estamos nos solidarizando à família de Dona Judite que, infelizmente, perdeu o seu filho. Nenhuma mãe está preparada para perder o filho dessa forma”, afirmou.

Em seguida, a gestora coordenou uma reunião de monitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). Na ocasião, cada um dos gestores das pastas e órgão atualizaram o cenário climático e detalharam as ações em campo para prevenir ocorrências e amenizar os danos.

O CICCR conta com 358 câmeras de videomonitoramento, que auxiliam no acompanhamento, em tempo real, dos pontos de alagamento, trânsito em corredores de grande fluxo e áreas de risco.

Estiveram presentes na reunião os secretários da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha; e de Recursos Hídricos, Almir Cirilo. Ainda participaram o secretário-executivo de Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho; a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano da Fonseca.

A governadora também visitou a Sala de Situação, na Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que monitora a situação meteorológica do Estado e os níveis de rios e barragens.

Prevenção de desastres

Na última quinta-feira (2), Priscila Krause liderou, junto com a Defesa Civil e prefeitos e representantes de municípios da Região Metropolitana, a primeira reunião da Governança Metropolitana para tratar da prevenção de danos provocados pelas chuvas na RMR. 

O planejamento do Governo de Pernambuco na Operação Inverno 2023 inclui ações de prevenção, resposta e recuperação, o diagnóstico de 696 setores de risco no estado (170 hidrológicos e 526 geológicos) e a articulação com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal.

Márcia Conrado parabeniza Serra Talhada e ganha os holofotes no aniversário da Capital do Xaxado

Após, segundos aliados, ter dado uma demonstração de força como pré-candidata dentro do grupo governista ao comparecer acompanhada de um verdadeiro batalhão de apoiadores aos estúdios da Rádio Vilabela FM, no último sábado (04), para entrevista ao Programa Farol de Notícias, a secretária de Saúde, Márcia Conrado, voltou a ganhar os holofotes na manhã desta […]

Após, segundos aliados, ter dado uma demonstração de força como pré-candidata dentro do grupo governista ao comparecer acompanhada de um verdadeiro batalhão de apoiadores aos estúdios da Rádio Vilabela FM, no último sábado (04), para entrevista ao Programa Farol de Notícias, a secretária de Saúde, Márcia Conrado, voltou a ganhar os holofotes na manhã desta segunda-feira (06) no aniversário de Serra Talhada.

Vestida a caráter e com a camisa do movimento “Delegacia da Mulher Já”, a pré-candidata desfilou em um cavalo ao lado do grupo de mulheres amazonas da “Cavalgada Feminina de Serra Talhada” no tradicional Desfile Cívico pelos 168 anos da Capital do Xaxado. Após o desfile, ela esteve ao lado do Prefeito Luciano Duque no corte do bolo de aniversário no Pátio da Feira Livre e logo em seguida prestigiou o evento organizado pela Faculdade de Integração do Sertão – FIS e pela TV Jornal na Concha Acústica.

 

Ela parabenizou o município e destacou a gestão do Prefeito Luciano Duque. “Hoje estamos festejando os 168 anos de história da nossa cidade Serra Talhada. Uma cidade de pessoas lutadoras e batalhadoras, e que nesse governo Luciano Duque se transformou numa terra de mais oportunidades, mais investimentos e mais serviços prestados à população em todas as áreas. E podem ter certeza que todos nós vamos continuar trabalhando para que nossos netos e bisnetos tenham uma cidade ainda melhor no futuro”, comemorou.

“Aproveito também para parabenizar a amiga Érica e todas as mulheres que fazem parte do grupo da Cavalgada Feminina. São mulheres guerreiras e corajosas, que mostram que o preconceito não cabe mais nos dias de hoje e que as mulheres podem fazer tudo aquilo que desejarem. Parabenizo também e me junto ao movimento que está lutando pela Delegacia da Mulher em Serra Talhada, um equipamento necessário para atender nossas mulheres e trazer mais segurança”.

Afogados: Prefeitura e IFPE promovem IV Feira de Ciência e Inovação

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o IFPE promovem até sexta (18), a quarta edição da Feira de Ciência e Inovação. Pela primeira vez em sua história, a feira ocorrerá no formato online, em decorrência da pandemia. A iniciativa conta com o apoio do CNPq e pode ser conferida na plataforma eletrônica: www.cienciasemafogados.ifpe.edu.br  A […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o IFPE promovem até sexta (18), a quarta edição da Feira de Ciência e Inovação. Pela primeira vez em sua história, a feira ocorrerá no formato online, em decorrência da pandemia.

A iniciativa conta com o apoio do CNPq e pode ser conferida na plataforma eletrônica: www.cienciasemafogados.ifpe.edu.br 

A população pode participar entrando no site, assistindo aos vídeos de cada projeto e votando no que julgar melhor. A votação se encerra no dia 16 de novembro. O anúncio dos vencedores se dará na próxima sexta. A premiação incluirá troféus, medalhas e bolsas de pesquisas do CNPq. Apesar de estar direcionado a professores e estudantes do sexto ao nono ano, o evento é aberto ao público em geral, onde todos podem participar votando e escolhendo os melhores projetos.  

“Gostaríamos muito de poder estar realizando o evento, como sempre fizemos, em praça pública, aproximando a ciência da população, mas por conta da pandemia, nós preferimos o formato online, para evitarmos aglomerações. Peço que todos visitem o site da Feira, assistam aos vídeos de cada projeto, e vote no que achar melhor. Vamos, de forma democrática, escolher os melhores projetos de Afogados da Ingazeira,” destacou Veratânia Lacerda, Secretária Municipal de Educação. 

Júlio Lóssio cobra Armando e Câmara por debate. “Eles tem interesse na polarização”

O candidato da REDE Sustentabilidade ao Governo do Estado, Júlio Lóssio falou ao blog nesta sexta. A entrevista foi feita nos estúdios da Rádio Pajeú esta manhã. Lóssio criticou a polarização entre Armando Monteiro e Paulo Câmara dizendo que o quadro é parte da estratégia dos dois candidatos. “Nosso desafio é esse. Eu sabia da […]

O candidato da REDE Sustentabilidade ao Governo do Estado, Júlio Lóssio falou ao blog nesta sexta. A entrevista foi feita nos estúdios da Rádio Pajeú esta manhã. Lóssio criticou a polarização entre Armando Monteiro e Paulo Câmara dizendo que o quadro é parte da estratégia dos dois candidatos.

“Nosso desafio é esse. Eu sabia da dificuldade. Nossa inserção nas regiões Metropolitana e Agreste é muito pequena. Agora começa a melhorar. Mesmo com sete segundos de guia, temos inserção nas redes sociais. Quando nos conhecem, tendem a votar na gente. Estudamos muito Pernambuco. Já eles, querem a polarização.”, disse.

Sobre a falta de espaços de debates com os candidatos – Armando e Câmara abortaram debate essa semana na Rádio Cultura do Nordeste – Lóssio brincou. “Agora vou ter que puxar os dois na rua e chamar para o debate”.

Ele voltou a criticar o que chamou de “política de andor” de Paulo e Armando querendo colar a Lula. “Um tá puxando de um lado, o outro de outro”.

O candidato também criticou a proposta de 13º do Bolsa Família defendida pelos dois candidatos. “Estão dizendo com isso que as pessoas continuarão miseráveis e ao fim do ano terão mais uma ajuda. Temos que investir para libertar as pessoas”. Ele defendeu mais políticas educacionais e disse não ser fato que Pernambuco tenha a melhor educação do Brasil.

Lóssio disse que o Pajeú tem vocação como centro de distribuição para todo o Nordeste, mas precisa de estímulo do Estado, principalmente na politica tributária. “Temos iniciativas como da Tupan, da rede Pajeú Autosserviço mostrando que é possível”, defendeu. Ele acusou o governador de, na política com o Porto de Suape, perder sua função logística para ganhar papel meramente político. “Entregaram ao PP de Eduardo da Fonte”.

Perguntado o que fazer para reduzir a carga tributária, Lóssio disse que há como reduzir impostos, reduzindo também o Estado. “Você acha justo um prefeito deixar o mandato no Pajeú e ganhar um cargo no governo? A máquina está inchada”, criticou.