Notícias

Várias cidades sertanejas tem barragens com alto risco, segundo CNM

Por Nill Júnior
Barragem de Brotas em 10 de abril de 2018. Foto: André Luis

Barragens em Serra, Afogados, Iguaracy, Tuparetama, Salgueiro, Carnaíba, São José e Belmonte estão na lista divulgada pela CNM

A lista atualizada de barragens que apresentam alto risco de rompimento no Brasil será atualizada até a próxima sexta-feira pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em Pernambuco, de um total de 477 reconhecidas pela Agência Nacional das Águas (ANA), 63 estão estão em perigo. Todas estão classificadas como de alto dano associado, ou seja, caso rompam, trarão alta destruição ambiental ou social. Três estão em cidades da Região Metropolitana do Recife.

“Recebemos as informações da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), responsável pela fiscalização, e analisamos. Essas barreiras podem se romper a qualquer momento”, explicou o responsável pelo setor de Proteção e Defesa Civil da CNM, Johnny Liberato. A maior nesse estado é a de Jucazinho, em Surubim, no Agreste, com capacidade máxima de 327 bilhões de litros. Seu rompimento levaria destruição por todo o Capibaribe. A de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, hoje reserva 64,5% da sua capacidade de máxima de 61 bilhões de litros.

“Os moradores que seriam atingidos por eventuais enchentes não têm treinamento de evacuação. E os responsáveis pelas manutenções não têm estrutura. Equipamento, maquinário, equipes.”

Em Jaboatão dos Guararapes, próximo à barragem de Duas Unas, também em alto risco, moradores do entorno dizem que a última manutenção na represa ocorreu há cinco anos e que nunca receberam nenhum tipo de orientação quanto a como agir em caso de emergências. Nem os do condomínio de luxo Alphaville, nem os moradores mais pobres, que trabalham para ele.

“Ninguém nunca veio aqui. Hoje, escutei que existem muitas barragens com risco de estourar e, claro que fiquei com medo”, desabafou a dona de casa Maria do Socorro da Silva, 64, que mora com a família há 17 anos no Sítio dos Coqueiros, há poucos metros da represa de Duas Unas. Uma das fontes de renda da dona de casa Rosenete Francisca, 46, é uma plantação de macaxeira cultivada no quintal de casa, localizado também há poucos metros da represa. “Nunca nem passou pela minha cabeça. Para mim, isso não vai acontecer nunca”.

O aposentado Antônio Felix da Sílva, 70, também mora no local. Ele afirmou que não costuma ver a Compesa realizando manutenções no local. “Nós cuidamos da barragem, nunca jogamos lixo, nem mexemos. Eles, eu já não sei”.

A Apac não repassou à reportagem os principais problemas ocorridos nas barragens, mas informou que “aciona o empreendedor responsável para a realização das ações cabíveis quando encontra necessidade de intervenção”. Até o fechamento da edição de ontem, nem a Compesa, responsável por barragens como Duas Unas e Pirapama, nem a seção estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, responderam à Folha sobre a manutenção das barragens.

Fiscalização

O Governo Federal vai priorizar a fiscalização de 3.386 barragens classificadas como em risco alto de rompimento. Todas as 63 pernambucanas citadas nesta matéria estão incluídas. No Diário Oficial da União de ontem, está determinada uma avaliação rígida das estruturas das barragens e a necessidade de remover instalações que coloquem pessoas em risco. Não há prazo definido de entrega do relatório da avaliação.

No Sertão, estão na lista de barragens de alto risco Saco II (Santa Maria da Boa Vista), Algodões (Ouricuri), Bom Sucesso (Tuparetama), Saco I (Serra Talhada), Rosário (Iguaraci), Custódia (Custódia), Cachoeira II (Serra Talhada), Brotas (Afogados da Ingazeira), Arcoverde (Pedra), Boa Vista (Salgueiro), Jazigo (Serra Talhada), Arrodeio (São José do Belmonte), Caiçara (Parnamirim), São José II (São Jose do Egito), Parnamirim (Parnamirim), Manoel Rodrigues (Cabrobó), Almas (Petrolina), Araripina (Araripina), Juá II (Mirandiba), Chinelo (Carnaíba), Cruzeiro (São José do Belmonte) e Deserto (Petrolina).

Outras Notícias

Chapa alternativa da oposição é eleita para comissão do impeachment

De Pernambuco, Mendonça Filho, Kaio Maniçoba, Tadeu Alencar e Fernando Filho como titulares. Daniel Coelho, suplente. Em votação secreta, a Câmara dos Deputados elegeu nesta terça-feira (8), por 272 votos a 199, a chapa alternativa integrada por deputados de oposição e dissidentes da base governista para a comissão especial do processo de impeachment da presidente […]

ccc

De Pernambuco, Mendonça Filho, Kaio Maniçoba, Tadeu Alencar e Fernando Filho como titulares. Daniel Coelho, suplente.

Em votação secreta, a Câmara dos Deputados elegeu nesta terça-feira (8), por 272 votos a 199, a chapa alternativa integrada por deputados de oposição e dissidentes da base governista para a comissão especial do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A sessão que definiu os nomes dos deputados responsáveis por analisar o pedido de afastamento da chefe do Executivo foi marcada por tumultos no plenário.

Deputados governistas inconformados com o fato de Cunha ter determinado votação secreta e ter autorizado a candidatura de uma chapa avulsa tentaram impedir a eleição. Eles chegaram a quebrar parte das urnas eletrônicas instaladas no plenário para a votação.

A chapa vencedora, batizada de “Unindo o Brasil”, foi protocolada por parlamentares oposicionistas e dissidentes da base governista na tarde desta terça com a adesão de 39 deputados de PSDB, SD, DEM, PPS, PSC, PMDB, PHS, PP, PTB, PEN, PMB, PSB e PSD (veja a lista com os deputados ao final desta reportagem).

Ao final da votação, os deputados oposicionistas que derrotaram o governo comemoraram intensamente no plenário. Depois, cantaram o Hino Nacional erguendo uma bandeira do Brasil.

Ao todo, a comissão especial será formada por 65 parlamentares titulares e o mesmo número de suplentes. Os partidos que não tiveram indicações na chapa vencedora serão convocados a apresentar as indicações para completar as vagas.

Cunha informou no plenário que os partidos tem até as 14h desta quarta-feira (9) para indicar os nomes que faltam para a chapa da oposição.

Uma sessão extraordinária da Câmara havia sido marcada para a noite desta segunda (7) para eleger a comissão que irá analisar o processo de impeachment, entretanto, foi adiada em razão do impasse dentro das bancadas para definir os representantes e, principalmente, por conta da insatisfação de uma ala do PMDB com os nomes definidos pelo líder da sigla, deputado Leonardo Picciani (RJ).

Na semana passada, os líderes partidários haviam entrado em acordo para não permitir candidaturas avulsas. No entanto, nesta segunda-feira, deputados da oposição e dissidentes do PMDB reivindicaram a possibilidade de lançar chapa avulsa.

O objetivo da chapa alternativa era compor um grupo com deputados do PMDB que são críticos ao governo Dilma, já que o líder da bancada na Câmara apresentou apenas nomes mais em sintonia com o Palácio do Planalto.

Veja a chapa alternativa:

DEM – Titulares: Mendonça Filho (PE) e Rodrigo Maia (RJ). Suplentes: Elmar Nascimento (BA) e Moroni Torgan (CE).

PSDB – Titulares: Bruno Covas (SP), Carlos Sampaio (SP), Nilson Leitão (MT), Paulo Abi-Ackel (MG), Rossoni (PR) e Shéridan (RR). Suplentes: Daniel Coelho (PE), Fábio Sousa (GO), Izalci (DF), Nilson Pinto (PA), Rocha (AC), Rogério Marinho (RN)

SD – Titulares: Fernando Francischini (PR) e Paulinho da Força (SP). Suplentes: Genecias Noronha (CE) e Lucas Vergilio (GO).

PPS – Titular: Alex Manente (SP). Suplente: Moses Rodrigues (CE)

PSC – Titulares: Eduardo Bolsonaro (SP) e Pastor Marco Feliciano (SP)

PMDB – Titulares: Lucio Vieira Lima (BA), Carlos Marun (MS), Flaviano Melo (AC), Lelo Coimbra (ES), Manoel Junior (PB), Osmar Serraglio (PR), Osmar Terra (RS). Suplentes: Alceu Moreira (RS), Darcísio Perondi (RS), Geraldo Resende (MS), Rogério Peninha Mendonça (SC) e Valdir Colatto (SC)

PHS – Titular: Kaio Maniçoba (PE). Suplente: Carlos Andrade (RR)

PTB – Titulares: Benito Gama (BA), Ronaldo Nogueira (RS) e Sérgio Moraes (RS)

PSD –  Titulares: Delegado Éder Mauro (PA), Sóstenes Cavalcante (RJ), João Rodrigues (SC), Evandro Roman (PR) e Alexandre Serfiotes (RJ). Suplentes: Jefferson Campos (SP) e Silas Câmara (AM)

PEN – Titular: André Fufuca (MA)

PMB – Titular: Major Olímpio (SP). Suplente: Ezequiel Teixeira (RJ)

PP – Titulares: Jair Bolsonaro (RJ), Jerônimo Goergen (RS), Luis Carlos Heinze (RS) e Odelmo Leão (MG). Suplentes: Renzo Braz (MG) e Roberto Balestra (GO)

PSB – Titulares: Danilo Forte (CE), Bebeto, Tadeu Alencar (PE) e Fernando Coelho Filho (PE).

FUNASE terá que suspender contratação de 28 advogados

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), suspendeu a contratação temporária de 28 advogados para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), com base em um pedido de cautelar feito pelo Ministério Público de Contas (MPC-PE). A decisão, datada de 27 de agosto, foi motivada por preocupações sobre a sobreposição das funções dos advogados […]

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), suspendeu a contratação temporária de 28 advogados para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), com base em um pedido de cautelar feito pelo Ministério Público de Contas (MPC-PE). A decisão, datada de 27 de agosto, foi motivada por preocupações sobre a sobreposição das funções dos advogados com as competências da Defensoria Pública e da Procuradoria-Geral do Estado.

A procuradora Germana Laureano, do MPC-PE, argumentou que as funções previstas para os advogados na FUNASE seriam, em parte, de responsabilidade da Defensoria Pública do Estado (DPPE) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), órgãos que devem contar com servidores concursados para tais atividades. Segundo Laureano, mesmo após retificações parciais do edital, as irregularidades persistiram.

A Defensoria Pública também se manifestou contra a contratação temporária, alegando que ela seria desnecessária e inconstitucional. A relatora do processo, conselheira Alda Magalhães, apoiou esses argumentos, afirmando que as atribuições dos advogados na FUNASE coincidiriam com funções exclusivas da PGE-PE e da Defensoria Pública, as quais deveriam ser preenchidas por servidores concursados.

Alda Magalhães destacou que, ao longo dos últimos quinze anos, a FUNASE tem utilizado de maneira supostamente inconstitucional a contratação temporária para funções que, segundo a Constituição, deveriam ser ocupadas por defensores públicos. A relatora ressaltou a necessidade de um concurso público para essas posições, em vez da prática de contratações temporárias.

A decisão do TCE, agora aguardando análise pela Câmara do Tribunal, reforça a postura do órgão contra o uso de contratações temporárias em substituição a concursos públicos. Recentemente, o TCE também emitiu uma medida cautelar determinando a nomeação de professores aprovados em concurso de 2022 para substituir contratados temporários. Leia aqui a íntegra da Cautelar.

Lula parabeniza Trump, deseja sorte e prega diálogo

G1 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta quarta-feira (6) o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. “Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para […]

G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta quarta-feira (6) o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, afirmou Lula.

Lula deu as declarações em postagem em uma rede social. Na semana passada, durante entrevista a um veículo de comunicação francês, o petista declarou apoio à democrata Kamala Harris.

Na ocasião, o presidente brasileiro disse que a vitória de Kamala era um caminho mais seguro para o fortalecimento da democracia no mundo e que torcia por ela.

A vitória de Trump foi divulgada por volta das 7h35 desta quarta-feira. Conforme projeção da Associated Press, ele garantiu votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos.

O resultado foi anunciado após ser atingida uma margem segura de votos em que não é mais possível que ele seja superado pela democrata Kamala Harris, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada.

Segundo o colunista do g1 Valdo Cruz, o presidente brasileiro e assessores decidiram esperar as projeções cravarem vitória de Trump para divulgar a mensagem de Lula parabenizando o republicano.

A postura de Lula em relação à vitória de Trump foi diferente da que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou quando o democrata Joe Biden foi eleito presidente em 2020.

Na ocasião, o então presidente Bolsonaro só enviou a Biden uma mensagem com cumprimentos pela vitória mais de um mês após a divulgação do resultado do pleito nos Estados Unidos.

Nos bastidores, diplomatas brasileiros dizem que o caminho para o governo Lula deve ser a aposta no pragmatismo, para que os dois países mantenham uma boa relação.

Diplomatas avaliam que as declarações recentes de Lula a favor de Kamala não colaboraram para a futura relação entre Lula e Trump.

Essas fontes do Itamarty destacam, contudo, que os dois presidentes não conviveram no exercício dos mandatos, logo, é possível reverter eventual mal-estar.

DER: conservação contempla rodovias sertanejas

Além dos investimentos em obras de requalificação e ampliação da sua malha viária, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Transportes (Setra), está realizando serviços de conservação em estradas de diversas regiões. No Sertão, a PE-422 e a PE-510 estão sendo contempladas com melhorias. A iniciativa, realizada pelo 6º Distrito Rodoviário do Departamento […]

der1Além dos investimentos em obras de requalificação e ampliação da sua malha viária, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Transportes (Setra), está realizando serviços de conservação em estradas de diversas regiões.

No Sertão, a PE-422 e a PE-510 estão sendo contempladas com melhorias. A iniciativa, realizada pelo 6º Distrito Rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, órgão vinculado à Setra, vai reforçar a segurança nas estradas e facilitar o escoamento de produtos das regiões dos Sertões do Itaparica e do São Francisco. Os trabalhos incluem roço mecânico, restauração e limpeza dos dispositivos de drenagem e a operação tapa-buracos.

Na PE-422, o DER está executando a conservação no trecho de 11,9 quilômetros de extensão, que vai do entroncamento com a BR-316, em Belém do São Francisco, ao centro urbano de Itacuruba, no Sertão do Itaparica. Mais de 5 mil sertanejos que residem nas proximidades estão sendo beneficiados.

Os trabalhadores também seguem atuando na PE-510, rodovia que liga a BR-428 à Ilha de Assunção, no município de Cabrobó. A ilha é considerada uma das maiores localizadas ao longo do Rio São Francisco. O trecho beneficiado possui de 19 quilômetros de extensão.  

As ações atendem antigas reivindicações da população, em especial, da comunidade indígena Truká, que vive em Cabrobó. O deslocamento mais rápido e seguro traz melhoria à qualidade de vida das pessoas.

“Essas ações realizadas pelo Governo do Estado proporcionam melhorias na malha viária estadual, não apenas por meio de conservação, de restauração, de pavimentação e duplicação de rodovias”, ressaltou o gestor do 6ª Distrito do DER de Salgueiro, Antonio Ferraz.

“Estou pronta para fazer o dobro, o triplo”, diz Raquel no último debate antes do 1º turno

A governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) utilizou o último debate antes do primeiro turno, realizado pela TV Jornal nesta quinta-feira (1º), para apresentar um balanço de sua gestão e defender a continuidade de obras e investimentos em um eventual segundo mandato. Nas considerações finais, afirmou estar preparada para ampliar as ações do […]

A governadora e candidata à reeleição Raquel Lyra (PSD) utilizou o último debate antes do primeiro turno, realizado pela TV Jornal nesta quinta-feira (1º), para apresentar um balanço de sua gestão e defender a continuidade de obras e investimentos em um eventual segundo mandato. Nas considerações finais, afirmou estar preparada para ampliar as ações do governo nos próximos quatro anos.

“Pernambuco voltou, a economia cresceu, batendo recorde de emprego de carteira assinada. O que vem pela frente é muito melhor. Eu estou pronta para fazer o dobro, o triplo”, declarou Raquel.

Durante o debate, a candidata citou investimentos em estradas, saúde, abastecimento de água e infraestrutura. Segundo Raquel, sua gestão realizou intervenções em mais de 1,6 mil quilômetros de rodovias e mantém aproximadamente 1,5 mil quilômetros em obras.

Para um eventual segundo mandato, ela afirmou que pretende realizar intervenções em outros 3 mil quilômetros da malha rodoviária estadual.

Na saúde, Raquel citou a entrega do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, inaugurado em 2025, e as obras de outras quatro unidades previstas para Igarassu, Garanhuns, Serra Talhada e Ouricuri.

A candidata também voltou a tratar do abastecimento de água. Segundo ela, intervenções realizadas durante o atual mandato beneficiaram cerca de 800 mil pessoas. Raquel reafirmou ainda a proposta de investir aproximadamente R$ 25 bilhões nos próximos quatro anos para ampliar o acesso regular à água em Pernambuco.

“Não é promessa, já está sendo feito”, afirmou ao relacionar as propostas de continuidade às obras em andamento no Estado.

Embates e acusações

Além da apresentação de propostas e ações da gestão, o debate foi marcado por confrontos entre Raquel Lyra, João Campos (PSB) e Ivan Moraes (PSOL).

Raquel afirmou que a campanha eleitoral tem sido marcada por informações que considera falsas e defendeu uma discussão concentrada nos problemas e propostas para Pernambuco.

“Eu sou governadora de Pernambuco há três anos e nove meses e estou pronta para liderar o melhor momento da nossa história. A gente já chegou a muitos lugares, estamos fazendo investimentos em água, segurança, estradas, saúde, educação, mas precisa fazer muito mais, chegar onde eu não cheguei”, afirmou.

Em outros momentos do encontro, Raquel e João trocaram acusações envolvendo as respectivas gestões e os candidatos a vice das duas chapas. Ivan também confrontou os adversários sobre alianças políticas e posicionamentos na disputa nacional.

Integridade da gestão

Nas considerações sobre o perfil administrativo que pretende apresentar ao eleitor, Raquel afirmou ainda que seu governo não tolera casos de corrupção.

“Hoje é dia 1º de outubro, não tem um escândalo de corrupção no nosso governo porque eu não sou uma governadora que tolera isso”, declarou.

 

A afirmação foi feita pela própria candidata durante o debate e integra sua avaliação sobre a gestão.

Raquel também citou sua passagem pela Polícia Federal e sua carreira na Procuradoria do Estado ao defender sua experiência profissional.

O debate promovido pelo Sistema Jornal do Commercio foi o último encontro televisionado entre candidatos ao Governo de Pernambuco antes do primeiro turno, marcado para domingo (4).

Fonte: TV Jornal
Foto: Yacy Ribeiro

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr