Notícias

Sertaneja de Carnaíba é vencedora do Prêmio Empregueafro 2016

Por Nill Júnior

thumbnail_edna_siteNesta sexta-feira (02), a líder do Grupo de Mulheres Quilombolas de Abelha e Brejo de Dentro (município de Carnaíba), Maria Edna de Andrade, será homenageada  em São Paulo, onde irá receber o Prêmio Empregueafro de Valorização da Diversidade Étnico/Racial 2016 – categoria “Empreendedor de Destaque”, um reconhecimento pelo trabalho de referência em Economia Solidária do grupo, presidido pela jovem (na foto, de camiseta verde).

A conquista traz uma emoção especial também para a ONG Diaconia que, durante três anos, contribuiu diretamente para o empoderamento e fortalecimento do Grupo, no Sertão do Pajeú (PE).

Entre 2012 e 2014, as mulheres quilombolas das comunidades Abelha e Brejo de Dentro foram assessoradas pela entidade através do Projeto Semiá, realizado em parceria com a União Europeia e a agência Tearfund. Por meio da iniciativa, elas participaram de diversas formações na área de panificação e estruturaram uma padaria comunitária voltada à produção de pães, bolos e biscoitos, doces e salgados, dentre outros produtos associados à agricultura familiar.

As “fornadas” têm como destino as próprias comunidades e localidades vizinhas, a feira agroecológica de Carnaíba e os programas governamentais: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Dois anos depois do projeto, o Grupo de Mulheres continua firme na produção de pães e, além de trabalhar dentro dos princípios da Economia Solidária, também atua na parte de formação em questões Étnico/Racial e Gênero.

“Fiquei muito surpresa, mas também muito feliz em ter sido escolhida ganhadora do Prêmio. Ele nos motiva a continuar com esse trabalho que tanto tem feito a diferença na vida das mulheres que integram o grupo e das comunidades beneficiadas por ele. Não posso deixar de agradecer à Diaconia por ter nos apresentado o Projeto Semiá e, através dele, tornar possível a realização do nosso sonho”, diz Edna, estendendo os agradecimentos ao Pr. Luiz de Jesus, sócio fundador da Empregueafro, e à Prefeitura de Carnaíba, parceira do Grupo.

Aos 26 anos, Edna também é gestora pública, com atuação de destaque no movimento de mulheres do Pajeú, assumindo atualmente a Diretoria da Mulher, órgão que trabalha no enfrentamento e combate à violência contra a mulher e justiça de gênero.

Outras Notícias

Morre em Recife iguaraciense com suspeita de Covid-19

Uma segunda pessoa que também faleceu em Afogados teve exame realizado para checar covid-19 A Secretaria Municipal de Saúde de Iguaracy informou em nota que foi notificado mais um caso suspeito para covid-19. O paciente encontrava-se internado no Hospital do Servidor, no Bairro do Espinheiro, em Recife (foto). Ele apresentou quadro de Síndrome Respiratória Aguda […]

Uma segunda pessoa que também faleceu em Afogados teve exame realizado para checar covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Iguaracy informou em nota que foi notificado mais um caso suspeito para covid-19.

O paciente encontrava-se internado no Hospital do Servidor, no Bairro do Espinheiro, em Recife (foto). Ele apresentou quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“Foi notificado e colhido o exame de RTP-CR, o qual foi encaminhado ao Lacen. Infelizmente o paciente não resistiu e foi a óbito”, diz a nota.

“A secretaria lamenta o acontecido e informa que só recebemos notificação do caso hoje, logo estamos tomando todas as medidas necessárias para o ocorrido”, concluiu.

Segundo a Secretária de Saúde Joaudenir Cavalcanti em entrevista à Rádio Pajeú, ele já estava internado a meses com um quadro de câncer de pulmão.

Uma segunda paciente esteve no Hospital Regional Emília Câmara e também fez o exame quando internada. Ela também veio a óbito e foi sepultada no domingo com as recomendações e protocolo para covid-19. “O que nos foi informado é que já tinha doença pulmonar, foi fumante e apresentou complicações”.

Ônibus com 37 passageiros é detido em barreira sanitária – o efetivo do 23º BPM foi solicitado pela equipe da Vigilância Sanitária, informando que na barreira que dá acesso ao distrito de Jabitacá havia um motorista de ônibus descumprindo o decreto estadual.

Ao chegar ao local foi constatado que o ônibus transportava 37 passageiros e o condutor já havia sido notificado anteriormente a transportar até 24 pessoas. O acusado foi conduzido à DP local, onde responderá um TCO. O veículo foi liberado.

Afogados: Palestras abordam formação de lideranças empreendedoras e a diminuição da inadimplência 

A sala do empreendedor recebeu nesta quarta (30), a consultora do SEBRAE, Marisa Sarinho, especialista em formação de lideranças para a gestão de negócios, uma das maiores dificuldades das empresas na atualidade. Os empresários que participaram foram sensibilizados para a importância da liderança empreendedora em um mercado tão competitivo. “Destacamos aqui  as características e o perfil […]

2016-11-29-photo-00000303A sala do empreendedor recebeu nesta quarta (30), a consultora do SEBRAE, Marisa Sarinho, especialista em formação de lideranças para a gestão de negócios, uma das maiores dificuldades das empresas na atualidade.

Os empresários que participaram foram sensibilizados para a importância da liderança empreendedora em um mercado tão competitivo. “Destacamos aqui  as características e o perfil necessário para exercer a função de um líder, e elucidamos os passos importantes para se tornar um líder empreendedor”, destacou Marisa.

Já o consultor do SEBRAE, José Siqueira, abordou um tema recorrente, sobretudo em tempos de crise: a inadimplência. Na oficina sobre crédito e cobrança, o consultor apresentou novos caminhos para que as empresas possam diminuir o número de clientes inadimplentes no município. Ao todo foram vinte e um empresários que discutiram sobre a influência de conceder crédito aos seus clientes e as consequências de quando esse cadastro não tem uma boa elaboração. 

“A principal orientação é sobre o direcionamento da política de vendas na empresa, onde eles possam vender através de cartões de crédito, através de boleto e crediário. Em uma gestão profissional, não existe mais a figura do ‘vale’, ou do ‘pendura’”, destacou José Siqueira, consultor do Sebrae.

STARTUP – Na noite desta quinta (01), ocorrerá uma palestra gratuita sobre o tema “como fazer negócios participando de Startup”, com o consultor Zenuel Xavier, gestor de tecnologia da informação da empresa Tambaú e promotor do weekend startup sertão. 19h, na sala do empreendedor. A programação faz parte da ll Feira do Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira, realizada pela Prefeitura em parceria com o SEBRAE.

Adelmo Moura comemora convênios assinados com o GovPE

O Prefeito Adelmo Moura esteve com uma comitiva de Secretários, Diretores e Vereadores de Itapetim na agenda do governador Paulo Câmara em Afogados da Ingazeira, participando do Seminário Pernambuco em Ação. Como o blog já havia anunciado, se enganou quem pensava que o gestor externaria mal estar por conta da mudança de agenda, que antes incluía […]

Foto: Marcelo Patriota

O Prefeito Adelmo Moura esteve com uma comitiva de Secretários, Diretores e Vereadores de Itapetim na agenda do governador Paulo Câmara em Afogados da Ingazeira, participando do Seminário Pernambuco em Ação.

Como o blog já havia anunciado, se enganou quem pensava que o gestor externaria mal estar por conta da mudança de agenda, que antes incluía sua cidade, e passou a contemplar Serra Talhada.

Ao final do evento em contato com a produção dos Programas Rádio Vivo e Cidade Alerta, Adelmo se mostrava feliz. “Acho que Itapetim foi o município que conseguiu mais recursos. Foram quase R$ 14 milhões de reais para esgotamento sanitário, sistemas de abastecimento de água, construção de uma quadra poliesportiva e outros benefícios”.

O Sistema de Abastecimento d’água atenderá os Sítios Canta Galo, Goiabeira 1 e Goiabeira 2. A cobertura da quadra atenderá a Escola Teresa Torres. “Também recebemos a liberação de recursos do FEM de aproximadamente R$ 300 mil”.

“Gostaria de agradecer ao governador, ao chefe de gabinete João Campos, ao deputado Gonzaga Patriota e ao deputado e secretário de Agricultura do Estado Nilton Mota pelo anúncio”, comemorou.

 

Fim de semana foi de chuva no Sertão do Pajeú

Reascendendo a esperança dos sertanejos a chuva voltou a cair no Sertão do Pajeú neste final de semana. Após mais um dia de temperatura alta, choveu bem em várias cidades. Entre elas, Afogados da Ingazeira, Tabira, Ingazeira, Solidão, Carnaíba, Iguaraci e Serra Talhada. Segundo moradores em Tabira choveu mais de 90 milímetros. Em Afogados, segundo […]

Chuva_no_serto

Reascendendo a esperança dos sertanejos a chuva voltou a cair no Sertão do Pajeú neste final de semana.

Após mais um dia de temperatura alta, choveu bem em várias cidades. Entre elas, Afogados da Ingazeira, Tabira, Ingazeira, Solidão, Carnaíba, Iguaraci e Serra Talhada.

Segundo moradores em Tabira choveu mais de 90 milímetros. Em Afogados, segundo o IPA, foram 12 milimetros no sábado e 11mm no domingo.

Animais nas ruas ameaçam a vida das pessoas em Afogados da Ingazeira

Por Anchieta Santos A produção do Rádio Vivo e o Blog do Nill flagraram na noite da sexta-feira 24, cavalos passeando em pleno sistema viário, próximo ao Estádio Vianão.  Um flagrante perigoso, num trecho de muito fluxo de veículos. Um motociclista teve que frear bruscamente depois que o animal saiu do acostamento para a pista […]

Por Anchieta Santos

A produção do Rádio Vivo e o Blog do Nill flagraram na noite da sexta-feira 24, cavalos passeando em pleno sistema viário, próximo ao Estádio Vianão.  Um flagrante perigoso, num trecho de muito fluxo de veículos. Um motociclista teve que frear bruscamente depois que o animal saiu do acostamento para a pista de repente.

O animal seguia tranquilo, em plena via, sem ser importunado, colocando em risco a vida de condutores e a sua própria. Está provado que falta maior fiscalização por parte da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

Informações adicionais indicam que om problema tem relação com o esvaziamento do setor de apreensão. O próprio coordenador do setor, Genecy Siqueira, admitiu que faltam profissionais. Com isso, aumentaram consideravelmente as queixas de animais soltos na sede, bairros e vias como o Sistema Viário. O setor, que necessitaria de no mínimo seis profissionais, hoje conta com dois, e de forma precária.