Notícias

Serra Talhada vai ganhar um novo Centro Especializado em Reabilitação

Por André Luis

Nesta quarta-feira (26), técnicos da Secretaria Estadual de Projetos Estratégicos (Sepe) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estiveram em Serra Talhada realizando uma vistoria em um terreno que será destinado à construção de um Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV).

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, sob a liderança da prefeita Márcia Conrado, e o governo do Estado, com o apoio da governadora Raquel Lyra.

A prefeita Márcia Conrado destacou a importância dessa conquista para a cidade. “A construção do CER IV é mais uma prova de nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população de Serra Talhada. Com este centro, vamos poder oferecer serviços especializados de reabilitação, garantindo uma melhor qualidade de vida para nossos cidadãos. Agradeço à parceria com o governo do Estado, que tem sido fundamental para realizarmos este projeto.”

O Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV) será uma unidade de saúde voltada para a reabilitação de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, múltiplas e também com transtornos do espectro autista. O CER IV tem como objetivo oferecer atendimento especializado e integrado, visando promover a recuperação e a autonomia dos pacientes, melhorando a sua qualidade de vida e inserção social.

A secretária de Saúde de Serra Talhada, Lisbeth Rosa, reforçou a relevância do projeto para o município. “Estamos muito felizes com a realização desse projeto, que vai transformar a vida de muitas pessoas que necessitam de cuidados especializados. O CER IV será um marco para a saúde de Serra Talhada, e estamos comprometidos em trabalhar para que essa obra se concretize o mais rápido possível, oferecendo o melhor para nossa população”, concluiu.

Outras Notícias

Vídeo mostra Maduro algemado em sede da DEA após captura pelos EUA

Um vídeo divulgado por um dos perfis oficiais da Casa Branca mostra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, algemado e sendo conduzido pela sede da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) em Nova York, após sua captura em uma operação militar dos Estados Unidos em Caracas.  A publicação, compartilhada nas redes sociais do governo americano, […]

Um vídeo divulgado por um dos perfis oficiais da Casa Branca mostra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, algemado e sendo conduzido pela sede da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) em Nova York, após sua captura em uma operação militar dos Estados Unidos em Caracas. 

A publicação, compartilhada nas redes sociais do governo americano, faz referência ao termo em inglês “perp walk” — usado para descrever a apresentação pública de suspeitos detidos sob custódia policial, quando são levados para serem fotografados ou filmados pela imprensa. 

Segundo informações oficiais, o presidente Donald Trump anunciou que uma ofensiva do governo norte-americano na madrugada de sábado resultou na captura de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. Os dois foram levados para os Estados Unidos e, após procedimentos de fichamento, estão sob custódia em Nova York, onde devem permanecer enquanto o processo judicial ocorre. 

A divulgação das imagens ocorre em meio a um contexto de tensão diplomática, com a Venezuela reagindo à operação e autoridades internacionais acompanhando os desdobramentos.

SJE: Hospital Maria Rafael de Siqueira passa a ser gerido pela OS João Paulo II

Em entrevista a Gazeta FM e ao Blog do Marcello Patriota na manhã desta quinta-feira (01.07), o Secretario de Planejamento e Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá, informou que o Hospital Maria Rafael de Siqueira passa a ser gerido em co-gestão/participação, pela Organização Social João Paulo II. “A OS  está à frente do […]

Em entrevista a Gazeta FM e ao Blog do Marcello Patriota na manhã desta quinta-feira (01.07), o Secretario de Planejamento e Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá, informou que o Hospital Maria Rafael de Siqueira passa a ser gerido em co-gestão/participação, pela Organização Social João Paulo II.

“A OS  está à frente do gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde no Hospital da Capital da Poesia. Será uma gestão com a participação do município e trará melhorias para São José do Egito e região”, informou Jucá.

Ainda segundo o secretário serão realizadas 200 cirurgias eletivas por mês na unidade e que além de São José do Egito, outras cidades serão beneficiadas.

“A OS João Paulo II gere 12 hospitais em Pernambuco, dentre eles Paudalho , o Regional de Barreiros e Vertentes. Visitei todos e vi a melhoria após a parceria com a OS-João Paulo II”, destacou Paulo.

O secretario ainda falou do avanço na vacinação. O município já está vacinando pessoas acima de 36 anos, e comemorou a redução nos casos de covid-19 e atribuiu as medidas restritivas do estado e do município a diminuição dos casos.

Médica cubana faz graves denuncias contra Prefeitura de Tabira

Do Radar do Sertão O Blog Radar do Sertão noticiou em seu grupo no WhatsApp, a saída inexplicável da médica cubana, Clara Elvira, de Tabira. Naquele momento, muita gente foi pega de surpresa com a notícia, até mesmo do próprio governo. Questionado sobre o assunto, o Secretário de Saúde, Allan Dias, confirmou, no Programa Show da Tarde, […]

doutora-claraDo Radar do Sertão

O Blog Radar do Sertão noticiou em seu grupo no WhatsApp, a saída inexplicável da médica cubana, Clara Elvira, de Tabira. Naquele momento, muita gente foi pega de surpresa com a notícia, até mesmo do próprio governo.

Questionado sobre o assunto, o Secretário de Saúde, Allan Dias, confirmou, no Programa Show da Tarde, da Rádio Cultura FM, a partida da médica que trabalhava no posto de saúde do Bairro de Fátima. O secretário adiantou que um novo profissional seria contratado às pressas para assumir o novo posto que será inaugurado no próximo mês.

No final da tarde dessa quinta-feira (17), a médica enviou mensagens de áudio para a Redação do Radar e relatou fatos que não agradaram a ela durante sua permanência em Tabira.

A médica reclamou de cansaço e decepção e disse que Cândida, que coordenava a atenção básica, foi “muito ruim com ela”. Em seu relato, a profissional cubana disse que sofria chantagens quando ficavam reclamando e dizendo que elas (médicas cubanas) não trabalhavam.

Outra reclamação dita ao blog foi sobre as condições de transportes oferecidas para o deslocamento. “Só faltaram nos buscar em um cavalo para ir trabalhar”, reclamou a doutora Clara acrescentando que ficou durante quinze dias trabalhando doente. “Foi muita falta de respeito. Doente e trabalhando”, disse.

A médica disse que tentou falar com o Prefeito Sebastião Dias, mas diziam a ela que ele não estava trabalhando. “Mas ele estava trabalhando. Fiquei muito decepcionada”, afirmou.

Pelos relatos de Clara, a falta de respeito não foi somente com ela. “Eu ajudei a todo mundo, mas foi muita falta de respeito. E é muita falta de respeito com as médicas cubanas que estão aí em Tabira. Não ajudam!”, reclamou.

Madalena Britto defende orçamento próprio para os esportes e um ginásio municipal em Arcoverde

A pré-candidata à prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), defendeu, após um encontro com o jogador Lucas Etoo, atleta arcoverdense que conseguiu projeção internacional jogando na maior liga de futsal do mundo, a da Espanha a criação de um orçamento próprio para os esportes e um ginásio municipal em Arcoverde. “Foi um encontro de apoio […]

A pré-candidata à prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), defendeu, após um encontro com o jogador Lucas Etoo, atleta arcoverdense que conseguiu projeção internacional jogando na maior liga de futsal do mundo, a da Espanha a criação de um orçamento próprio para os esportes e um ginásio municipal em Arcoverde.

“Foi um encontro de apoio e super inspirador ao lado de nosso pré-candidato a vice, Gilson Duarte (Gilsinho), da também atleta de futsal feminino, Cínthia Almeida e do nosso amigo e pré-candidato a vereador Edgar. Conversamos sobre a importância do incentivo aos esportes em Arcoverde. Atualmente, estão focados no projeto feminino de futsal e sofrem com a falta de recursos, estrutura e logística. Precisamos garantir um orçamento próprio para essa pasta”, afirmou Madalena.

Segundo Gilsinho, um desportista e motivador das práticas esportivas, ex-atleta de natação, “também faltam no município quadras oficiais, o que enfraquece o esporte e os sonhos dos nossos jovens atletas. Acreditamos na nossa cidade como uma potência no esporte, basta o incentivo correto”.

Com a criação de um orçamento próprio, a Secretaria de Esportes transformará o incentivo ao esporte em política pública efetiva, assim como, a captação de recursos para a construção dos equipamentos públicos, como um ginásio municipal, defendeu Madalena.

Estados do Nordeste receberão medicações do chamado kit intubação nesta terça-feira

Insumos são essenciais para manter pacientes com a Covid-19 em ventilação mecânica Pernambuco recebe, na madrugada desta terça-feira (30), uma remessa de “kits intubação”, como são chamados os medicamentos necessários para manter os pacientes com a Covid-19 que precisam de ventilação artificial em ambiente de terapia intensiva (UTI), como anestésicos e bloqueadores musculares. A informação […]

Insumos são essenciais para manter pacientes com a Covid-19 em ventilação mecânica

Pernambuco recebe, na madrugada desta terça-feira (30), uma remessa de “kits intubação”, como são chamados os medicamentos necessários para manter os pacientes com a Covid-19 que precisam de ventilação artificial em ambiente de terapia intensiva (UTI), como anestésicos e bloqueadores musculares. A informação é do Portal Folha de Pernambuco.

A carga está prevista para desembarcar no Aeroporto Internacional do Recife/Jaboatão dos Guararapes – Gilberto Freyre à 1h40. Ao longo do dia, lotes serão encaminhados do Recife para Natal, no Rio Grande do Norte, e para Maceió, em Alagoas.

Além de Pernambuco e dos citados, outros estados do Nordeste também receberão esses medicamentos nesta terça. São eles: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Piauí. O abastecimento é de quase duas toneladas e meia de insumos.

Outras operações também serão realizadas pela companhia aérea Azul, com destino aos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Maranhão, além do Distrito Federal.

Na última semana, quatro toneladas de kits intubação foram entregues para 25 estados brasileiros. Também na última semana, o médico pernambucano Demetrius Montenegro, chefe do Departamento de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), alertou para a crise que o País pode viver por falta dessas medicações.

Segundo ele, a quantidade de pessoas internadas em UTIs pelo País em um mesmo momento tem gerado uma demanda elevada por esses insumos, pressionando a indústria nacional.