Serra Talhada tem menores índices de letalidade por Covid entre principais cidades do interior
Por Nill Júnior
A cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, apresenta um dos menores índices de letalidade pela Covid-19 em Pernambuco, com taxa de 1,49%.
A taxa é menor do que nas duas maiores cidades do interior do estado, que são Petrolina (1,78%) e Caruaru (4,52%).
A taxa de letalidade da Capital do Xaxado também é inferior aos números apresentados pelos municípios de Gravatá (10,94%), Garanhuns (5,84%), Bezerros (4,61%), Bezerros (4,61%), Arcoverde (3,25), Pesqueira (3,8%), Belo Jardim (2,55) e Salgueiro (2,11%).
Além da baixa taxa de letalidade pelo novo coronavírus, Serra Talhada apresenta alto índice de recuperação e baixa ocupação dos leitos de tratamento.
Segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Saúde, já são 2.871 pacientes recuperados, o que corresponde a mais de 91% dos casos confirmados.
O município, que é um dos mais populosos do estado, tem um percentual de 3.49% de pessoas contaminadas, com apenas 8.94% de internações.
A cidade vem apresentando uma queda no número de pacientes sintomáticos respiratórios que procuram as unidades e centros de saúde para atendimento, resultando numa baixa ocupação dos leitos de isolamento da rede pública, com cerca de 20,18%.
Segundo ex-vereador governadora Raquel Lyra apoiará palanque da oposição no município Por André Luis Nesta segunda-feira (7), o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú FM, recebeu o ex-vereador de Afogados da Ingazeira, José Edson Ferreira (Zé Negão). Em uma entrevista exclusiva, Zé compartilhou sua visão sobre o atual cenário político local e projetou […]
Segundo ex-vereador governadora Raquel Lyra apoiará palanque da oposição no município
Por André Luis
Nesta segunda-feira (7), o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú FM, recebeu o ex-vereador de Afogados da Ingazeira, José Edson Ferreira (Zé Negão). Em uma entrevista exclusiva, Zé compartilhou sua visão sobre o atual cenário político local e projetou as eleições de 2024.
Situação da oposição e novos rumos
Durante a conversa, Zé Negão abordou a atual situação da oposição em Afogados da Ingazeira e ressaltou a importância de uma união das lideranças para fortalecer o grupo. “Nós vamos disputar, ninguém está sendo candidato agora. Nós vamos montar uma candidatura conversando com a sociedade, com os profissionais liberais, jovens, agricultores, conselhos de bairro e lideranças”, afirmou.
Zé Negão também destacou a entrada de novos nomes na cena política, mencionando Danilo Simões como um possível reforço para a oposição. Sobre sua própria filiação partidária, ele esclareceu que está avaliando junto a outras lideranças qual será o destino partidário. “No momento, permaneço no Podemos, mas quem vai decidir o destino ao qual partido vou ser filiado vai ser essa conjuntura de força”, revelou.
Sobre a troca de deputado estadual
O ex-vereador também mencionou sua recente mudança de apoio de João Paulo Costa (PCdoB), para Romero Sales Filho (União Brasil). Ele destacou a importância de ter um deputado estadual e federal alinhados com o governo do Estado e que trabalhem em prol de Afogados da Ingazeira.
Também se queixou da falta de atenção de João Paulo Costa após as eleições de 2022. “Não ligou nem para agradecer os votos recebidos”.
Articulação
Zé também foi provocado a fazer uma avaliação do trabalho realizado pelo gerente de articulação regional da Casa Civil, Mário Viana Filho.
“É uma pessoa credenciada para ser o articulador político do Palácio aqui na região. Tá fazendo o trabalho dele. Quem pode analisar é o próprio Palácio com a Casa Civil. O meu trabalho, independente de ter sido nomeado lá na Casa Civil pela governadora, eu venho fazendo e fazendo bem feito. Todas as lideranças de oposição que precisa ter uma interlocução em Recife eu tô levando para o escritório de Armando Monteiro. Todos. Quando não vão, mas eu passo o contato e Armando liga. Eles conversam com Armando e nós estamos fazendo nosso trabalho de acordo com o potencial que nós temos”, afirmou.
Apoio a Raquel Lira e avaliação do governo
Questionado sobre sua postura em relação à governadora Raquel Lyra, Zé Negão demonstrou seu apoio à líder estadual. “Estou com Raquel agora e quero aqui mostrar que estou no ruim. Ela pegou o estado em uma situação delicada, mas com projetos e esforço, acredito que ela vai realizar uma grande administração”, declarou.
Ele também comentou sobre a rejeição enfrentada por Raquel Lyra, mencionando a alta taxa de reprovação, mas ressaltou que acredita no potencial de mudança que ela traz para Pernambuco. “Ela tem um projeto para o povo, ela não tem projeto político. Ela vai fazer uma das melhores administrações de Pernambuco”, enfatizou.
Sobre a situação das estradas
Zé Negão abordou a situação das estradas do estado, destacando que a governadora está buscando soluções para os problemas existentes e atrás de recursos para melhorar a malha viária. Ele mencionou que a governadora optou por repassar a responsabilidade das estradas federais para o governo federal, visando uma melhoria na sua manutenção.
Projeções para as eleições de 2024
Ao abordar as eleições de 2024, Zé Negão enfatizou a importância de uma candidatura forte por parte das oposições. Ele previu que a conjuntura política será diferente, com a união de forças e a formação de um grupo coeso. “Nós vamos ser representados aqui pela governadora e pelos deputados que vão ser decididos. Vamos disputar, e será uma eleição com disputa, pois agora eles não terão mais o Governo do Estado”, prognosticou.
Questionado se Raquel Lyra estará apoiando a oposição de Afogados em 2024, Zé foi direto: “sim. Não tenho uma sombra de dúvida que ela estará apoiando o nosso projeto”.
Zé Negão concluiu reforçando seu compromisso com o desenvolvimento de Afogados da Ingazeira e sua disposição em trabalhar em conjunto com outras lideranças em prol da cidade e da região.
Nos cenários estimulados aferidos pelo Múltipla, Josete e Nicinha lideram. Sebastião Dias oscila entre segunda e terceira posição, mas lidera rejeição Do Tabira Hoje A cinco meses das eleições municipais, o Instituto Múltipla, divulgou nesta terça-feira (03), a primeira pesquisa eleitoral de Tabira, encomendada pelo Blog Tabira Hoje em parceria com a Damol Molas. Em cenário hipotético, Josete […]
Nos cenários estimulados aferidos pelo Múltipla, Josete e Nicinha lideram. Sebastião Dias oscila entre segunda e terceira posição, mas lidera rejeição
Do Tabira Hoje
A cinco meses das eleições municipais, o Instituto Múltipla, divulgou nesta terça-feira (03), a primeira pesquisa eleitoral de Tabira, encomendada pelo Blog Tabira Hoje em parceria com a Damol Molas. Em cenário hipotético, Josete Amaral (PSB) aparece com 36% das intenções estimuladas de voto e Nicinha (PMDB) com 32%. O atual prefeito Sebastião Dias (PTB) aparece com 14,80%. Não souberam ou não opinaram somam 17,20%.
O Múltipla também questionou os eleitores em um segundo cenário, com o candidato sendo o empresário Edgley Freitas (PRB). Nessa hipótese, Nicinha sai na frente com 33,20% dos votos. Edgley aparece com 24% e o prefeito Sebastião sobe, mas fica no terceiro lugar com 22%. Não souberam ou não opinaram somam 20,80%
Em outro cenário, trocando o candidato do PSB, Nicinha tem 37,60%, Sebastião Dias (PTB) 22,80% e Edmundo Barros (PSB), 12,80% das intenções de votos. Não souberam ou não opinaram somam 26,80%
Espontânea : Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), Dinca Brandino (PMDB) aparece com 20,40%, seguido de Sebastião Dias (PTB)(11,20%), Nicinha ( 6,80%), Josete (5,60%), Sebastião Ribeiro (4,80%), Edgley Freitas (4,00%), Zé de Bira (2,80%), Edmundo Barros (0,80%), Genedy Brito (0,80%), Joel Mariano (0,40%), Zé Amaral (0,40%). Outros, 2,40%. Não sabe/não responderam 39,60%.
Rejeição: De acordo com a pesquisa, o prefeito Sebastião Dias tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Sebastião Dias foi o mais citado com 44%, seguido de Edmundo Barros (22%), Nicinha (21,20%), Paulo Manú (19,20%), Edgley Freitas (17,20%), Zé de Bira (15,60%), Josete Amaral (10,40%). Não sabem ou não responderam 6,80%.
O Instituto Múltipla ouviu 250 eleitores, no dia 28 de abril, nos bairros Centro, Fátima I, Caixa D’Água, Barro Vermelho, Missões, São Cristóvão, COHAB, Fátima II, Edite Maciel, João Cordeiro, Vitorino Gomes, Espírito Santo, Jureminha, Dona Nair, Santa Luzia e São Pedro.
Na zona rural, foram pesquisados: Saco, Pocinhos dos Nunes, Serrota, Santa Tereza, Povoado Borborema, Serrinha, Poço Redondo, Morato, São Miguel, Mundo Novo, Boqueirão, Umbuzeiro, Boa Vista, Coqueiros, Cachoeira Grande, Estrada para Nova Espanha, Fazenda Nova, Sussuarana, Estrada da Conceição, Chorão, Cajazeira dos Cristinos, Estrada para Ilha do Rato, Brejinho, Arara, Baixio 2, Barro Branco 1, Tabuleiro Alto, Bezerro, Lagoa Funda, Várzea, Poço de Pedra, Areias, Azeitona, Baixio 1, Santa Clara, Barro Branco 2, Baixa da Ovelha, Logradouro, Estrada para Oitis, Riacho de Fora, Retiro, Cachoeirinha, Comichão, Campos Novos, Logradouro 2, Correntes e Malhada Vermelha.
A margem de erro é de 6,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 6,3 pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. Pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo PE-01575/2016.
O candidato serra-talhadense a Deputado Estadual, Sinézio Rodrigues, do PT, está rodando o estado em busca de votos. Dia 20 de setembro, cumpriu agenda de campanha no Recife e região metropolitana. Às cinco da manhã já realizava panfletagem na entrada da Fábrica de Borracha junto aos trabalhadores do SINDBORRACHA. Ainda teve encontro com trabalhadores do […]
O candidato serra-talhadense a Deputado Estadual, Sinézio Rodrigues, do PT, está rodando o estado em busca de votos.
Dia 20 de setembro, cumpriu agenda de campanha no Recife e região metropolitana.
Às cinco da manhã já realizava panfletagem na entrada da Fábrica de Borracha junto aos trabalhadores do SINDBORRACHA.
Ainda teve encontro com trabalhadores do SINDMETRO-PE na CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) em Cabo de Santo Agostinho para conversar sobre suas propostas direcionadas aos metroviários.
À tarde, Sinézio cumpriu agenda política e em seguida, teve um encontro com a chapa eleita da direção do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (SINTTEL-PE).
A agenda em Recife e região termina neste domingo (23) quando o candidato retorna ao sertão para dar continuidade as atividades de campanha destinadas a Serra Talhada e demais cidades interioranas.
Sinézio Rodrigues é vereador em Serra Talhada e tem como base de atuação os servidores de categorias como profissionais da educação. Já presidiu o SINTEST, Sindicato da categoria.
Eduardo Militão/Uol O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comparou hoje seu filho e senador, Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), ao jogador de futebol Neymar. A fala do mandatário foi dada ao comentar as suspeitas de que o primogênito cometeu lavagem de dinheiro e ficou com parte dos salários de funcionários no Legislativo fluminense quando era deputado estadual. Bolsonaro evitou […]
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comparou hoje seu filho e senador, Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), ao jogador de futebol Neymar. A fala do mandatário foi dada ao comentar as suspeitas de que o primogênito cometeu lavagem de dinheiro e ficou com parte dos salários de funcionários no Legislativo fluminense quando era deputado estadual.
Bolsonaro evitou responder se considerava o filho inocente. “Eu não sou juiz, eu não sou juiz. Não tem problema comigo”. A seguir, disse que outros parlamentares da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) tinham problema de movimentação atípica. “Se alguém desviar um real, é culpado.”
As declarações foram dadas em uma entrevista tensa na frente do Palácio da Alvorada na manhã desta sexta-feira, quando cerca de 20 apoiadores do governo interrompiam perguntas ao presidente para elogiá-lo e para atacar os repórteres. O próprio político questionou a sexualidade de um jornalista e, mais de uma vez, ordenou que outros colegas dele ficassem em silêncio.
Flávio é suspeito de desviar e lavar dinheiro da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), num esquema de “rachadinha” de salários de assessores com ajuda do ex-policial Fabrício Queiroz, amigo do presidente.
Parte dos recursos foi lavada com uma loja de cafés especiais e chocolates do senador num shopping do Rio, aponta o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro). Flávio nega todas as acusações.
Segundo o MP, Flávio recebeu mais lucro na cafeteria do que seu sócio -ambos têm 50% das cotas na empresa. Os promotores entendem que isso mostra que o sócio é “laranja” no negócio. O próprio juiz da 27ª Vara Criminal do Rio, Flávio Itabaiana Nicolau, afirmou que isso não é “usual” e foge à “noção de razoabilidade”.
Bolsonaro disse hoje que é normal Flávio receber mais porque leva mais clientes à loja. “Quem leva mais cliente?”, perguntou o presidente.
O presidente também comentou o fato de Queiroz ter depositado R$ 24 mil na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O presidente voltou a dizer que o dinheiro era para ele, que se tratava da devolução de um empréstimo de R$ 40 mil, mas que ele não tem nenhuma prova da operação – como recibos, contratos ou declaração à Receita Federal.
“Eu é que emprestei. Eu conheço o Queiroz desde 85. Se ele, se ele cometeu algum deslize, ele que responda. Não sou eu.”
Na sequência, um repórter perguntou: “E se o seu filho tiver cometido algum deslize, presidente?”. Ao responder, Bolsonaro questionou a sexualidade do profissional de imprensa: “Você tem uma cara de homossexual terrível, mas nem por isso eu te acuso de ser homossexual.”
Em outro momento, o presidente chegou a gritar e a ofender um repórter ao responder se ele tinha comprovante do alegado empréstimo feito a Queiroz. “Ô, rapaz, pergunta para a tua mãe o comprovante que ela deu pro teu pai, tá certo?”
O público vibrou e gritou com a resposta de Bolsonaro. O presidente continuou, desta vez com um grito: “Você tem nota fiscal desse relógio que está contigo no teu braço? Não tem!”. E disse na sequência: “Não tem. Você tem nota fiscal do teu sapato? Não tem, porra”.
Na entrevista, Bolsonaro criticou os promotores, o juiz que autorizou a operação desta semana contra Flávio, a imprensa e reclamou que houve vazamento de um processo em segredo de Justiça.
“Olha só, uma pergunta a vocês. O processo é segredo de Justiça ou não é? Respondam? Respondam, porra”.
Na entrevista, Bolsonaro também atacou o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC). “Você já viu o MP do Estado do Rio de Janeiro investigar qualquer pessoa, qualquer corrupção, qualquer deslize, qualquer agente público do Estado? E olha que o Estado mais corrupto do Brasil é o Rio de Janeiro”, disse.
“Vocês já perguntaram para o governador Witzel por que a filha do juiz Itabaiana está empregada com ele?”, acrescentou.
O juiz Flávio Itabaiana foi o responsável por autorizar buscas e apreensão e quebras de sigilo bancário, fiscal e de dados telefônicos de uma série de envolvidos com o caso envolvendo o filho do presidente.
O Superintendente do Dnocs Emilio Duarte, que viria esta semana a região para tratar da obra da Barragem de Ingazeira e na próxima para cuidar da Adutora do Pajeú, adiou a programação. Segundo o Prefeito Luciano Torres, a informação é de que o gestor do órgão federal só virá no dia 04 de dezembro. Mesmo assim, […]
Emílio Duarte de Souza e Silva, coordenador do Dnocs
O Superintendente do Dnocs Emilio Duarte, que viria esta semana a região para tratar da obra da Barragem de Ingazeira e na próxima para cuidar da Adutora do Pajeú, adiou a programação.
Segundo o Prefeito Luciano Torres, a informação é de que o gestor do órgão federal só virá no dia 04 de dezembro. Mesmo assim, técnicos do Dnocs estarão na Cidade Mãe do Pajeú para vistoriar a obra da Barragem amanhã.
Você precisa fazer login para comentar.