Notícias

Serra Talhada sedia encontro dos Pontos de Cultura de Pernambuco

Por André Luis

O município de Serra Talhada vai sediar encontro dos Pontos de Cultura de Pernambuco, na perspectiva da retomada do Cultura Viva em nível nacional e estadual. 

O encontro acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, próximo sábado e domingo, no Museu de Cangaço, na Capital de Xaxado, com presença confirmada de dezenas de Pontos de Cultura do Sertão, Agreste, Zona da Mata e região metropolitana do Recife.

“Precisamos reconstruir o Brasil e buscar novos rumos na história. Estamos articulando os Pontos de Cultura de Pernambuco para essa reunião – Encontro Cultura Viva Pernambuco –  quando pautaremos a Lei Cultura Viva e nosso papel na  gestão do Governo Lula e no Estado de Pernambuco”, comenta Cleonice Maria, coordenadora do Ponto de Cultura Cabras de Lampião e integrante do GT Nacional de Cultura, que está no suporte da Equipe de Transição.

CULTURA VIVA –  É uma política cultural voltada para o reconhecimento e apoio à atividades e processos culturais já desenvolvidas, que estimula a participação social, a colaboração e a gestão compartilhada de políticas públicas no campo da cultura.

PONTOS DE CULTURA – É a principal ação do Cultura Viva. Criados em 2004 pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil, os Pontos de Cultura têm como objetivo promover o estímulo às iniciativas culturais da sociedade civil já existentes, por meio da formação de convênios celebrados após a realização de chamada pública.

Informações: Cleonice Maria (87) 99938 6035 – Fale direto no whatsapp: http://wa.me/5587999386035 

Anildomá Willians (87) 99918-5533 Fale direto no whatsapp: http://wa.me/558799985533 

Outras Notícias

Tamanho de manifestações contra PEC da Blindagem e anistia assusta bolsonaristas

Por Bela Megale/Jornal O Globo A ordem é minimizar, mas, em reservado, aliados de Jair Bolsonaro — de dentro e de fora do Congresso — afirmam que se assustaram com o tamanho das manifestações realizadas em diversas cidades do Brasil contra a PEC da Blindagem e a anistia neste domingo (21). O projeto aprovado na […]

Por Bela Megale/Jornal O Globo

A ordem é minimizar, mas, em reservado, aliados de Jair Bolsonaro — de dentro e de fora do Congresso — afirmam que se assustaram com o tamanho das manifestações realizadas em diversas cidades do Brasil contra a PEC da Blindagem e a anistia neste domingo (21). O projeto aprovado na Câmara dificulta a abertura de ações penais contra parlamentares e é um retrocesso de mais de 20 anos na legislação.

O local que mais impressionou os bolsonaristas foi a Avenida Paulista, em São Paulo. A imagem de milhares de manifestantes nas ruas foi apontada como “similar” aos atos realizados pela direita em defesa do ex-presidente e causa preocupação por confrontar o argumento de que a esquerda não teria capacidade de mobilização.

Aliados do capitão reformado apontam que, com a PEC da Blindagem, os parlamentares do PL que votaram em peso pela aprovação da medida “empurram para o colo” da esquerda e do governo Lula a pauta anticorrupção, que acreditavam ter o monopólio.

Os dados do Monitor do Debate Político, da USP, mostra que o ato deste domingo na Avenida Paulista reuniu 42.379 pessoas. Visualmente, a manifestação preencheu ao menos três quarteirões da avenida no meio da tarde. Ao comparar os números de público do mesmo monitor da USP, a presença é semelhante à do último ato realizado por bolsonaristas no local, em 7 de setembro, que levou 42,2 mil pessoas à avenida e foi considerado um sucesso de público pelas lideranças bolsonaristas.

O fato da urgência do projeto de anistia aos golpistas de 8 de janeiro — que também busca beneficiar Bolsonaro — ter sido aprovada na Câmara dos Deputados no dia seguinte à PEC da Blindagem passou a ser criticado pelos aliados do ex-presidente, que veem dificuldades para a pauta avançar, ainda mais diante das mobilizações populares deste domingo (21).

Integrantes do governo Lula celebraram o resultado das manifestações, como o advogado-geral da União, Jorge Messias. “Neste domingo, o Brasil voltou a mostrar ao mundo a força de sua democracia. As ruas de várias grandes cidades se encheram em defesa soberana de nossas conquistas democráticas. O povo expressou sua posição firme pela integridade do nosso Estado Constitucional. Com paz no coração e serenidade, nosso povo desenhou, nas praças e avenidas, o mapa de suas esperanças e as prioridades que espera de seus representantes. Seguiremos juntos, com coragem e, cada vez mais, esperança! A democracia é sempre caminho e nunca ponto de chegada. Temos muito a construir”, escreveu o ministro nas redes sociais.

Seminário aborda o imaginário popular dos Caretas de Triunfo

Evento gratuito acontecerá na Casa dos Caretas com mediação do pesquisador André Vasconcelos Uma das principais manifestações culturais de Triunfo, no Sertão do Pajéu, O Careta, será tema do seminário “Quem é esse que vem sacudindo a rua? Quem é esse senhor? O imaginário popular dos Caretas”. O evento, realizado pelo Sesc Triunfo, acontecerá no […]

Foto: Kerles Vieira

Evento gratuito acontecerá na Casa dos Caretas com mediação do pesquisador André Vasconcelos

Uma das principais manifestações culturais de Triunfo, no Sertão do Pajéu, O Careta, será tema do seminário “Quem é esse que vem sacudindo a rua? Quem é esse senhor? O imaginário popular dos Caretas”. O evento, realizado pelo Sesc Triunfo, acontecerá no dia 25 de setembro, das 19h às 22h, na Casa dos Caretas, localizada na Praça Arthur Viana Ribeiro, no Centro da cidade.

O seminário integra a Rota dos Caretas de Triunfo, como estudo da representação das manifestações culturais locais, com viés voltado para a figura do Careta, a partir da construção e reflexão dos processos criativos e identitários. Com mediação do pesquisador André Vasconcelos, o evento aborda memória, sentimento de pertencimento e patrimônio histórico da figura do Careta.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social.

Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Polícia prende acusado de maus tratos contra cachorros em Serra Talhada

A Polícia Civil de Serra Talhada prendeu em flagrante um homem que mantinha cachorros em situação de abandono e maus-tratos há mais de dois meses no bairro São Cristóvão. A ação foi coordenada pelo delegado Alexandre Barros. Os animais estavam sendo mantidos na residência do acusado, um local muito sujo, sem água e sem comida. […]

A Polícia Civil de Serra Talhada prendeu em flagrante um homem que mantinha cachorros em situação de abandono e maus-tratos há mais de dois meses no bairro São Cristóvão. A ação foi coordenada pelo delegado Alexandre Barros.

Os animais estavam sendo mantidos na residência do acusado, um local muito sujo, sem água e sem comida.

Os animais estavam desnutridos e com o apoio da ONG Amigos 4 Patas e do Hospital Veterinário Municipal foram recolhidos para tratamento, alimentação e medicação. Eles serão colocados para doação posteriormente.

A ação aconteceu após uma moradora da cidade procurar a Delegacia de Polícia para fazer um Boletim de Ocorrência noticiando os fatos.

O preso foi recolhido ao cárcere e será apresentado em audiência de custódia para decisão do juiz da manutenção da sua prisão ou imposição de obrigações cautelares.

Lucas Ramos discute ampliação de serviço de internet móvel no interior

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) recebeu em seu gabinete o gerente de relações institucionais da Tim Nordeste, Felipe Leão, para tratar da ampliação da rede de cobertura do serviço móvel de internet para cidades do sertão e agreste pernambucanos. No encontro, foi apresentado ao parlamentar o plano de ação da empresa de telefonia em […]

thumbnail_01-11-16-lucas-ramos-e-felipe-leao-timO deputado estadual Lucas Ramos (PSB) recebeu em seu gabinete o gerente de relações institucionais da Tim Nordeste, Felipe Leão, para tratar da ampliação da rede de cobertura do serviço móvel de internet para cidades do sertão e agreste pernambucanos. No encontro, foi apresentado ao parlamentar o plano de ação da empresa de telefonia em Pernambuco até o fim do ano.

“Ter acesso ao serviço de internet móvel é um reivindicação de muitas vilas e povoados sertanejos e do agreste. Levamos à empresa o pedido e seremos atendidos”, comemorou o deputado. O plano de cobertura contemplará os municípios de Verdejante, Cabrobó, Lagoa Grande, Belém de São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Granito, Santa Cruz, Santa Filomena, Serra Talhada, Exu, Floresta e Buíque em localidades que ainda possuem dificuldade de conexão.

O serviço 3G foi implantado no Brasil no início dos anos 2000 e possibilita transmissão de vozes e dados com velocidade otimizada para download e upload de vídeos, imagens e áudios. “Estamos ajudando a integrar populações ao mundo oferecendo acesso à internet de alta velocidade”, declarou Lucas Ramos.

Morre Fernando Aragão, ex-vereador de Santa Cruz do Capibaribe

Morreu, há pouco, num hospital de Caruaru, vitima da Covid-19, o ex-vereador Fernando Aragão, 69 anos, ex-presidente da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional.  Era potencial candidato a prefeito do município pelo PP numa aliança envolvendo vários partidos, entre eles o PSB.  O governador Paulo Câmara lamentou em nota a morte do […]

Morreu, há pouco, num hospital de Caruaru, vitima da Covid-19, o ex-vereador Fernando Aragão, 69 anos, ex-presidente da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional. 

Era potencial candidato a prefeito do município pelo PP numa aliança envolvendo vários partidos, entre eles o PSB. 

O governador Paulo Câmara lamentou em nota a morte do ex-vereador:

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-vereador Fernando Aragão. Empresário bem-sucedido em Santa Cruz do Capibaribe, Fernando sempre esteve presente na política, lutando por melhorias para sua cidade e pelo bem-estar do seu povo ao longo de vários mandatos na Câmara Municipal. Quero me solidarizar com sua esposa Ivone, seus filhos, demais familiares e amigos neste momento de pesar.

Paulo Câmara

Governador de Pernambuco