Notícias

Serra Talhada quita Garantia Safra 2017/2018

Por Nill Júnior

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, quitou na última sexta-feira (23), o pagamento do aporte Municipal do Garantia Safra, referente ao período de 2017/2018. O valor pago pelo município totabiliza R$ 182.070 mil, beneficiando 3.570 agricultores e agricultoras cadastrados.

 “O município cumpriu com sua parte, quitando o aporte no valor de mais de cento e oitenta e dois mil, agora estamos esperando pela participação do governo estadual e federal. Quando o pagamento for liberado para os agricultores vai gerar um aquecimento de mais de três milhões em nossa economia”, comentou o secretário Zé Pereira.

O benefício tem previsão para começar a ser pago em janeiro de 2019 e o valor será dividido em cinco parcelas. por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, sendo pagos a partir de janeiro de 2019. A medida visa contribuir para o sustento alimentar das famílias agricultoras que tiveram prejuízos nas lavouras.

Outras Notícias

Mário Filho promete acionar Luciano Torres na Justiça

“Uma campanha simples, modesta e limpa”. Foi assim que Mário Filho (PTB) definiu a disputa em Ingazeira quando perdeu para o prefeito eleito Lino Morais (PSB) por diferença de 228 votos. Mário falou ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM de Tabira. Sobre a acusação de ter jogado grampos na rodovia em noite de […]

marioviana-chicobandeira-660x330“Uma campanha simples, modesta e limpa”. Foi assim que Mário Filho (PTB) definiu a disputa em Ingazeira quando perdeu para o prefeito eleito Lino Morais (PSB) por diferença de 228 votos. Mário falou ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM de Tabira.

Sobre a acusação de ter jogado grampos na rodovia em noite de carreata dos socialistas, o petebista que já perdeu três eleições majoritárias em Ingazeira, disse que a prática é comum dos adversários e que na Polícia não consta a denúncia contra ele.

Sobre a pesquisa que a justiça mandou Mário suspender a divulgação, o ex-candidato disse que não registrou por ser caríssima. Mário declarou a justiça ter gasto R$ 15 mil reais em sua campanha.

Reclamou de vandalismo dos adversários nas comemorações e criticou o prefeito Luciano Torres por não ter uma casa própria em Ingazeira, por nepotismo e por ser o rei das diárias.  Disse estar morando em Ingazeira e Afogados e prometeu construir uma casa em Ingazeira. Mas não se mostrou disposto a disputar um mandato de vereador, pois sem mandato, garantiu trabalhar mais que Lino e Juarez no exercício dos seus mandatos.  Ele ainda criticou o prefeito eleito Lino Morais, que como vereador não usou o próprio salário para construir obras.

O político prometeu acionar o prefeito Luciano Torres na justiça por afirmar em campanha que ele tria recebido dinheiro de um candidato a Deputado que lhe estaria cobrando, referente ao pleito de 2014.  Mário garantiu que das cinco eleições disputadas por Lula, votou nele em duas e em Dilma em todos os pleitos.

Já o ex-candidato a vice Chico Bandeira (PTB), negou o afastamento político de Mário Filho, prometeu seguir fazendo política em Ingazeira e atacou o Governo Luciano Torres que retirou a academia de saúde de Santa Rosa sem nenhuma explicação.

Poesia de luto: Morre poeta Paraibano

Morreu esta madrugada no Hospital CHS Nossa Senhora das Graças (antigo) Alpha, em Boa Viagem o poeta João Pereira da Luz, o João Paraibano. Ele não resistiu às complicações de uma infecção causada após contrair uma bactéria em meio ao tratamento contra um coágulo na cabeça, fruto de um acidente do qual foi vítima dia […]

04
Um dos maiores repentistas do país, João não resistiu à batalha contra uma infecção generalizada e faleceu esta madrugada em Recife

Morreu esta madrugada no Hospital CHS Nossa Senhora das Graças (antigo) Alpha, em Boa Viagem o poeta João Pereira da Luz, o João Paraibano. Ele não resistiu às complicações de uma infecção causada após contrair uma bactéria em meio ao tratamento contra um coágulo na cabeça, fruto de um acidente do qual foi vítima dia 3 de agosto, em Afogados da Ingazeira, no Pajeú.

Paraibano de Princesa Isabel, mas radicado em Pernambuco, João tinha 62 anos. Reconhecidamente, um dos maiores poetas repentistas do país, morava há anos em Afogados da Ingazeira onde criou os filhos.

João foi vítima de atropelamento na Rua Diomedes Gomes, em Afogados da Ingazeira. Segundo a polícia em nota, a moto guiada pelo mototaxista Daniel Silva, atingiu o poeta quando ele atravessava a rua.

João Paraibano foi socorrido ao Hospital Regional Emília Câmara e no dia seguinte fez exames na Casa de Saúde Dr José Evóide de Moura. Os resultados apontaram a necessidade de transferência para Recife. João foi levado para o Hospital da Restauração para mais exames onde houve detecção de um coágulo. O poeta já vinha realizando tratamento em casa, sendo tratado apenas como medicamentos. Foi quando sentiu dores e desconforto nas costas. Foi levado para o Hospital Alpha. Começava ali uma luta que durou mais de quinze dias.

Poetas como Diomedes Mariano e o irmão Edezel Pereira chegaram a lançar uma campanha para angariar fundos com finalidade ajudar a custear o tratamento do poeta. Nas últimas horas, o estado de João se agravou consideravelmente. Ele chegou a fazer sessões de hemodiálise por conta da infecção, que gerou disfunção renal.

Velório e sepultamento: a família confirmou que o corpo que está para ser liberado pelo IML, será velado no Cine São José, em Afogados da Ingazeira e sepultado nesta quarta (03) à tarde no Cemitério São Judas Tadeu. Repentistas de várias partes do Nordeste se articulam para dar seu Adeus ao mestre do repente.

Corrida é ‘calo’ de Yane Marques por medalha em 2016. Até treino ela mudou

Do Uol Esporte Quinta colocada do ranking mundial de pentatlo moderno, medalhista de bronze nos Jogos de Londres, campeã dos Jogos Pan-Americanos e dos Jogos Mundiais Militares em 2005 e forte candidata ao pódio no Rio de Janeiro, Yane Marques iniciou sua preparação olímpica com novidades. Acrescentou ao seu programa de treinos corridas de rua […]

yane-marques-durante-disputa-do-campeonato-mundial-de-2015-1448467746370_615x300

Do Uol Esporte

Quinta colocada do ranking mundial de pentatlo moderno, medalhista de bronze nos Jogos de Londres, campeã dos Jogos Pan-Americanos e dos Jogos Mundiais Militares em 2005 e forte candidata ao pódio no Rio de Janeiro, Yane Marques iniciou sua preparação olímpica com novidades.

Acrescentou ao seu programa de treinos corridas de rua de 10km. Tudo para melhorar aquele que ela considera seu “calo”, a prova combinada (que mescla tiro com corrida em um percurso de 3,2km). A ideia partiu do treinador Alexandre França e foi bem aceita pela brasileira.

“Estou acabando o desafio muito interessante. Acredito que vai me ajudar a melhorar minha marca nessa prova que tem sido meu calo, que é a corrida. Essas corridas de rua estão sendo um incremento no meu treinamento. Não tenho objetivo de vencer, nem nada. Ela vem como um plus que pode me ajudar a melhorar na minha prova”, diz Yane.

Até o momento, a pernambucana de 31 anos participou de duas provas no Recife. Até o fim de janeiro competirá em mais duas. Isso quando retornar de Bordeaux (FRA), onde passa por um período de treinos, com foco para aperfeiçoamento na esgrima.

“Esta é a prova que a Yane mais pode melhorar entre todas que compõem o pentatlo. Colocá-la para fazer provas de rua cria um estímulo a mais. É bem diferente do que ficar dando voltas em uma pista ou correndo em um campo. Quando um atleta coloca um número no peito para uma disputa qualquer já muda a mentalidade, ainda que o resultado nestas corridas de rua seja o menos importante”, explica França.

As marcas de Yane nas grandes competições desde o bronze olímpico justificam sua preocupação e do treinador com a corrida. No Pan de Toronto, no qual foi absoluta ma classificação final, fez apenas a nona melhor marca na prova combinada. No Mundial deste ano, no qual ganhou bronze, foi 18ª. Nos Jogos Mundiais Militares, nos quais ficou com o ouro, um resultado ainda pior: o 20º lugar.

Na Olimpíada de Londres, em 2012, perdeu a prata nos metros finais por causa da dificuldade na corrida. Na prova combinada, os atletas largam em momentos diferentes. O tempo de partida de cada um é definido de acordo com o desempenho nas outras três modalidades (esgrima, natação e hipismo).

“Não trabalhamos com um tempo para a Yane fazer, pois um percurso é diferente do outro, muitas vezes se muda o terreno. A meta é que ela consiga um tempo que a deixe entre as 12 melhores. É um resultado muito competitivo e que deixa com ótimas chances de medalha”, analisa o treinador.

Triunfo: revitalização do Theatro Cinema Guarany chega a fase final

Iniciada em abril, a revitalização do Theatro Cinema Guarany está na sua fase final. Em suas redes sociais, a Prefeitura de Triunfo agradeceu a todos os trabalhadores e equipe envolvida no trabalho. “Os triunfenses estão orgulhosos, por verem esse lindo patrimônio público ganhando nova pintura externa e interna, climatização e poltronas adequadas para espaço”, destaca […]

Iniciada em abril, a revitalização do Theatro Cinema Guarany está na sua fase final. Em suas redes sociais, a Prefeitura de Triunfo agradeceu a todos os trabalhadores e equipe envolvida no trabalho.

“Os triunfenses estão orgulhosos, por verem esse lindo patrimônio público ganhando nova pintura externa e interna, climatização e poltronas adequadas para espaço”, destaca a Prefeitura.

Na postagem, a Prefeitura lembra que nesta semana é comemorado o Patrimônio Cultural de Pernambuco e agradece pelo trabalho de valorização ao Theatro Cinema Guarany que comemora seu primeiro centenário na história da cidade.

Dix Empreendimentos se posiciona sobre fim de operações no Aeroporto de Serra Talhada

Prezado Nill Júnior, Com relação às últimas notícias veiculadas sobre o Aeroporto de Serra Talhada, a Dix Empreendimentos esclarece que tem todo o interesse em manter a parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Transportes, iniciada em agosto de 2017, mediante licitação, para a instalação e administração da estação […]

Foto: Wellington Júnior

Prezado Nill Júnior,

Com relação às últimas notícias veiculadas sobre o Aeroporto de Serra Talhada, a Dix Empreendimentos esclarece que tem todo o interesse em manter a parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Transportes, iniciada em agosto de 2017, mediante licitação, para a instalação e administração da estação de passageiros do referido aeroporto.

Contudo, desde o início da operação no aeroporto, a Dix Empreendimentos não vem sendo remunerada pelos seus serviços conforme previsto em contrato. Reconhecemos o esforço do Governo do Estado em procurar solucionar os entraves burocráticos para viabilizar o cumprimento do referido contrato. No entanto, tendo em vista a necessidade de preservar a saúde financeira da empresa, a Dix encontra-se impossibilitada de dar continuidade ao estabelecido no acordo firmado.

Em decorrência, no dia 29 de junho, a Dix colocou todos os seus funcionários em regime de aviso prévio e também notificou o Governo do Estado informando que estaria encerrando suas atividades na administração do Aeroporto de Serra Talhada no prazo de 15 dias.

A Dix esclarece ainda que, por entender que o Governo de Pernambuco tem todo interesse em viabilizar esse importante empreendimento para o desenvolvimento de Pernambuco e que, para isso, vem somando todos os esforços necessários, não divulgou, anteriormente, para nenhum veículo de comunicação qualquer informação sobre a sua impossibilidade de continuar à frente da administração do aeroporto.

A Dix Empreendimento enfatiza que continua a manter um bom relacionamento com o Governo do Estado e espera que as soluções necessárias sejam encontradas a fim de viabilizar esse projeto que, com certeza, será um instrumento fundamental de fomento da economia do Sertão de Pernambuco.