Notícias

Serra Talhada promove palestras de conscientização voltadas ao ODS 11

Por Nill Júnior

O Município de Serra Talhada, em Pernambuco, promoveu o circuito de palestras Mude de Atitude – Pensar no Futuro é Agir Agora. Depois das oficinas, essa iniciativa foi selecionada para participar do Circuito Urbano 2018 que é realizado no realizado no Brasil pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), dentro das celebrações mundiais do Outubro Urbano 2018.

A ONU-Habitat Brasil realizou mapeamento dos eventos nas temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e Agenda 2030, Nova Agenda Urbana, Gestão de Resíduos Sólidos e Resiliência em todo o Brasil. A ação em Serra Talhada foi contemplada com o apoio institucional da ONU Habitat. A programação das palestras contou com 8 atividades para conscientizar a população acerca da necessidade de preservação do meio ambiente por meio da manutenção de uma cidade limpa e com mais qualidade de vida a partir dos cuidados com os resíduos sólidos.

Nesse sentido, as oficinas abordaram temas voltadas à destinação adequada do lixo, à coleta seletiva, à queima de lixo urbano, à arborização urbana e ao IPTU Verde. Além das palestras, o circuito promoveu ainda apresentações de vídeos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 11), Circuito Tela Verde, plantio de mudas nativas e ornamentais, cadastramento do IPTU Verde, rodas de conversa, oficinas com materiais recicláveis, instalação de novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e distribuição de panfletos educativos relacionados aos resíduos sólidos.

Diversas instituições de ensino foram visitadas durante o circuito de palestras. A Escola Estadual Methodio Godoy Lima, a Escola Municipal Neto Pereirinha, o Instituto Federal do Sertão (PE), a Autarquia Educacional de Serra Talhada, a Faculdade de Integração do Sertão (FIS), bem como a Escola Irnerio Ignácio e o Colégio Francisco Mendes foram alguns dos destinos.

Circuito Onu Habitat

O Circuito Urbano da ONU-Habitat teve como objetivo promover um futuro urbano melhor para as pessoas, através do apoio a diversos eventos em cidades de todo o mundo durante o Outubro Urbano. O mês Outubro Urbano tem esse nome porque inicia com a comemoração do Dia Mundial do Habitat, sempre na primeira segunda-feira do mês e termina com a celebração do Dia Mundial das Cidades, a cada 31 de outubro. Em 2018, as atividades do Dia Mundial do Habitat tiveram como tema a Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, enquanto as atividades do Dia Mundial das Cidades debateram o tema Construindo Cidades Sustentáveis e Resilientes.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da prefeitura de Serra Talhada

Outras Notícias

Sertanejo assume Secretaria Executiva de Administração no Tocantins

O Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, nomeou para Secretário Executivo de Administração o sertanejo de Afogados da Ingazeira Inejaim José Brito Siqueira. No mesmo ato nomeou Bruno Barreto Cesarino para o Cargo de Secretário de Administração. Bruno é filho de Ineijaim Brito de Siqueira,  que foi Gerente do Banco do Brasil em Afogados da Ingazeira […]

O Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, nomeou para Secretário Executivo de Administração o sertanejo de Afogados da Ingazeira Inejaim José Brito Siqueira.

No mesmo ato nomeou Bruno Barreto Cesarino para o Cargo de Secretário de Administração.

Bruno é filho de Ineijaim Brito de Siqueira,  que foi Gerente do Banco do Brasil em Afogados da Ingazeira e de Iracilda Mariano. É sobrinho do ex-deputado Antonio Mariano de Brito, do Diretor da Ciretran, Heleno Mariano, dentre outros.

Bruno é formado em Administração de Empresas. Tem MBA em gestão empresarial. “Mais um sertanejo que brilha país afora”, disse ao blog o Coordenador da Ciretran e tio orgulhoso, Heleno Mariano.

TCE-PE suspende Concurso Público da Câmara de Vereadores de Custódia

Blog do Finfa O Tribunal de Contas da União (TCE), suspendeu o concurso público da Câmara de Vereadores de Custódia, diante do cenário da pandemia mundial pelo Covid-19, o Governo do Estado de Pernambuco publicou Decreto nº 48.809, de 14 de março de 2020. Ele regulamentou no Estado de Pernambuco, medidas temporárias para enfrentamento de […]

Blog do Finfa

O Tribunal de Contas da União (TCE), suspendeu o concurso público da Câmara de Vereadores de Custódia, diante do cenário da pandemia mundial pelo Covid-19, o Governo do Estado de Pernambuco publicou Decreto nº 48.809, de 14 de março de 2020.

Ele regulamentou no Estado de Pernambuco, medidas temporárias para enfrentamento de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

Portanto, cabe à câmara de vereadores de Custódia o cumprimento do determinado Decreto Estadual nº 48.809/2020, até enquanto perdurar o estado de emergência em saúde causado pelo Covid-19.

Ressalta ainda, que, em momento posterior, será realizada a análise quanto a regularidade do Edital em face aos princípios da administração pública insculpidos na Constituição Federal e nas normas atinentes.

Acrescenta que, realizando concurso neste momento, a câmara municipal de Custódia estará criando despesas fixas e administrativas, indo de encontro a recomendação conjunta do TCE/MPCO nº 03/2020 que recomenda evitar “contratações de pessoal de qualquer natureza, salvo os necessários, direta ou indiretamente, ao enfrentamento da situação emergencial”.

Leia abaixo a Decisão Monocrática

Cautelar Concurso Câmara de Custódia (TCE).pdf

Em Tabira, Anchieta Patriota realiza caminhada ao lado de lideranças políticas

Nesta quarta-feira (27)  o candidato a deputado estadual, Anchieta Patriota e sua militância acompanhado por Diana Queiroz, Sandro Ferreira e o Vereador Val do bar, realizaram uma caminhada pela Feira Livre de Tabira. O candidato é apoiado na Terra das Tradições pelo ex-prefeito Dinca Brandino, Arimatéia, pelo ex-vice-prefeito Joel Mariano, a ex-secretária de cultura Gracinha […]

anchieta-em-Tabira (1)

Nesta quarta-feira (27)  o candidato a deputado estadual, Anchieta Patriota e sua militância acompanhado por Diana Queiroz, Sandro Ferreira e o Vereador Val do bar, realizaram uma caminhada pela Feira Livre de Tabira.

O candidato é apoiado na Terra das Tradições pelo ex-prefeito Dinca Brandino, Arimatéia, pelo ex-vice-prefeito Joel Mariano, a ex-secretária de cultura Gracinha e o ex-vereador Paulino. Na oportunidade, o ex-prefeito de Carnaíba aproveitou para conversar e apresentar suas propostas aos tabirenses.

Reencontro entre Márcia e Raquel está fechado para esta quarta

Serra Talhada vive a expectativa do reencontro entre a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, do PT, e a governadora Raquel Lyra,  do PSD. O encontro ganhou repercussão nas redes sociais,  compartilhado por nomes do governo,  e na imprensa. O encontro está agendado para esta quarta, pela manhã na casa de Conrado, antes do Circuito […]

Serra Talhada vive a expectativa do reencontro entre a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, do PT, e a governadora Raquel Lyra,  do PSD.

O encontro ganhou repercussão nas redes sociais,  compartilhado por nomes do governo,  e na imprensa.

O encontro está agendado para esta quarta, pela manhã na casa de Conrado, antes do Circuito Literário de Pernambuco, CLIPE, às 10 da manhã, no SESC Serra Talhada.

Com o tema “A justiça socioambiental num contexto de leituras do mundo”, o CLIPE 2025 terá etapas em Serra Talhada, Caruaru, Petrolina e Recife, promovendo o debate em torno de práticas educativas voltadas à preservação ambiental, sustentabilidade e justiça social.

Márcia tem sinalizado aproximação com o socialista João Campos,  como no recente encontro que tiveram. O marido,  Breno Araújo,  será candidato a Estadual pelo PSB.

A gestora também visto o aumento do espaço cedido ao Estadual Luciano Duque. As notícias recentes têm relatos de insatisfação de lado a lado. Por outro lado, Raquel tem arregimentado gestores de partidos como o PSB.

Pode ser a tentativa da última cartada, um encontro para ajustes na relação ou mera visita de cortesia.

Fernando Bezerra quer regulamentar fundações estatais de direito privado

A medida visa melhorar qualidade de serviços públicos em nove áreas, incluindo saúde e educação Começou a tramitar no Senado o Projeto de Lei (PLS) 347/2018-Complementar, proposto por Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que define as áreas de atuação das fundações estatais de direito privado. A medida regulamenta dispositivos da Constituição de 1988, definindo que tais […]

Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária.
Em discurso, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE).
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A medida visa melhorar qualidade de serviços públicos em nove áreas, incluindo saúde e educação

Começou a tramitar no Senado o Projeto de Lei (PLS) 347/2018-Complementar, proposto por Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que define as áreas de atuação das fundações estatais de direito privado. A medida regulamenta dispositivos da Constituição de 1988, definindo que tais entidades poderão atuar em nove diferentes âmbitos – incluindo saúde e educação – com o objetivo de garantir maior efetividade e agilidade na prestação de serviços públicos à população.

“Estas fundações adotam técnicas de gestão semelhantes à de uma empresa, tornando mais eficaz e rápido o atendimento à comunidade”, explica Fernando Bezerra. “Por possuírem autonomia em seus processos administrativos, elas conseguem, ao mesmo tempo, respeitar as normas do direito privado e dar respostas mais ágeis à sociedade”, acrescenta o senador.

Ao regulamentar o inciso XIX do artigo 37 da Constituição, o PLS 347/2018 estabelece que as fundações estatais de direito privado poderão atuar em ações de promoção e proteção à saúde, ensino, assistência social, prática desportiva e lazer, cultura, desenvolvimento científico e inovação tecnológica, comunicação social, preservação e defesa do meio ambiente e previdência complementar do servidor público.

“São atividades de interesse social que podem ser exercidas por fundações sem fins lucrativos”, observa Bezerra Coelho. “Estas ações não são exclusivas de Estado, como é o caso das Polícias”, acrescenta o autor do PLS 347/2018. A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, onde aguarda designação de relator.

Entendimento – Tanto a Constituição quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) entenderam não ser possível questionar a possibilidade de regulamentação das fundações estatais de direito privado por meio de lei complementar. Elas integram a administração pública indireta (como as autarquias e empresas estatais), são financiadas com recursos da União e de outras fontes e têm o quadro de pessoal formado por empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Exemplo – Criada em 2012, a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) é responsável pela gestão da aposentadoria complementar dos funcionários públicos dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Administrada com a participação dos segurados, a Funpresp é exemplo bem-sucedido de fundação pública de direito privado.