Notícias

Serra Talhada:  IF Sertão-PE promoverá Aulão Virtual preparatório para ENEM e UPE

Por André Luis

O campus Serra Talhada do IF Sertão-PE acaba de preparar uma série de aulões virtuais, que tem como objetivo preparar estudantes para as provas do Enem e UPE. 

A ideia é que os alunos interessados possam assistir o conteúdo em suas casas, dado a impossibilidade de aulas presenciais nas escolas e cursinhos. O primeiro aulão será de ”Matemática e suas Tecnologias”, e acontecerá na próxima quinta-feira (03), via Google meet.

A dinâmica do aulão acontecerá da seguinte forma: os alunos interessados deverão se inscrever até o meio-dia do dia 03 de setembro no formulário disponibilizado pela comissão (acesse aqui). A partir daí, poderão escolher quais aulas irão assistir, visto que cada horário abordará conteúdos específicos de cada série do Ensino Médio. 

O estudante pode optar por se inscrever em um ou mais horários de aulas se assim desejar. Estão sendo disponibilizadas 250 por aulão. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

No horário das 14h às 16h, o professor Alex Magalhães ministrará as aulas com conteúdos comuns na etapa 1º ano do SSA da Universidade de Pernambuco – UPE. Das 16h às 18h é a vez do professor Airtonelton Magalhães, que ministrará conteúdos específicos do 2º ano do SSA–UPE. Ambos os professores são servidores do campus Serra Talhada.

O último horário do dia, das 18h às 20h, será dividido por dois professores convidados: Matheus Francelino do campus Santa Maria da Boa Vista e Victor Weleson do Colégio Literato, ministrarão aulas para os estudantes que queiram conteúdos abordados no 3º ano SSA-UPE e ENEM.

Ao final do cadastro o aluno receberá o link para acesso às aulas em que ele se inscreveu. As inscrições são gratuitas e podem participar estudantes de Ensino Médio ou que já tenham concluído de qualquer escola da rede pública ou particular sem restrições. A ideia é que o próximo aulão virtual seja de outra disciplina e que ocorra no final do mês de setembro. 

Outras Notícias

Prefeitura de Sertânia apoia artesãos sertanienses que participam da Fenearte 2022

Sertânia se destaca por ser berço de diversos artistas renomados, em reconhecimento a isso, a Prefeitura apoia todos os anos os artesãos do município que participam da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).  Em 2022, foram disponibilizados quatro estandes, dois para Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Sertânia, um para Ivo Teles e […]

Sertânia se destaca por ser berço de diversos artistas renomados, em reconhecimento a isso, a Prefeitura apoia todos os anos os artesãos do município que participam da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). 

Em 2022, foram disponibilizados quatro estandes, dois para Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Sertânia, um para Ivo Teles e um para Jones Emídio. A administração municipal também oferece uma ajuda financeira a cada artesão e custeia o transporte dos mesmos. Esse trabalho acontece por meio da Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo.

“A Fenearte é uma grande vitrine para os artesãos de Sertânia, onde eles poderão além de comercializar suas obras, trocar experiências com outros profissionais. O apoio que nós damos é um investimento que está dentro de um plano de valorização e fortalecimento da cultura local, pois enxergamos o artesanato como um segmento com grande potencial para geração de trabalho e renda”, destacou o prefeito Ângelo Ferreira.

A Feira Nacional de Negócios do Artesanato é um dos maiores eventos culturais e econômicos da América Latina e busca valorizar o potencial do artesanato local. A 22ª edição começou nesta quarta-feira (06/07) e segue até 17 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda – PE. 

A realização é do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC).

Brejinho ganhará nova UBS

O prefeito de Brejinho,  Gilson Bento,  do Republicanos,  informou que a cidade vai ter uma nova UBS no bairro da Vila Mariana. “Estamos na fase de terraplanagem do terreno para em seguida começar a construção. Hoje pela manhã estive juntamente com o Secretário de Obras, Manoel da Carne, vistoriando o serviço”. A UBS promete benefícios […]

O prefeito de Brejinho,  Gilson Bento,  do Republicanos,  informou que a cidade vai ter uma nova UBS no bairro da Vila Mariana.

“Estamos na fase de terraplanagem do terreno para em seguida começar a construção. Hoje pela manhã estive juntamente com o Secretário de Obras, Manoel da Carne, vistoriando o serviço”.

A UBS promete benefícios para os brejinhenses, em especial os moradores da Vila Mariana, ampliando a cobertura de atenção básica no município.

Gestão Márcia entrega duas ambulâncias e dois micro-ônibus

Ciclo chega a 29 veículos e unidades móveis destinados à saúde de Serra Talhada A prefeita Márcia Conrado realizou, na noite desta segunda-feira (27), a entrega de duas ambulâncias e dois micro-ônibus para reforçar a rede municipal de saúde de Serra Talhada. Desde o início da atual administração, já foram entregues 29 veículos e unidades […]

Ciclo chega a 29 veículos e unidades móveis destinados à saúde de Serra Talhada

A prefeita Márcia Conrado realizou, na noite desta segunda-feira (27), a entrega de duas ambulâncias e dois micro-ônibus para reforçar a rede municipal de saúde de Serra Talhada.

Desde o início da atual administração, já foram entregues 29 veículos e unidades móveis voltados aos serviços de saúde, resultado de investimentos superiores a R$ 6,1 milhões, por meio de recursos próprios, emendas parlamentares e do Ministério da Saúde.

“Cada entrega como essa representa mais cuidado com as pessoas. Estamos investindo de forma permanente para garantir uma saúde cada vez mais estruturada, com equipamentos, profissionais e uma frota que ofereça segurança e dignidade para quem mais precisa. Nosso compromisso é continuar trabalhando para que Serra Talhada avance, levando serviços de qualidade para toda a população”, destacou a prefeita Márcia Conrado.

Os dois micro-ônibus irão fortalecer o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), responsável pelo transporte de pacientes para consultas, exames e tratamentos especializados. Apenas entre janeiro e julho deste ano, o serviço transportou 9.170 pessoas, entre pacientes e acompanhantes. Já as novas ambulâncias ampliam a capacidade de atendimento da rede municipal.

A secretária de Saúde, Lisbeth Rosa destacou que a renovação da frota tem fortalecido a assistência prestada à população.

“Cada novo veículo representa mais eficiência, mais conforto e mais segurança para os usuários do SUS. Seguimos trabalhando para oferecer uma estrutura cada vez melhor e garantir que os serviços cheguem a quem mais precisa.”

Com a entrega desta segunda-feira, a Prefeitura de Serra Talhada passa a contabilizar 15 ambulâncias, três viaturas do SAMU, quatro micro-ônibus, uma Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), um castramóvel, duas caminhonetes Fiat Toro, um Fiat Argo, um Fiat Mobi e uma van adaptada para Pessoas com Deficiência (PCD) incorporados à frota da saúde.

Centro Sabiá e entidades promovem diálogo virtual sobre pauta agroecológica com candidatos do Pajeú

Os candidatos à prefeitura da cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, participarão, na noite desta sexta-feira (23/10), às 19h, de um diálogo virtual promovido pelo Centro Sabiá em parceria com outras organizações, redes e movimentos sociais, entre elas a FETAPE, a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE) e a Articulação Nacional de Agroecologia […]

Os candidatos à prefeitura da cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, participarão, na noite desta sexta-feira (23/10), às 19h, de um diálogo virtual promovido pelo Centro Sabiá em parceria com outras organizações, redes e movimentos sociais, entre elas a FETAPE, a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE) e a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

A proposta é firmar compromissos sobre questões ligadas à segurança alimentar, a comercialização da produção e a convivência com o Semiárido, em seus possíveis mandatos.

Mediado por Nill Júnior, radialista da Rádio Pajeú FM, o debate será transmitido pela internet, no canal do YouTube do Centro Sabiá. Durante o encontro, os pretendentes discutirão propostas sobre temas como Agricultura Familiar, Agroecologia e Semiárido.

Observando o que acontece no Brasil nos últimos anos, o Centro Sabiá resolveu construir um espaço de diálogo com os candidatos e candidatas às prefeituras de 12 municípios pernambucanos, onde tem atuação. O objetivo dos encontros é promover um momento de escuta aos candidatos e candidatas sobre suas propostas de governo, no período 2021-2024 para a agricultura familiar, agroecologia, segurança alimentar, a comercialização da produção e a convivência com o Semiárido, em seus possíveis mandatos.

Ao mesmo tempo, ao longo de seus 27 anos de trabalho em defesa da agricultura familiar no estado de Pernambuco e contribuindo em várias articulações estaduais e nacionais, o Centro Sabiá tem acumulado uma importante experiência de trabalho com os agricultores e agricultoras na promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional a partir da Agroecologia (agricultura sustentável). Nesse sentido, também é objetivo dessas Rodas de Conversas virtuais apresentar algumas propostas para essas candidaturas oportunizando gerar compromissos futuros com os agricultores e agricultoras desses municípios.

As Rodas de Conversa virtuais têm unicamente o objetivo de promover diálogo dos candidatos e candidatas com o Centro Sabiá e eleitores/as, e não debate entre os candidatos ou candidatas.

De 23 de outubro a 08 de novembro, nas regiões do Sertão do Pajeú, do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco, o Centro Sabiá estará dialogando com os candidatos e candidatas às prefeituras de: Triunfo, Flores, Santa Cruz da Baixar Verde, Iguaraci, Itapetim, Cumaru, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Sirinhaém, Tamandaré e Rio Formoso.

Serviço:

23/10 – Triunfo

26/10 – Flores

27/10 – Santa Cruz da Baixa Verde

28/10 – Iguaraci

29/10 – Itapetim

Nordeste receberá R$ 908,4 milhões do Ministério do Turismo para apoiar cultura durante pandemia

O Ministério do Turismo anunciou, nesta sexta-feira (31.07), os valores que serão repassados aos estados, Distrito Federal e municípios para apoiar ações emergenciais ao setor cultural e seus trabalhadores durante a pandemia de coronavírus. A região Nordeste receberá o valor de R$ 908.407.979 distribuídos da seguinte maneira: Alagoas (R$ 59.623.629), Bahia (R$ 223.250.179), Ceará (R$ […]

O Ministério do Turismo anunciou, nesta sexta-feira (31.07), os valores que serão repassados aos estados, Distrito Federal e municípios para apoiar ações emergenciais ao setor cultural e seus trabalhadores durante a pandemia de coronavírus.

A região Nordeste receberá o valor de R$ 908.407.979 distribuídos da seguinte maneira: Alagoas (R$ 59.623.629), Bahia (R$ 223.250.179), Ceará (R$ 138.604.782), Maranhão (R$ 114.656.261), Paraíba (R$ 68.527.997), Pernambuco (R$ 143.366.542) Piauí (R$ 58.608.704), Rio Grande do Norte (R$ 59.581.127) e Sergipe (R$ 42.188.758).

O recurso total da ordem de R$ 3 bilhões foi estabelecido pela Lei 14.017/2020, mais conhecida como Lei Aldir Blanc, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de junho. O dinheiro será repassado aos estados e municípios que têm a responsabilidade de fazer a distribuição dos recursos.

De acordo com a lei, metade dos R$ 3 bilhões é destinada aos estados e Distrito Federal. O valor repassado para cada estado, além do Distrito Federal, foi definido por uma equação que considerou:  20% dos critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e 80% em relação à proporção da população. Já o cálculo dos valores que serão passados aos municípios considerou: 20% de acordo com os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e 80% em relação a proporção da população.

O recurso poderá ser usado para pagamento de renda emergencial mensal aos trabalhadores da cultura – R$ 600 pelo período de três meses -,  subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais – entre R$ 3 mil e R$ 10 mil – e iniciativas de fomento cultural, como: editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos destinados à manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, entre outros. Para as ações de fomento foi definido um percentual mínimo de 20%, o equivalente a R$ 600 mil.

“Essa é uma resposta clara às críticas injustas, com o viés político-partidário, que o governo vem sofrendo desde o início da pandemia. Como o presidente Bolsonaro orientou, estamos trabalhando dia e noite para garantir que nenhum brasileiro fique para trás e essa é uma realidade também na Cultura”, comentou o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio.

Os valores serão transferidos do Fundo Nacional da Cultura, administrado pelo Ministério do Turismo, preferencialmente para os fundos estaduais, municipais e distrital de cultura. No caso de não haver fundo para a realização da transferência fundo a fundo, o dinheiro poderá ser repassado para outros órgãos responsáveis pela gestão desses recursos.

“É de amplo conhecimento de todos que o setor cultural foi um dos mais afetados pela situação da pandemia e a lei é um compromisso do governo em socorrer o setor e os seus profissionais neste momento delicado. Tenho absoluta convicção de que o conjunto de ações que estamos desenvolvendo terá uma resposta positiva de todo o setor”, afirmou o secretário especial da Cultura, Mario Frias.

CADASTRO – Toda a operacionalização dos repasses será feita por meio da Plataforma + Brasil. Por isso, e importante que os gestores estaduais e municipais detectem os usuários que possuem o perfil de gestor de convênios. O gestor deve estar atento para em breve entrar na Plataforma para cadastrar o Plano de ação e indicar a agência de relacionamento no Banco do Brasil para onde será feita a transferência. Em até 180 dias após o último pagamento, o estado/município deverá enviar um relatório de gestão e recolher os recursos não aplicados.