Notícias

Serra Talhada e Afogados lideram geração de empregos no 1º trimestre no Pajeú

Por Nill Júnior

Serra Talhada teve saldo positivo de 92 e Afogados da Ingazeira de 62 postos de trabalho formais no período. Pior resultado é de Tabira, que perdeu 32 vagas. 

Por Juliana Lima

De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as cidades de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira lideram a geração de empregos formais no primeiro trimestre de 2022. No total, o Pajeú teve saldo de 222 postos de trabalho.

Maior cidade da região, Serra Talhada registrou no período 932 admissões e 840 demissões, resultando em um saldo positivo de 92 e variação relativa de 0,97%. Já Afogados da Ingazeira, segunda cidade do Pajeú, registrou 318 admissões e 256 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 62 e variação relativa de 2,54%. 

Além de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, registraram saldo positivo na região as cidades de São José do Egito, Itapetim, Iguaracy, Tuparetama, Calumbi e Triunfo. Os piores desempenhos foram registrados por Tabira e Flores.

Confira o resultado: Serra Talhada (92), Afogados da Ingazeira (62), São José do Egito (21), Itapetim (15), Iguaracy (13), Tuparetama 11), Calumbi (7), Triunfo (1), Brejinho (0), Ingazeira (0), Quixaba (-1), Santa Cruz da Baixa Verde (-1), Solidão (-1), Carnaíba (-6), Santa Terezinha (-12), Flores (-18) e Tabira (-32).

Outras Notícias

Afogados: fiscalização coíbe aglomeração em bar na zona rural

Neste domingo, fiscalização atuou na praça do São Francisco O primeiro dia de restrições no Pajeú deu trabalho às autoridades. Em Afogados, na tarde do sábado (5), ações de fiscalização de Vigilância,  PM e MP pegaram um bar com funcionamento integral e cerca de 25 pessoas bebendo no Sítio São João Novo – Zona Rural […]

Neste domingo, fiscalização atuou na praça do São Francisco

O primeiro dia de restrições no Pajeú deu trabalho às autoridades. Em Afogados, na tarde do sábado (5), ações de fiscalização de Vigilância,  PM e MP pegaram um bar com funcionamento integral e cerca de 25 pessoas bebendo no Sítio São João Novo – Zona Rural da cidade.

A fiscalização flagrou várias pessoas no estabelecimento (clientes), incluindo menores de idade, muitas sem máscara, sem distanciamento mínimo entre os frequentadores, consumindo, em sua maioria, bebida alcoólica.

Ao indagar o proprietário do bar, o motivo pelo qual o estabelecimento estaria funcionando, ele afirmou desconhecer as normas sanitárias vigentes, bem como o Decreto Estadual de n°50.778 de combate à Covid-19, o qual proíbe, dentre várias restrições, o funcionamento de bares aos finais de semana.

O bar foi fechado e o proprietário, juntamente com todos os frequentadores (clientes), foram conduzidos e apresentados na delegacia, onde responderão a TCOs e BOCs.

Neste domingo, a fiscalização formada por integrantes da Vigilância Sanitária e policiais militares do 23º BPM, coibiu aglomeração na praça no bairro São Francisco. Após denúncia de um bar que estaria despachando para clientes consumirem no local e de um novo estabelecimento que estaria incentivando jogo de tabuleiro no meio praça, causando aglomeração de pessoas sem máscaras. A fiscalização garantiu que o local será monitorado.

Pesquisa 1: Datafolha mostra acirramento da disputa entre Aécio e Marina pelo segundo lugar

Novo levantamento do Datafolha para a Presidência mostra acirramento da disputa entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) na corrida pela segunda colocação, que pode garantir participação no segundo turno. A socialista aparece com 25%, contra 20% do Tucano. Dilma Rousseff (PT) segue na frente com 40% das intenções de voto. Em quadros de […]

candidatos_presidentNovo levantamento do Datafolha para a Presidência mostra acirramento da disputa entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) na corrida pela segunda colocação, que pode garantir participação no segundo turno. A socialista aparece com 25%, contra 20% do Tucano.

Dilma Rousseff (PT) segue na frente com 40% das intenções de voto. Em quadros de segundo turno, a petista venceria os dois oponentes. Contra Marina, o resultado seria 49% a 41%. Contra Aécio, 50% a 41%.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e o jornal Folha de São Paulo, ouviu 7.520 eleitores em 311 municípios nos dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Maior vantagem da candidata do PT é no Nordeste, onde alcança 56%, contra 24% de Marina Silva (PSB) e 9% de Aécio (PSDB).

Dilma lidera intenção de votos nas cinco regiões do país, aponta pesquisa Datafolha – Maior vantagem da candidata do PT é no Nordeste, onde alcança 56%, contra 24% de Marina Silva (PSB) e 9% de Aécio (PSDB).

Flores: Prefeito comemora instalação de parques de energia solar

O Prefeito de Flores, Marconi Santana recebeu Josué Ferreira, representante da Empresa Kroma Energia, que esteve na sede do Governo Municipal, para anunciar o início dos trabalhos de construção de parques solares para a entrega de 52 megawatts (MW) no município, com investimentos da ordem de R$ 200 milhões. Vão ser utilizados até 60% de […]

O Prefeito de Flores, Marconi Santana recebeu Josué Ferreira, representante da Empresa Kroma Energia, que esteve na sede do Governo Municipal, para anunciar o início dos trabalhos de construção de parques solares para a entrega de 52 megawatts (MW) no município, com investimentos da ordem de R$ 200 milhões.

Vão ser utilizados até 60% de conteúdo local na montagem das usinas, através da vinda para o município de três fabricantes estrangeiros de inversores e células fotovoltaicas.

“É nossa Flores ingressando no caminho do crescimento e desenvolvimento, mostrando a sua capacidade de atrair investidores e de gerar emprego e renda para nossa população”, comemorou Marconi Santana.” Comemorou.

O prefeito lembrou ainda que: “vale lembrar que criamos o ‘Programa Flores Solar’, para estabelecer incentivos ao desenvolvimento tecnológico, ao uso e a instalação de sistemas de conversão e/ou aproveitamento de energia solar no município de Flores, através da LEI – 1.123/2018”.

Os parques solares têm a capacidade de produzir 80.000 Mwh por ano, volume suficiente para abastecer 60 mil residências. A ideia é utilizar a mão de obra local nas obras civis e na instalação dos equipamentos.

A expectativa é de geração de 350 empregos diretos e aproximadamente de 750 empregos indiretos, na fase de implantação do empreendimento.

O cronograma de instalação das plantas solares é de 12 meses e de um ano e meio para a montagem dos equipamentos.

Pollyanna Abre inicia articulação para aprimorar a gestão pública em Sertânia

A prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu, anunciou nesta quinta-feira (7) em suas redes sociais o início das articulações para fortalecer a gestão pública no município. Em uma reunião com o professor Ernani Carvalho, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pollyanna destacou que o encontro trouxe discussões essenciais para o futuro da administração municipal. “Me […]

A prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu, anunciou nesta quinta-feira (7) em suas redes sociais o início das articulações para fortalecer a gestão pública no município.

Em uma reunião com o professor Ernani Carvalho, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pollyanna destacou que o encontro trouxe discussões essenciais para o futuro da administração municipal.

“Me reuni com o professor Ernani Carvalho da UFPE para discutir o futuro da gestão pública de Sertânia. Pudemos falar sobre temas importantes para a administração, como a construção de indicadores, o acompanhamento de metas e a formulação de políticas públicas eficazes para a população sertaniense. Ainda fui presenteada com o livro Os Leviatãs estão fora do Lugar. O meu trabalho já começou, sigo buscando soluções eficientes e inovadoras para melhorar ainda mais nossa cidade. Vamos juntos,” compartilhou a prefeita eleita em suas redes.

O encontro, segundo Pollyanna, sinaliza o compromisso de sua futura gestão em implementar soluções modernas e alinhadas com boas práticas de governança. Entre as pautas discutidas, estão a criação de indicadores que possam medir com precisão o progresso da administração e o impacto das políticas públicas, além de estratégias para o acompanhamento de metas.

A prefeita eleita reforçou seu compromisso com a inovação e a eficiência, buscando proporcionar avanços concretos para a população de Sertânia.

Pollyanna recebeu de Carvalho o livro Os Leviatãs estão fora do Lugar, uma obra que explora questões sobre governança e administração pública.

Sertânia: Prefeitura emite nota sobre manifestação de aposentados

A Prefeitura de Sertânia emitiu nota ao blog sobre o episódio da última sexta, quando aposentados do município  protestaram contra o prefeito Guga Lins, reclamando o não pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, com faixas, camisas e muito panelaço. Leia o que diz a Prefeitura: 1 – Em reunião na quinta-feira (17), um dia […]

sertA Prefeitura de Sertânia emitiu nota ao blog sobre o episódio da última sexta, quando aposentados do município  protestaram contra o prefeito Guga Lins, reclamando o não pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, com faixas, camisas e muito panelaço. Leia o que diz a Prefeitura:

1 – Em reunião na quinta-feira (17), um dia antes da manifestação, ficou definido que o pagamento da segunda parcela do 130 salário dos aposentados e pensionistas do IPSESE será realizado no dia primeiro de março deste ano. O que nos causou estranheza é que a data de pagamento era de conhecimento de todos. Prova disso é que, dos cerca de 370 aposentados e pensionistas de Sertânia, um pouco mais de 10 pessoas participaram da manifestação (ver fotos), inclusive, algumas com fortes vínculos políticos com o grupo que faz oposição a atual gestão.

2 – O atraso, apenas da segunda parcela do 130 salário, uma vez que o pagamento mensal está em dia, se deu em virtude das contribuições dos ativos serem insuficientes para pagamento dos inativos do fundo financeiro. A atual administração municipal realizou no início de sua gestão um aporte mensal de R$ 150.000,00 (média), sendo que, em virtude dos aumentos de salário mínimo, reajustes anuais dos aposentados e pensionistas, reajuste anual do piso nacional dos professores, aumento na quantidade de aposentados e pensionistas, entre outros, o aporte tem crescido ano a ano, chegando ao valor médio mensal de R$ 300.000,00. Isso, por erro das gestões anteriores.

3 – Apesar da crise financeira que assola todos os municípios, a administração municipal de Sertânia tem priorizado os repasses de contribuições previdenciárias e aportes financeiros comprovando um compromisso com a previdência municipal. Ressaltamos que a atual Gestão tem total disponibilidade para esclarecer quaisquer outros questionamentos que se fizerem necessário.

4 – Por fim, entendemos e defendemos todas as manifestações legítimas e, são elas, que fortalecem a nossa democracia. Mas, lamentamos o uso político evidenciado nesse movimento em Sertânia, incentivado pelo grupo de oposição à atual Administração, que tenta denegrir a imagem da Gestão Municipal e o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Sertânia (IPSESE).

Prefeitura de Sertânia