Notícias

Serra Talhada divulga programação do Junho Verde 2019

Por Nill Júnior

Atividades acontecem de 03 de junho a 02 de julho em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou a programação oficial do Junho Verde 2019, que acontece de 03 de junho a 02 de julho, em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, e que esse ano tem como tema definido pela ONU: “Combata a Poluição do Ar”.

A programação contará com arborização urbana, plantio e distribuição de mudas nativas, cadastramento do IPTU Verde, palestras, oficinas, cinema, exposição fotográfica, arraial com ambientalistas, lançamento de publicação, intercâmbio escolar, feira ecológica, trilha ecológica, audiência pública sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana de Serra Talhada, instalação de viveiro comunitário, Circuito Tela Verde, instalação de placas educativas, Caravana da Cidadania e comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A abertura das atividades acontece nesta segunda-feira (03.06), às 08h, com arborização urbana através de mudas nativas do Programa Adote uma Árvore, na APAE. Na quarta-feira (05.06) haverá comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, das 07h às 11h, na Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada – COOPECAMAREST, com Caravana da Cidadania e Apresentação de Curtas Ambientais.

No sábado, 08/06, às 06h, haverá Feirinha Ecológica com exposição de artesanato sustentável no aniversário de 19 anos da Feira Agroecológica de Serra Talhada (FAST); no dia 15/06, às 06h, tem Trilha Ecológica A3P – Conhecendo a Mata da Pimenteira, no Parque Estadual Mata da Pimenteira; no dia 19/06, às 08h, tem Instalação do 2º Viveiro Comunitário na comunidade quilombola do Catolé; e no dia 02 de julho, às 16h, haverá o encerramento da programação com a Audiência Pública: Plano Municipal de Arborização Urbana de Serra Talhada, na Câmara Municipal de Vereadores.

Durante todo o mês de junho a Sala Verde Serra Talhada Sustentável estará à disposição das instituições de ensino que queiram levar turmas escolares para o espaço de segunda a sexta-feira, através de agendamento pelo telefone (87) 9.9667-1234. E toda terça-feira do mês de junho haverá cadastramento do IPTU Verde e distribuição gratuita de mudas nativas nos bairros da cidade.

“Entre as programações teremos diversas ações que abordam o tema adotado pela ONU esse ano que é o combate à poluição do ar, como as palestras que tratam das queimadas urbanas, do plantio de mudas nativas em espaços públicos, do incentivo ao IPTU Verde com distribuição de mudas, da audiência pública sobre o Plano Municipal de Arborização Urbana de Serra Talhada, entre outras. Sempre em conformidade com os ODS, em especial o ODS 11, que é tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, explicou o secretário Ronaldo Melo Filho.

A programação do Junho Verde 2019 é uma realização da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e Sala Verde Serra Talhada Sustentável, e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, UFRPE/UAST, GESO UFRPE, Parque Estadual da Mata da Pimenteira, Associação Pajeú Vivo, Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR) e APEAs.

Confira a programação:

Junho Verde 2019

Outras Notícias

Matrículas para novos alunos a partir de 11 de janeiro

A Secretaria de Educação de Afogados informa que a pré-matricula para os novos alunos da rede municipal de ensino está prevista para iniciar às 9h do próximo dia 11 de janeiro. Ela segue até o dia 13 do mesmo mês, devendo ser realizada exclusivamente pelo site da Prefeitura de Afogados: www.afogadosdaingazeira.pe.gov.br Na realização do cadastro […]

A Secretaria de Educação de Afogados informa que a pré-matricula para os novos alunos da rede municipal de ensino está prevista para iniciar às 9h do próximo dia 11 de janeiro.

Ela segue até o dia 13 do mesmo mês, devendo ser realizada exclusivamente pelo site da Prefeitura de Afogados: www.afogadosdaingazeira.pe.gov.br

Na realização do cadastro de Pré-matrícula, os pais ou o responsável pelo estudante deverá informar, obrigatoriamente, os seguintes dados: escola; ano /série; nome completo do estudante; data de nascimento do estudante; CPF do estudante; nome completo da mãe e um telefone de contato.

Ainda declarar se o estudante possui deficiência ou necessidade especial, e se reside neste município.

No caso da simples renovação de matrícula, os pais ou responsáveis devem procurar a escola até o próximo dia 7 de Janeiro, pela manhã ou à tarde, para efetivar a renovação.

Sertânia: Saúde realiza Audiência Pública dia 2

A Secretaria de Saúde do município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, vai realizar na próxima sexta-feira, dia 02, uma audiência pública, na Câmara Municipal de Vereadores, para apresentar os números da pasta no município. A periodicidade para a realização deste evento, que é aberto ao público, é quadrimestral. Toda a população está convidada a […]

A Secretaria de Saúde do município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, vai realizar na próxima sexta-feira, dia 02, uma audiência pública, na Câmara Municipal de Vereadores, para apresentar os números da pasta no município.

A periodicidade para a realização deste evento, que é aberto ao público, é quadrimestral. Toda a população está convidada a participar e assistir à apresentação sobre a Saúde Pública do município, a partir das 9h.

Futebol: FPF confirma apenas dois times do Pajeú na Série A2

Competição terá Serrano e Afogados FC representando região. Afogadense não foi confirmado. Alegação é de pendências documentais O Pajeú terá dois representantes na série A2, equivalente à Segunda Divisão da competição, e não três como se imaginava. Esta tarde, na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), houve a reunião do Conselho Arbitral, que define […]

Competição terá Serrano e Afogados FC representando região. Afogadense não foi confirmado. Alegação é de pendências documentais

O Pajeú terá dois representantes na série A2, equivalente à Segunda Divisão da competição, e não três como se imaginava. Esta tarde, na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), houve a reunião do Conselho Arbitral, que define regras e critérios da competição além de informar quem está apto a participar.

Na reunião, foram confirmados Serrano (Serra Talhada) e Afogados FC (Afogados da Ingazeira). As equipes, aliás, se encontram no mesmo grupo, ao lado de Petrolina e Flamengo de Arcoverde. Na primeira fase, são quatro grupos com quatro equipes cada. Desses grupos, três de cada se classificam para a próxima fase.

Outra novidade é que cada equipe poderá inscrever até quatro jogadores com mais de 23 anos. Com o intuito de revelar atletas, havia possibilidade de não haver essa liberação.

Já o Afogadense FC, que é presidido por Natan Pereira e este ao firmou parceria com uma empresa com participação do ex goleiro do Corínthians, Solito, não foi liberado para a disputa. A alegação é de que não houve apresentação do balancete anual do clube até abril deste ano, ferindo a Lei Pelé. Também não teria sido apresentada Licença de Funcionamento.

Justificando que o time não participou de atividades no período, o Presidente Natan Pereira em contato com a produção do Rádio Vivo prometeu recorrer ao Tribunal de Justiça Desportiva da FPF.

Segundo Anchieta Santos esta manhã, muita coisa ainda pode mudar entre os clubes anunciados: cinco estão com pendências junto à Federação. O Sete de Setembro de Garanhuns terá que pagar R$ 198 mil até o dia 02 de julho para ganhar o direito de disputar.

Levy diz que Imposto de Renda maior 'pode ser um caminho'

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta terça-feira (8), em Paris, que um aumento no Imposto de Renda é uma possibilidade em estudo dentro do governo para ajudar no equilíbrio das contas públicas e viabilizar “uma ponte fiscal sustentável”. “A gente [o Brasil] tem menos impostos sobre a renda, sobre da pessoa física, do […]

cms-image-000428366

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta terça-feira (8), em Paris, que um aumento no Imposto de Renda é uma possibilidade em estudo dentro do governo para ajudar no equilíbrio das contas públicas e viabilizar “uma ponte fiscal sustentável”.

“A gente [o Brasil] tem menos impostos sobre a renda, sobre da pessoa física, do que a maior parte dos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento econômnico]. É uma coisa para a gente pensar”, disse Levy a jornalistas.

“Pode ser um caminho [aumento do imposto de renda]. Essa é que é a discussão que estamos tendo agora e que acho que tem de amadurecer mais rapidamente no Congresso”, acrescentou.

Déficit nas contas: No sábado, Levy havia declarado que o governo estuda a criação de um possível imposto temporário para aumentar a arrecadação, após o governo ter enviado ao Congresso projeto de Orçamento de 2016 com a previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões, o que representa 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Levy tem defendido que seria“absolutamente fundamental” tentar atingir um superávit primário de 0,7% do PIB no ano que vem – conforme anunciado pela equipe econômica em julho, antes da divulgação do orçamento.

Embora tenha desistido da recriação da CPMF, o chamado imposto do cheque, a presidente Dilma Rousseff disse na semana passada que não descarta “a necessidade de fontes de receita”.

A ideia de encontrar novas formas de receita para equilibrar o Orçamento vem sendo defendida em público pela presidente como forma de evitar o déficit no Orçamento do ano que vem, uma vez que o governo cortou “tudo que poderia ser cortado”, nas palavras de Dilma. (G1)

Após reunião com Paulo Câmara Marcones Sá reafirma obras para Salgueiro

Por André Luis O prefeito de Salgueiro, Doutor Marcones Sá, se reuniu com o governador Paulo Câmara, nesta quinta-feira (26). Usando as suas redes sociais o prefeito anunciou que foi reafirmado o compromisso com as obras já anunciadas para o município como o IML, estrada de Umâs, reforma da rodoviária, novas quadras cobertas das escolas […]

Por André Luis

O prefeito de Salgueiro, Doutor Marcones Sá, se reuniu com o governador Paulo Câmara, nesta quinta-feira (26).

Usando as suas redes sociais o prefeito anunciou que foi reafirmado o compromisso com as obras já anunciadas para o município como o IML, estrada de Umâs, reforma da rodoviária, novas quadras cobertas das escolas estaduais, entre outras ações. Marcones também informou que foram firmadas novas parcerias.

“Uma parceria entre a Prefeitura do Salgueiro e o Governo do Estado vai levar a pavimentação de ruas para todos os bairros de Salgueiro, além dos distritos de Umãs, Conceição das Crioulas e Pau Ferro. Também recebemos do governador, o apoio ao São João de Salgueiro, que vai ser do jeito que o povo gosta, graças às parcerias como a do Governo do Estado”, anunciou o prefeito.

Estiveram presentes na reunião além do governador Paulo Câmara e do prefeito Marcones Sá, o pré-candidato a deputado federal, Pedro Campos; a pré-candidata a deputada estadual, Eliane Alves; o secretário de planejamento, Erivaldo Pereira e o vereador Mariano Barros, que na ocasião representou todos os vereadores da bancada governista.