Notícias

Serra Talhada clama por um IML

Por Nill Júnior

Farol de Notícias 

Uma triste realidade voltou a assombrar famílias serra-talhadenses nesta sexta-feira (25): a ausência de um IML (Instituto Médico Legal).

Devido a falta de um instituto numa das principais cidades do Sertão de Pernambuco, como Serra Talhada, o corpo de Severina Moreira da Silva Barbosa, 40 anos, conhecida como Nininha, ficou exposto na rua por mais de 5h.

“Foi chocante, especialmente, porque ficou o corpo ali esperando uma perícia que não chegava nunca e num momento de grande fluxo pela manhã, eu levava minhas filhas pequenas para a escola, passando e vendo aquela cena, um absurdo nossa cidade desse tamanho com uma falta de estrutura como essa”, desabafou o motorista Ronaldo Gomes, em entrevista ao Farol.

Devido a exposição do corpo de ‘Nininha’ ao forte sol, uma funerária disponibilizou um toldo. A colisão que a matou foi por volta das 5h. Segundo testemunhas, a equipe de perícia só chegou ao local por volta das 10h30, vinda de outra cidade.

O debate sobre a ausência de um IML em Serra Talhada é muito antigo e ainda necessário e urgente, não só em casos de acidentes, mas também em crimes de homicídio.

Ainda hoje os corpos das vítimas ficam por cinco, seis, sete horas ou mais expostos publicamente devido a ausência de instituto de perícia na cidade. Serra tem uma população flutuante de mais de 100 mil habitantes.

O acidente 

Severina Moreira seguia de moto e foi atingida por um veículo na manhã desta sexta-feira (25) no cruzamento entre as ruas Joca Magalhães e Tiburtino Nogueira, no Centro de Serra Talhada por volta das 4h50 da manhã, quando seguia para uma academia de ginástica.

A reportagem do Farol apurou, com testemunhas, que o carro que atingiu a serra-talhadense é um Fiat Uno cor prata, que teria furado o sinal vermelho.

Outras Notícias

Serra: Caravana Cultura Viva chegou ao Calçadão da Cohab

A noite do último domingo (09) foi repleta de animação com a chegada da Caravana Cultura Viva ao Calçadão da Cohab, Bairro Tancredo Neves, em Serra Talhada. O público que esteve presente pôde assistir a uma série de apresentações de danças populares (frevo, xaxado, hip-hop, ciranda), música, coral, recital de poesias, teatro e exibição de […]

A noite do último domingo (09) foi repleta de animação com a chegada da Caravana Cultura Viva ao Calçadão da Cohab, Bairro Tancredo Neves, em Serra Talhada.

O público que esteve presente pôde assistir a uma série de apresentações de danças populares (frevo, xaxado, hip-hop, ciranda), música, coral, recital de poesias, teatro e exibição de filmes produzidos em Serra Talhada, valorizando a arte do município.

A Caravana Cultura Viva é realizada pela Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Fundação Cultural de Serra Talhada. E o próximo destino da caravana será o bairro da Borborema. A data será divulgada em breve pela Fundação Cultural.

Morre sertanejo Antônio Marques, ex-presidente da FETAPE

Faleceu aos 82 anos no Hospital Santa Terezinha, em Recife, o líder sindical e ex-presidente da Fetape, Antônio Marques. Ele foi um dos nomes mais importantes na luta sindical no estado, tendo ajudado a formar  um grande número de sindicalistas no campo, fortalecendo a necessidade de organização e consciência de que tinham direitos ao lado […]

Faleceu aos 82 anos no Hospital Santa Terezinha, em Recife, o líder sindical e ex-presidente da Fetape, Antônio Marques.

Ele foi um dos nomes mais importantes na luta sindical no estado, tendo ajudado a formar  um grande número de sindicalistas no campo, fortalecendo a necessidade de organização e consciência de que tinham direitos ao lado de outros nomes, como o Bispo Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho.

Segundo o filho e procurador da prefeitura de Afogados da Ingazeira, Carlos Marques, o corpo seguirá para o Sítio Alça de Peia, onde morava e será velado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira. O sepultamento deverá acontecer na tarde desta segunda no Cemitério São Judas Tadeu.

O prefeito do município e presidente da AMUPE, José Patriota, decretará luto oficial. Haverá também manifestações oficiais de Fetape e Contag.

Tuparetama: Agricultura distribui raquetes de palma a produtores rurais

O Governo de Tuparetama por meio da Secretaria Municipal de Agricultura deu início à distribuição de raquetes de palma forrageira aos produtores rurais do município cadastrados no Programa Garantia Safra. O secretário de Agricultura, José Eudes, destacou que a ação é fruto de uma importante parceria da gestão municipal com a Universidade Federal Rural de […]

O Governo de Tuparetama por meio da Secretaria Municipal de Agricultura deu início à distribuição de raquetes de palma forrageira aos produtores rurais do município cadastrados no Programa Garantia Safra.

O secretário de Agricultura, José Eudes, destacou que a ação é fruto de uma importante parceria da gestão municipal com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (Campus Serra Talhada) e o Sebrae-PE. 

“A entrega das raquetes vai ajudar muito na alimentação dos animais. A planta foi desenvolvida em laboratório e é resistente a cochonilha de carmim, reduzindo o risco da praga atacar a plantação.”, afirmou José Eudes. 

A palma é uma cactácea forrageira facilmente adaptada ao Semiárido nordestino, capaz de resistir à estiagem e apresenta custo reduzido de produção, além de significativo valor energético para alimentar as criações.

Morre 2º paciente no Brasil por covid-19; paciente estava no Rio

UOL Foi confirmada na noite de hoje a segunda vítima do novo coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem de 69 anos, do Rio de Janeiro, que possuía condições de saúde que o colocavam no grupo de risco. A informação é do Hospital Icaraí. De acordo com os médicos, o paciente teve quadro iniciado no dia 11 […]

UOL

Foi confirmada na noite de hoje a segunda vítima do novo coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem de 69 anos, do Rio de Janeiro, que possuía condições de saúde que o colocavam no grupo de risco. A informação é do Hospital Icaraí.

De acordo com os médicos, o paciente teve quadro iniciado no dia 11 de março; posteriormente, desenvolveu pneumonia, insuficiência respiratória aguda e sofreu um choque séptico. Ainda segundo o Hospital Icaraí, o óbito foi registrado às 19h08 (de Brasília) da noite de hoje.

Neste caso, foi possível observar como ocorreu a contaminação: o enteado da vítima veio de Nova York, nos Estados Unidos, com diagnóstico positivo para a covid-19.

A primeira morte causada pelo novo coronavírus no Brasil foi anunciada hoje e ocorreu na cidade de São Paulo. A vítima em questão era um homem de 62 anos, com diabetes e hipertensão — ou seja, também estava no grupo de risco da doença.

Segundo estudos publicados, a letalidade do novo coronavírus é maior entre os idosos, como no caso das duas primeiras mortes em território nacional.

Médico serra-talhadense sofre acidente ao colidir com vaca na BR 232

Clóvis Carvalho já foi gerente da X GERES em Afogados da Ingazeira O médico serra-talhadense Clóvis Carvalho passou por momentos de grande tensão na noite de quinta-feira (2) durante uma viagem para Recife. Em entrevista exclusiva para o Farol de Notícias, Dr. Clovinho, como é conhecido, comentou que por volta das 21h40 a caminhonete que […]

Clóvis Carvalho já foi gerente da X GERES em Afogados da Ingazeira

O médico serra-talhadense Clóvis Carvalho passou por momentos de grande tensão na noite de quinta-feira (2) durante uma viagem para Recife. Em entrevista exclusiva para o Farol de Notícias, Dr. Clovinho, como é conhecido, comentou que por volta das 21h40 a caminhonete que transportava ele e sua esposa colidiu contra uma vaca preta que surgiu repentinamente na BR-232, próximo à São Caetano. Todos saíram ilesos, inclusive o motorista do médico. Clóvis Carvalho já foi gerente da X GERES em Afogados da Ingazeira.

Vindo a 140 km/h Dr. Clovinho relatou que a colisão provocou um grande estrondo, o capuz foi jogado para trás, quebrou o para brisa e abriu todos os airbag’s. Nas imagens após o acidente é possível ver o veículo, modelo Hilux, de cor branca, com a frente do carro completamente destruída. Por telefone, o médico deu detalhes do acidente e afirmou que foi um momento chocante.

RELATO DO MÉDICO

“Eu sempre viajo para Recife, mas costumo sair às 17h. Ontem por conta de muitos atendimentos, saímos às 18h. Paramos para comer em Tacaimbó e seguimos viagem. Chegando na duplicação da BR-232 surgiu essa vaca enorme do nada na pista. O carro rodou na pista e  ao parar ficou como se estivesse estacionado no acostamento, muito bem estacionado, mas no sentido contrário. O pneu dianteiro esquerdo estourou onde foi o maior impacto”, detalhou o médico, continuando:

“Saímos todos imediatamente, sem qualquer arranhão, em seguida, começou uma fumaça muito forte, pensávamos que iria incendiar, depois foi diminuindo e parou. Eu acionei a Polícia Rodoviária Federal de São Caetano e ao chegarem eles retiraram o animal da pista e nos levaram para o posto. Foram super atenciosos e nos aconselharam a não ficar no local, em função de assaltos que está acontecendo na região”.

LIÇÃO DE VIDA E FÉ

Para Dr. Clóvis, o incidente envolvendo ele, sua esposa e seu motorista foi uma oportunidade de refletir e tirar muitas lições. Passado o susto, ele agradece a todos os amigos e familiares que estiveram com ele nesse momento de tensão.

“No posto da PRF ficamos administrando o problema, até a chegada do reboque e em seguida a Polícia Militar no levou até Caruaru, onde pegamos um táxi e viemos para Recife. Acredito que o carro deu perda total. Chegamos por volta das 3h30 são e salvos. Sem dúvidas, estávamos na companhia de Deus, Santa Terezinha, São Judas Tadeu e Nossa Senhora da Penha. Quero registrar a disponibilidade, eficiência e solidariedade de Francisca Gama. E para mim fica a lição de só viajar à noite em uma real necessidade e com mais segurança”, finalizou.