Notícias

Serra Talhada busca protagonismo regional com a ExpoBerro

Por Nill Júnior

O município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, vai sediar, entre os dias 18 e 23 de abril, a ExpoBerro, que promete ser a maior exposição de Caprinos e Ovinos do Nordeste.

O encontro, promovido em parceria com Associação Brasileira de Dorper e Whiter Dorper (ABCDorper), com realização da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável e Sebrae, tem uma expectativa de movimentar até R$ 5 milhões na cidade sertaneja, a primeira de Pernambuco a sediar o encontro.

O município foi escolhido através de uma disputa entre as cidades que apresentaram o projeto. A exposição contará com muitas atrações, com criadores e investidores de todo o Brasil, exposições e leilões de forma presencial e virtual, com julgamento das raças.

“Será elaborado um estudo detalhado pelo Sebrae para medir a movimentação financeira do evento, mas estima-se, inicialmente, que teremos uma movimentação de R$ 5 milhões na nossa cidade. Além dos negócios gerados, o evento é a marca da consolidação do fortalecimento da caprinovinocultura no município”, afirmou o vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira.

Prefeita do município, Márcia Conrado destacou a importância do evento para economia da cidade. “Nossa gestão está trabalhando para fortalecer cada vez mais a cadeia produtiva da caprinovinocultura em Serra Talhada, uma atividade econômica que é muito importante para toda a região do Sertão. Estamos preparando um grande evento, que trará não só visibilidade para Serra Talhada, mas também oportunidade de negócios. Será uma exposição de impacto regional e nacional”, enfatizou.

Além dos leilões para comercialização dos animais, a ExpoBerro terá uma missa em comemoração ao Dia Estadual das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais, celebrado no dia 19 de abril. Terá também o festival do cordeiro, em que um mestre churrasqueiro irá elaborar pratos específicos com este tipo de carne e o churrasco Fogo de Chão.

Outras Notícias

Filas se formam a horas para matrículas no Dom Mota

Secretaria de Educação diz que não há previsão de início das matrículas e que pais já foram informados para deixar local O mesmo famigerado processo de seleção que deu o que falar para os anos finais da educação básica, por conta das filas que duraram horas e de pais que madrugaram para garantir oportunidade para seus […]

Secretaria de Educação diz que não há previsão de início das matrículas e que pais já foram informados para deixar local

O mesmo famigerado processo de seleção que deu o que falar para os anos finais da educação básica, por conta das filas que duraram horas e de pais que madrugaram para garantir oportunidade para seus filhos se repete novamente na porta da Escola Dom Mota, em Afogados da Ingazeira.

Alguns pais aguardam para garantir uma vaga para seus filhos na pré-matrícula de 3º ao 8º ano desde a madrugada de terça. Outra queixa é de que a escola não orienta esses pais. Há poucos dias, o mesmo processo foi verificado para o complemento de turmas do 2º ano do ensino médio.

“Estamos desde ontem aqui e não recebemos nenhuma orientação da Secretaria de Educação ou da Direção da Escola”, reclama um pai em contato com o blog. Pais mantiveram contato com a Rádio para também queixar-se das filas.

Outro lado: a Secretária de Educação Veratânia Morais, ao contrário, disse ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que por mais de uma vez os pais na fila foram informados de que não há previsão exata do início das matrículas. Ou seja, estão lá em vão.

“Informamos que esse cronograma de matrícula seria divulgado na primeira semana de janeiro, mas não informamos data. Os pais foram à escola baseados em informações equivocadas”.

A Secretária informou que só após estudo de demanda haverá a divulgação de vagas no Dom Mota e do 7º ano da Escola Padre Carlos Cottart. Ela garantiu que os pais na fila já foram comunicados por Eliana Rabelo, por Magali Zuza, Gestora do Dom Mota e pela Secretária Executiva de Educação Maria José Acioly.

Acompanhe: exposição “De volta à realidade” registra idosos acolhidos pela Asavap

Começa esta noite e vai até sábado na Praça Arruda Câmara a exposição “De Volta à realidade”, do fotógrafo afogadense Wellington Júnior. A exposição trará registro de Welligton no Lar do Idoso da Asavap e mostra idosos que estão no local ou porque perderam a referência de familiares, ou simplesmente porque a família não cuidou […]

Wellington falando da Exposição na Rádio Pajeú esta manhã: mostrando realidade de idosos, abandonados pelas famílias, acolhidos pela Asavap
Wellington falando da Exposição na Rádio Pajeú esta manhã: mostrando realidade de idosos, abandonados pelas famílias, acolhidos pela Asavap

Começa esta noite e vai até sábado na Praça Arruda Câmara a exposição “De Volta à realidade”, do fotógrafo afogadense Wellington Júnior. A exposição trará registro de Welligton no Lar do Idoso da Asavap e mostra idosos que estão no local ou porque perderam a referência de familiares, ou simplesmente porque a família não cuidou deles.

 

O material ficará exposto na Praça Arruda Câmara esta noite até as 22h. Nesta sexta, das 19h00 às 22h. E no sábado, das 17h30 às 22h, por ocasião da concentração da Caminhada Solidária, organização dos amigos do bem. A atividade também é parte integrante da programação dos 57 anos da Rádio Pajeú.

Segundo Wellington, os quadros são para exposição, mas podem ser comercializados, com renda revertida para o futuro Lar do Idoso da Asavap, construído na PE 292, a frente do Hospital Regional Emília Câmara. Um vídeo foi produzido por Petrônio Pires para mostrar a realidade dos idosos na instituição, bem acolhidos e amparados.

Incêndio atinge vegetação no acesso a Carnaíba

  Um grande incêndio é registrado essa noite na área de entorno da Vila Central, próximo à placa de entrada da  cidade de Carnaíba. Como há importante área residencial próxima, há relatos de pedidos de ajuda dos moradores ao Corpo de Bombeiros. O incêndio é visto a distância pelo volume das chamas. A ação deve […]

 

Um grande incêndio é registrado essa noite na área de entorno da Vila Central, próximo à placa de entrada da  cidade de Carnaíba.

Como há importante área residencial próxima, há relatos de pedidos de ajuda dos moradores ao Corpo de Bombeiros. O incêndio é visto a distância pelo volume das chamas.

A ação deve ter tido início com ação humana.”Tacaram fogo na entrada da Vila Central e com o vento o fogo se alastrou”, disse uma pessoa nas redes sociais ao divulgar as imagens do episódio.

Estes dias estão mais suscetíveis a esse tipo de incêndio por conta da baixa umidade em grande parte do Sertão do estado. Isso gera aumento do potencial de incêndios em áreas secas da caatinga.

 

Márcia destaca reunião para aprimorar coleta seletiva em Serra Talhada

A prefeita Márcia Conrado destacou em sua rede social que tem se reunido para aprimorar o tratamento dos resíduos sólidos em Serra Talhada. “Serra Talhada é referência mundial e para mantermos esse padrão sempre estamos reunidos para discutirmos sobre o tema e o que podemos fazer para melhorar cada vez mais”. Segundo ela, em apenas […]

A prefeita Márcia Conrado destacou em sua rede social que tem se reunido para aprimorar o tratamento dos resíduos sólidos em Serra Talhada.

“Serra Talhada é referência mundial e para mantermos esse padrão sempre estamos reunidos para discutirmos sobre o tema e o que podemos fazer para melhorar cada vez mais”.

Segundo ela, em apenas 2 anos e 10 meses a realidade da coleta de lixo em Serra Talhada mudou, fruto da parceria com o Instituto Recicleiros. “Hoje as pessoas que trabalham com o lixo recebem salário, têm fardamento adequado, proteção necessária, tudo isso para dar mais dignidade para os guerreiros e guerreiras que dedicam suas vidas a cuidar de nossa cidade, como Seu Francisco”.

“Já avançamos muito na coleta seletiva de lixo mas ainda temos muito o que melhorar, por isso, peço para que todos se conscientizem e façam sua parte em casa, em suas empresas, em seus empregos e também que incentivem mais pessoas a fazer o mesmo”, destacou. A reunião contou com os representantes do Instutui Recicleiros, Eric e Rafael; o secretário de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues; vereadores e demais secretários de governo.

Nill Júnior Podcast: Márcia vai querer demonstrar força em convenção

A convenção governista em Serra Talhada, anunciada para o dia 5, pretende ser na estratégia uma grande demonstração de força da prefeita Márcia Conrado. A ideia é passar a impressão de uma campanha imbatível e de um palanque que, de tão heterogêneo, quanse não vai caber todo mundo na foto. Isso para impressionar o bloco […]

A convenção governista em Serra Talhada, anunciada para o dia 5, pretende ser na estratégia uma grande demonstração de força da prefeita Márcia Conrado.

A ideia é passar a impressão de uma campanha imbatível e de um palanque que, de tão heterogêneo, quanse não vai caber todo mundo na foto.

Isso para impressionar o bloco adversário, de Miguel Duque, os eventuais indecisos e buscar impactar a primeira pesquisa após as convenções.

Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotify e demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music.

Ouça o episódio, agora lançado corretamente em virtude de problemas técnicos na edição anterior apontados pelos ouvintes: