Notícias

Serra: Prefeitura retoma Feira de Artesanato na Concha Acústica

Por Nill Júnior

A Prefeitura Municipal de Serra Talhada vai retomar a Feira de Artesanato, que acontecerá no último sábado de cada mês.

A articulação para o retorno da feira foi feita a partir da Secretaria Executiva de Comunicação Social e da Secretaria Executiva da Mulher, em parceria com os grupos de artesãos e artesãs do município.

A Feira de Artesanato vai acontecer dentro do projeto Vem Pra Concha, na Concha Acústica, e a data escolhida para essa retomada foi 28 de outubro, quando se comemora o dia do Servidor Público. Todos os grupos que desenvolvem artesanato estão sendo convidados para participar e os interessados devem procurar os órgãos envolvidos para maiores esclarecimentos.

Além da Feira de Artesanato, teremos apresentações culturais, música, cinema, teatro e diversas atividades artísticas que serão distribuídas a cada mês na Concha Acústica, contemplando a diversidade social e cultural de Serra Talhada.

Outras Notícias

Justiça ordena prisão de Azeredo após último recurso ser rejeitado

G1 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais mandou prender o ex-governador Eduardo Azeredo, do PSDBx. No processo conhecido como mensalão tucano, os desembargadores rejeitaram o último recurso dele na segunda instância. O julgamento na 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais começou no início da tarde. O primeiro a votar foi […]

G1

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais mandou prender o ex-governador Eduardo Azeredo, do PSDBx. No processo conhecido como mensalão tucano, os desembargadores rejeitaram o último recurso dele na segunda instância.

O julgamento na 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais começou no início da tarde. O primeiro a votar foi o desembargador Júlio César Lorens, que é o relator. Ele reafirmou o objetivo do recurso: esclarecer algum aspecto da decisão. Lorens rejeitou os embargos declaratórios e defendeu que o mandado de prisão fosse emitido imediatamente.

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho votou em seguida. Ele também rejeitou os embargos declaratórios. O terceiro voto foi de Pedro Coelho Vergara. Ele disse que não há contradição ou pontos obscuros no processo de condenação de Eduardo Azeredo; acusou a defesa de não se conformar com a sentença do ex-governador de Minas Geraisx; e também defendeu a prisão imediata.

O desembargador Adilson Lamounier afirmou que não havia nada para ser revisto no processo. Foi mais um a negar o recurso proposto pela defesa de Azeredo.

Fernando Caldeira Brant substituiu o desembargador Eduardo Machado, que não compareceu por problemas de saúde. Caldeira Brant falou que não viu qualquer contradição ou omissão no processo.

Não estava previsto, mas o relator deu a palavra ao advogado de Eduardo Azeredox. Em mais uma manobra para adiar a prisão de Azeredo, a defesa pediu que o mandado de prisão fosse expedido após a publicação do acórdão do julgamento desta terça-feira (22).

A partir daí, houve um longo debate e os desembargadores fizeram uma nova votação. Por quatro votos a um, a 5ª Câmara do Tribunal de Justiça de Minas Gerais decidiu que o ex-governador deveria começar a cumprir a pena imediatamente.

Foram mais de 20 anos até a decisão de prender o primeiro político do PSDB no escândalo conhecido como mensalão tucano. Segundo as investigações, durante a campanha à reeleição ao governo de Minas, em 1998, estatais mineiras eram usadas para desviar dinheiro para a campanha eleitoral de Eduardo Azeredo. Marcos Valério, que já foi condenado no mensalão do PT, seria o operador do esquema ilegal.

A Polícia Federal concluiu as investigações em 2007. Azeredo foi denunciado pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro pela Procuradoria-Geral da República. Em 2009, a denúncia foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal. Na época, Azeredo era senador pelo PSDB.
Em 2014, a procuradoria pediu que ele fosse condenado. Azeredo já era deputado federal, também pelo PSDB. Mas ele renunciou ao cargo em uma estratégia para que o caso voltasse à primeira instância, em Minas Gerais, e atrasasse o processo.

A primeira condenação só saiu em 2015. Azeredo pegou 20 anos e dez meses de prisão. Ele recorreu. O caso chegou à segunda instância em 2017. Os desembargadores mantiveram a condenação, mas diminuíram a pena para 20 anos e um mês de prisão por peculato e lavagem de dinheiro.

“Entendemos nós que, até mesmo em consonância com a recente determinação do Supremo Tribunal Federal, esgotados todos os recursos referentes à primeira e segunda instâncias, ele tem que cumprir a pena”, disse o procurador de Justiça Evandro Senra Delgado.

Agora, o mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça foi enviado à Polícia Civil e à 9ª Vara Criminal para ser cumprido.

A defesa de Eduardo Azeredo disse que o ex-governador não esperava pela ordem de prisão, que o processo se mostrou confuso em relação à acusação formulada e que aguarda a decisão de um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça.

Sertão do Pajeú chega aos 500 óbitos por covid-19

Brejinho, Ingazeira e Tabira notificaram novos óbitos pela doença Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos dos 17 municípios do Sertão do Pajeú, a região confirmou, nesta quarta-feira (19), mais 136 casos positivos de Covid-19, 93 recuperados e 4 óbitos. Os números são referentes às últimas 24 horas. Agora o Sertão do Pajeú […]

Brejinho, Ingazeira e Tabira notificaram novos óbitos pela doença

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos dos 17 municípios do Sertão do Pajeú, a região confirmou, nesta quarta-feira (19), mais 136 casos positivos de Covid-19, 93 recuperados e 4 óbitos. Os números são referentes às últimas 24 horas.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 25.697 casos confirmados, 24.316 recuperados (94,62%), 500 óbitos e  881 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 22 novos casos positivos e 24 recuperados. O município conta com 4.379 casos confirmados, 4.083 recuperados, 59 óbitos e 237 casos ativos. 

Brejinho registrou 1 novo caso positivo, 5 recuperados e 2 novos óbitos. O município conta com 622 casos confirmados, 570 recuperados, 18 óbitos e 34 casos ativos. 

Calumbi  registrou 2 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 432 casos confirmados, 422 recuperados, 3 óbitos e 7 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 28 novos casos positivos. O município conta com 1.541 casos confirmados, 1.294 recuperados, 30 óbitos e 217 casos ativos da doença. 

Flores registrou 2 novos casos positivos. O município conta com 856 casos confirmados, 802 recuperados, 30 óbitos e 24 casos ativos. 

Iguaracy confirmou 5 novos casos positivos e 5 recuperados. O município conta com 630 casos confirmados, 591 recuperados, 23 óbitos e 16 casos ativos. 

Ingazeira registrou 4 novos casos positivos, 2 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 311 casos confirmados, 300 recuperados, 5 óbitos e 6 casos ativos.  

Itapetim confirmou 3 recuperados. O município conta com 959 casos confirmados, 922 recuperados, 22 óbitos e 15 casos ativos. 

Quixaba registrou 4 novos casos positivos. O município conta com 377 casos confirmados, 353 recuperados, 12 óbitos e 12 casos ativos. 

Santa Cruz da Baixa Verde confirmou 5 recuperados. O município conta com 507 casos confirmados, 498 recuperados, 14 óbitos e -5 casos ativos.

Santa Terezinha registrou 2 novos casos positios e 3 recuperados. O município conta com 793 casos confirmados, 764 recuperados, 24 óbitos e 5 casos ativos. 

São José do Egito registrou 11 novos casos positivos e 13 recuperados. O município conta com 1.890 casos confirmados, 1.799 recuperados, 42 óbitos e 49 casos ativos. 

Serra Talhada registrou 28 novos casos positivos e 8 recuperados. O município conta com 8.496 casos confirmados, 8.224 recuperados, 139 óbitos e 133 casos ativos da doença. 

Solidão registrou 3 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 485 casos confirmados, 463 recuperados, 2 óbitos e 20 casos ativos.

Tabira registrou 16 novos casos positivos e 8 recuperados. O município conta com 2.225 casos confirmados, 2.133 recuperados, 33 óbitos e 60 casos ativos. 

Triunfo registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 775 casos confirmados, 729 recuperados, 24 óbitos e 22 casos ativos. 

Tuparetama registrou 8 novos casos positivos e 8 recuperados. O município conta com 404 casos confirmados, 356 recuperados, 20 óbitos e 28 casos ativos da doença.

O que explica variação de idades imunizadas contra Covid no Pajeú?

A Gerente Regional de Saúde da XI Região, Karla Milena, disse ao programa Revista da Cultura que, apesar da independência dos municípios para administrar doses, há algumas explicações para cidades que estão mais ou menos avançadas na faixa etária da vacinação contra a Covid-19. “A relação de vacinados tem por base a vacinação contra a […]

A Gerente Regional de Saúde da XI Região, Karla Milena, disse ao programa Revista da Cultura que, apesar da independência dos municípios para administrar doses, há algumas explicações para cidades que estão mais ou menos avançadas na faixa etária da vacinação contra a Covid-19.

“A relação de vacinados tem por base a vacinação contra a gripe do ano passado. Pode ter havido problema entre quem vacinou e não informou corretamente”.

Ela destacou que algumas cidades receberam doses extras para quilombolas, indígenas, aldeados. “Essas sobras são aplicadas para que não se percam e pode avançar a vacinação”.

Ela disse que assim, cidades um pouco menores podem avançar mais. “Ainda há cidades que vacinam de domingo a domingo, enquanto outras apenas de segunda a sexta-feira”.

No Pajeú, há cidades que imunizaram a população a partir dos 30 anos, como Flores, 40, como Serra Talhada e 50 anos ou mais, como boa parte das outras cidades. Isso tem gerado alguma confusão e críticas de quem mora nas cidades mais atrasadas.

Mais vacinas: Serra Talhada recebeu 3.365 doses da vacina da Janssen (Johnson & Johnson) contra a Covid-19 chegando ao município.

O imunizante de dose única começa a ser usado a partir da próxima segunda-feira, 28 de junho, nos grupos prioritários já autorizados e público em geral a partir de 40 anos.

A XI Geres recebeu ainda 1.410 doses de Butantan para trabalhadores do transporte coletivo rodoviário das 10 cidades da regional, 680 doses de Butantan para Guarda Municipal de todas as cidades, 2.490 doses de Pfizer para comorbidades e PCD p 9 cidades da XI GERES, exceto Serra Talhada.

Concurso de Fantasias é uma das atrações do 14° Baile Municipal de Arcoverde

A 14ª edição do Baile Municipal de Arcoverde, que acontece na noite de 08 de fevereiro, no Esporte Clube Municipal Roberto Moraes, terá entre os seus principais atrativos a realização do tradicional Concurso de Fantasias. “E um dos prêmios, justamente o destinado à Fantasia Destaque Casal, será um final de semana num dos mais badalados […]

Foto: Robson Lima

A 14ª edição do Baile Municipal de Arcoverde, que acontece na noite de 08 de fevereiro, no Esporte Clube Municipal Roberto Moraes, terá entre os seus principais atrativos a realização do tradicional Concurso de Fantasias.

“E um dos prêmios, justamente o destinado à Fantasia Destaque Casal, será um final de semana num dos mais badalados resorts do litoral sul de Pernambuco – Porto de Galinhas. Exatamente duas diárias, incluindo café da manhã, no Flat Nannai Residence, na paradisíaca praia de Porto de Galinhas será uma das premiações destinadas pela parceira do Baile Municipal com a Conecttour Viagens E Turismo, do empresário Marcos Andriola”, informou o secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco.

As demais categorias: Fantasia Destaque Feminino, Masculino e Grupo também terão suas premiações divulgadas nos próximos dias. Agora, é preparar a fantasia e participar da melhor, mais animada e multicultural prévia carnavalesca do sertão de Pernambuco – O Baile Municipal de Arcoverde.

O evento terá a Banda Fulô de Mandacaru Summer e a Orquestra Super Oara & Elaque Amaral como atrações musicais e as reservas de mesas e senhas podem ser feitas pelos telefones: (87) 38213502 e 996517226. As mesas custarão apenas R$ 150,00 (para quatro pessoas) e as senhas individuais terão venda antecipada (até 31 de janeiro) ao preço de R$ 30,00. A partir de 1º de fevereiro até o dia do baile, os preços das senhas passarão a custar R$ 40,00.

Arcoverde: Feira do São Cristóvão terá testagens em massa contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Arcoverde e o Centro de Atendimento à Covid-19 estarão promovendo no próximo domingo, 19 de setembro, na Feira do São Cristóvão, localizada no Pátio Lídio Cordeiro Maciel, o Programa TestaPE de testagens em massa da população.  A iniciativa acontece das 8h às 11h, contando com uma equipe para a realização […]

A Secretaria de Saúde de Arcoverde e o Centro de Atendimento à Covid-19 estarão promovendo no próximo domingo, 19 de setembro, na Feira do São Cristóvão, localizada no Pátio Lídio Cordeiro Maciel, o Programa TestaPE de testagens em massa da população. 

A iniciativa acontece das 8h às 11h, contando com uma equipe para a realização dos testes rápidos de antígenos, disponibilizados pelo Governo de Pernambuco.

A testagem é gratuita e será direcionada para feirantes e o público em geral que estiver circulando no local. Para fazer o teste rápido basta apresentar o documento de CPF.

“Esta será a terceira ação do programa em Arcoverde, visando detectar possíveis casos da Covid-19. Quando testes rápidos notificarem casos positivos, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará a postos, repassando as orientações e também providenciando medidas necessárias para os cidadãos”, explica o secretário municipal de Saúde, Isaac Salles.

Arcoverde, que tem uma população estimada em 74.822 habitantes, de acordo com o TCU 2020, tem como meta do Programa TestaPE atingir inicialmente 1.500 pessoas com os testes rápidos, equivalendo a aproximadamente 2% de sua população nesta primeira etapa.