Serra: Prefeitura promove audiência pública para avaliar ações da Saúde
Por Nill Júnior
A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, promove nesta sexta-feira (16h), às 09h, na Câmara de Vereadores, uma importante audiência pública.
Na pauta, a avaliação e cumprimento das metas fiscais e ações da Saúde referentes ao 2º e 3º quadrimestre de 2017.
“O objetivo é apresentar à sociedade a execução orçamentária do período, expor de forma transparente as ações do governo municipal relativas às arrecadações, despesas, pessoal, repasses, duodécimo para o Legislativo e aplicação de recursos em áreas como Saúde e Educação”, afirma Thehunnas Peixoto, controlador geral do município.
“Por isso, é importante que a população compareça e participe da audiência”, conclui.
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28/2) a Operação Ruído Branco, para encerrar o funcionamento de seis rádios clandestinas que operavam no Parque Estadual da Cantareira, São Paulo. Cerca de 14 policiais federais e fiscais da Anatel cumpriram os 6 mandados de busca e apreensão em São Paulo, que foram expedidos, a pedido da PF, […]
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28/2) a Operação Ruído Branco, para encerrar o funcionamento de seis rádios clandestinas que operavam no Parque Estadual da Cantareira, São Paulo.
Cerca de 14 policiais federais e fiscais da Anatel cumpriram os 6 mandados de busca e apreensão em São Paulo, que foram expedidos, a pedido da PF, pela 9ª Vara Federal Criminal de SP. As rádios tiveram suas atividades encerradas.
O grupo tático da PF também trabalhou na operação, em razão de potencial risco devido ao local onde os equipamentos se encontravam instalados, mas não houve confronto. Os transmissores foram apreendidos.
O inquérito policial se iniciou em novembro de 2018, após a PF ter sido comunicada pela Anatel da identificação de atividade clandestina de exploração de sinal de telecomunicação vinda do Parque Estadual da Cantareira, na divisa de São Paulo com o município de Caieiras.
Os investigados responderão, de acordo com suas participações, pelos crimes de desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicação e furto de energia, pois suas ligações à rede elétrica eram clandestinas.
O prefeito Zeca Cavalcanti realizou uma Coletiva de Imprensa para o lançamento do Carnaval 2025 em Arcoverde. Neste ano, a Folia de Momo da cidade vai durar 17 dias com uma programação diversificada e em dose tripla, entre 15 de fevereiro e 4 de março. “Não teremos apenas um Carnaval, nossa ideia é oferecer um […]
O prefeito Zeca Cavalcanti realizou uma Coletiva de Imprensa para o lançamento do Carnaval 2025 em Arcoverde. Neste ano, a Folia de Momo da cidade vai durar 17 dias com uma programação diversificada e em dose tripla, entre 15 de fevereiro e 4 de março.
“Não teremos apenas um Carnaval, nossa ideia é oferecer um Ciclo Carnavalesco que garanta diversão para a população e atrativos para o turismo que venha aquecer a economia da cidade”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti.
O Ciclo Carnavalesco 2025, em Arcoverde, será aberto com o Baile Municipal, que vai acontecer no dia 15 de fevereiro. A proposta é resgatar os grandes momentos do Baile, marcado pela tradição de reunir as famílias, numa noite com diversão garantida. Na coletiva de hoje, foi anunciada uma atração de peso para o baile: a cantora Elba Ramalho já foi confirmada. Ela vai animar a festa juntamente com a banda Super Oara, outro peso-pesado nas tradições musicais arcoverdenses.
O ponto alto do ciclo carnavalesco se dará nos dias 20,21,22 e 23 de fevereiro, quando acontecerá o Carnaval antecipado de Arcoverde. Um palco central, armado no Bandeirante, vai receber grandes atrações regionais, estaduais e nacionais. Quatro atrações já foram confirmadas: Rafa e Pipo, Netinho, Márcio Dhuka e Almir Rouche, prometem atrair grandes públicos. Outros nomes serão confirmados em breve e também haverá atrações culturais em polos descentralizados.
Já a Folia dos Bois – expressão típica de nossa cultura popular – voltará a acontecer nos dias do Carnaval propriamente dito. Entre o sábado de Zé Pereira, que este ano cairá no dia 1º de março, e a terça-feira de carnaval (no dia 04), haverá desfiles e apresentações em vários pontos da cidade.
“Nossa meta é resgatar os grandes carnavais de Arcoverde, contribuindo diretamente não só para oferecer momentos de alegria, cultura e lazer para nossa população, como também fortalecer a economia, impulsionando o comércio, estimulando o turismo, gerando renda para as famílias com o aumento do fluxo turístico na cidade”, concluiu o prefeito.
Um dado importante divulgado pelo Múltipla indica que praticamente metade da população de Pernambuco vai votar branco ou nulo. Exatamente 50% afirmam que votariam nulo (25,7%) ou branco (24,3%). Apenas 46,8% votariam em algum candidato a Deputado. 3,2% não sabem ou não opinaram. Plano amostral: Utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional de conglomerados, selecionados com […]
Um dado importante divulgado pelo Múltipla indica que praticamente metade da população de Pernambuco vai votar branco ou nulo. Exatamente 50% afirmam que votariam nulo (25,7%) ou branco (24,3%). Apenas 46,8% votariam em algum candidato a Deputado. 3,2% não sabem ou não opinaram.
Plano amostral: Utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional de conglomerados, selecionados com probabilidade proporcional ao tamanho (PPT) em três estágios.
Perfil da amostra: Masculino 46,7%, Feminino 53,3%; 16 a 24 anos 16,7%, 25 a 34 anos 22,5%, 35 a 44 anos 21,3%, 45 a 59 anos 23,5%, 60 anos ou mais 16,0%; Até Fundamental completo 51,7%, Médio (completo e incompleto) 40,7%, Superior (completo e incompleto) 7,6%; Até 01 salário mínimo 70,7%, De 01 a 05 salários mínimos 26,5% e acima de 05 salários mínimos 2,8%. São previstas eventuais ponderações para as variáveis sexo e idade, caso a diferença entre o previsto na amostra e a coleta de dados seja superior a 3 pontos percentuais; para as variáveis escolaridade e renda domiciliar o fator previsto para ponderação é 1 (resultado obtido em campo). A amostra é composta por 600 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no estado de Pernambuco e distribuída da seguinte forma: Capital 18,0%, Região Metropolitana 24,2%, Zona da Mata 14,6%, Agreste 25,2% e Sertão 18,0%. O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1%.
Municípios: Floresta, Petrolândia, Cabrobó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri, Salgueiro, São José do Belmonte, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Serra Talhada, Arcoverde, Custódia, Sertânia, Águas Belas, Bom Conselho, Buíque, Garanhuns, Lajedo, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre Deus, Caruaru, Gravatá, Pesqueira, São Bento do Una, São Caetano, Bom Jardim, João Alfredo, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Abreu e Lima, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Água Preta, Barreiros, Catende, Escada, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém, Vitória de Santo Antão, Aliança, Carpina, Glória do Goitá, Goiana, Itambé, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba e Vicência.
Números de registros da pesquisa: PE 04601/2018 e BR 07197/2018
De cada 10 pacientes internados pela Covid-19 em Pernambuco, 6 não estavam em dia com as doses da vacina disponíveis no calendário de proteção contra a doença. É o que aponta o último estudo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com análise de 52 pacientes que desenvolveram quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) […]
De cada 10 pacientes internados pela Covid-19 em Pernambuco, 6 não estavam em dia com as doses da vacina disponíveis no calendário de proteção contra a doença. É o que aponta o último estudo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com análise de 52 pacientes que desenvolveram quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) provocado pela Covid-19 nas duas últimas semanas epidemiológicas (45 e 44), que corresponde ao período entre 30/10 e 12/11.
A SES-PE destaca que todas as unidades de saúde da rede estadual recebem de maneira regular testes rápidos de antígeno e realizam o diagnóstico logo na admissão do usuário.
Assim, atualmente, não há maior demora no processamento de amostras dos casos de Srag em comparação aos pacientes que apresentam manifestações leves da doença.
Dos 52 casos, 84% (44) eram pacientes residentes em cidades da I Geres, que compreende a Região Metropolitana do Recife (RMR). Os outros registros eram pacientes residentes na II Geres (sede em Limoeiro – 1 caso); III Geres (sede em Palmares – 2 casos); IV Geres (sede em Caruaru – 1 caso); VII Geres (sede em Salgueiro – 1 caso); X Geres (sede em Afogados da Ingazeira – 1 caso); e XI Geres (sede em Serra Talhada – 2 casos).
Ainda de acordo com os dados dos pacientes internados com quadros graves da Covid-19 em Pernambuco, 23% (12) não se vacinaram; um (2%) só havia tomado uma dose do imunizante; nove (17%) apenas duas doses; 11 (21%) haviam tomado a 1ª dose de reforço, mas eram da faixa etária elegível para a 4ª dose. 19 pacientes (36,5%) estavam com vacinação contra a Covid-19 em dia.
No entanto, todos estes 19 casos eram idosos, sendo 89% (17) pessoas acima dos 80 anos de idade. Além disso, entre os que estavam com esquema completo, 84% tinham relato de comorbidades na notificação.
“Os dados continuam demonstrando a importância de se vacinar contra a Covid-19, e com todas as doses disponíveis. A vacinação, que é segura e eficaz, continua sendo a principal forma de proteção contra as formas graves da doença”, destaca o secretário estadual de Saúde, André Longo.
O gestor ainda reforça a necessidade de adoção de cuidados e a preocupação da pasta, especialmente, com os mais idosos. “Nesse momento de aumento da positividade para a doença e maior circulação viral, motivada pelas novas subvariantes da Ômicron, alertamos para a importância do reforço nos cuidados com uso de máscara, especialmente para os idosos e as pessoas que têm comorbidades. Os dados que apresentamos corroboram que, nos idosos, o envelhecimento imunológico do organismo, que chamamos de imunossenescência, impacta fortemente na proteção. Inclusive, já estamos discutindo em nosso Comitê Técnico a adoção de uma nova dose de reforço para o grupo acima dos 80 anos, como forma de alavancar a quantidade de anticorpos no organismo, garantindo, novamente, uma proteção mais robusta”, explica Longo.
ÓBITOS – Entre 30/10 e 12/11, Pernambuco registrou 4 óbitos pela Covid-19, todos em pacientes da RMR. É importante ressaltar que os registros diários de óbitos informados nos boletins da SES-PE são, em sua maioria, de casos antigos, que são recuperados pelas unidades e/ou secretarias municipais de saúde.
Entre os pacientes que morreram pela doença no período, dois estavam com doses em atraso (uma só havia tomado duas doses e outro apenas a 1ª dose de reforço). Em 3 deles, ainda há relato de comorbidades na notificação. Além disso, dois tinham mais de 85 anos, um era da faixa etária entre 70 e 79 anos; e um tinha entre 50 e 59 anos.
A Escola Padre Carlos Cottart está feliz com a participação de seus alunos na Fase Pernambucana dos Jogos Escolares. Muitos voltaram de medalha no peitro para a alegria da escola e dos professores Luiz Henrique e Maurílio. No Infantil Masculino, Hamilton Kleverson foi Medalha de bronze lançamento de disco. No Infantil Feminino, Cecília Kelly foi Prata no revezamento medley e […]
A Escola Padre Carlos Cottart está feliz com a participação de seus alunos na Fase Pernambucana dos Jogos Escolares. Muitos voltaram de medalha no peitro para a alegria da escola e dos professores Luiz Henrique e Maurílio.
No Infantil Masculino, Hamilton Kleverson foi Medalha de bronze lançamento de disco. No Infantil Feminino, Cecília Kelly foi Prata no revezamento medley e nos 400 metros.
No Mirim Feminino, Natália Alves foi Prata no Pentatlo, mesma conquista de Sandriele de Morais no lançamento de dardo. Virgínia Milane ganhou bronze no lançamento de disco e salto em altura.
Maiara e Hamilton estiveram na Rádio Pajeú com os professores Henrique e Maurílio
Já Maiara Pereira teve destaque com Medalha de Prata no revezamento medley, nos 3000 metros e Ouro nos 800 metros, classificada para o brasileiro da modalidade.
Não bastasse a conquista, ganhou bolsa do Ganhe o Mundo e fará intercâmbio no Canadá. Sua inspiração, uma sertaneja de ouro chamada Yane Marques, que já lhe deu palavras de estímulo e até ajudou com material para treino e competições. Que bom!
Você precisa fazer login para comentar.