Notícias

Serra 173 anos: desfile cívico tem status de pré-campanha e movimentação nos bastidores

Por Nill Júnior

Evento teve novo palanque de Márcia, Luciano Duque no chão acompanhando e mães de crianças com microcefalia protestando e dizendo terem sido intimidadas

O desfile cívico em comemoração aos 173 anos de Emancipação Política de Serra Talhada foi movimentado pelo ambiente pré-eleitoral.

A partir do tema, “Do passado ao presente: Serra Talhada, um palco de transformações”, alusão indireta aos avanços invocados pela gestão Márcia Conrado. Diversas escolas participaram entre estaduais, municipais e particulares, Grupo filantrópicos e sociais participaram do ato.

No palanque, a nova formatação política ligada a Márcia Conrado. Além da prefeita e do marido Breno Araújo, o vice-prefeito Márcio Oliveira, o Deputado Federal Fernando Monteiro, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada, Manoel Enfermeiro, o ex-prefeito Carlos Evandro, o nomes do AVANTE capitaneados por Sebastião Oliveira, vereadores e demais aliados, no heterogêneo grupo.

Como já informado, Marília Arraes não apareceu e deve anunciar seu apoio a Márcia em outro momento. Já o Deputado estadual Luciano Duque não integrou o hall de autoridades, mas esteve circulando pelo local e parou em ponto estratégico, ao lado do seu pai, João Duque, sua esposa, Karina, de seu filho Miguel e do vereador Ronaldo de Dja.

Mães de crianças com microcefalia reclamam: mães de crianças com microcefalia fizeram um protesto acusando a Secretaria de Saúde de negligência.

No momento do protesto, segundo o Blog Luciana Rêgo, as mães foram barradas pela Guarda Municipal e assessoras da gestão Márcia Conrado.

Mães ainda dizem que guardas municipais as ameaçaram e deram dois minutos para se retirarem de perto do palanque.

Ao final, elas conseguiram ir próximo ao palanque com seus filhos e placas com tom de protesto para chamar a atenção das autoridades políticas.

Reclamam assistência básica de saúde por parte do Governo Municipal. Foram acompanhadas por Guardas Municipais e ao chegar, Márcia já tinha sido retirada do local.

Imagens capitadas pela blogueira mostram o que seria um guarda municipal intimidando as mães, em um absurdo da falta de respeito e noção. Cabia acolher e receber a demanda, sem intimidar as mães. Um episódio que está sendo invoicado para questoonar a organização do desfile e a a gestão. Ignorância, insensibilidade e burrice evitáveis.

Outras Notícias

TRE-RJ indefere candidaturas de Gabriel Monteiro e Daniel Silveira 

O Colegiado do TRE-RJ indeferiu, em sessão plenária, o pedido de registro de candidatura do ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro (PL), para o cargo de deputado federal.  A Corte entendeu que o político está inelegível, por conta da cassação de seu mandato na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Cabe recurso contra a […]

O Colegiado do TRE-RJ indeferiu, em sessão plenária, o pedido de registro de candidatura do ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro (PL), para o cargo de deputado federal. 

A Corte entendeu que o político está inelegível, por conta da cassação de seu mandato na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Cabe recurso contra a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. 

Gabriel Monteiro teve o mandato cassado em 18 de agosto, por conduta incompatível com o decoro parlamentar, o que, segundo a alínea b, do art. 1º da Lei Complementar nº 64, configura impedimento para concorrer a qualquer cargo durante o período remanescente do mandato para o qual foi eleito e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura.

A Corte entendeu que o fato de a cassação pela Câmara ter ocorrido após o pedido de registro feito por Gabriel Monteiro não afasta sua inelegibilidade, como explicou durante a sessão o desembargador federal Luiz Paulo Araújo Filho, relator do caso.   

“As inelegibilidades supervenientes ao requerimento de registro de candidatura podem ser objeto de análise pelas instâncias ordinárias, no próprio processo de registro de candidatura”, avaliou. 

O Colegiado atendeu a pedido do Ministério Público Eleitoral e deferiu ainda tutela de urgência, proibindo o recebimento de recursos públicos de campanha e uso de espaço do horário eleitoral.

Já no caso no deputado federal e candidato ao Senado, Daniel Silveira (PTB-RJ), O TRE-RJ formou maioria de cinco votos para cassar a sua candidatura. O desembargador Tiago Santos pediu mais tempo para analisar o caso, e o julgamento só deve ser concluído na próxima semana, quando a magistrada Kátia Junqueira também deverá ler seu voto.

Os cinco integrantes do TRE que votaram para impugnar a candidatura do bolsonarista seguem entendimento da procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira, que afirmou que o indulto individual concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) não afasta a inelegibilidade do congressista.

“O decreto presidencial tem se sujeitado a muita controvérsia, no âmbito acadêmico e político, entretanto, o que não é controverso, muito pelo contrário, e sedimentado pela jurisprudência, não é de hoje, é que o indulto não alcança os efeitos secundários da pena”, afirmou a PRE.

Por 10 votos a 1, Sillveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão, multa, perda do mandato e suspensão dos direitos políticos por estimular atos com pautas antidemocráticas no país. Em seguida, Bolsonaro anunciou que havia assinado um decreto concedendo graça ao deputado, extinguindo a pena de prisão.

O congressista está impedido de usar recursos públicos em sua campanha e foi condenado a devolver o dinheiro que tenha recebido do fundo partidário e do fundo especial de financiamento de campanha.

Oficina gratuita de elaboração de roteiro com inscrições abertas

Aulas serão ministradas por Willian Tenório na Associação de Moradores do Borges, em Afogados da Ingazeira, dias 17, 18 e 19 de junho, das 19h às 22h. Inscrições seguem abertas até dia 14 de junho. Mais uma chance para os produtores culturais de Afogados da Ingazeira e região se qualificarem na área de audiovisual: estão […]

Aulas serão ministradas por Willian Tenório na Associação de Moradores do Borges, em Afogados da Ingazeira, dias 17, 18 e 19 de junho, das 19h às 22h. Inscrições seguem abertas até dia 14 de junho.

Mais uma chance para os produtores culturais de Afogados da Ingazeira e região se qualificarem na área de audiovisual: estão abertas inscrições gratuitas para oficina de elaboração de roteiro com William Tenório, historiador e Sócio da Pajeú Filmes, roteirista, diretor, fotógrafo e montador. As inscrições seguem abertas até 14/6, através do link https://forms.gle/pYmpbcppwQcXZF9LA 

Proposta pelo Projeto “Luz, CÂMERA, FORMAÇÃO”, que tem por objetivo desenvolver atividades formativas com foco nos residentes do Borges, em Afogados da Ingazeira, as formações são voltadas também para professores e alunos da escola pública situada na localidade, com o intuito de fomentar a cultura, a educação e a cadeia produtiva. Mas pessoas de outras cidades também podem se inscrever.

“A ideia da formação é levar a oficina para dentro do Borges nessa perspectiva de semear nos residentes do bairro esse desejo de atuar na cultura”, explica Lucio Vinicius, proponente do projeto, que tem incentivo do FUNCULTURA, FUNDARPE e Governo de Pernambuco. Xerém Produções em parceria da Sagaz Produções assinam a produção.

O QUE DEVO SABER SOBRE A OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ROTEIRO?

Ao longo da oficina serão trabalhados temas referentes ao desenvolvimento de roteiros para o cinema, desde a concepção da ideia até a elaboração da narrativa. Importante ter em mente a importância de referências, o passo a passo da construção textual de um filme (argumento e roteiro), métodos e revisões.

O objetivo da oficina é contribuir para que mais pessoas possam acessar os recursos da das leis de incentivo ao audiovisual, nas diversas esferas do país, em todas, o roteiro/argumento será fundamental para a aprovação do projeto audiovisual.

Outras informações através das redes sociais https://www.instagram.com/luzcameraformacao/ 

Totonho Valadares passa bem após procedimento para implante de stends

O ex-prefeito Totonho Valadares submeteu-se com sucesso a uma angioplastia para implante de três stends no Hospital Memorial São José, Recife. O procedimento foi considerado um sucesso pelo médico cardiologista Ricardo Brendel, também acompanhado de São Paulo pelo cardiologista Enilton Tabosa, de São Paulo, que conduziu a cirurgia no passado para implantes de pontes de safena […]

O ex-prefeito Totonho Valadares submeteu-se com sucesso a uma angioplastia para implante de três stends no Hospital Memorial São José, Recife.

O procedimento foi considerado um sucesso pelo médico cardiologista Ricardo Brendel, também acompanhado de São Paulo pelo cardiologista Enilton Tabosa, de São Paulo, que conduziu a cirurgia no passado para implantes de pontes de safena e mamária. Totonho está acompanhado  pela esposa Ana e pela filha  Cintia Valadares.

A princípio o procedimento previa implantar um  stent na artéria da angioplastia. Mas foram implantados três (03) stents por conta do quadro de obstrução.

O procedimento durou pouco mais de uma hora. Totonho foi encaminhado por protocolo para UTI coronariana onde ficará até o final da tarde desta quinta-feira (13). Segundo o filho Toninho Valadares, que acompanhou tudo daqui, o procedimento foi considerado tranquilo. Ele deve ter alta até amanhã.

Afogados: Prefeitura e Banco do Nordeste assinam liberação de R$ 500 mil em microcrédito 

Prefeito Alessandro Palmeira ainda entregou uma nova ambulância para o município O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, e o gerente regional do Banco do Nordeste, Josenildo Torres, assinaram a liberação de R$ 500 mil em microcrédito, nas modalidades Crediamigo e Agroamigo, beneficiando 100 agricultores familiares do município.  A liberação aconteceu na abertura oficial […]

Prefeito Alessandro Palmeira ainda entregou uma nova ambulância para o município

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, e o gerente regional do Banco do Nordeste, Josenildo Torres, assinaram a liberação de R$ 500 mil em microcrédito, nas modalidades Crediamigo e Agroamigo, beneficiando 100 agricultores familiares do município. 

A liberação aconteceu na abertura oficial da exposição de animais, na manhã desta quinta (7), e faz parte da programação administrativa do mês de julho, mês de aniversário de 113 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira. 

A cerimônia aconteceu na área do centro desportivo destinada à exposição ranqueada de animais. A abertura contou com as presenças de representantes da Adagro, IPA, Agência de desenvolvimento de Pernambuco, Sindicato dos trabalhadores Rurais e das associações de criadores. Participação registrada do vice-prefeito Daniel Valadares, vereadores César Tenório, Erickson Torres, Douglas eletricista, Gal Mariano e Raimundo Lima. 

“Essa é a parte da nossa tradicional exposição de animais, que gera renda e oportunidade de negócios para nossos criadores, onde a premiação total será de 40 mil Reais. Feliz por poder, junto com o nosso parceiro Banco do Nordeste, propiciar um crédito especial de 500 mil Reais para os nossos agricultores familiares,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.

Entrega de ambulância

Sandrinho também entregou uma ambulância 0km para auxiliar no atendimento da população Afogadense. A ambulância é da marca Fiat, modelo Ducato. 

“Um reforço importante para a saúde do nosso município, uma ambulância nova, no valor de 200 mil Reais, que tivemos o prazer de entregar para servir ao nosso povo. 

Além do vice-prefeito, Daniel Valadares, a cerimônia de entrega contou com as presenças dos vereadores Raimundo Lima, Douglas eletricista, Erickson Torres, Gal Mariano e César Tenório. 

Nessa sexta (08), o Prefeito Sandrinho pra inaugurar a rotatória com o letreiro de Afogados, na saída para Carnaiba/Tabira. Ele vai inaugurar também a Praça Maria de Lourdes Ferreira, no bairro Padre Pedro Pereira, próximo ao Pajeú autosserviço. As inaugurações terão início às 19h desta sexta e fazem parte da programação de inaugurações pelo mês de aniversário de Afogados da Ingazeira.

COPAP elege nova diretoria no dia 07 de fevereiro

Já tem data definida a reunião ordinária da COPAP-Comissão Parlamentar do Alto Pajeú para Eleição da sua Nova Mesa Diretora. Dia 07 de fevereiro foi a data definida para a reunião que também tratará da reforma do Estatuto da Comissão. O encontro será na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira ás 10hs da manhã.

Scan_20150119_103310Já tem data definida a reunião ordinária da COPAP-Comissão Parlamentar do Alto Pajeú para Eleição da sua Nova Mesa Diretora.

Dia 07 de fevereiro foi a data definida para a reunião que também tratará da reforma do Estatuto da Comissão.

O encontro será na Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira ás 10hs da manhã.