Notícias

Selecionados os filmes da Mostra de Cinema Poesia na Tela

Por André Luis

O evento será realizado no formato remoto de 21 a 23 de abril

Definidos os filmes que estarão com acesso gratuito, via streaming,  na sexta edição da Mostra de Cinema Poesia na Tela. São 33 trabalhos, sendo três longas e os demais, curtas e médias metragens. De 21 a 23 de abril eles estarão disponíveis no site poesianatela.com.br.  “Tem filmes que são autorais, mas também selecionamos produções oriundas de oficinas audiovisuais que estiveram na programação de eventos parceiros realizadas no Sertão” explicou o coordenador da Mostra, Devyd Santos.

Todos os filmes que estão na Mostra Poesia na Tela foram realizados no Sertão do Pajeú exceto Mateus, que foi feito na Zona da Mata do Estado e foi selecionado por ter como uma das protagonistas a homenageada do evento, a atriz Odília Nunes. Os filmes estão divididos em quatro mostras. Tem a de Longas Metragens com dois trabalhos, um deles é o Bem Virá, de Wilma Queiroz, de Afogados da Ingazeira, primeiro longa dirigido por uma mulher no Sertão. Na Mostra Homenageada Odília Nunes estão títulos com a participação da atriz.

Na Mostra Poesia para Todas as Telas, filmes que têm ligação com a poesia feita na região ou documentam a vida de poetisas e poetas. Do Pajéu para Todas as Telas é a quarta mostra e a que reúne o maior número de títulos com 16 ao todo. São obras que foram produzidas no Sertão do Pajeú.

Homenageada – Nesta edição, o Poesia na Tela presta homenagem a uma artista natural do sertão do Pajeú, que é símbolo da pluralidade cultural e da busca pela democratização do acesso à arte. Odília Nunes é uma atriz de teatro e cinema, diretora teatral, dramaturga, cordelista e produtora cultural. 

Ela nasceu em São José do Egito e criada em Tuparetama onde começou sua carreira artística aos 11 anos, em uma companhia de teatro local, onde atuou por alguns anos, seguindo depois para Petrolina. Em 2005, teve seu primeiro solo de teatro, com a criação de Decripolou Totepou, que além de ter sido apresentado em festivais e eventos de diversas cidades do Brasil, Espanha, Portugal e Chile, marca o início do projeto “De Povo em Povo”, responsável por levar apresentações teatrais a comunidades rurais do Nordeste.

No cinema, sua carreira teve início em 2014, com o curta-metragem documental Mateus, dirigido por Andréa Ferraz, que se tornou longa-metragem em 2018. Seus mais recentes trabalhos são a série Entre Rios – Rio Pajeú (2019), que está em fase de finalização, e, este ano o filme Cordelina, de Jaime Guimarães.

Além disso, Odília realiza o projeto No Meu Terreiro Tem Arte (2016), os festivais Chama Violeta (2018) e Palhaçada é Coisa Séria (2020), que integram teatro, circo e música e acontecem na comunidade do Minadouro, em Ingazeira, onde atualmente a atriz mora. Esses dois últimos festivais foram criados para comemorar o aniversário de cada uma das filhas, Violeta e Helena, respectivamente.

Serviço

Mostra de Cinema Poesia na Tela

21 a 23 de abril de 2021

Inscrições gratuitas para as oficinas da Mostra https://poesianatela.com.br/ 

Mostra Longas metragens

O Bem Virá [Uilma Queiroz | Doc | 80’]

O Silêncio da Noite é Que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras [Petrônio Lorena | Doc | 78’]

Mostra homenageada Odília Nunes

Mateus [Dea Ferraz | Doc | 80’]

Caldeirão dos Bois [Carol Virgulino |Doc | 26’24’]

Entre Rios [João Lucas Melo | Teaser | 1’16’’]

Rio Feiticeiro  [ Alexandre Alencar| Doc | 52’]

Poesia para todas as Telas

As Severinas – 10 Anos [Eduardo Crispim | Doc |  35’37”’]

Bom Dia, Poeta – Uma Terra Encantada de Mundo [Alexandre Alencar | Doc |  52’]

Leonardo Bastião, O Poeta Analfabeto [Jefferson Sousa | Doc |  22’]

Maria [Carol Correia | Fic |  13’54’’]

Tabira em Poesia [Direção coletiva Produção Audiovisual | Doc |  13’12’’]

Tem Criança no Repente [Eduardo Crispim | Doc | 13’]

Não Tem Só Mandacaru [Tauana Uchôa | Doc | 20’]

Pra Tocar Os Dias [Direção coletiva oficina Documentando | Doc | 18’17’’]

Coco Moleque – Em Canto e Poesia [Carol Correia | videoclip |  5’36’’]

4 Kordel [Lírio Ferreira |  13’]

Sala de Reboco [Ana Célia Gomes | Doc |  20’]

Poetas do Pajeú Pela Democracia [Direção coletiva oficina Documentando | Doc | 3’16’’]

Do Pajeú para todas as Telas

Novo Mundo [Bruna Tavares e William Tenório | Doc | 4’17’’]

Carta Para O Futuro [Bruna Tavares e William Tenório | Doc | 3’]

Ser Mais Que Cinza [Daniel Figueiredo | Fic |  20’]

Triunfo [Direção coletiva oficina Cinemando | Doc | 6’16’’]

Tão Bonita Que Medonha [Direção coletiva oficina Documentando | Doc | 8’]

#Turismo_selvagem [Direção coletiva oficina Cine Sesi Cultural | Ani | 4’]

Desyrrê [Direção coletiva oficina Documentando | Doc | 13’]

Lampião e o Fogo da Serra Grande [Anildomá Willans de Souza | Fic | 23’]

Papo Amarelo – O Primeiro Tiro [Anildomá Willans de Souza | Fic | 15’]

O Mistério da Emafv [Direção coletiva oficina Cinecrionçada | Fic | 9’]

A Hora do Tabaqueiro [Direção coletiva oficina Sesc | Ani | 3’]

Memórias Submersas [William Tenório | Doc | 15’]

Candidatas [Bruna Tavares e William Tenório | Doc | 10’46’’]

Cine S. José [William Tenório | Doc | 11’30’’]

Corisco – Radiola Serra Alta [Direção coletiva, resultado oficina Videoclipe Experimental| videoclip |  2’31’’]

Chão Duro – A Dobra [Graciela Guarani e Alexandre Pankararu | videoclip |  3’]

Outras Notícias

Serra Talhada: ex-candidata a vereadora morre aos 37 anos

Faleceu na tarde desta terça-feira (1º), no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, a ex-candidata a vereadora nas Eleições 2020, Joseane Ferreira Sobral, 37 anos.  Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a candidata era professora e foi candidata pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Ela obteve 33 votos. A reportagem do Farol […]

Faleceu na tarde desta terça-feira (1º), no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, a ex-candidata a vereadora nas Eleições 2020, Joseane Ferreira Sobral, 37 anos. 

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a candidata era professora e foi candidata pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Ela obteve 33 votos.

A reportagem do Farol de Notícias conversou com o presidente da legenda no município, Ari Amorim, que lamentou e sentiu muito a perda da militante e candidata. Segundo Amorim, ela vinha com problemas de saúde, mas mesmo assim, decidiu entrar na disputa. 

“Joseane era uma grande mulher e estava com problemas gastrointestinais que evoluíram. Participou de toda a discussão de campanha, mas não resistiu. Todo o Psol sente muito esta perda inesperada”, declarou Amorim.

Júlio Cavalcanti cobra, mais uma vez, a conclusão da estrada do Catimbau

O deputado Júlio Cavalcanti participou nessa segunda-feira (25), juntamente com o prefeito Jonas, a vice-prefeita Mirian Briano e os vereadores Edil, Rômulo, Felinho e Damião, da inauguração da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no município de Buíque. O  INSS inaugurou ainda, como parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento,  postos […]

julio_cavalcanti-buiqueO deputado Júlio Cavalcanti participou nessa segunda-feira (25), juntamente com o prefeito Jonas, a vice-prefeita Mirian Briano e os vereadores Edil, Rômulo, Felinho e Damião, da inauguração da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no município de Buíque.

O  INSS inaugurou ainda, como parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento,  postos em São Bento do Una e Lajedo. A estimativa é que 150 mil pessoas sejam beneficiadas com as três unidades. Em seu discurso, o parlamentar destacou a importância da unidade no município de Buíque, que vai facilitar a vida das pessoas que precisam de atendimento e que necessitavam de deslocamento para conseguir.

inss-buique

Na ocasião, Júlio aproveitou para cobrar do Governo do Estado a conclusão da estrada do Catimbau. “Já fizemos inúmeras solicitações ao Executivo e mostramos a importância dessa obra, não apenas para o município, mas para o turismo do próprio Estado, pois o Vale do Catimbau é um dos destinos mais bonitos de Pernambuco. É importante que a obra seja finalizada, para melhorar o acesso e movimentar a economia local com esse importante parque natural que Buíque tem”, destacou.

Raquel acaba revelando aporte de mais de R$ 2 milhões para São João de Arcoverde

Governadora esqueceu que câmeras já estavam ligadas e buscou saber de prefeito quanto investiu no evento  A governadora Raquel Lyra se preparava para abrir a coletiva em Arcoverde e, sem perceber que as câmeras estavam ligadas, perguntou ao prefeito Zeca Cavalcanti qual o investimento do Estado na programação junina do município. Não percebera que tudo […]

Governadora esqueceu que câmeras já estavam ligadas e buscou saber de prefeito quanto investiu no evento 

A governadora Raquel Lyra se preparava para abrir a coletiva em Arcoverde e, sem perceber que as câmeras estavam ligadas, perguntou ao prefeito Zeca Cavalcanti qual o investimento do Estado na programação junina do município. Não percebera que tudo já estava sendo filmado.

Raquel primeiro pergunta a Zeca que dia é hoje e até quando vai a festa. Zeca responde que “hoje é 14” e que a festa vai até o sábado, dia 28.

Depois a governadora pergunta: “quanto vocês receberam de patrocínio?” Zeca responde: “dois dedos”, alusão a R$ 2 milhões.  A Secretária Nerianny Cavalcanti acrescenta: “foi mais”.

Raquel pergunta se é importante dizer o valor na coletiva. Zeca adverte: “é melhor não dizer pra não ter ciumeira”. Nerianny brinca ao afirmar que importante é o dinheiro na conta.

Governadores costumam se cercar dessas informações antes de falar à imprensa.  O vídeo com Raquel já corre trecho virtualmente.

Bloco O Azulão promete sacudir Serra Talhada nesta quinta (8)

O Azulão vai arrastar uma multidão pelas ruas de Serra Talhada, na quinta-feira (8). Comandando pelo deputado federal licenciado e secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, e pelo deputado estadual Rogério Leão, o bloco fará a festa de milhares de foliões.  A turma vai se concentrar na Rua dos Correios, a partir das 17h. Um […]

O Azulão vai arrastar uma multidão pelas ruas de Serra Talhada, na quinta-feira (8). Comandando pelo deputado federal licenciado e secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, e pelo deputado estadual Rogério Leão, o bloco fará a festa de milhares de foliões.  A turma vai se concentrar na Rua dos Correios, a partir das 17h. Um trio elétrico vai agitar a galera no percurso até o Tunas Clube.

A festa dentro do clube será gratuita, porém a única exigência é que a pessoa esteja vestida com roupa na cor azul, já que o evento é temático. Também serão disponibilizados abadás, que não serão vendidos, apenas trocados por 2Kg de alimentos não perecíveis. Tudo que for arrecadado será doado a instituições de caridade da cidade.

Sebastião Oliveira explicou a importância do O Azulão. “Vamos salvar o carnaval de Serra Talhada, já que não existe nenhuma programação oficial. Fomos em busca de parcerias e conseguimos viabilizar a realização de um carnaval com  qualidade.  A festa também tem a sua importância social e econômica, pois muitas pessoas terão a oportunidade de conseguirem uma renda extra nesse período de crise. Também vamos conseguir arrecadar uma boa quantidade de alimentos, que certamente fará mais feliz o carnaval de muita gente”, frisou Oliveira.

Serviço:

Bloco O Azulão

Data: 8 de fevereiro

Concentração, às 17h, na Rua dos Correios

Atrações: Pedrinho Pegação, Saia Elétrica, Wallas Arraias e Edgar Jr.

Arcoverde celebra 90 anos de emancipação política

Em comemoração aos 90 anos de emancipação política da cidade de Arcoverde, a prefeita Madalena Britto anuncia que nos próximos dias 07, 10 e 11 de setembro, estará realizando programação especial dedicada à trajetória do município. Iniciando na sexta-feira (07), feriado pela Independência do Brasil, a população contará na Praça da Bandeira, com uma Alvorada […]

Em comemoração aos 90 anos de emancipação política da cidade de Arcoverde, a prefeita Madalena Britto anuncia que nos próximos dias 07, 10 e 11 de setembro, estará realizando programação especial dedicada à trajetória do município. Iniciando na sexta-feira (07), feriado pela Independência do Brasil, a população contará na Praça da Bandeira, com uma Alvorada Festiva, sob comando da Orquestra Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, que também está celebrando os seus 90 anos de formação. Em seguida, será promovido o hasteamento da bandeira, com participação do 3º BPM e do Tiro de Guerra do município.

A festividade continua na segunda-feira (10), com Missa Solene a partir das 19h, na Matriz Nossa Senhora do Livramento. Já na terça-feira (11), feriado municipal, acontece o tradicional Desfile Cívico. Este ano, a realização terá 23 participantes, começando suas apresentações às 15h, com cortejo pelo centro da cidade.

“Em um momento tão importante para a nossa querida Arcoverde, com a marca de noventa anos de trajetória histórica, a gente tem motivo de sobra pra comemorar. Na nossa gestão, certamente temos mais de 90 motivos para ter orgulho de nossa cidade. Por isso, realizaremos o nosso tradicional e tão esperado desfile cívico, que é uma das nossas identidades”, destacou a prefeita Madalena Britto.

Programação: 

Sexta-feira, 07 de setembro

6h | Alvorada Festiva – Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte

8h | Hasteamento da Bandeira, na Praça da Bandeira, com participação do 3º BPM e Tiro de Guerra

Segunda-feira, 10 de setembro

19h | Missa Solene em Comemoração aos 90 anos de Arcoverde – Matriz Nossa Senhora do Livramento

Terça-feira, 11 de setembro – 90 anos de Arcoverde

15h | Desfile Cívico – concentração na antiga Estação Ferroviária e término na Praça da Bandeira

Participantes:

  1. TG
  2. 3º BPM
  3. Corpo de Bombeiros
  4. GSVA
  5. SEA – Escola Carrocel (Buíque)
  6. Secretaria de Assistência Social – Arcoverde
  7. Clube de Aventureiros e Desbravadores
  8. Clube de Futebol Americano
  9. COSPLAY
  10. Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde
  11. Escola Anália Simões – Buíque
  12. Escola Antônio de Barros Sampaio – Buíque
  13. Escola Manoel Benício – Buíque
  14. Colégio Imaculada Conceição
  15. EREM Senador Vitorino Freire
  16. EREMA
  17. Fundação Terra
  18. Escola Nossa Sra. Perpétuo Socorro
  19. Escola Antônio Japiassu
  20. EREM Carlos Rios
  21. Escola Monsenhor José Kherle
  22. Escola Nossa Sra. das Graças – Buíque
  23. Secretaria de Educação da Pedra