Secretaria de Educação anuncia ampliação das escolas em tempo integral
Por Nill Júnior
A Secretaria de Educação de Pernambuco anuncia hoje a ampliação do número de escolas em tempo integral para 2018.
Os detalhes serão informados em coletiva de imprensa, às 10h, na sala de reunião do gabinete da Secretaria de Educação do Estado.
Na ocasião, o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, apresentará detalhes das três linhas de ampliação.
Dentre elas, as novas escolas em tempo integral, as escolas de Referência que serão transformadas em Escolas Técnicas e as escolas integrais com jornada dupla, essa última é a grande novidade do programa de educação integral.
Por Anchieta Santos Até onde vai a cara de pau de alguns políticos? Para quem pensa que já viu tudo é só dá uma chegadinha em Princesa Isabel, na Paraíba. Em março deste ano, o Prefeito Domingos Sávio, o Dominguinhos (PSDB), não pagou os salários dos professores da rede municipal. Na última quarta-feira dia 29 […]
Até onde vai a cara de pau de alguns políticos? Para quem pensa que já viu tudo é só dá uma chegadinha em Princesa Isabel, na Paraíba.
Em março deste ano, o Prefeito Domingos Sávio, o Dominguinhos (PSDB), não pagou os salários dos professores da rede municipal.
Na última quarta-feira dia 29 de abril o prefeito paraibano anunciou na imprensa local que pagaria antecipado os salários dos professores dos últimos dois meses.
Antecipado deve ser o nome do óleo de peroba que o gestor vai usar de agora em diante.
A frota municipal de Itapetim foi ampliada com mais três veículos. O Governo municipal entregou dois Fiat Cronos 0Km, um para a Secretaria de Saúde e o outro para a Educação. Também foi entregue uma caminhonete ao setor de engenharia, adquirida junto à Funasa. “Fico feliz demais pelas aquisições de mais esses carros para servir […]
A frota municipal de Itapetim foi ampliada com mais três veículos. O Governo municipal entregou dois Fiat Cronos 0Km, um para a Secretaria de Saúde e o outro para a Educação. Também foi entregue uma caminhonete ao setor de engenharia, adquirida junto à Funasa.
“Fico feliz demais pelas aquisições de mais esses carros para servir a população de Itapetim. O trabalho segue em frente e muitas outras conquistas ainda virão para o nosso povo”, declarou o prefeito Adelmo Moura.
Também estiveram participando da entrega dos veículos o vice-prefeito Chico de Laura, os secretários Aline Karina – Saúde, Luciana Paulino – Educação, Júnio Moreira – Agricultura (vereador licenciado), Ailson Alves – Cultura, Clodoaldo Lucena – Controle Interno, além dos diretores João Ilton – Transportes, Seu Dido – Infraestrutura, Alexandre Lopes – diretor-adjunto de Transportes, e outras lideranças.
A Prefeitura de Garanhuns, através do prefeito Sivaldo Albino, anunciou nesta sexta-feira (12) que está encaminhando para Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para o reajuste salarial dos professores. Após estudos feitos pelas Secretarias de Administração e Educação, foi estipulado o reajuste de 8%, valor acima do instituído pelo Governo Federal em 2024, que […]
A Prefeitura de Garanhuns, através do prefeito Sivaldo Albino, anunciou nesta sexta-feira (12) que está encaminhando para Câmara de Vereadores o Projeto de Lei para o reajuste salarial dos professores.
Após estudos feitos pelas Secretarias de Administração e Educação, foi estipulado o reajuste de 8%, valor acima do instituído pelo Governo Federal em 2024, que é de 3,62%.
O reajuste, assim como foi feito a partir de 2022, será linear. Em abril será aplicado o percentual de 3,62%. Será pago o valor retroativo aos meses de janeiro, fevereiro e março (também com o percentual de 3,62%) dividido em três parcelas, pagas a partir do pagamento do mês de maio. Já em maio serão aplicados mais 4,38%, chegando aos 8%. O projeto será encaminhado para Câmara de Vereadores na próxima semana.
A denúncia é de um Internauta Repórter que pede para não ser identificado: Por traz da ETA de Afogados da Ingazeira, nas barbas da Compesa, o flagrante de uma típica ligação irregular, desperdiçando água e lesando a rede em um momento crucial de crise hídrica. “Um risco tremendo para quem fez a ligação pela pressão […]
A denúncia é de um Internauta Repórter que pede para não ser identificado: Por traz da ETA de Afogados da Ingazeira, nas barbas da Compesa, o flagrante de uma típica ligação irregular, desperdiçando água e lesando a rede em um momento crucial de crise hídrica.
“Um risco tremendo para quem fez a ligação pela pressão no local. Segundo ele, chama a atenção o fato de que ninguém da empresa tenha percebido o problema. Sinceramente não acredito que foi feito sem conhecimento de alguém da Compesa. O barulho pra furar um cano daquele é enorme e ali dá pra ouvir”.
Por conta da ligação mal feita, a água não para de jorrar. “Água a dez metros jorrando pro nada é um absurdo”, reclama. Ele tem toda razão.
As águas do ‘Velho Chico’ chegaram, precisamente às 20h13 desta terça-feira (18), ao espelho d’água do reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB). Com o encontro, e a consequente subida no nível do açude, o Projeto de Integração do Rio São Francisco cria condições para que o racionamento em Campina Grande (PB) comece a ser reduzido. […]
As águas do ‘Velho Chico’ chegaram, precisamente às 20h13 desta terça-feira (18), ao espelho d’água do reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB). Com o encontro, e a consequente subida no nível do açude, o Projeto de Integração do Rio São Francisco cria condições para que o racionamento em Campina Grande (PB) comece a ser reduzido. Mais de 700 mil pessoas na segunda maior cidade do estado e em outros 17 municípios serão beneficiadas.
Para enfrentar a pior seca dos últimos 100 anos, o Ministério da Integração Nacional trabalhou para que as águas do rio São Francisco chegassem a Campina Grande (PB) ainda neste mês de abril. Agora, o fornecimento e o tratamento são de responsabilidade do governo da Paraíba, que prevê que, em aproximadamente dois meses, os domicílios da cidade passem a ter abastecimento diário e regular. Isso vai acontecer quando o nível do açude superar 8% de sua capacidade – hoje está em 2,9%.
Também serão contemplados pelas águas do São Francisco os municípios de Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó e Cabaceiras.
Na última semana (13), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, acompanhou a chegada da água à região de Campina Grande, no distrito de Riacho Fundo, localizado no município de Barra de São Miguel (PB), a cerca de 15 quilômetros do espelho d’água do açude de Boqueirão.
Antes de chegar ao reservatório Epitácio Pessoa, mais de 300 quilômetros foram percorridos pela água do São Francisco, do início do Eixo Leste do projeto, em Floresta (PE), e ao longo do rio Paraíba, desde a inauguração do trecho em março.
Benefício
A primeira cidade na Paraíba que contou com a água do São Francisco foi Monteiro (PB), com a entrega do Eixo Leste no dia 10 de março. A moradora e sócia de um salão de beleza no município, Rose Oliveira, 43 anos, já sentiu a diferença da água na torneira da sua casa. “Antes era bem difícil. O pouco da água que a gente tinha não era de qualidade. Era salobra. Agora, você sente o gosto da água. Você toma banho e pode colocar a água na boca. É totalmente diferente. É prazeroso”, comemora.
Abastecimento regular
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma prioridade do governo federal e, para garantir a maior oferta de água para a população do semiárido nordestino, os serviços nas obras foram intensificados nos últimos meses. Quando totalmente finalizado, mais de 12 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte contarão com o abastecimento regular. Serão beneficiados 390 municípios nesses estados.
Você precisa fazer login para comentar.