Sebastião Oliveira se reúne com embaixador da Eslováquia
Por Nill Júnior
O secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, recebeu na tarde desta terça-feira (7), a visita de cortesia do embaixador da Eslováquia, Milan Cigáñ.
O encontro teve o objetivo de promover a troca de experiências entre os Governos de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Transportes (Setra), e o da Eslováquia, na área de construção de estradas.
Na ocasião, Sebastião Oliveira foi convidado para visitar a Eslováquia e conhecer as técnicas utilizadas pelo País no desenvolvimento da sua malha viária.
A Prefeitura de Itapetim, através do Programa Municipal de Estruturação Hídrica, concluiu a construção de mais um açude na zona rural do município. O reservatório foi construído no Sítio Goiabeira e beneficiará varias famílias próximas à propriedade de Quitéria da Gança. Prioridade desde o início do governo do prefeito Arquimedes Machado, os serviços de açudagem […]
A Prefeitura de Itapetim, através do Programa Municipal de Estruturação Hídrica, concluiu a construção de mais um açude na zona rural do município. O reservatório foi construído no Sítio Goiabeira e beneficiará varias famílias próximas à propriedade de Quitéria da Gança.
Prioridade desde o início do governo do prefeito Arquimedes Machado, os serviços de açudagem já beneficiaram centenas de famílias de varias comunidades rurais do município e foram intensificados no Sítio Goiabeira, com mais uma equipe a frente dos trabalhos.
A preocupação é construir e ampliar o maior número de reservatórios até o retorno das chuvas, garantindo água armazenada por um período de tempo prolongado, assim evitando dificuldades provocadas por estiagens futuras.
Além dos serviços de construção e restauração de açudes, para amenizar os efeitos da seca, a Prefeitura Municipal também investe na perfuração de poços artesianos, construção de cisternas, construção de sistemas de abastecimento e distribuição de água através de caminhões pipa.
Nesta sexta-feira (5), O prefeito de Tabira, Flávio Marques realizou a entrega de dois novos micro-ônibus escolares 0KM, que irão reforçar o transporte dos alunos da rede pública municipal. Os veículos foram adquiridos por meio do Programa Juntos Pela Educação, do Governo do Estado de Pernambuco, com o objetivo de garantir mais conforto, segurança e […]
Nesta sexta-feira (5), O prefeito de Tabira, Flávio Marques realizou a entrega de dois novos micro-ônibus escolares 0KM, que irão reforçar o transporte dos alunos da rede pública municipal.
Os veículos foram adquiridos por meio do Programa Juntos Pela Educação, do Governo do Estado de Pernambuco, com o objetivo de garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos estudantes. A entrega aconteceu na sede da Prefeitura, durante mais uma edição do programa “Sextou com Entrega”.
“Quero agradecer à governadora Raquel Lyra por essa parceria importante com Tabira. Desde o primeiro dia da nossa gestão, deixamos claro que não mediremos esforços para ir atrás de ações, recursos e investimentos que melhorem a vida do nosso povo. É com diálogo, trabalho e compromisso que a gente segue avançando”, destacou o prefeito.
A secretária de Educação e Esportes, Aracelis Batista, também celebrou a chegada dos novos veículos. “Esse reforço na frota garante mais segurança e qualidade no transporte dos nossos estudantes, especialmente os que vivem na zona rural”, afirmou.
O ato de entrega contou com a presença do vice-prefeito Marcos Crente, dos vereadores Socorro Veras, Kléber Paulino, Adelmo das antenas, Didi de Heleno e Dicinha do calçamento, além de secretários municipais, servidores da educação e representantes da sociedade civil.
“Com essa entrega, já são 12 veículos e máquinas incorporados à frota municipal em menos de 9 meses de gestão, beneficiando setores como saúde, infraestrutura, agricultura e, mais uma vez, a educação”, destacou a assessoria de comunicação.
Por Anchieta Santos Mesmo com a Barragem de Caramucuqui apresentando bom volume de água a cidade de Itapetim está enfrentando dificuldades no abastecimento. A Compesa tem sido alvo de críticas da população de Itapetim pela falta de água nas torneiras. A bomba utilizada na barragem em rede monofásica apresenta vazão de apenas 10 litros por […]
Mesmo com a Barragem de Caramucuqui apresentando bom volume de água a cidade de Itapetim está enfrentando dificuldades no abastecimento. A Compesa tem sido alvo de críticas da população de Itapetim pela falta de água nas torneiras.
A bomba utilizada na barragem em rede monofásica apresenta vazão de apenas 10 litros por segundo. Com isso alguns bairros da cidade estão passando até mais de 20 dias sem água.
De acordo com os técnicos locais da Compesa o ideal seria uma bomba trifásica para fornecer 20 litros por segundo. A Compesa solicitou junto a Celpe a alteração na corrente elétrica para trifásica. A população cobra uma providencia urgente por parte de Celpe e Compesa.
Já os moradores da cidade de Brejinho torcem pela chegada das chuvas pois a barragem de mãe D’água vive situação de colapso. Se não chover eles terão que conviver com a lata d’água na cabeça nos próximos dias.
Após dúvidas dos gestores municipais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou Nota Técnica 35/2022 que discorre acerca da incidência da obrigação do pagamento de um 14º salário aos Agente Comunitário em Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Ao revisitar a legislação referente a regulamentação da atividade de ACS e de ACE […]
Após dúvidas dos gestores municipais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou Nota Técnica 35/2022 que discorre acerca da incidência da obrigação do pagamento de um 14º salário aos Agente Comunitário em Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Ao revisitar a legislação referente a regulamentação da atividade de ACS e de ACE e de algumas decisões judiciais, a CNM se posiciona pela não existência de amparo constitucional, legal ou infralegal para o pagamento do 14º salário aos agentes de saúde.
A entidade destaca que não se pode confundir os valores de incentivos financeiros federais transferidos aos Municípios a título de incentivos financeiros de custeio da estratégia Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias, seja em parcela regular ou em parcela adicional, com remuneração ou salário dos agentes, sendo esta uma discricionariedade da administração local, que tem a responsabilidade em garantir o piso salarial integral.
Para tanto, recebe a Assistência Financeira Complementar (AFC) da União em 13 parcelas, compatíveis com os direitos dos servidores e empregados públicos em perceber 12 meses de salário mais uma parcela referente ao 13º salário.
As demais despesas decorrentes das contratações, como férias, previdência social, e outros direitos, tributos e encargos sociais, são classificados como contrapartida dos Entes contratantes.
Por fim, a CNM orienta aos gestores municipais que observem a legislação apresentada na Nota Técnica 35/2022, e o Parecer Jurídico referente a esta NT que se encontra no Conteúdo Exclusivo no site da CNM.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) recomendou à Câmara Municipal de Iguaracy a aprovação com ressalvas das contas do ex-prefeito Zeinha Torres referentes a 2023. O parecer foi aprovado por unanimidade pela Primeira Câmara do TCE no dia 30 de setembro e publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (3). O tribunal apontou […]
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) recomendou à Câmara Municipal de Iguaracy a aprovação com ressalvas das contas do ex-prefeito Zeinha Torres referentes a 2023. O parecer foi aprovado por unanimidade pela Primeira Câmara do TCE no dia 30 de setembro e publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (3).
O tribunal apontou que a Despesa Total com Pessoal (DTP) chegou a 54,25% da Receita Corrente Líquida, acima do teto de 54% fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A administração municipal terá de adotar medidas previstas no artigo 23 da LRF para reduzir o índice ao limite legal.
Além do excesso com a folha, a auditoria identificou falhas no planejamento governamental e na execução orçamentária, descumprimento da aplicação mínima de 15% dos recursos da complementação da União (VAAT) em despesas de capital e nível apenas intermediário de transparência no Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP).
Por outro lado, Iguaracy cumpriu os percentuais obrigatórios em Educação (32,98%) e Saúde (23,91%).
O TCE emitiu oito recomendações aos gestores, entre elas: assegurar consistência das informações de receitas e despesas; aprimorar a programação financeira e cronogramas de desembolso; reforçar o controle contábil por fonte de recursos; reduzir a despesa com pessoal ao limite de 54%; implementar as alíquotas de contribuição patronal para equilíbrio do RPPS.
Segundo o relator do processo, conselheiro Rodrigo Novaes, as falhas encontradas, embora relevantes, não justificam a rejeição das contas, mas exigem correções imediatas.
A decisão final cabe agora à Câmara Municipal de Iguaracy, que analisará o parecer do TCE.
Você precisa fazer login para comentar.