Se Marquinhos e Rossine forem cassados, “TRE dará um pelo outro sem pedir troco”
Por Nill Júnior
No Jornal Itapuama desta sexta-feira (14), destaco que a sessão do Tribunal Regional Eleitoral, aguardada para julgar o cacique Marcos por abuso de poder econômico, tomou outro rumo. O julgamento que avançou foi o do delegado Rossini Blesmany, adversário político derrotado em 2024, cuja inelegibilidade por oito anos foi mantida. A decisão envolve também José Alexandre (TV Pesqueira/Jafmix), Cleiton Mendonça (Direita Pesqueira) e Francisco Damião (Pesqueira Nua e Crua), apontados como responsáveis por estruturar um sistema de desinformação e ataques digitais.
A condenação reafirma o entendimento da Justiça Eleitoral sobre o uso de fake news, deepfakes e propaganda negativa como abuso capaz de comprometer o debate democrático. Já o processo contra o cacique Marcos e sua vice, Silene Martins, segue em análise, com placar parcial de 1 a 0 pela manutenção da cassação em segunda instância. O Ministério Público Eleitoral sustenta que ambos ultrapassaram limites legais na campanha.
Se as duas decisões forem mantidas, o TRE enviará um recado duro à política de Pesqueira: suas principais lideranças incorreram em práticas incompatíveis com o decoro e a legalidade. É como se dissesse: “dou um pelo outro e não quero troco”.
Hoje é o Dia Estadual do Rádio, referência à primeira transmissão do veículo, em Pernambuco, dia 6 de abril de 1919. O reconhecimento nasceu em 2020, após promulgação pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) incluindo o dia no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do Estado, previsto na lei 16.241/2017. A proposição nasceu de […]
Hoje é o Dia Estadual do Rádio, referência à primeira transmissão do veículo, em Pernambuco, dia 6 de abril de 1919.
O reconhecimento nasceu em 2020, após promulgação pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) incluindo o dia no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do Estado, previsto na lei 16.241/2017. A proposição nasceu de provocação da ASSERPE.
É a partir de nosso estado que fazemos o Brasil ouvir um fato técnica e documentalmente comprovado: o rádio nasceu em Pernambuco.
E para os poucos que duvidavam, estamos mais fortes.
Brinco que rádio é o “Lázaro da comunicação”. Tentaram matá-lo em alguns momentos da história, como na chegada da TV, da Internet e agora das redes sociais. Ele sempre “levanta e anda” mais forte.
Inclusive, o rádio agrega valor às redes. Com ele nas multiplataformas não tem fake news.
O rádio é o veículo mais afetivo. Todos temos uma história com ele. Uma música que tocou no rádio na nossa infância, por exemplo, nos remete ao passado. Dá pra sentir o “cheiro da saudade”. É o veículo mais cantado também por isso. Quantas músicas falam do rádio e de sua relação única com o povo brasileiro e sua variedade cultural. “Alguém está chorando com o rádio ligado”.
Salva vidas do lado de dentro e do lado de fora da sintonia. Quantos profissionais costumam dizer que “devem a vida” e o que são ao rádio. E para dar um exemplo recente, quantas vidas salvou agora na pandemia, nos ajudando a retomar a vida com um grau de normalidade após meses de desafios.
É imbatível na prestação de serviço, no diálogo permanente com a população de todas as classes e faixas etárias. Informa com agilidade, em cima da notícia, ajuda a formar opinião com respeito às regras do jogo e imparcialidade como nas eleições que se avizinham, vive de mãos dadas com a democracia.
Cresceu 43% em credibilidade e está presente na vida de mais de 80% da nossa população. Em algumas regiões, praticamente nove em cada dez brasileiros escutam rádio com alguma frequência, com mais de quatro horas diárias dedicadas a esse veículo.
Em Pernambuco, por sua forca e tradição, tem alma e aura próprias. Temos um dos melhores pólos de radiodifusão do país. Fazemos rádio sem dever nada a nenhum estado da federação. Ao contrário, Pernambuco se coloca como um estado de ponta na produção de conteúdo e ensina com maestria como fazer um rádio de qualidade.
Viva o rádio de Pernambuco e seu dia! Nosso orgulho na informação, prestação de serviço, na hora do gol, na música que toca o coração, ao ser o grande companheiro dos pernambucanos!
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São José do Egito na manhã do último sábado (17) foi divulgada pelo presidente Antônio Andrade (PSB) a portaria de sua autoria nomeando os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que irá investigar atos do governo do prefeito Evandro Valadares (PSB). Segundo o jornalista Geraldo Palmeira, […]
Alberto de Zé Loló, Rona Leite e David Teixeira integram a comissão de inquérito que vai apurar atos da gestão de Evandro Valadares. Foto: Blog Geraldo Palmeira
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São José do Egito na manhã do último sábado (17) foi divulgada pelo presidente Antônio Andrade (PSB) a portaria de sua autoria nomeando os integrantes da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que irá investigar atos do governo do prefeito Evandro Valadares (PSB).
Segundo o jornalista Geraldo Palmeira, após discordância do líder do governo Beto de Marreco (PSB) quanto à composição anunciada, o próprio parlamentar solicitou a retirada da indicação de Ana Maria de Romerinho (PSB) para que ocupasse a função de membro da CEI. O grupo de situação queria a presidência ou a relatoria do colegiado.
Sem haver entendimento nesse sentido Andrade anunciou para presidente o vereador Alberto de Zé Loló, para relator Rona Leite, ambos do PT, e David Teixeira (PR) como membro.
Por já ter sido aprovada na reunião de 3 de fevereiro a comissão de inquérito deveria ter os nomes de seus integrantes formalizados na sessão seguinte, que ocorreu neste sábado porque semana passada não aconteceu sessão em virtude do Carnaval.
Segundo o Artigo 5º da Portaria nº 001/2018 – GPC, nesta próxima segunda (19) se inicia o período de atividades da CEI que durará 90 dias podendo haver prorrogação por iguais períodos durante a atual legislatura.
Nas vésperas do Réveillon, a Prefeitura de Itapetim efetuou o pagamento do salário de dezembro para todos os funcionários. Receberam servidores da Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Agricultura, Gabinete, Administração e Finanças, Infraestrutura, Esporte, Conselho Tutelar, inativos, pensionistas, terceirizados e limpeza pública. Os servidores poderão realizar o saque a partir de amanhã. A Prefeitura de […]
Nas vésperas do Réveillon, a Prefeitura de Itapetim efetuou o pagamento do salário de dezembro para todos os funcionários.
Receberam servidores da Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Agricultura, Gabinete, Administração e Finanças, Infraestrutura, Esporte, Conselho Tutelar, inativos, pensionistas, terceirizados e limpeza pública.
Os servidores poderão realizar o saque a partir de amanhã.
A Prefeitura de Carnaíba também anunciou em suas redes que os salários referentes ao mês de dezembro serão pagos nestes dias 28 e 29. “A medida demonstra o respeito e o compromisso da gestão municipal com os trabalhadores e a economia da cidade”, diz em nota.
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Arcoverde se manifestou em nota a respeito da grave denúncia que envolve o vereador Claudelino Costa (PSB), “a qual sugere uma suposta negociação de cargos públicos na Câmara Municipal em troca de quitação de dívidas pessoais, conforme veiculado em vídeos e notícias na internet”. Claudelino foi filmado pelo […]
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Arcoverde se manifestou em nota a respeito da grave denúncia que envolve o vereador Claudelino Costa (PSB), “a qual sugere uma suposta negociação de cargos públicos na Câmara Municipal em troca de quitação de dívidas pessoais, conforme veiculado em vídeos e notícias na internet”.
Claudelino foi filmado pelo empresário Micael Lopes oferecendo cargos em troca de uma dívida pessoal e dando declarações que sugerem a prática de rachadinha em seu gabinete.
”O PT Arcoverde repudia com veemência a prática da venda, troca ou uso de cargos públicos como moeda de barganha ou favorecimento pessoal. Se comprovado, tal ato constitui um flagrante desrespeito à moralidade pública, à Lei e aos princípios que regem a administração dos recursos e da estrutura que pertencem ao povo de Arcoverde”, diz a nota .
”No entanto, é fundamental que a apuração dos fatos seja conduzida com o máximo rigor legal e imparcialidade”.
”Exigimos que a Câmara Municipal de Arcoverde, por meio da Comissão Prévia já instalada, atue com a máxima celeridade e transparência. O caso não pode ser arrastado ou subestimado. Os vídeos, as denúncias e todas as provas relacionadas devem ser analisados de forma objetiva, com o compromisso inegociável de buscar a verdade”, acrescenta.
O PT Arcoverde cobra que todos os atos da Comissão de Ética e/ou Processante, desde a oitiva de testemunhas até a apresentação do parecer, sejam públicos e transparentes, garantindo que a população tenha acesso ao desenvolvimento da investigação. A credibilidade da Casa Legislativa está em jogo.
A nota acrescenta que é imprescindível que o Ministério Público e a própria Casa apurem a responsabilidade por esse suposto atraso.
Em 23 de setembro de 2014 – em Barreiros, Zona da Mata Sul do Estado, o filho mais velho de Eduardo Campos, João Campos, fez nesta segunda feira (22) seu primeiro discurso ao lado da chapa majoritária da Frente Popular. Foi a primeira fala política após a morte do pai, Eduardo Campos, no trágico acidente […]
Em 23 de setembro de 2014 – em Barreiros, Zona da Mata Sul do Estado, o filho mais velho de Eduardo Campos, João Campos, fez nesta segunda feira (22) seu primeiro discurso ao lado da chapa majoritária da Frente Popular.
Foi a primeira fala política após a morte do pai, Eduardo Campos, no trágico acidente aéreo de 13 de agosto daquele ano.
“No time do qual ele (Eduardo) era técnico, só tinha craque. Mas havia um capitão que assumia a responsabilidade em campo e resolvia, quando o jogo ficava difícil. Esse jogador vocês todos conhecem: é Paulo Câmara”, destacou o jovem quando comentou a escolha do pai para concorrer na eleição estadual.
Ao lembrar da importância daquela região para o seu pai e seu avô Miguel Arraes, João enfatizou que Eduardo não deixou uma herança.
“Meu pai não deixou uma herança. Pois esta, quando dividida, pode se acabar. Ele deixou um legado, que, quanto mais o dividimos, mais crescerá, espalhando-se pelo Brasil todo”.
“Temos a alegria de ver em manifestações como esta que estamos no caminho certo. Nossa campanha é feita olhando nos olhos do povo, ouvindo as pessoas e construindo nossas propostas sobre as necessidades que Pernambuco ainda tem”, disse Paulo Câmara ao agradecer as palavras de João Campos e às pessoas que participaram do evento.
Paulo lembrou que faltam 13 dias para a eleição. “No dia 5 de outubro, Pernambuco vai escolher se quer continuar as transformações que vêm acontecendo há quase oito anos, ou se quer dar um passo atrás”, alertou o socialista.
Antes de Barreiros, Paulo Câmara e a comitiva da Frente Popular visitaram o município de Gameleira, também na Mata Sul. Junto com Fernando Bezerra Coelho, o socialista liderou uma caminhada pelas principais ruas da cidade.
Ao final, os candidatos participaram de um comício promovido pelo Major Ramos, principal liderança do PSB municipal.
Você precisa fazer login para comentar.