O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, assinou no último domingo (25) a ordem de serviço autorizando o início das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Domingos Teotônio, no Bairro do São Braz.
A Escola já não atende mais a grande demanda da comunidade escolar dos bairros São Braz, de parte do Sobreira e do Conjunto Residencial Laura Ramos. Atualmente, parte dos alunos recebem aulas em espaços anexos alugados pela Prefeitura. O objetivo da ampliação é transferir as nove salas de aula que hoje funcionam em anexos, transferindo-os para a própria escola, garantindo instalações físicas e espaços pedagógicos adequados para Professores e alunos.
A obra será executada pela construtora J&J Carvalho e tem prazo de seis meses para ser concluída. Após a ampliação, a escola terá capacidade para atender 390 alunos por turno. Serão 503 m² de área, com construção de um primeiro andar. A nova escola contará com 13 salas de aula, uma biblioteca, um laboratório de informática, pátio de recreação, banheiros com acessibilidade, além de nova área administrativa.
Serão investidos na obra recursos da ordem de R$ 353.000,00. “Parte desses recursos são do município e parte são originários do FEM. Estou muito feliz em poder garantir que essas crianças tenham um espaço mais moderno, confortável e apropriado para poderem aprender tudo de bom que essa Escola vai ter para oferecer,” declarou o prefeito José Patriota.
O SerTão Mais Criativo contou com a participação de grandes nomes culturais de Pernambuco. Entre os dias 04 e 06 de maio, a Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica e a AD Diper , em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Egito, realizou a primeira edição do Seminário SerTão Mais Criativo. De acordo […]
O SerTão Mais Criativo contou com a participação de grandes nomes culturais de Pernambuco.
Entre os dias 04 e 06 de maio, a Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparicae a AD Diper , em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Egito, realizou a primeira edição do Seminário SerTão Mais Criativo.
De acordo com a Analista do Sebrae, Ana Paula, a proposta foi potencializar o desenvolvimento local por meio da economia criativa “fomentando a visão empreendedora entre os agentes culturais, orientando as empresas para o mercado, bem como criar uma rede de parceiros comerciais entre os empreendimentos criativos do território sertanejo e criar soluções para o desenvolvimento do mercado cultural”.
Durante os três dias de evento, foram trabalhados três pilares principais, como: Turismo Cultural, Hospedagem Domiciliar e Gastronomia Regional. Porém, em São José do Egito a poesia também teve um destaque.
Para Paulo André, produtor cultural Abril pro Rock, essa é uma oportunidade de provocar a curiosidade de quem ainda não conhece a cultura da região. “Todo mundo que veio participar da feira ganhou um banho de cultura, tanto quem já conhece, quanto quem não conhece a cidade de São José do Egito. Esse evento é uma semente brotando de um projeto muito bacana, onde joga os holofotes do Brasil para essa região ainda desconhecida por muitos e temos esse desafio: provocar a curiosidade de conhecer essa região tão rica culturalmente”, ressalta.
O evento, gratuito, contou com a parceria de vários municípios vizinhos. Ricardo Pinheiro, Secretário de Assistência Social de Sertânia, ressaltou a importância de se investir na cultura para o desenvolvimento regional. “Eventos como esse servem como ferramenta de desenvolvimento da nossa região. Cultura traz recurso e desenvolvimento para a cidade. Nós moramos uma região muito rica em cultura, porém, pobre em desenvolvimento industrial, temos que apostar no que já temos em abundância para ver mais crescimento”, afirmou Ricardo.
“O Sertão Mais Criativo foi um evento ímpar, que encaixou com a necessidade que tínhamos de promover nossos artistas. Temos um potencial cultural e artístico muito forte, mas falta a profissionalização desses artistas. Desses artistas entenderem que eles têm que profissionalizar sua arte e saberem que tem que comercializar. Para isso eles precisam se organizar para poder levar seu produto para fora. Esse evento veio para dar essa possibilidade aos artistas” fortaleceu o Secretário de Cultura de São José do Egito, Henrique Marinho.
Gilberto Freyre Neto, da Fundação Gilberto Freyre participou do seminário, que aconteceu durante todo o sábado e destacou a potencialidade econômica da cultura local e regional. “A cultura e a poesia emana das crianças nessa região de São José do Egito, a potencialidade da cidade como polo irradiante de um saber cultural é muito próprio. Você vê o potencial disso e não tem dúvidas de que economicamente vai dar subsistência à sociedade, então reforçar com o conhecimento acessório, na parte de gestão, desenvolvimento de carreiras, de visibilidade, de desenvolvimento de novos negócios, cuja a estratificação da cultura está bem estabelecida, só qualifica a manutenção dessa iniciativa”.
Durante o SerTão Mais Criativo, artistas e autores tiveram um momento especial com Márcia Xavier, representante da União Brasileira de Compositores – UBC em Pernambuco, que falou sobre direitos autorais.
“Aqui é um celeiro de grandes poetas, compositores, artistas, e esse pessoal precisa ver a música como negócio. E nosso papel hoje é esse. Informar quanto a inscrição da letra e da melodia junto a Biblioteca Nacional, além da possibilidade de se filiar na UBC, para que possamos acompanhar todas as obras em que esse material está sendo utilizado e fazendo as cobranças devidas a fim de repassar para o compositor”, informa Márcia.
Além das palestras, o evento contou um uma feira de exposição de artesanatos, instrumentos musicais e gastronomia regional. “O processo é desafiador, mas hoje estamos colhendo o que plantamos. Esse é um evento diferenciado, é o primeiro nesse estilo cultural, com encontro de negócios, agregando valor ao material artístico e desenvolvendo a economia criativa. Conseguimos reunir vários nomes culturais de Pernambuco para trocar ideias com nossos artistas do Sertão do Pajeú e ver como eles estão se colocando no mercado”, completou a analista do Sebrae Ana Paula.
“É uma satisfação enorme realizar um encontro como esse. A receptividade que tivemos aqui na região do Pajeú, onde vários municípios vieram participar do primeiro SerTão Mais Criativo, foi muito positivo. Os municípios estão acreditando e isso é resultado do trabalho do Território Vivo, em resposta ao Projeto Território Vivo, que teve como prioridade trabalhar a cultura, que deveria ser incrementada, explorada e agregada valor. O evento superou as expectativas e para o Sertão Mais Criativo de Serra Talhada, em julho, com certeza vamos com mais novidades”, conclui Pedro Lira, Gerente do Sebrae Serra Talhada.
Farol de Notícias Por volta das 15h dessa sexta-feira (19) um veículo de passeio capotou na PE-320, após o motorista perder o controle da direção a cerca de 5 quilômetros do município de Calumbi, Sertão do Pajeú. O Corpo de Bombeiros informou que quatro pessoas que estavam no carro foram socorridas para o Hospital Regional […]
Por volta das 15h dessa sexta-feira (19) um veículo de passeio capotou na PE-320, após o motorista perder o controle da direção a cerca de 5 quilômetros do município de Calumbi, Sertão do Pajeú.
O Corpo de Bombeiros informou que quatro pessoas que estavam no carro foram socorridas para o Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) em Serra Talhada. Duas foram levadas de imediato por populares.
A reportagem também conversou com o setor de emergência do Hospam, que assegurou que os acidentados não corriam risco de morte, e que até às 19h30 dessa sexta-feira, três vítimas já tinham sido liberadas, ficando apenas um jovem de 21 anos, que se encontrava dormindo.
Durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira (22), o deputado estadual João Paulo (PT) destacou os encaminhamentos da mais recente reunião da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial, realizada no dia 7 de abril. Coordenador da Frente, o parlamentar reforçou a importância da entrada em vigor da […]
Durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira (22), o deputado estadual João Paulo (PT) destacou os encaminhamentos da mais recente reunião da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial, realizada no dia 7 de abril. Coordenador da Frente, o parlamentar reforçou a importância da entrada em vigor da Lei n° 18.757/2024, que institui a Política Estadual de Fornecimento de Medicamentos e Produtos Derivados de Cannabis para Tratamento Medicinal.
A nova legislação, de autoria conjunta de João Paulo e do deputado Luciano Duque (Solidariedade), foi debatida amplamente no âmbito da Frente Parlamentar e tem como principais objetivos garantir segurança jurídica aos pacientes, fomentar pesquisas científicas e tecnológicas, além de incentivar a agricultura familiar e gerar emprego e renda.
Em sua fala, o deputado ressaltou que a Frente inicia agora uma nova fase de atuação, voltada à regulamentação do uso do cânhamo industrial — uma variedade da planta Cannabis Sativa com baixo teor de THC e sem efeito psicoativo. O cânhamo pode ser utilizado em diversos setores da economia, como construção civil, indústria têxtil, produção de alimentos, bioplásticos e papel.
João Paulo defendeu o potencial sustentável da cultura do cânhamo, especialmente em regiões do semiárido. “É preciso fazer um destaque importante: o cânhamo é uma cultura altamente sustentável, exige pouca água e quase nenhum agrotóxico. Contribui para a regeneração do solo e pode ser plantado em áreas degradadas e inutilizadas, ou seja, é uma alternativa viável para alavancar um novo modelo de desenvolvimento que respeita o meio ambiente”, afirmou.
Marca da líder em novos e seminovos já será estampada no jogo contra o Flamengo O Sport terá mais uma marca estampada em seu uniforme para a temporada 2021 A partir do próximo jogo, contra o Flamengo, domingo (15) no Rio de Janeiro, a empresa JBS Motors estará jogando junto com o Leão e com […]
Marca da líder em novos e seminovos já será estampada no jogo contra o Flamengo
O Sport terá mais uma marca estampada em seu uniforme para a temporada 2021
A partir do próximo jogo, contra o Flamengo, domingo (15) no Rio de Janeiro, a empresa JBS Motors estará jogando junto com o Leão e com a marca no espaco Master Costas do uniforme.
Referência no ramo de carros novos e seminovos, a JBS patrocinou o Sport em 2020 e volta a estar no uniforme até o fim da temporada.
“É sempre bom a gente contar com parceiros que apoiam e jogam junto com o clube. A JBS é uma empresa que tem renome no mercado já esteve com o Sport antes e agora volta com todo o gás. Só temos a agradecer pela parceria”, afirmou o Vice-presidente de Marketing e Comunicação, Eduardo Arruda Pernambuco.
Em sua conta oficial no Instagram, a JBS também fez questão de anunciar o acordo.
A JBS Motors é líder no mercado, com presença na Avenida Caxangá e em três endereços no Pina. A marca representa tradição e um novo conceito para o mercado automotivo do Nordeste, com muita inovação e tecnologia.
Com um histórico que soma junto ao Governo do Prefeito Sebastião Dias(PTB), os cargos de Secretário de Cultura e Secretário de Obras e rompimento para ser candidato a vice-prefeito na última eleição municipal pela 3ª via, o empresário Edgley Freitas está de volta a gestão para tocar a Secretaria de Juventude e Meio Ambiente. Ontem, […]
Com um histórico que soma junto ao Governo do Prefeito Sebastião Dias(PTB), os cargos de Secretário de Cultura e Secretário de Obras e rompimento para ser candidato a vice-prefeito na última eleição municipal pela 3ª via, o empresário Edgley Freitas está de volta a gestão para tocar a Secretaria de Juventude e Meio Ambiente.
Ontem, Edgley falou ao radialista Anchieta Santos no Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM. Ao responder sobre entre ele o prefeito quem foi que mudou. Freitas respondeu que ninguém mudou. “O povo na eleição aprovou a gestão e deu a Sebastião mais 4 anos. Então meu proposito é ajudar Tabira”.
Revelou que não vê problema em ter votado com Bolsonaro para Presidente e compor com um governo que tem a participação do PT. Inclusive, Edgley garantiu que se em 2020 o Prefeito Sebastião Dias apoiar um nome do Partido dos Trabalhadores, ele votará sem problemas.
Disse que ainda não fez a transição com o ex-secretário Dedé Rodrigues, mas que já se reuniu com Alan Dias, filho do prefeito Sebastião, Diaconia e Secretário de Obras Claudio Alves para traçar estratégias para o tratamento do lixo na cidade. Vai ouvir os catadores e fazer funcionar o maquinário de reciclagem conquistado junto a Diaconia. O fogo no lixão também receberá atenção do novo Secretário. Ele também se comprometeu em incentivar as politicas publicas em defesa da juventude tabirense.
Você precisa fazer login para comentar.