Notícias

“Se for para fazer passeata, que seja em prol das vacinas”, diz comerciante

Por André Luis

Por André Luis

A empresária e comerciante em Afogados da Ingazeira, Jacitara Nascimento, criticou, durante entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú nesta sexta-feira (19), a possibilidade de uma passeata em protesto ao fechamento de alguns comércios na cidade, devido ao Decreto Estadual, que tenta frear a curva de contaminação em todo o estado de Pernambuco, que tem oscilado entre 90% e 97% a ocupação de leitos de UTI na rede pública.

“Eu sei que o pessoal da CDL, a quem eu sou muito grata… Sei que muitos podem estar me criticando. Agora, fazer uma passeata… pode fazer uma passeata, mas em prol das vacinas, se não, não tem jeito. Então vocês guerreiros da CDL que estão aí lutando, mas vamos gritar pela vacina primeiro, se não… Não existe economia saudável com pessoas doentes. Deus queira que o próximo a morrer não seja você, não seja eu. Porque estamos num barco sem rumo. Não vamos ver direita nem esquerda. Vamos ver simplesmente vidas. O meu comércio é essencial, o seu também. Toda vida é essencial”, destacou Jacitara. 

Ela também criticou o decreto do Governo do Estado, que segundo ela pune somente algumas atividades econômicas e não tem o efeito combativo contra a pandemia como se deseja.

A empresária ainda criticou boa parte dos políticos brasileiros, que fecharam os olhos para o que a ciência vem alertando desde o início da pandemia.

“A ciência grita, clama desde o começo desta pandemia e uma boa parte dos políticos decidiram desconsiderá-la. Eu me recordo muito bem que na época das eleições a ciência dizia: ‘não faça eleição vamos botar isso mais para frente’. Olha o preço aí”, desabafou. 

Jacitara, que tem filhos médicos, alguns atuando inclusive, na linha frente, fez um relato pessoal, que corrobora com o que as autoridades de saúde já vêm alertando ha algum tempo, que é o risco da falta de leitos de UTI: “estava fazendo um tratamento em Recife e o meu filho disse ‘mãe, vai te embora pro interior te tranca lá, porque se a senhora ou painho adoecer, mesmo nós como médicos, não temos onde botar vocês, seja no particular, ou seja, no público’. Veja a situação em que chegamos”, alertou.

A comerciante também criticou a falta de políticas públicas para salvaguardar pessoas e empresas por conta da paralisação das atividades econômicas. Para ela, além de um auxílio que permita ao trabalhador se alimentar, é necessário incentivos, que minimizem os prejuízos sofridos pelas atividades econômicas. “Linha de crédito com juros altíssimos não é incentivo. Se pega o empréstimo, mas depois tem que pagar com juros e se quando chegar a hora de pagar a atividade ainda não tiver se recuperado, como faz?” questionou.

“A que ponto nós chegamos. Quem mais vai morrer! Não existe outro remédio sem ser a vacina. Pode fazer quantos lockdown’s quiserem, se não houver vacina em massa não adianta. Não existe economia saudável com o povo doente”, destacou. 

“O que vamos fazer? Vamos demitir todo mundo? Vai fechar as portas? A economia está numa situação muito séria. E, porque tudo isso gente? Devido ao negacionismo. Porque não fizemos a tarefa de casa. Temos que gritar, que queremos vacina urgente! ‘Mas espera aí, tem a eleição, depois a gente grita’. Certo estão gritando agora. Olha o caos que nos chegamos”, pontuou Jacitara, criticando a realização das eleições municipais de 2020.

Outras Notícias

Dia do Trabalho: CAGED divulga geração de empregos em março no Pajeú

Neste dia 1º de maio, Dia do Trabalho, o Blog Juliana Lima fez o levantamento da geração de empregos na região do Sertão do Pajeú, que somou apenas 137 vagas formais de trabalho no último mês de março. As informações são do Blog Juliana Lima. O balanço é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados […]

Neste dia 1º de maio, Dia do Trabalho, o Blog Juliana Lima fez o levantamento da geração de empregos na região do Sertão do Pajeú, que somou apenas 137 vagas formais de trabalho no último mês de março. As informações são do Blog Juliana Lima.

O balanço é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

As duas maiores cidades da região, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, lideram o ranking positivo, com 111 vagas de saldo juntas. Na outra ponta, o pior desempenho no período é do município de Flores, que teve um saldo negativo de 124 postos a menos.

Fecharam com saldo positivo as cidades de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Santa Terezinha, Calumbi, Tabira e Triunfo. Com saldo negativo, Iguaracy, Santa Cruz da Baixa Verde, Carnaíba, Itapetim, Brejinho e Flores. Ingazeira, Quixaba, Solidão e Tuparetama terminaram março com saldo zerado.

Confira o ranking: 

1º Serra Talhada 65

2º Afogados da Ingazeira 46

3º São José do Egito 16

4º Santa Terezinha 8

5º Calumbi 2

6º Tabira 1

7º Triunfo 1

8º Ingazeira 0

9º Quixaba 0

10º Solidão 0

11º Tuparetama 0

12º Iguaracy -1

13º Santa Cruz da Baixa Verde -3

14º Carnaíba -6

15º Itapetim -7

16º Brejinho -26

17º Flores -124

Confira todos os resultados: http://pdet.mte.gov.br/novo-caged 

Sebá sobre suposta definição pró Marília: “mera especulação”

Deputado e líder do AVANTE diz que ainda terá conversa com Paulo Câmara e João Campos Em nota de sua assessoria ao blog , o Deputado Federal Sebastião Oliveira (AVANTE) negou que tenha fechado a vice na chapa de Marília Arraes. Sebastião esclareceu que solicitou, nesta quinta-feira (16), um encontro com o governador Paulo Câmara e […]

Deputado e líder do AVANTE diz que ainda terá conversa com Paulo Câmara e João Campos

Em nota de sua assessoria ao blog , o Deputado Federal Sebastião Oliveira (AVANTE) negou que tenha fechado a vice na chapa de Marília Arraes.

Sebastião esclareceu que solicitou, nesta quinta-feira (16), um encontro com o governador Paulo Câmara e com o prefeito do Recife, João Campos.

Ele explicou que não fará nenhum pronunciamento sobre o seu futuro político antes destas conversas e que qualquer informação publicada sobre o assunto, neste momento, “não passa de especulação”.

Por enquanto, o deputado federal aguarda ser chamado para o diálogo, segundo conclui a nota.

Zeca faz balanço de gestão e revela ter 82% de aprovação

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, apresentou em coletiva de imprensa, o balanço do primeiro ano de sua atual gestão municipal, em seu terceiro mandato. O encontro destacou as melhorias estruturais e administrativas alcançadas ao longo de 2025. Zeca destacou a reorganização da máquina pública, retomada dos serviços essenciais e o planejamento de ações estratégicas. […]

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, apresentou em coletiva de imprensa, o balanço do primeiro ano de sua atual gestão municipal, em seu terceiro mandato.

O encontro destacou as melhorias estruturais e administrativas alcançadas ao longo de 2025. Zeca destacou a reorganização da máquina pública, retomada dos serviços essenciais e o planejamento de ações estratégicas.

Entre os principais avanços apresentados, a regularização fiscal e administrativa da Prefeitura, com pagamento de dívidas herdadas, equilíbrio financeiro e retomada da capacidade de investimento. A gestão destacou que conseguiu garantir o funcionamento dos serviços básicos, honrar compromissos com aposentados, pensionistas e prestadores de serviços, além de regularizar o CAUC, Sistema do Governo Federal que habilita os municípios a receberem recursos federais. Com essa regularização, Arcoverde voltou a ter condições de receber recursos, firmar convênios e acessar investimentos dos governos estadual e federal.

A coletiva também evidenciou melhorias em áreas essenciais como saúde, educação, assistência social e infraestrutura urbana. Houve ampliação de atendimentos em saúde, implantação e fortalecimento de equipamentos públicos, investimentos em obras de pavimentação, drenagem e iluminação, além da retomada de políticas sociais voltadas à proteção das famílias em situação de vulnerabilidade. Na educação, foram destacadas ações de valorização profissional, melhorias na merenda escolar e investimentos na rede municipal de ensino.

Durante a coletiva, o prefeito Zeca Cavalcanti ressaltou que o primeiro ano foi marcado pelo cuidado com as pessoas e pela garantia de serviços públicos funcionando. “Esse primeiro ano foi, acima de tudo, um ano de cuidado com as pessoas. Cada decisão tomada teve como prioridade garantir atendimento, dignidade e serviços funcionando para a população de Arcoverde. Nosso compromisso sempre foi fazer uma gestão presente, responsável e próxima do povo, olhando para quem mais precisa e planejando ações que tragam resultados para a cidade.”, afirmou.

Durante a coletiva, foi citado o resultado de uma pesquisa recente do Instituto Plural que aponta 82% de aprovação da gestão. O índice foi atribuído ao conjunto de melhorias implementadas no primeiro ano e que sinaliza confiança da população na continuidade das ações e projetos em andamento.

Prefeitura de Flores inicia instalação de sistema de monitoramento por câmeras

Foram iniciados na manhã desta quarta-feira (07), os trabalhos de Implementação do Sistema de Segurança por Câmeras, no município de Flores, localizado no Sertão do Pajeú pernambucano. O primeiro espaço público da cidade a ser contemplado pelos equipamentos de segurança foi a Academia das Cidades. Lá, a Prefeitura Municipal já instalou um total de sete […]

Foram iniciados na manhã desta quarta-feira (07), os trabalhos de Implementação do Sistema de Segurança por Câmeras, no município de Flores, localizado no Sertão do Pajeú pernambucano. O primeiro espaço público da cidade a ser contemplado pelos equipamentos de segurança foi a Academia das Cidades.

Lá, a Prefeitura Municipal já instalou um total de sete câmeras. Através de seu perfil oficial no Facebook, o Prefeito Marconi Santana disse “esperar nestes 15 dias concluir toda a instalação. Um investimento com recursos do próprio município, que vai garantir mais segurança e tranquilidade para nossa gente”, afirmou.

De acordo com a gestão municipal, a conclusão desses trabalhos vai abranger Flores com 120 câmeras, entre elas, 4 com a tecnologia Speed Dome que, faz a captura de imagens em até 360° (Trezentos e sessenta graus).

São José do Egito: prefeitura entrega Academia da Saúde

O prefeito Romério Guimarães entregou a terceira Academia da Saúde, segundo nota ao blog. A Academia da Saúde  Manuel Bezerra Filho na Vila da Cohab foi construída para oferecer atividades  aos moradores do Alto Egipciense. O Alto Egipciense agrega Bairro Antônio Marinho, Vila da Cohab, Lagoa Primeira, Bairro São João, Vila da Caixa, Conjunto Habitacional e Conjunto Santa […]

4O prefeito Romério Guimarães entregou a terceira Academia da Saúde, segundo nota ao blog. A Academia da Saúde  Manuel Bezerra Filho na Vila da Cohab foi construída para oferecer atividades  aos moradores do Alto Egipciense.

O Alto Egipciense agrega Bairro Antônio Marinho, Vila da Cohab, Lagoa Primeira, Bairro São João, Vila da Caixa, Conjunto Habitacional e Conjunto Santa Clara.

“Em seu governo o prefeito Romério Guimarães concluiu a obra da Academia da Saúde do Distrito de Riacho do Meio e construiu a Academia Livre Rogério Guimarães em frente ao Estádio Municipal Francisco Pereira e a Academia da Saúde da Vila da Cohab”, concluí a nota.