Saúde amplia projeção de entrega de vacinas para 63,3 milhões de doses em agosto
Por André Luis
A quantidade representa mais de 50% da previsão para julho, de 40,4 milhões
A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 vai receber um reforço: o Ministério da Saúde aumentou para 63,3 milhões a previsão de doses de vacinas Covid-19 entregues pelos laboratórios contratados em agosto deste ano. A previsão anterior era que a quantidade fosse de 60,5 milhões de unidades.
A projeção para o próximo mês representa um aumento de mais de 50% em relação ao mês de julho, que conta com 40,4 milhões de doses previstas para serem recebidas pelo Ministério da Saúde.
Entre as novidades está o acréscimo de doses a serem entregues pelo Instituto Butantan, que fabrica a vacina Coronavac. O instituto aumentou a expectativa de 15 para 20 milhões de doses entregues no próximo mês. A entrega dos imunizantes da Pfizer também teve ampliação: foi de 32,5 milhões para 33,3 milhões.
Além dessas doses, o Brasil também vai contar com a entrega de 10 milhões de doses da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As doses recebidas pelo Ministério da Saúde são distribuídas para estados e Distrito Federal, que realizam o envio aos municípios. Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, a pasta já distribuiu 164,4 milhões de doses para as Unidades da Federação de forma proporcional.
As vacinas são distribuídas de acordo com as estimativas populacionais dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO) e com base no quantitativo de doses disponibilizadas pelos laboratórios que fabricam os imunizantes a cada semana.
O presidente estadual do PSDB, Antonio Moraes confirmou ao blogueiro Júnior Finfa que o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares irá assumir o comando do partido no município. Essa hipótese já havia sido levantada por Finfa, hoje durante sua participação no Debate das Dez da Rádio Pajeú. Finfa disse que a ida de Totonho […]
O presidente estadual do PSDB, Antonio Moraes confirmou ao blogueiro Júnior Finfa que o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares irá assumir o comando do partido no município.
Essa hipótese já havia sido levantada por Finfa, hoje durante sua participação no Debate das Dez da Rádio Pajeú. Finfa disse que a ida de Totonho para o PSDB era praticamente certa, visto que a legenda estava inativa no município.
O blog também. cravou essa possibilidade há alguns dias na nota “Totonho pode tucanar”. A ida ao PSDB dá mais liberdade a Totonho que o PMDB, pois há um afastamento entre tucanos e socialistas no Estado.
O professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco Genival Barros Júnior, disse participando do dia em Defesa da Caatinga, com debate puxado pelo grupo Fé e Política, da Diocese de Afogados, que o drama vivido pela Barragem de Serrinha, com água imprópria para o consumo, poderá ser enfrentado por outros reservatórios importantes na região. […]
O professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco Genival Barros Júnior, disse participando do dia em Defesa da Caatinga, com debate puxado pelo grupo Fé e Política, da Diocese de Afogados, que o drama vivido pela Barragem de Serrinha, com água imprópria para o consumo, poderá ser enfrentado por outros reservatórios importantes na região.
Ele deu inúmeros exemplos da poluição do Rio Pajeú, responsável por grande parte do problema enfrentado em Serra Talhada. A falta de preservação da Caatinga, somada ao esgoto jogado ao longo do Rio, segundo ele, vão inviabilizar até barragens futuras, como a de Ingazeira. “Temos um rio fantástico. Prova disso foram as populações que se integraram a ele ao longo da história”, registrou. O quadro pintado por ele e necessidade de ação imediata de prefeituras, Estado e Governo Federal ficaram muito evidentes.
Ele reforçou o que atestou o blog em reportagem especial: na atual situação, não é correto relacionar Adutora do Pajeú e Transposição como soluções definitivas para o problema da estiagem.
Outro problema grave e a falta de pessoas com acesso a educação, fruto do fechamento e nucleação de escolas em várias cidades do Pajeú. Sem formação, não há como priorizar educação ambiental. Deu medo do futuro e raiva da inércia.
Ismar Batista de Aguiar também ficou inelegível e pagará multa de 15 mil UFIRs A 54ª Zona Eleitoral de Brejo da Madre de Deus, em resposta à ação de investigação judicial eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), determinou a cassação do diploma, assim como declarou inelegível, o vereador Ismar Batista Aguiar (PSL) por captação […]
Ismar Batista de Aguiar também ficou inelegível e pagará multa de 15 mil UFIRs
A 54ª Zona Eleitoral de Brejo da Madre de Deus, em resposta à ação de investigação judicial eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), determinou a cassação do diploma, assim como declarou inelegível, o vereador Ismar Batista Aguiar (PSL) por captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico ocorridos durante a eleição municipal de 2020.
De acordo com as evidências coletadas pelo MPE, em 6 de novembro de 2020, Ismar visitou Ingrite de Souza Silva com o intuito de fazer campanha eleitoral, mas praticou compra de votos na ocasião.
Em determinado momento, ele colocou a mão no bolso da calça e retirou, ao que tudo indica, uma certa quantia em dinheiro e a entregou nas mãos da eleitora com o fim de obter o seu voto. Como prova, o MPE anexou ao processo um vídeo que comprova a oferta em dinheiro.
Na gravação, Ismar afirma que daria R$ 100 a cada membro da família de Ingrite em troca de votos.
“Pode-se conceituar o abuso de poder econômico gerador da incidência do dispositivo legal como a transmutação do voto em instrumento de comércio. Ou seja, é a compra, direta ou indiretamente, da liberdade de escolha dos eleitores, violando-se, desta forma, a normalidade e a legitimidade do processo eleitoral”, salientou o promotor eleitoral da 54ª Zona, Antônio Rolemberg, autor da ação de investigação judicial eleitoral.
“O candidato resolve utilizar-se do poder econômico como principal via de convencimento dos eleitores, transbordando da viabilização normal de uma campanha eleitoral e cooptando o eleitorado com vantagens (ou promessas de vantagens) econômicas de ocasião (como uma cesta básica, uma certa quantia em dinheiro, a promessa de um emprego etc.), com isso caracterizando o abuso. Agindo assim, o candidato menospreza o papel e o poder do voto como instrumento de cidadania em sua plenitude, levando o eleitor necessitado a alienar a sua liberdade de escolha e o seu poder de influir na formação de seu Governo”, pontuou o promotor eleitoral.
“Assistindo-se à gravação se evidencia que Ismar, expressamente, pede apoio político aos três segundos do vídeo e, logo após, pergunta quantos votos são, informando que dará R$ 100,00 a cada um. Ademais, a gravação audiovisual não é a única prova acostada aos autos. Há também degravação do vídeo, bem como audiência instaurada pelo Parquet, decorrente de Procedimento Preparatório Eleitoral. Nesse sentido, analisando o conjunto probatório dos autos e todas as circunstâncias do caso assistem razão aos autores quando imputam a Ismar Batista Aguiar a conduta de abuso de poder econômico, assim como também quando atribui a prática de captação ilícita de sufrágio”, concluiu o juiz eleitoral Altino Conceição da Silva.
Ao vereador cassado também foi imposta a multa individual de 15 mil UFIRs.
A aproximação da sucessão da Câmara de Tabira está causando um frisson entre dois grupos até então aliados, pois juntos votaram duas vezes no Prefeito petebista Sebastião Dias, o PT e o Grupo do ex-Prefeito Rosalvo Sampaio (Mano). A Câmara é presidida pela vereadora Nely Sampaio, filha do ex-prefeito e com o projeto da reeleição […]
A aproximação da sucessão da Câmara de Tabira está causando um frisson entre dois grupos até então aliados, pois juntos votaram duas vezes no Prefeito petebista Sebastião Dias, o PT e o Grupo do ex-Prefeito Rosalvo Sampaio (Mano).
A Câmara é presidida pela vereadora Nely Sampaio, filha do ex-prefeito e com o projeto da reeleição aprovado, poderá permanecer no cargo. Na última segunda-feira, o vereador petista Aristóteles Monteiro declarou à Rádio Cidade FM que existe um acordo para que ele seja o candidato da bancada e aproveitou para cobrar.
“Acredito que o que foi acordado será respeitado. Desejo que Nely honre o que foi previamente definido. Não sendo, vou seguir o meu rumo”.
A produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta ouviu integrantes dos dois grupos e as queixas são parecidas. Um aliado do ex-prefeito indagou: “E o PT quer tudo é? Já tem a Secretaria de Agricultura com Beto Santos, de Finanças com Afonso Amaral, Bolsa Família com Socorro Leandro e ainda quer a Presidência da Câmara?”
Já um petista retrucou: “Na gestão tem muita gente ligada a Mano que às vezes o povo não sabe, como os irmãos dele, Tadeu Sampaio Secretário de Relações Institucionais e Carlinhos Sampaio Assessor de Gabinete do Prefeito, assim como indicações para merendeiras, motoristas e outros”.
Provavelmente o Prefeito Sebastião Dias tenha que entrar no debate para encontrar uma saída e não perder a Presidência da Câmara.
Por André Luis No Debate das Dez desta segunda-feira (25) a diretora de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde Municipal de Afogados da Ingazeira Madalena Brito, falou sobre as ações de combate ao Aedes Aegypti no município. Ela falou das dificuldades e informou sobre os dados das doenças transmitidas pelo mosquito. Madalena falou que […]
No Debate das Dez desta segunda-feira (25) a diretora de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde Municipal de Afogados da Ingazeira Madalena Brito, falou sobre as ações de combate ao Aedes Aegypti no município. Ela falou das dificuldades e informou sobre os dados das doenças transmitidas pelo mosquito.
Madalena falou que o trabalho continua intensificado, mas que o grande problema ainda são as casas que estão fechadas, impossibilitando a vistoria dos imóveis pelos agentes de endemias e que para isso, os agentes estão trabalhando aos finais de semana, pra ver se assim conseguem achar as pessoas em casa, segundo Madalena são quase 4.000 imóveis fechados em Afogados da Ingazeira.
Disse também que tem reforçado a parte de informação à população. “Temos intensificado as ações de trabalho ao Aedes, os agentes de endemias estão trabalhando inclusive aos finais de semana, tentando encontrar em casa aquelas pessoas que trabalham durante a semana e as casas ficam fechadas.” Informou.
Madalena falou ainda que através de uma parceira com a empresa Serrote Redondo, foi realizada na empresa, palestras informativas aos funcionários dos dois turnos e que foram muita proveitosas, conseguindo alcançar um grande número de pessoas.
Outra preocupação externada por Madalena, foi em relação aos lixos que são jogados no meio rua, principalmente em alguns pontos críticos como o corte da linha na Izidio Leite, disse que a Secretaria de Obras tem feito um trabalho intensivo de limpeza destes pontos, mas que infelizmente as pessoas não respeitam e voltam a jogar o lixo.
“É muito preocupante esta situação, principalmente nesta época de chuva, a água acumula nos sacos plásticos, tampas de garrafa e recipientes diversos. Eu gostaria de pedir à população que vigie, não jogue lixo nas ruas e após a chuva, verifique se não tem nada em suas casas que possa servir de criadouro para o mosquito, como por exemplo, as lajes descobertas”.
Madalena informou que só durante o mês de janeiro de 2016, até agora já foram registrados 71 casos de dengue no município; 20 casos de chikungunya e há uma gestante internada em Recife, que de acordo com exames preliminares existe grande chance de a criança nascer com microcefalia, “Se for confirmado, será o primeiro caso de Afogados da Ingazeira”.
Os ouvintes e internautas da Pajeú aproveitaram para denuncias prováveis locais com foco do mosquito e também relataram famílias inteiras com dengue.
Madalena falou ainda sobre a Semana de Intensificação de Combate a Tuberculose, que acontece esta semana em Afogados da Ingazeira de 25 a 29.
Você precisa fazer login para comentar.